Foram encontrados 24556 registros para a palavra: BR

Ingressos promocionais para Juazeirense e Vasco já estão disponíveis: saiba como e onde comprar

Conforme divulgação nas redes sociais da Juazeirense, a partir desta terça-feira (29) já estarão disponíveis nas bilheterias do Estádio Adauto Moraes e na Real Calçados os ingressos para a partida contra o Vasco da Gama, em jogo oficial válido pela Copa do Brasil. O jogo será no dia 06 de fevereiro, quarta-feira da próxima semana e o primeiro lote será comercializado a preço promocional, por R$ 100, com 50% de desconto em relação ao preço cheio, de R$ 200, valor final do ingresso. 

Em entrevista recente o presidente da Juazeirense, Roberto Carlos, descartou negociações que sugeriam a mudança do mando de campo, com boa compensação financeira, mantendo o jogo no Adauto Moraes. “Fizemos um grande esforço para manter essa partida em Juazeiro e não tenho dúvidas que vai ser uma grande festa, com estádio lotado, até porque estamos sendo procurados por caravanas de torcedores do Vasco de boa parte do Nordeste e de outras regiões, solicitando reservas de ingressos”, disse o presidente...

MST celebra 35 anos e reafirma luta por reforma agrária e alimentos saudáveis

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) celebrou neste final de semana seus 35 anos de existência em encontro com 400 militantes na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP).

“Não vamos abrir mão de continuar em luta. Ocupando terra, dialogando com a sociedade, defendendo os direitos da classe trabalhadora e produzindo alimentos saudáveis”, afirmou o representante da direção nacional do MST, João Pedro Stédile, que ressaltou a disposição de toda a militância do movimento de seguir em resistência e em luta permanente...

Sobe para 65 número de mortos em Brumadinho; há 279 desaparecidos

O número de vítimas fatais após o rompimento da barragem Mina do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, subiu para 65, segundo informou a assessoria do governo na noite desta segunda-feira (28). Conforme o porta-voz da Defesa Civil de MG, 135 pessoas estão desabrigadas.

Há ainda 279 pessoas ainda desaparecidas, enquanto 192 foram resgatadas com vida até o sábado (26). "Não sabemos a quantidade de corpos ainda, mas os trabalhos estão sendo feitos. Por conta desse fato, vamos estender as buscas neste domingo", afirmou o tenente-coronel Flávio Godinho, da Defesa Civil de Minas Gerais. A Polícia Civil de Minas informou que 31 mortos já foram identificados; veja a lista com os nomes de algumas das vítimas...

Informe da Proae sobre Retorno do Serviço dos Restaurantes Universitários (RUs) da Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), informa que foi assinado sexta-feira (25) o contrato com a empresa LLF Indústria e Comércio LTDA, vencedora da licitação para operar os serviços nos Restaurantes Universitários (RUs). Devido a questões técnicas, ainda não há previsão para o reinício do serviço dos RUs. Até a próxima quinta-feira (31), a Proae informará a comunidade acadêmica sobre a previsão da data de funcionamento dos restaurantes.  ..

Sobe para 60 número de mortos em tragédia de Brumadinho

O número de mortos após o rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho subiu para 60, segundo informações divulgadas há pouco pela Defesa Civil de Minas Gerais. De acordo com o porta-voz do órgão, tenente-coronel Flávio Godinho, 382 pessoas foram localizadas, e 191 foram resgatadas e 292 permanecem desaparecidas. Dos 60 mortos, 19 foram identificados até o momento. Há ainda 135 pessoas desabrigadas.

Durante coletiva de imprensa, o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara, lembrou que o tipo de atuação realizada pelas equipes de busca e resgate é bastante delicada, já que envolve milhões de metros cúbicos de rejeito. A previsão, segundo ele, é que os homens permaneçam no local por semanas. As chances de encontrar sobreviventes, entretanto, são consideradas baixas. ..

Em oração do Angelus, Papa cita vítimas da tragédia de Brumadinho

Após a oração do Angelus deste domingo (27), no Lar do Bom Samaritano Juaz Díaz, na Cidade do Panamá, o Papa Francisco lembrou as vítimas do rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), no início da tarde de sexta-feira (25). Pelo menos, 37 pessoas morreram. O Pontífice citou também a tragédia ocorrida no estado mexicano de Hidalgo, onde a explosão de um oleoduto perfurado ilegalmente mantou até o momento 114 pessoas.

“Desejo expressar meus sentimentos de pesar pelas tragédias que atingiram os estados de Minas Gerais, no Brasil, e Hidalgo, no México. Confio à misericórdia de Deus todas as pessoas falecidas. Ao mesmo tempo, rezo pelos feridos e expresso meu afeto e proximidade espiritual a seus familiares e a toda a população. ”..

Rejeitos da Barragem, em Brumadinho (MG), “chegarão até a Bacia do Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista 

Os rejeitos de minério de ferro da Barragem 1 da Mina Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais, “chegarão até a Bacia do Rio São Francisco de qualquer forma”, afirma especialista. A afirmação foi dada pelo geólogo e professor doutor em Geografia Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jeovah Meireles, em entrevista exclusiva à Agência Eco Nordeste. A barragem, que pertence à mineradora brasileira Vale, rompeu no início da tarde de sexta-feira (25).

“A lama contaminada com minério de ferro já atingiu o Rio Paraopeba, que deságua no Rio São Francisco. Então, mesmo que eles tentem conter o seguimento da lama de rejeitos na barragem da Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, quando houver precipitações acima da média na região, a barragem vai precisar sangrar e os rejeitos vão sair misturados à água. E essa água vai seguir o fluxo do rio, que deságua no São Francisco e em outros, até chegar ao mar. A contaminação irá se espalhar”, explica o professor. ..

Inscrições abertas para cursos profissionalizantes com mensalidade gratuita, confira:

O Instituto Brasil Cursos está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em Juazeiro. Os interessados podem escolher entre Gestão em Farmácia e Drogarias, Agente de Saúde e Endemias, Atendente de Laboratório de Análises Clínicas, Auxiliar Administrativo, Vendas e Gerente de Lojas e Shopping.

Certificado com jornada de 40 horas e duração total do curso de três sábados, as inscrições começaram nesta segunda-feira dia (28) e vão até a sexta-feira (01), das 8h às 17h. As aulas iniciam neste sábado (02), no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães...

Mulher seguida por Carlos Bolsonaro iniciou falsa história sobre Wyllys

Logo depois que Jean Wyllys anunciou que não assumiria o seu terceiro mandato como deputado federal e que ficaria fora do Brasil por tempo indeterminado, espalhou-se rapidamente nas redes sociais uma história de que ele estaria envolvido com o financiamento do atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro.

O site “Aos Fatos” afirmou que a informação é falsa. O “Monitor do Debate Político no Meio Digital”, da USP, identificou em relatório que o primeiro tuíte a levantar a história saiu da conta de Milene Reis, uma moça que é seguida no Twitter por Carlos Bolsonaro, filho do presidente, e pelo assessor olavista da presidência, Filipe Martins...

"A Vale quer é lucro e não a vida das pessoas", critica Valmir sobre novo rompimento de barragem em Minas

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) lamentou a nova tragédia ambiental envolvendo outra barragem de rejeitos da Vale do Rio Doce. Dessa vez foi a barragem da Mina Feijão, no município de Brumadinho em Minas Gerais, que deixou ao menos 200 pessoas desaparecidas e dezenas de feridos. Dados apontam que os rejeitos de minério de ferro podem sedimentar o rio, matar animais e vegetação. O caso foi registrado na sexta-feira (25) e mobilizou ambientalistas e militantes da área.

"É uma vergonha para o país. Desde a tragédia em Mariana nada foi feito pela empresa para melhorar a segurança das barragens. O que a Vale quer é o lucro e não a vida das pessoas e o meio ambiente. São pelo menos 200 desaparecidos e um caos ambiental na região. Processos como o de Mariana levam anos na justiça, e isso não ajuda em nada. Para acabar de completar a tragédia, temos um presidente [Bolsonaro] que acha que o Ibama é apenas uma fábrica de multas, é uma vergonha sem tamanho", dispara Valmir...

MORADORES E EMPRESÁRIOS ABRAÇAM A CAUSA: 'ADOTE UMA PRAÇA'

Moradores, empresas e prefeitura se unem para revitalizar praças no bairro da Coréia em Juazeiro, através do projeto  'adote uma praça'. Quando se investe na recuperação de uma praça, a comunidade pode se beneficiar com a oferta de lazer, sociabilidade, desenvolvimento econômico e segurança pública. Em dezembro de 2018 iniciou-se a limpeza da valeta que fica próximo à Avenida Adolfo Viana, próximo a milhares de moradores que estavam insatisfeitos com a imundice que se encontrava o referido espaço, os moradores clamavam por um espaço limpo e saudável. Em dezembro de 2018, foi realuizada a primeira ação de revitalização do espaço, contando com a participação dos moradores do bairro, da empresária da Escola do Cisne Maria Conceição de Aguiar, do  Secretário de Serviços Públicos, Celso Leal e Jailzon Santos Sena. 

A  segunda ação terá início nesta terça-feira dia 29,  a partir das 10 h. Haverá um mutirão contando com a participação  da empresária da Escola do Cisne, do  Secretário de Serviços Públicos, de Jailzon  Santos Sena,  do Empresário e proprietário  da Academia de Treinamento CALL Claudio Santos que estará com sua equipe voluntária, presença também do empresário Marcone Campelo da L RADIO MAX, do Senhor  Elçielson Figueiredo do SINDILINP (Sindicato  dos Garis)  e do empresário Edinaldo, proprietário da empresa Du Campo Plantas. Os mesmos assumem com a comunidade do bairro da Coréia compromisso de responsabilidade social por muitos anos. ..

Alerta máximo: Rejeito de Brumadinho deve chegar à hidrelétrica de Furnas nesta segunda-feira, 28

A estatal Furnas, do grupo Eletrobras, monitora a chegada dos rejeitos da barragem de Brumadinho (MG) em sua hidrelétrica Retiro Baixo, que funciona no Rio Paraopeba, afluente de Rio São Francisco, podendo comprometer as operações da usina.

O membro do Comitê da Bacia do São Francisco, gestor ambiental, especialista em recursos hídricos, saneamento e residência agrária em tecnologias sociais e sustentabilidade, Almacks Luiz Silva, avalia que "ainda é pré-maturo falar sobre o real risco que o rio São Francisco corre. O Rio Paraobepa ainda tem uma grande barragem e esta deve segurar, fazer um filtro dos rejeitos que chegam com a água. O impacto dos  contaminantes é muito pesado"...

Novo prédio da Central de Regulação será entregue em outubro

Com a conclusão da fase inicial das obras do prédio que abrigará a Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado da Bahia, as obras ganharam um novo fôlego. Foi o que constatou, na sexta-feira (25), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em vistoria ao canteiro. Com investimento superior a R$ 7,7 milhões, a Central será inaugurada ainda em 2019. O edifício, que terá três pavimentos e mais de 2,3 mil metros, abrigará também a nova sede da Central Estadual de Regulação.

O equipamento, que está sendo construído ao lado da sede da Secretaria da Saúde do Estado, no Centro Administrativo da Bahia, incluirá também a central de inteligência da saúde, que irá monitorar e acompanhar todas as unidades, através de indicadores de desempenho da rede. "Daqui poderemos controlar toda a saúde e também a Central Estadual de Regulação, dando maior agilidade ao atendimento", afirma Fábio Vilas-Boas...

Após tragédia em Brumadinho, ministro diz que governo quer mudar regras para barragens

O ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno, afirmou que o governo federal tem a intenção de mudar o protocolo do licenciamento de barragem. "Parece que há alguma coisa que está falhando nesse licenciamento", disse o ministro. A declaração foi feita após reunião neste sábado (26) de um gabinete de crise montado para acompanhar o desastre vivido após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), na sexta (25). Já foram encontrados 34 corpos e há mais de 250 desaparecidos.

O ministro não soube especificar, contudo, se o governo já identificou quais os problemas que levaram ao rompimento da barragem. Segundo ele, na reunião deste sábado foi concluído que é "importante e urgente" fazer novas vistorias a barragens por todo o Brasil. Heleno não disse que locais passarão por análise governamental nem quando isso deverá ter início. "Existe uma qualificação de risco, um escalonamento", afirmou. "A ideia é que isso aconteça no mais curto prazo. [Brumadinho] estava fora dessa relação de mais risco — não se esperava que isso acontecesse, até pela ausência de chuvas na área"...

Número de mortos em Brumadinho sobe para 58; há 305 desaparecidos

O número de vítimas fatais após o rompimento da barragem Mina do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, subiu para 58, segundo informou o Governo de Minas na noite deste domingo (27). Um ônibus soterrado foi encontrado perto da área administrativa. Há pessoas mortas neste ônibus, mas o número não foi confirmado. Por isso, as buscas vão continuar além das 20h, que era o horário previsto de término. Também foram confirmados 305 desaparecidos e 192 pessoas resgatadas vivas. 19 corpos já foram identificados.

O número de mortos confirmados aumentou para 58. O Governo de Minas suspendeu o recebimento de donativos, agradeceu às pessoas que colaboraram, e disse que o material já é suficiente para o socorro das pessoas afetadas. A Vale divulgou uma lista atualizada com 305 pessoas com as quais ainda não conseguiu contato...

Produtores/as rurais de Juazeiro participam de encontro sobre Boas Práticas de Fabricação

Produzir e beneficiar alimentos dentro dos padrões de segurança e higiene como determina a lei, foi  tema de um encontro denominado Boas Práticas de Fabricação, que aconteceu na sexta-feira (25) na comunidade de Canoa, região de Massaroca, interior de Juazeiro. O encontro, que foi voltado principalmente para as famílias de criadores e criadoras de galinhas e produtores de ovos da Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), reuniu representantes de Lagoa do Jacaré, Lagoa do Meio, Curral Novo, Lagoinha e Canoa. Estas comunidades já iniciaram um processo de comercialização de ovos e conquistaram recentemente o Selo de Inspeção Municipal.

Outra conquista dessas comunidades foi a reestruturação física do entreposto de comercialização que fica em Canoa. O empreendimento ganhou máquinas de higienização e de controle de qualidade dos ovos. Essas aquisições vieram por meio do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), cujos recursos são frutos de Acordo de Empréstimo contraído pelo Governo da Bahia junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).  ..

Senar abre seleção para curso técnico gratuito em Agronegócio em Salvador, Barreiras e Juazeiro

O curso de Técnico em Agronegócio é totalmente gratuito, e 80% da carga horária é a distância. Os outros 20% das aulas são presenciais, em um dos polos indicados pelos candidatos no ato da inscrição. Na Bahia estão sendo oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Barreiras, 60 em Juazeiro e 40 em Salvador. O curso é oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que tem mais de 25 anos atuando na capacitação do setor agropecuário e é certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais. O curso tem carga horária de 1.230 horas e ao longo da formação, o participante estudará técnicas de gestão, de comercialização e aprenderá como atuar na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural. ..

Ajuda israelense para resgate de vítimas de Brumadinho chega hoje

O presidente Jair Bolsonaro disse que a partir do meio-dia de hoje (27) devem chegar 140 pessoas e 16 toneladas de equipamentos enviados pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A informação foi postada por ele, na sua conta pessoal, no Twitter. “Após contato com o Primeiro-ministro de Israel, @netanyahu , chegam hoje, às 12h, em Belo Horizonte-MG, recursos humanitários e profissionais; São 140 pessoas e 16 toneladas de equipamentos destinados a busca de desaparecidos em Brumadinho [MG].” Ontem (26) Bolsonaro conversou com Netanyahu sobre ajuda na busca de pessoas desaparecidas após o rompimento de uma barragem de contenção rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho (MG). Antes da postagem pela rede social, o presidente sobrevoou a área atingida e, ao retornar a Brasília, Bolsonaro disse aos jornalistas que “o governo federal [junto] com o governo estadual tomaram todas as providências de imediato para ajudar a minimizar a dor dos familiares”. Segundo o presidente, “daqui para frente o trabalho é basicamente de busca de desaparecidos. Infelizmente, pode aumentar muito o número de mortes”, lamentou. ..

Brumadinho acorda com alarme de aviso sobre possível novo rompimento de barragem

O alarme de aviso sobre rompimento de barragem soou no início da manhã deste domingo (27), em Brumadinho (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, porém, a quarta barragem da Vale, que apresentava risco, ainda não rompeu. A sirene foi disparada porque técnicos avaliaram que havia risco iminente de rompimento.

As forças de segurança informaram que a tropa está preparada para iniciar a evacuação de áreas de risco, próximas ao leito do rio Paraopeba e às áreas já atingidas por lama. A ideia é levar as pessoas para áreas mais altas das comunidades...

Constesf executa serviços de recuperação e manutenção de estradas em Juazeiro, Sobradinho e Pilão Arcado

O trabalho de recuperação e manutenção de estradas que o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) vem executando tem avançado e melhorado a trafegabilidade na região. Trechos que ligam os 10 municípios consorciados estão sendo atendidos com capina, roçagem e limpeza lateral, limpeza de bueiros, tapa buracos, drenagem, restauração e pinturas de pontes, sinalização e obras complementares, resultado da parceria do Constesf com a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia – SEINFRA.

As últimas obras foram executadas em Juazeiro, Sobradinho e Pilão Arcado. Na BA 210, entroncamento com a BA 144, a equipe do Constesf realizou serviços de tapa buracos e na BA 317, no trecho de Campo dos Cavalos – Cachoeira do Sobrado, serviços de roço. A BA 144, no trecho BA 210 ao Junco, ganhou uma nova sinalização...