Foram encontrados 250 registros para a palavra: consumidor

ALERTA: BRASIL É O MAIOR CONSUMIDOR DE AGROTÓXICO DO MUNDO E 99% DOS VENENOS VÃO PARA RIOS, SOLO, AR E ÁGUA SUBTERRÂNEA

O Brasil aprovou o registro de 474 agrotóxicos em 2019, maior número documentado pelo Ministério da Agricultura, que divulga esses dados desde 2005. É um volume 5,5% maior do que o de 2018, quando foram liberados 449 pesticidas — um recorde até então. Os registros vêm crescendo no país desde 2016.

A utilização de agrotóxicos é uma das causas de contaminação dos rios no Brasil, perdendo apenas para o esgoto doméstico, segundo dados do IBGE. Considerando que a agricultura é o setor que mais consome água doce no Brasil, cerca de 70%, segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), pode-se dizer que além de sérios problemas para a saúde, os agrotóxicos também se transformaram em um grave problema ambiental no país...

Tarifa branca de energia será ampliada a pequenos consumidores em 2020

A maior parte dos consumidores de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro.

A tarifa branca consiste na redução do preço da energia fora do horário de pico - na Bahia é das 18h às 20h59 -, também chamado de horário de ponta e envolve três faixas de valores. Nos dias úteis, a cobrança da energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia...

Consumidores têm até esta sexta (22) para renegociar dívidas em feirão da  Prefeitura de Petrolina

Começar 2021 com o nome limpo é a meta de muitos petrolinenses e a oportunidade é agora. O 1º Feirão de Renegociação de Dívidas promovido pela prefeitura está recebendo centenas de consumidores interessados em recuperar o crédito no mercado. A ação que começou na quarta-feira (20) continua até esta sexta-feira (22), das 9h às 18h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

As instituições parceiras estão oferecendo grandes descontos para todo tipo de dívida, como cartão de crédito e empréstimo consignado. Estão participando: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Sicoob, Celpe e a Agência Municipal do Empreendedor (AGE). A CDL e o Sindilojas estão participando fazendo consultas ao SPC e Serasa. O Feirão está sendo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon)...

CONSUMIDORES RECLAMAM DO AUMENTO NAS CONTAS DE ÁGUA, ESGOTO E LIXO EM JUAZEIRO (BA). SAAE NEGA AUMENTO

O novo sistema do SAAE que permite a leitura e impressão simultânea das contas de água está promovendo alguns dissabores para consumidores juazeirenses. Em mensagem ao Blog GJ Notícias o leitor Alex Santos disse que recebeu várias reclamações de consumidores dos barros Alto da Aliança e Vila Tiradentes. Confira:

“Geraldo bom dia, neste final de semana como de costume, eu e minha família fomos à Igreja Nossa Senhora de Fátima participar da missa dominical e ao terminar a missa fui procurado por alguns amigos que residem no Alto da Aliança e Vila Tiradentes reclamando sobre o aumento da conta de água, esgotos e taxa do lixo que o SAAE fez neste mês. Consumidores que pagavam entre R$ 80,00 e R$ 90,00 reais mensalmente receberam contas acima de R$ 200,00 reais. Estou encaminhando as contas e pergunto: Cadê a Câmara Municipal que é o órgão responsável para fiscalizar esse tipo de abuso. Onde vamos parar?”..

Com alta de 1,3%, inadimplência do consumidor cresce ao menor ritmo em quase dois anos, mostra indicador CNDL/SPC Brasil

O número de pessoas físicas inadimplentes no país continua crescendo, mas em patamares mais modestos do que em períodos anteriores. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o volume de consumidores com contas em atraso aumentou 1,3% no último mês de setembro na comparação com igual período de 2018. Trata-se da menor expansão do número de devedores desde dezembro de 2017, quando a variação também havia sido de 1,3%. Em setembro do ano passado, a inadimplência cresceu 3,9%.

O arrefecimento da inadimplência também dá sinais mais evidentes na comparação mensal do indicador. Nesse caso, sem ajuste sazonal, a quantidade de consumidores com contas atrasadas apresentou um leve recuo de -0,5%, o que configura a quarta queda seguida na série histórica do indicador. Outro dado que caminha na mesma direção é o número de dívidas em atraso, que teve queda de -2,5% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado – a quarta contração seguida e a mais expressiva desde dezembro de 2017...

Confiança do consumidor avança 5,4 pontos em setembro na comparação anual, apontam CNDL/SPC Brasil

A queda do desemprego, somada ao avanço da reforma da previdência e liberação de recursos do FGTS deram uma injeção de ânimo ao consumidor brasileiro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Confiança do Consumidor marcou 47,4 pontos em setembro, após alta de 3,3 pontos em agosto, quando foi registrado 48,2 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o indicador apresentou alta de 5,4 pontos — quando o índice marcou 41,9 pontos. Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que somente resultados acima de 50 pontos mostram uma percepção otimista do consumidor.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, o cenário positivo da atividade econômica nos últimos três meses, em que o desemprego caiu de 12,7% no trimestre encerrado em março para 11,8% no trimestre que terminou em julho, contribuiu para o resultado. "Ao longo dos próximos meses, o anúncio de uma agenda positiva poderá manter, e até aumentar, o quadro da confiança, recuperando o desgaste do primeiro semestre", analisa...

CONSUMIDORES DE JUAZEIRO PODERÃO PARTICIPAR PELA PRIMEIRA VEZ DE CAMPANHA DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Na semana em que será comemorado os 29 Anos do Código de Defesa do Consumidor, o PROCON de Juazeiro, através da parceria firmada com o PROCON Bahia e PROCON Brasil, irá participar pela primeira vez do mutirão de negociação de dívidas junto as instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Tribanco, Banco BMG e BV Financeira.

O objetivo principal do mutirão é proporcionar uma linha acessível e alcançável para o diálogo entre consumidores e fornecedores, de modo a criar um ambiente favorável à harmonização dos interesses entre as partes através da formulação e aceitação de propostas vantajosas para renegociação de dívidas e até de quitação prioritária de qualquer valor que esteja em aberto...

Pesquisa que será realizada junto a consumidores vai nortear linha de ações para a revitalização da Souza Junior

O primeiro passo para a revitalização da Rua Souza Junior, uma das principais artérias públicas do centro de Petrolina, será dado na última semana de Agosto, quando uma pesquisa deverá ser realizada junto aos consumidores.  A ação – fruto de uma parceria entre o Sindilojas, CDL, Prefeitura de Petrolina, Sebrae e Facape – objetiva identificar as principais mudanças que devem ser feitas na via, apontadas pelo próprio público consumidor.

"Estivemos reunidos anteriormente com os lojistas, conhecemos algumas propostas de intervenção urbana apresentadas pela Prefeitura, mas decidimos começar todo o processo ouvindo o consumidor, saber o que ele deseja que seja melhorado ou implantado na área. Afinal, é para o público que trabalhamos, que ofertamos produtos e serviços. O que sabemos, de fato é que a Souza Junior, tradicional rua de nossa cidade, precisa ser revitalizada e é isso que buscamos fazer em um esforço conjunto entre o poder público e as entidades representativas do comércio", destaca o presidente do Sindilojas Petrolina, Joaquim de Castro...

Anatel sugere que consumidor deixe lista de Não-Perturbe do Procon e é notificada por órgão

Recomendações do site: Não Me Perturbe, criado pelas operadoras de telefonia por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) incomodaram o Procon de São Paulo, que notificou a agência pedindo alterações. Na área de perguntas e respostas do site, que permite aos consumidores bloquearem chamadas de telemarketing relacionadas à telefonia, TV por assinatura e internet, respostas indicavam que consumidores não precisavam se inscrever na lista do Procon para se proteger das ligações do telemarketing.

Para a pergunta "Me cadastrei no website, preciso me cadastrar também no PROCON?", o site afirmava: Não é necessário. O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas. Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website."

A recomendação levou o Procon-SP a emitir um ofício solicitando imediata correção no texto. Guilherme Farid, Chefe de gabinete do Procon, afirma que a entidade foi contatada por consumidores que ficaram confusos ao visitar o site do Não Me Perturbe e acreditavam que precisavam desfazer seus cadastros nas listas do Procon para aderir à nova lista, das operadoras.

Criada em 2009, a lista Não Me Ligue, do Procon, tem como objetivo bloquear qualquer ligação comercial --não sendo restrita às operadoras de telefonia, como a lançada nesta semana. "Não faz sentido o consumidor sair de uma lista que que bloqueia tudo para trocar ela por um bloqueio de apenas três serviços", diz.

A queixa teve resultados. A pergunta ganhou nova resposta, esclarecendo que o serviço do Procon tem abrangência maior. "Não é necessário [se cadastrar na lista das operadoras quando já se está na lista do Procon]. O bloqueio solicitado pelo website é considerado pelas Prestadoras para a restrição de chamadas. Caso o bloqueio seja realizado também no PROCON, o bloqueio será total, ou seja, para todas as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, ainda que tenha sido realizado de forma parcial neste website."

Questionada sobre o caso, A Anatel disse que não orienta consumidores a desfazerem seus registros nas listas de Procons, dado que elas são complementares. A agência afirma que  constatou que a fraseologia utilizada no site necessitava de aprimoramentos, de modo a melhorar a clareza do texto e evitar interpretações ambíguas. Tal fato foi comunicado aos administradores do site, e as correções foram realizadas no início da tarde desta sexta, 19.

Lançado na terça-feira (16), o Não Me Perturbe recebeu mais de 1,2 milhão de solicitações de bloqueios de telefone. A lista do Procon-SP, de 2009, conta com cadastro de 2,1 milhões de consumidores...

Período junino atrai consumidores ao Mercado do Produtor de Juazeiro

A procura nesta semana de Junho cresce com a chegada da época junina quando as comidas típicas são preparadas com aquele tempero especial. Em Juazeiro, os mais variados produtos podem ser encontrados no Mercado do Produtor.

O milho verde está com o preço médio de R$0,35 o quilo; o quilo do coco seco custa R$1,17; o saco com 10kg do amendoim com casca é vendo por R$ 53,00 e o amendoim sem casca custa a média R$85,00 o saco com 10kg. O Mercado do Produtor de Juazeiro funciona de segunda a sexta, das 2h às 22h e no sábado das 2h às 17h...

Ibametro orienta os consumidores sobre problemas com hidrômetro

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, orienta os consumidores sobre problemas com hidrômetro. Um total de 2,727 mil instrumentos foram verificados em 2019, até o mês de maio, sendo 1,486 mil aprovados e 1,241 mil reprovados, em função de problema nos dispositivos internos do medidor.

Caso desconfie de alguma irregularidade, o consumidor deve inicialmente procurar a Embasa para tentar solucionar o possível problema. Após a Embasa finalizar a averiguação, caso o problema persista, o consumidor deve contatar o Ibametro para verificação do instrumento de medição pelo 0800 071 1888. ..

Mês do São João inicia e consumidor pode encontrar diversos produtos típicos no Mercado do Produtor de Juazeiro

Começou o mês do São João e no Mercado do Produtor de Juazeiro - 4° maior do país em volume e comercialização diversos produtos típicos já podem ser encontrados. O consumidor pode achar o amendoim com casca por R$ 60,00 o saco com 10 kg; o quilo do amendoim sem casca está custando R$9,00 e o cento do coco seco custa em média 80,00.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro...

74% dos consumidores não sabem o quanto pagam de imposto embutido nas compras, mostra levantamento da CNDL/SPC Brasil

48% dos micro e pequenos empresários desconhecem o quanto do seu faturamento vai para pagamento de impostos. Reforma tributária deve gerar empregos e baratear produtos, avaliam entrevistados. CNDL e CDL Jovem promovem 'Dia Livre de Impostos' no próximo dia 30

O consumidor brasileiro sabe que paga muito imposto e se incomoda com isso, mas pouco reflete sobre o peso que essa taxação elevada representa no seu consumo do dia a dia. Um levantamento inédito feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 74% dos consumidores brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao adquirir um bem ou contratar um serviço. Apenas 26% das pessoas ouvidas reconhecem ir atrás desse tipo de informação na nota fiscal ou em outros meios...

Fernando Filho: avanço do setor elétrico precisa estar mais presente na casa do consumidor

O deputado federal Fernando Filho (DEM) participou, sexta-feira (17), de um encontro com representantes do setor elétrico no Recife. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e pelo grupo Neoenergia. Destacado pelo grupo por sua atuação como ministro de Minas e Energia, o parlamentar reforçou a parceria com o setor elétrico brasileiro e os desafios de fazer com que o desenvolvimento conquistado pelas distribuidoras chegue nas casas dos consumidores.

"As distribuidoras fizeram muitos investimentos ao longo das últimas décadas, mas na casa do consumidor mudou pouco na relação com essas empresas. A gente vê a infraestrutura de transmissão que hoje o País tem, um sistema robusto e interligado, mas mesmo com essa gama infinita de geração de energias que nós temos, precisamos fazer com que isso se traduza na vida do consumidor. As distribuidoras são parceiras desse movimento mas precisamos ajustar como será essa transição", destacou Fernando Filho. Também participaram do encontro diretores da Abradee, Celpe e Grupo Neoenergia, representantes dos governos federal e estadual, além dos deputados federais Gonzaga Patriota, Raul Henry e Ricardo Teobaldo, e o ex-senador Armando Monteiro Neto...

Conselho realiza entrega de exemplares do Código do Consumidor em Braile

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou nesta terça-feira (07) a entrega de exemplares do Código de Ética do Consumidor impressos em Braile para o PROCON e para a Casa dos Conselhos de Juazeiro.

A viabilização do material foi possibilitada através do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) em contato com o órgão municipal. Durante a entrega, o presidente CMPD, Josewilson Souza fez um relato emocionado. “É uma felicidade possibilitar o acesso das pessoas com deficiência do nosso município a estes exemplares. É um ato significativo que possibilita o rompimento de uma barreira comunicacional que ainda é marcante em toda a sociedade. Agora, as pessoas cegas e ou com baixa visão poderão ter acesso aos seus direitos enquanto consumidores”, afirmou...

Consumidor ainda pode encontrar produtos tradicionais da Semana Santa no Mercado do Produtor de Juazeiro

Ainda dá tempo fazer as compras de hortifurtis da Semana Santa no Mercado do Produtor de Juazeiro. O consumidor vai encontrar produtos típicos como o quiabo, amendoim sem casca, coco seco. A batatinha está cotada nesta terça-feira (16),  por R$205,00 a saca com 50kg; o quilo do quiabo está custando R$2,00; já o amendoim sem casca custa R$10,50 o quilo.

O Mercado do Produtor de Juazeiro estará fechado nesta sexta-feira da Paixão (19). No Sábado de Aleluia (20), o mercado volta ao seu horário normal até às 17h. No domingo de Páscoa o Mercado do Produtor, como em todos os domingos, estará fechado só reabrindo à meia-noite...

No Dia do Consumidor, Prodecon fiscaliza Praça de Alimentação em shopping de Petrolina

O dia 15 de março é uma data importante no calendário, pois é comemorado o 'Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Em Petrolina, a data foi marcada por ações educativas do Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) que percorreu a Praça de Alimentação do River Shopping, nesta sexta-feira (15), para orientar os consumidores acerca de seus direitos na hora da compra.

A ação contou com a parceria do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) que fiscalizou as balanças dos estabelecimentos e também da Agência Municipal de Vigilância Sanitária que verificou, entre outros itens, se os comerciantes estavam com a documentação em dia. Na oportunidade, os representantes do Prodecon fizeram a distribuição de material informativo com dicas sobre troca de produtos, venda-casada, compra de material escolar, entre outras. Segundo o diretor do órgão ligado à Prefeitura de Petrolina, Dhiego Serra, o objetivo é fazer com que os cidadãos petrolinenses tenham, cada vez mais, conhecimento sobre o papel do órgão na cidade...

Dia do Consumidor: Prodecon de Petrolina orienta sobre novo código e compra consciente

O Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) de Petrolina está promovendo uma série de atividades para comemorar o ‘Dia Internacional do Consumidor’, celebrado nesta sexta-feira (15). A programação começou na última quarta-feira (13) e conta com palestras e orientações sobre os direitos de consumidor, além da compra consciente.

A primeira atividade aconteceu em uma operadora de plano de saúde da cidade onde o diretor do Prodecon, Dhiego Serra, apresentou o novo código de defesa do consumidor e também orientou sobre a importância das empresas cumprirem as novas leis estipuladas e suas sanções...

"Novo Código de Defesa do Consumidor" será tema de palestra em Petrolina

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, celebrado no dia 15 de março, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, em parceria com o Prodecon, realizará uma palestra sobre o Novo Código de Defesa do Consumidor. O evento acontece nesta quinta-feira, 14 de março, às 19h, no auditório da CDL.

A palestra será ministrada pelo diretor-presidente do Prodecon, Dhiego Serra, e terá enfoque nas principais mudanças nos artigos do Código de Defesa do Consumidor para o comércio e serviços em geral. A expectativa com a palestra é que os lojistas tenham conhecimento dessas mudanças e com isso tenham ciência dos seus direitos/deveres e do local que podem recorrer para a defesa dos mesmos, além de fortalecer a relação com seus clientes. A entrada é franca...

Ministério Público: Semana do Consumidor realiza ações em todo o Estado

Entre os dias 11 e 15 de março, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor), irá realizar, em conjunto com outras instituições que compõem a Rede do Consumidor de Pernambuco, a Semana do Consumidor.

O evento é alusivo à celebração do Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, e promoverá uma série de palestras, blitzes educativas e fiscalizadoras em todo o Estado, além do lançamento do programa Alimento de Primeira...