Dando continuidade aos festejos juninos com o Programa de Convivência e fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cidadania, realizou nesta terça-feira, 21 , o São João do CRAS no bairro do João de Deus.
O evento reuniu famílias que participaram da festividade junina com danças, músicas e brincadeiras. No São João do CRAS do João de Deus, as comidas típicas e a música foram o carro chefe da festa que teve direito a dança no salão com diversos casais se divertindo e curtindo a nordestinidade do festejo Junino.A alegria contagiou a todos que participaram da diversão.
A Secretária de Cidadania, Adinair Viana, destacou a preocupação da secretaria em estar dando apoio a um serviço essencial para a qualidade dos usuários do SCFV. “Olhar para as famílias que são atendidas pelos nossos serviços, reforça em nós o compromisso de querer sempre fazer o melhor pela nossa cidade. A integração entre as famílias ,é necessário para que elas se sintam valorizadas e o SCFV, com as atividades de cultura e lazer ,podemos e temos obtido resultados positivo”, frisou.
“Atender aos usuários, priorizando a atenção na qualidade dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do nosso município, é fator primordial para que tiremos as famílias da situação de vulnerabilidade. Isso só é possível através de políticas públicas sérias. Petrolina tem dados passos gigantes na inclusão social das famílias através do SCFV”, disse Everaldo Rodrigues –diretor de proteção básica.
“O compromisso que as equipes do SCFV tem com as famílias do João de Deus faz com que haja um vínculo inquebrável de amizade e dedicação tanto para os que oferecem como para os que recebem o serviço. Essa é a base para que os relacionamentos sejam fortalecidos.”, salientou o Prefeito Julio Lossio
O que é SCFV?
O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social. Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). E foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.
..