Foram encontrados 184 registros para a palavra: usina

Mais usinas podem ser reabertas pelo modelo apoiado por FBC, diz ministra no NE

Nesta segunda-feira (15), na sua primeira visita a Pernambuco desde que se tornou a ministra da Agricultura, a deputada federal Teresa Cristina se reuniu com entidades agropecuárias no Sindicato Rural de Petrolina. Na ocasião, lembrou da necessidade de mais políticas públicas de incentivo ao cooperativismo rural, como a da reabertura de usinas sucroenergéticas no estado entre 2014 e 2015, que tem gerado renda e emprego até hoje. 

A ministra falava das usinas Pumaty (em Joaquim Nabuco) e Cruangi (Timbaúba), reativadas a partir da iniciativa do senador Fernando Bezerra Coelho (FBC) quando era secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão do governador Eduardo Campos. Apoiou entidades canavieiras que formaram cooperativas e têm gerado 8 mil empregos e faturado cerca de R$ 300 milhões por safra. E, na gestão do governador Paulo Câmara, foi implantado um crédito presumido especial para o etanol produzido por estas cooperativas. A gestora lembrou que a partir deste modelo, desde que haja tais políticas e produtores interessados, é possível reabrir mais usinas. Ela citou umas sete em Alagoas, estado onde visitou antes de PE. ..

Rio São Francisco: Eletronuclear diz que vai aguardar o lançamento do programa que cogita implantar usinas nucleares

Em resposta a reportagem veiculada com relação a Caminhada denominada Anti-Nuclear, realizada na manhã de quarta-feira (25), na Comunidade Indígena Pankara Serrote dos Campos de Itacuruba, Pernambuco, que realizou um protesto contra a instalação de uma Usina Nuclear e em defesa das águas do Rio São Francisco, a empresa Eletronuclear disse que vai aguardar o lançamento do Projeto que cogita a retomada do programa nuclear brasileiro, onde está previsto a construção de quatro a oito usinas até 2030, divididas em duas centrais nucleares. 

O primeiro projeto que deve sair do papel deverá ser uma central nuclear no Nordeste na foz do rio São Francisco. Este Blog apurou que a definição do local das novas centrais leva em conta a proximidade de rios capazes de permitir o resfriamento dos reatores. A água usada para resfriar os reatores volta mais quente para o local de onde foi retirada e por isso é necessário contar com grande volume de água. Desde o inicio de 2011 o assunto de de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste ronda a pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares...

Rio São Francisco: Comunidade da Aldeia Pankara realiza caminhada contra instalação de usina nuclear em Itacuruba

Na manhã desta quarta-feira (25), a Comunidade da Aldeia Pankara Serrote dos Campos de Itacuruba, Pernambuco, realizou uma caminhada contra a instalação de uma Usina Nuclear e em defesa das águas do Ri São Francisco. Itacuruba  é banhado pelo Rio São Francisco.

Este Blog Geraldo José publicou no início de janeiro deste ano, que assunto de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste continua na pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares...

Artigo - E se houvesse um acidente nuclear em uma usina instalada no Rio São Francisco?

O acidente mais grave que pode ocorrer em uma usina nuclear é a liberação de material radioativo para o ar-terra-água. Nunca uma usina poderá explodir tal qual uma bomba atômica. Por uma razão simples. O combustível usado na usina tem uma concentração do material físsil bem inferior do que a usada em uma bomba nuclear. Ou seja, o urânio que se presta a fissão nuclear (reação química com quebra do núcleo de um átomo com a liberação de grande quantidade de energia) no reator  de uma usina, o urânio 235, tem uma concentração em torno de 3 a 5%. Enquanto para aplicações militares ultrapassa 85%.

Assim é errôneo pensar, e comparar uma usina para produzir energia elétrica como uma bomba nuclear. Portanto uma bomba nuclear e um reator nuclear são coisas diferentes. Todavia acidentes existem nas usinas, e são classificados em uma escala introduzida pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) no ano de 1990. A Escala Internacional de Acidentes Nucleares e Radiológicos (INES – International Nuclear Event Scale) estabelece uma escala de gravidade de incidentes e acidentes nucleares, facilitando assim a compreensão e as medidas para enfrentar o evento. Ao todo são 7 níveis, sendo os 3 primeiros de incidentes e os 4 subsequentes acidentes. O acidente mais grave ou superior (nível 7) consiste no vazamento em larga escala, para fora da  usina, de material radioativo, com efeitos amplos sobre a saúde da população e do meio ambiente. Sendo reconhecido nos níveis 6 e 7 os acidentes de Chernobyl, na Ucrânia (1976), o de Three Mile Island na Pensilvânia-USA (1979), e o de Fukushima no Japão (2011)...

Espetáculo com incentivo do ‘Usina Cultural’ será apresentado de 24 a 26 de Fevereiro em Juazeiro 

Nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro o espetáculo ‘Alforrias’ - primeira montagem do Núcleo Experimental de Teatro Trupi D'aqui, será levado à população em 3 espaços públcios diferentes. O espetáculo é realizado através do programa Usina Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.

‘Alforrias’, traz em seus diálogos, verbais e estéticos, o questionamento sobre as influências das matrizes africanas, européias e indígenas na identidade do povo brasileiro. “O espetáculo convida o público a perceber signos à sua volta, dentro de si mesmo e como foram formados. Reflexões às perguntas ‘Quem somos? Para onde estamos indo? Estamos percebendo o caminho que estamos trilhando?’. Vale a pena conferir”, ressalta a produtora Jamile Sales...

Itacuruba, localizada às margens do Rio São Francisco volta ter ameaça da instalação de Usina Nuclear

Entra Governo Federal e sai e o assunto de instalar uma Usina Nuclear no Nordeste continua na pauta dos gabinetes oficiais. Em todo o mundo, a tendência tem sido a de desativar as usinas nucleares. Todavia o Governo Bolsonaro voltou a causar pânico aos ambientalistas. O Ministério de Minas e Energia (MME) declarou que pretende retomar o Plano Nacional de Energia 2030 onde está prevista a construção de quatro a oito usinas nucleares no País. 

Detalhe: Com exclusividade, o Blog Geraldo José apurou que um dos locais escolhidos é o Nordeste. Estudos oficiais apontam o municipio de Itacuruba, localizado em Pernambuco às margens do Rio São Francisco. O ainda deputado do Psol, Edilson Silva, avalia o risco, que segundo ele é real. "O pior desta proposta, instalar a usina nuclear às margens de um dos principais rios brasileiros, o Rio São Francisco. Um acidente poderá, certamente, anular para sempre o sertão do São Francisco como o conhecemos e levar para as demais regiões o trauma de Chernobil...

Projetos aprovados pelo ‘Usina Cultural’ são realizados em Juazeiro e no interior do município

Dois projetos aprovados pelo Programa Usina Cultural - da Prefeitura Municipal de Juazeiro realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, estão na pauta de apresentações culturais do mês de Janeiro. O projeto Lona do Saber e Fazer, voltado para crianças do Bairro Quidé, acontece desde o final de dezembro e continua no mês de janeiro; o Circulando no Buzu acontece nos dias 11, 12 e 13 sempre às 19h30, nas comunidades de Lagoa da Pedra, Campos e Mandacaru II, respectivamente.

O programa Usina Cultural atende a iniciativas artísticas como teatro, dança, manifestações populares, artes visuais, circo e literatura e o investimento é de R$100 mil para incentivo às práticas culturais. O Projeto Lona do Saber e Fazer é voltado para crianças e adolescentes de 07 a 14 anos moradores do Bairro Quidé, com realização de oficinas de artes circenses. O realizador do projeto é o Circo Benjamin Chaves, com apoio do Núcleo de Arte Educação Nego D’água (Naenda)...

Usina de Três Marias bate recorde de volume de água este ano e contribui com a regulação do Rio São Francisco

Os reservatórios das Usinas Hidrelétricas de Três Marias, na região Central, e de Nova Ponte, no Triângulo, atingiram o volume máximo deste ano. Outras usinas da Cemig, como Emborcação, Queimado, Irapé e Camargos, também apresentam volumes superiores aos registrados na mesma data do ano passado. O destaque é a Usina Hidrelétrica de Três Marias, que não alcançava o percentual de 49,24% do volume útil há mais de cinco anos, desde junho de 2013.  Sua operação é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia.

Visando melhorar as condições de captação de água em Pirapora, no Norte de Minas, a Sala de Crise do São Francisco firmou acordo para alterar a vazão da usina para 120 m³/s, em vez dos 100 m³/s que vinham sendo praticados desde 15 de novembro deste ano. Três Marias foi um marco na engenharia brasileira porque sua construção, nos anos 1960, permitiu ao país adquirir conhecimento para a construção de grandes barragens de geração elétrica. ..

Livro Coesia é lançado com apoio do Programa Usina Cultural

No último domingo (16) foi lançado, no Quintal do Poeta, o livro Coesia do poeta Manuca Almeida. O livro recebe incentivo do programa Usina Cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. O Superintendente de Cultura Maurício Dias, esteve no evento representando o Prefeito Paulo Bomfim e o Secretário Sérgio Fernandes.

Coesia é um livro de bolso, com versos curtos e diretos. “Ele é a continuação do livro Poucas Palavras. Livro de poesia minuto. Quase todas as poesias foram feitas ou selecionadas em Barretos, enquanto Manuca fazia o tratamento contra o câncer. Na época da seleção, ele estava bem, tranquilo, trabalhando normalmente”, conta Lu Almeida, esposa de Manuca e produtora do livro...

Festival de Danças Negras é realizado com apoio do Programa Usina Cultural

Programa Usina Cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, foi realizado na última  segunda-feira (10), no Centro de Cultura João Gilberto, o 1° Festival de Danças Negras. O evento faz parte do programa Caldeirão Cultural do Colégio Estadual Cecílio Matos.

A apresentação aconteceu diante de um teatro lotado e o ex-aluno do Cecílio Matos, Erisson Dias, ficou encantado com o que viu. “Mesmo não sendo mais aluno da escola, fiz questão de prestigiar e quase não consigo entrar, porque quando cheguei já estava muito cheio. Mas achei tudo muito bonito, todas as apresentações. A dança negra foi especial pra mim, achei linda a apresentação”, disse...

Construção de usinas solares ameaça Caatinga

Sem o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), uma empresa espanhola pretende construir usinas solares sobre mais de dois mil hectares na zona rural de São José de Belmonte, Sertão pernambucano, onde predomina a vegetação de Caatinga. A área equivale a cerca de dois mil campos de futebol.

Um dos projetos que será apresentado compõe o Complexo Fotovoltaico Belmonte, que prevê a implantação das usinas solares Belmonte I, Belmonte II, Brígida I e Brígida Solar. Só essa estrutura ocupará 1.281,8732 hectares. Já o segundo complexo, a ser implantado numa área de 1.002,04 hectares, será composto pelas usinas Bom Nome I, Novo Brígida e Novo Brígida II...

Sobradinho: ministro das minas e energia visitará canteiro de obras da Usina Solar

No próximo dia 28 de novembro, às 9h, acompanhado da Diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o ministro de Estado de Minas e Energia Wellington Moreira Franco e comitiva estarão em visita técnica ao canteiro de obras da Usina Solar Fotovoltaica Flutuante, no reservatório de Sobradinho, na Bahia. Esse é o maior projeto de Pesquisa & Desenvolvimento desse tipo de tecnologia flutuante no País.

Com capacidade instalada de 1megawatt pico (MWp), a Usina Solar Fotovoltaica Flutuante inicia testes para a entrada operação em dezembro deste ano – até o final desta etapa serão investidos R$ 13 milhões. Outros 4 MWp deverão ser instalados em 2019, com investimentos de R$ 42 milhões. Dessa forma, o valor integral totalizará R$ 55 milhões...

Juazeiro: Conselho de Cultura aprova minuta do ‘Usina Cultural’ e empossa novos conselheiros

O Conselho Municipal de Cultura aprovou, ontem (06) na Casa dos Conselhos, minuta que instituiu a Lei do Usina Cultural. Na oportunidade também houve escolha de novos conselheiros que devem ocupar as cadeiras que estavam em vacância. Para a cadeira de Música foi eleito José Araújo Lopes; Manifestações Culturais ficou com Emanuel Lucas Santos; Literatura e Pensamento foi preenchida a cadeira de suplência por Ruthe Santos Maciel; Áudio Visual e Artes Visuais com Jamile Gonçalves de Sales (Titular) e Marcelo Lins como suplente.

Para o Presidente do CMC Ramon Raniere, o Conselho é uma instância paritária entre Sociedade Civil e Governo na formulação das políticas culturais. “No caso do CMC os representantes dos segmentos culturais são a expressão da sociedade civil nessa formulação, cuja participação é imprescindível. Conseguimos aprovar a minuta do ‘Usina Cultural’ e é uma conquista muito importante. Ainda falta muita coisa para ser conquistada através do Conselho e nós estamos empenhados para isso”, afirma Ramon...

Prefeito Paulo Bomfim entrega certificados a artistas aprovados no Usina Cultural 

Na manhã desta quinta-feira (19), o Prefeito Paulo Bomfim recebeu em seu Gabinete os artistas contemplados no programa ‘Usina Cultural’. O evento contou ainda com a participação de representantes do Conselho Municipal de Cultura, do Secretário de Cultura, Turismo e Esportes Sérgio Fernandes, e o Secretário de Governo Clériston Andrade. O ‘Usina Cultural’ é um programa que atende a iniciativas artísticas como teatro, dança, manifestações populares, artes visuais, circo e literatura com investimento de R$100 mil.

O objetivo do encontro, que foi aberto com música e poesia pelo repentista Valdir Lemos e o poeta Antônio Carlos - também conhecido como Veinho, era entregar certificados de aprovação aos 22 proponentes contemplados no Usina e ouvir um pouco da expectativa dos artistas para execução dos projetos...

Aprovados no Edital Usina Cultural participam de encontro com Prefeito nesta quinta (19)

Na próxima quinta-feira (19) às 08h30, o Prefeito Paulo Bonfim irá receber em seu gabinete os 22 proponentes dos projetos aprovados no Usina Cultural 2018, edital de fomento a iniciativas culturais como teatro, dança, música e literatura, com investimento de R$100 mil. Na oportunidade, haverá entrega de certificados de aprovação. 

A seleção para escolha dos projetos foi feita no mês de junho e contou com banca examinadora formada pelo Superintendente de Cultura e Turismo Maurício Dias, os professores Reginaldo Carvalho - Coordenador do Curso de Teatro da UNEB e Fúlvio Flores - Coordenador de Artes Visuais da UNIVASF, além dos Conselheiros Municipais de Turismo e Cultura Jomar Benvindo e Carlos Rocha. Foram mais de 60 projetos inscritos. Cada projeto recebe da Prefeitura o valor de R$4,5 mil...

Temer retoma plano nuclear e governo prevê várias usinas

O Palácio do Planalto elaborou a proposta de um programa que prevê ampliar a geração de energia nuclear no país, aumentar a exportação de urânio e dinamizar a mineração do setor. O crescimento do uso de energia atômica divide especialistas e ambientalistas.

O documento, ao qual a reportagem teve acesso, foi produzido pelo CDPNB (Comitê de Desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro), organismo vinculado ao Planalto e criado em 2008, durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, e alterado em 2017, no governo Michel Temer.

Há um ano, o presidente passou a coordenação do comitê da Casa Civil para o general Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O comitê é formado por representantes de onze ministérios. O general quer entregar o novo PNB (Programa Nuclear Brasileiro) ao Congresso até o fim deste ano, na forma de um projeto de lei.

Etchegoyen criou sete grupos de trabalho sobre o tema nuclear e convocou duas reuniões do comitê neste ano, a última no dia 5 de julho, na qual distribuiu a proposta da PNB.

A reportagem apurou que o militar tem dito aos participantes que gostaria de construir várias usinas nucleares em diferentes partes do país e retomar a construção da usina de Angra 3, paralisada desde o escândalo de corrupção na obra, revelado pela Operação Lava Jato.

A proposta não detalha quantas e quais seriam as futuras usinas.

Em 2016, equipe da Eletronuclear, uma subsidiária da Eletrobras, visitou estados (Minas, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) com potencial para receber novas unidades, em viagens acompanhadas por fornecedores estrangeiros da iniciativa privada da China, dos Estados Unidos e da França.

Ambientalistas ouvidos pela reportagem questionaram essa opção energética no momento em que outros países intensificam a adoção de energias renováveis.

"O Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo para energia eólica e solar. Não existe a menor necessidade de o país investir em uma energia cara, perigosa, quando temos soluções que são verdadeiramente seguras", disse Thiago Almeida, representante do Greenpeace na área nuclear.

Além de prever a expansão da geração de energia nuclear, o artigo primeiro da proposta da PNB diz que ela é "limpa".

Segundo o representante do Greenpeace, há estimativas de que foram gastos R$ 300 bilhões para corrigir danos provocados pelos acidentes em Fukushima (2011) e R$ 1,5 trilhão em Chernobil (1986).

Há ainda custos para acomodar o lixo atômico e fazer a desmontagem das usinas, quando deixarem de ser produtivas.

O ativista Francisco Whitaker, que em 2006 recebeu o Prêmio Nobel Alternativo concedido pelo Parlamento sueco, disse que a proposta do governo significa "remar contra a maré e contra a história".

Ele lembra que diversos países estão abandonando a opção nuclear, como a Alemanha, que fará o desligamento de todas as usinas nucleares até 2022.

Para Aquilino Senra, professor do programa nuclear da Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Gradução e Pesquisa de Engenharia) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a energia nuclear pode ser considerada limpa pela pouca emissão de gases de efeito estufa.

O professor questiona o momento de elaboração da política do Planalto, a apenas seis meses do fim do governo Temer.

Contudo, defende a ampliação de energia nuclear porque, segundo ele, o país usa pouco esse tipo de energia embora detenha tecnologia e matéria-prima suficientes, com a sexta maior reserva de urânio no mundo.

O físico e doutor em engenharia nuclear Ivan Salati, vice-presidente da Aben (Associação Brasileira de Energia Nuclear), que reúne técnicos e pesquisadores do setor, afirmou que a energia nuclear "vem mantendo sua importância como energia de base, mesmo nos países mais desenvolvidos".

Em nota, o GSI afirmou que a nova PNB "terá caráter macro, amplo e com a finalidade de nortear o planejamento, as ações e as atividades nucleares e radioativas em todo o território nacional, em estrito respeito à soberania e em prol do interesse nacional, da proteção da saúde humana e do ambiente"...

PF investiga suposta fraude em compra de usina da Petrobras

A Polícia Federal está investigando a compra de uma usina de biodiesel em Feira de Santana (BA) pela Petrobras no âmbito da Operação Lava Jato. De acordo com informações do G1, a Petrobras Biocombustível (PBio), um das subsidiárias da estatal, adquiriu 50% do capital da Bioóleo Industrial e Comercial S.A.. A companhia é especializada no processamento de mamona e outros grãos para a produção de biodiesel. 
 
A petroleira teria gasto cerca de R$ 18,5 milhões na operação financeira, realizada em agosto de 2010. O prejuízo causado pela compra foi de R$ 5,3 milhões. Agora, a PF apura suspeitas de fraude, lavagem de dinheiro e evasão de divisas diante do "mau negócio".

A Petrobras Biocombustível era comandada pelo atual ministro do Trabalho e da Previdência Social, Miguel Rossetto, na época em que o negócio foi fechado. O caso já é comparado à aquisição da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), negócio investigado pelo Ministério Público Federal e pelo Tribunal de Contas da União por suspeita de superfaturamento...

Usina Cultural tem 22 projetos selecionados

O Programa Usina Cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro, que será realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, já tem 22 projetos selecionados. A banca examinadora fez a seleção nos dias 14, 15 e 16 de junho, na SECULTE. Foram mais de 60 projetos inscritos. Cada projeto recebe da Prefeitura o valor de R$4,5 mil

O superintendente de Cultura, Maurício Dias e o assessor técnico João Leopoldo, os professores Reginaldo Carvalho - coordenador do curso de Teatro da UNEB, e Fúlvio Flores - coordenador de Artes Visuais da UNIVASF, além dos Conselheiros Municipais de Cultura Jomar Benvindo e Carlos Rocha, formaram a banca examinadora...

SECULTE prorroga inscrições para entrega de projetos do Usina Cultural até 08 de junho

O Programa Usina Cultural da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, terá prazo final de inscrição adiado para 08 de junho na sede da SECULTE - Praça da Bandeira, 20, Centro. Interessados devem acessar edital no site Prefeitura (www.juazeiro.ba.gov.br), preencher formulário e entregar na SECULTE em envelope lacrado, contendo formulário de apresentação das propostas, currículo do artista e declaração de não plágio ou autoplágio, mais certidões especificadas no edital. Mais informações, entrar em contato pelo número (74) 36124338.

O Usina Cultural vai acontecer através de editais de fomento a iniciativas culturais como teatro, dança, música e literatura. Será um investimento de R$ 100 mil em mais de 20 iniciativas apoiadas pelo edital, democratizando cada vez mais o fazer cultural. “Essa é uma iniciativa importante e entendemos que a procura ainda não foi como imaginávamos. Então vamos prorrogar a inscrição e esperar que as pessoas venham trazer seus projetos. Caso haja alguma dúvida, estamos à disposição para explicações e ajuda na elaboração dos projetos”, ressalta o Gerente de Cultura da SECULTE, Ramon Raniere...

Federação dos Plantadores acusa que Usinas são impedidas de vender etanol mesmo com desabastecimento

A crise do desabastecimento decorrente da greve dos caminhoneiros contra as sistemáticas altas do diesel expõe o frágil sistema regulatório nacional sobre a distribuição dos combustíveis e o peso deste processo no aumento final do preço. O etanol, por exemplo, é uma das anomalias, que, desde 2009, a Agência Nacional do Petróleo impede que as usinas possam vendê-lo aos postos de combustíveis. Obriga que repassarem para as distribuidoras e só estas comercializem. Isso encarece o produto com a elevação do processo logístico com armazenamento e transporte e enfraquece a cadeia produtiva do etanol oriunda da cana de açúcar.

Já há inclusive um Projeto de Decreto Legislativo na Câmara Federal, de autoria do deputado JHC, que pede o fim desta incoerente barreira que dificultada a circulação do etanol e o encarece para o consumidor. "Só falta o presidente da Casa, Rodrigo Maia colocar em votação", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana). Foi inclusive a entidade que pleiteou o projeto. Outro deputado federal que também acaba de apresentar um projeto de lei na Câmara neste mesmo sentido é o pernambucano Mendonça Filho. Na fundamental do projeto, o parlamentar garante que com a mudança haverá uma redução de 10% no preço final do etanol nos postos...