Foram encontrados 206 registros para a palavra: aedes aegypti

Distrito de Abóbora realiza mutirão contra o mosquito Aedes aegypti

No último sábado (09), os moradores do distrito de Abóbora, distante 100 km da sede, realizaram um mutirão de limpeza na localidade em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP). O objetivo da ação foi combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o gerente de máquinas da SESP, Ivo Nunes, a secretaria levou até a comunidade de Abóbora uma caçamba e uma retroescavadeira para auxiliar na limpeza. “O mutirão foi bastante positivo. Os moradores de Abóbora estão de parabéns pela iniciativa e os demais distritos, além dos bairros da sede, deveriam seguir o exemplo. A SESP está à disposição para ajudar”, ressaltou Ivo...

CASOS DE DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA AUMENTAM E JUAZEIRO INTENSIFICA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Se comparado com o mesmo período do ano passado, os casos notificados, mas ainda não confirmados de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, simplesmente triplicaram em Juazeiro. A informação é do Diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Klynger Farias, que tarde passada (31), participou do programa Geraldo José na Transrio FM. Ele explicou que não há motivos para alarde. “Todos os casos investigados até agora a grande maioria foi descartada exatamente porque a população tem adotados as medidas preventivas.

Segundo Klinger neste ano foram notificados mais de 300 casos de dengue, contudo, somente 17 foram confirmados, três descartados e 173 estão ainda em investigação. Sobre a Chikungunya 57 casos encontram-se em investigação e da Zika, são exatamente 59...

Prefeitura de Sobradinho no enfrentamento ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, continua intensificando as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que graças a um trabalho de combate permanente, está controlado no município. Com o surgimento de doenças como a chikungunya e a zika, também transmitidas pelo mosquito da dengue, as ações foram intensificadas nas residencias e logradouros públicos. As quatro equipes de endemias, que também atuam na prevenção e combate a doença de chagas, leishmaniose e esquistossomose, estão focadas nas ações preventivas e de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

A administração municipal de Sobradinho mantém, desde o início da gestão, durante todo o ano, as quatro equipes de endemias completas e por isso o índice de infestação predial por Aedes Aegypti no município, se mantém em cerca de 0, 4 %, considerado ALTAMENTE CONTROLADO pelo Ministério da Saúde, que somente preconiza situação de alerta acima de 2%. ..

Petrolina: Pacientes do CAPS II realizam mutirão de combate ao Aedes aegypti

Durante os dias 14 e 18 de março os pacientes e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, da Secretaria de Saúde, realizaram mutirão de combate ao Aedes aegypti pelas ruas dos bairros Areia Branca e Caminho do Sol. "Realizamos o recolhimento de lixo que possa ser possível criadouro para o mosquito, também distribuímos material educativo. A gestão Julio Lossio tem unido forças para reduzir os focos e, assim, reduzir os casos de dengue, chikungunya e zika", afirmou a coordenadora do CAPS II, Adriana Lira.

Para evitar o mosquito é preciso evitar acúmulo de água em recipientes abertos. "Se houver necessidade de armazenar água que o recipiente seja bem vedado. Estamos em guerra e a equipe do prefeito Julio não tem medido esforços, mas a população é o principal agente de combate, pois 90% dos focos estão dentro das residências", alertou a secretária de Saúde, Lúcia Giesta...

Secretaria de Saúde e PRF firmam parceria no combate ao Aedes aegypti em Petrolina

Nesta sexta-feira (18), a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, firmou mais uma parceria para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação, que vai envolver a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PFR), foi firmada em reunião com o inspetor-chefe do órgão na região, Paulo Lima, e deve acontecer no início de abril.

A parceria visa capacitar os policiais e garantir a fiscalização dos espaços mantidos pela PRF, especialmente os locais de armazenamento dos veículos apreendidos pelo órgão. "Nosso objetivo é capacitar os nossos policiais para o combate ao mosquito Aedes e para identificação das doenças transmitidas por ele, além de buscar apoio técnico para evitar que os veículos apreendidos em operações possam se tornar um criadouro do Aedes", revela o inspetor-chefe, Paulo Lima...

Comunidade acadêmica da Uneb em Juazeiro (BA) mobiliza-se contra o Aedes aegypti

Estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro (BA) fazem campanha de mobilização contra o mosquito transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya. A primeira ação de conscientização será uma palestra com o tema Aedes aegypti: o que precisamos saber e fazer?, que acontece nesta segunda-feira (14), no Auditório Antônio Carlos Magalhães, às 16h e 30min,e contará com a participação do Diretor de vigilância e proteção a saúde, Klynger Farias Costa e do Núcleo de Educação, Comunicação e saúde (NECOM). O evento organizado pelo Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), acontece em consonância com as politicas de Estado de combate ao mosquito Aedes aegypti. E outras ações, como o mutirão para eliminação de focos do mosquito, serão anunciadas posteriormente.  ..

CODEVASF em Juazeiro continua com a campanha contra o Aedes Aegypti

A superintendência regional da Codevasf em Juazeiro, no norte da Bahia, continua realizando ações da campanha deflagrada pelo governo federal em todo o país contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, com o objetivo de combater a dengue, a chikungunya e a zica. Cerca de 500 panfletos fornecidos pelo Ministério da Saúde foram entregues à direção do Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos - CODEFAS, instituição de ensino médio que atende mais de 800 alunos do bairro de Piranga, localizado na zona leste da cidade.

O material foi entregue pela Assessoria Regional de Comunicação ao diretor da instituição de ensino, o professor Josemar Rodrigues dos Santos, que afirmou que "vamos usar este material em nossas aulas, principalmente na matéria de biologia, na qual os professores devem repassar este assunto para os alunos". A ideia do diretor é fazer com que os estudantes sejam agentes multiplicadores dos cuidados necessários para eliminar os focos de proliferação do mosquito dentro da comunidade onde vivem, combatendo assim sua multiplicação, e evitando a propagação das doenças...

2ª LIRAa aponta médio risco para infestação do Aedes aegypti em Petrolina

O resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2016 aponta 1% para infestação do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A pesquisa, que aponta médio risco, foi realizada entre os dias 29 e 10 de março em 13 estratos do município.

A diretora de Vigilância em Saúde, Silvana Mudo, explica os fatores preponderantes para o aumento do índice. "Esse segundo LIRAa foi realizado após o período chuvoso o que, consequentemente, eleva o índice de infestação, pois após as chuvas a temperatura eleva e torna as condições totalmente favoráveis para a proliferação e reprodução do mosquito"...

Banco do Brasil realiza mobilização pelo combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira em todo o país

O Banco do Brasil mobiliza, nesta sexta-feira, sua rede de agências e dependências de todo o país, que passarão por vistorias durante o dia para erradicar focos do mosquito, com prioridade para os 223 municípios com índices mais críticos da epidemia. As vistorias passam a ser semanais, como parte de uma sensibilização sistemática sobre o tema. Além disso, o BB também realiza ação cultural em mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikyngunya nesta manhã nos CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, com a inclusão de informações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em todas as visitas realizadas nos Centros Culturais pelo Programa CCBB Educativo.  

Desde o dia 29 de janeiro, já foram 5.964 dependências do Banco do Brasil vistoriadas para buscar focos do mosquito. As inspeções ocorreram em ambientes internos e externos dos prédios, além de envolverem revisão de contratos de limpeza e jardinagem, de forma a garantir inclusão de cláusula sobre cuidados preventivos contra o mosquito.

Como parte da campanha, as telas dos Terminais de Autoatendimento do Banco também divulgam mensagens de conscientização durante todo o dia. As ações contra o mosquito em todo o país envolvem mutirões, inspeções em agências e aplicação de tecnologias sociais. Equipes de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, localizadas nas Gerências regionais de gestão de pessoas do Banco, também estão orientando e dando apoio a essas vistorias. O Banco capacita funcionários como multiplicadores e já conta com 168 comitês que trabalham nas suas comunidades, além de iniciativas de funcionários e aposentados voluntários do BB. As ações de vistoria também abrangeram instalações de 1,3 mil AABBs (Associações Atléticas Banco do Brasil) em todo o País.

Por parte da Fundação Banco do Brasil, o combate ao mosquito inclui ainda a alternativa de aplicação de tecnologias sociais – conjunto de técnicas e metodologias simples, de baixo custo, desenvolvidos em interações com comunidades. Uma das iniciativas é o Projeto Dengoso, que envolve tecnologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, do Piauí. Consiste na utilização de peixes para o controle e redução de larvas do mosquito. A eficiência no controle das larvas dos insetos, nos locais povoados e com adaptação dos peixes, é de 100%...

ESPAÇO DO LEITOR: URGENTE! PERIGO COM AEDES AEGYPTI.

Caro Geraldo José,

Gostaria de usar este nobre e conceituado Blog para divulgar uma situação lamentável que está acontecendo no bairro Jardim Vitória, mais precisamente por trás do PSF (Posto de Saúde da Família), um ambiente salubre e que a qualquer momento pode passar a ser insalubre...

Prefeitura de Jaguarari realiza mutirão de combate ao Aedes Aegypti no Distrito Pilar

A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão para eliminar focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, na quarta (02) e quinta-feira (03), no Distrito Pilar, intensificando as ações de enfrentamento ao transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

O objetivo é diminuir a quantidade de criadouros efetivos (com larvas) e potenciais do mosquito. A medida irá diminuir sensivelmente a população do mosquito de forma a diminuir a probabilidade de transmissão no Distrito Pilar. A ação foi realizada com a participação dos Agentes de Combate as Endemias, Agentes de Saúde, Setor de Limpeza Pública, Equipes de Saúde dos PSFs 1 e 2, CRAS, CDL, Rotary, EPC e alunos das escolas do Distrito Pilar.  ..

SESI está promovendo Mobilização Nacional contra o Aedes Aegypti nesta sexta-feira (5)

Alunos do SESI e SENAI estão participando, nesta sexta-feira (4) e sábado (5), da Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes Aegypti, promovido pelo Sistema Indústria. Simultaneamente, as escolas do SESI e SENAI dos 26 Estados e o Distrito Federal vão realizar ações para engajar os alunos, pais e responsáveis na luta contra o mosquito transmissor da dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.

Em Pernambuco, palestras e esquetes teatrais, ambas com duração média de 40 minutos, vão acontecer durante toda a sexta-feira (4), em dez escolas, da Região Metropolitana ao Sertão, com meta de atingir 18 mil pessoas. No Sertão, as unidades de Araripina e Petrolina do SESI terão palestras para ensinar o público a não deixar o mosquito nascer, e a reconhecer os sintomas da doença...

Univasf promove ciclo de palestras sobre Aedes aegypti hoje (3)

Com o objetivo de reduzir os índices das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, hoje (3), um ciclo de palestras sobre o assunto. Intitulado de "Aedes aegypti: o que precisamos saber?", o evento será realizado das 14h às 18h, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), localizada no 2º andar do prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local. A iniciativa integra as ações da campanha “Univasf sem Aedes”. 

As palestras são destinadas principalmente aos bolsistas dos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), como meio de capacitação para atuar nas escolas e na comunidade, mas são abertas a todos os interessados. Os participantes terão direito a certificado. De acordo com a diretora de Programas Especiais de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), Adriana Mayumi, serão apresentadas várias temáticas relacionadas ao mosquito e às doenças causadas por ele. “Serão abordadas as doenças, mas também a saúde como um todo, qual o ambiente que leva as pessoas a serem acometidas por elas e saber mais sobre o mosquito, como ele se reproduz, a ideia geral do ciclo”, explica. 

A programação conta com quatro palestras que serão ministradas por professores da Univasf: “Aspectos clínicos e padrões de incidência das doenças transmitidas por Aedes aegypti”, com o professor Aristóteles Cardona, do Colegiado de Medicina; “Saúde Única (One Health) no contexto da prevenção e controle da Dengue, Zika e Chikungunya”, com o professor João Alves, do Colegiado de Medicina Veterinária; "Principais arboviroses transmitidas pelos mosquitos do gênero Aedes", pelo professor Marlos Gomes Martins, do Colegiado de Ciências Biológicas; e "Aedes aegypti: biologia, comportamento e controle”, pela professora Rita de Cássia Rodrigues Gonçalves-Gervásio, do Colegiado de Engenharia Agronômica. 

 Ciclo de Palestras Aedes ..

Site da prefeitura de Casa Nova ganha ação contra o Aedes aegypti

Quem acessa o site oficial da prefeitura de Casa Nova (www.casanova.ba.gov.br) terá a 'companhia' de mosquitos Aedes aegypti 'voando pela tela'. A campanha é interativa e o internauta pode usar o mouse que se transforma em raquete para matá-los. Ao atingir um deles, surge uma mensagem na tela sobre o combate aos criadouros. A informação que o leitor recebe após tentar clicar na imagem do mosquito é "não adianta apenas matar o mosquito, não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós". A ideia de utilizar a campanha criada pelo Ministério da Saúde e colocada em prática em sites oficiais do governo foi do responsável pelo setor Tecnologia da Informação (T.I) da prefeitura, Osni Freire. 

Para o assessor de comunicação da instituição, jornalista Welington Junior, a utilização de várias ferramentas de comunicação e publicidade para ampliar informações sobre a campanha de mobilização e conscientização contra Aedes é fundamental. "Acompanhando uma orientação da gestão municipal e em consonância com a secretaria de Saúde, o nosso setor está desenvolvendo muito material de educação como panfletos, cartazes, faixas, além das ações em redes sociais (fb/pmcnOficial). A campanha do site é mais um alerta", pontua. ..

Funcionários do SAAE/Juazeiro na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) está mobilizada para diminuir a incidência de doenças relacionadas ao Aedes Aegypti no município. Na última sexta-feira (26), na Univasf, foi realizada uma palestra educativa de orientação aos funcionários do setor de leitura da autarquia para combater a proliferação do mosquito.

De acordo com o supervisor de endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Elivalto Batista de Oliveira, o mosquito é o principal vetor da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus. “Precisamos disseminar as informações sobre como combater o mosquito e com a parceria do SAAE vamos atingir um número maior de residências”, observou...

População de Casa Nova se mobiliza contra o mosquito Aedes Aegypti

Cerca de mil pessoas saíram na sexta-feira (26) pelas principais ruas de Casa Nova para conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O evento de mobilização foi uma ação da Prefeitura de Casa Nova através da secretaria de Saúde do município.
 
Para o coordenador de endemias da cidade, José Martins de Almeida, que é funcionário público há 55 anos, o evento é uma força tarefa para conscientizar a população para eliminar os focos do mosquito. "O Mosquito precisa ser combatido, pois o mesmo continua a cada ano mas agressivo à saúde publica. Com um pequeno gesto de cada morador, podemos eliminar de vez com essa praga", orientou.
 
O evento contou com vários alunos da rede pública de ensino, funcionários públicos do município e com a presença do vereador Zé Eduardo, presidente da Câmara de Vereadores da cidade. A primeira dama do município, Joelma Cota e o secretário de Saúde, Luiz Resende, também estiveram presentes. " Um momento importante de conscientização da população. Estamos firmes fazendo a nossa parte", finaliza Rezende. Neste domingo, 28, a caminhada será realizada no distrito de Santana do Sobrado a partir das 8h. ..

Caminhada de combate ao Aedes aegypti movimentou manhã de sábado em Petrolina

Uma caminhada educativa de conscientização sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, movimentou as principais ruas do bairro Quilômetro 2, em Petrolina na manhã deste sábado (27). A iniciativa, coordenada pela Unidade do Sest Senat de Petrolina, começou logo cedo com um grupo de mais de 150 pessoas, entre funcionários e voluntários, visitando cada uma das famílias do bairro.

Em cada casa visitada e a cada pessoa abordada nas ruas, os integrantes da caminhada distribuíam panfletos, adesivos e davam orientações para vencer este mosquito que é responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Segundo o diretor da Unidade do Sest Senat de Petrolina Marcílio Cavalcanti, a ordem é uma só: recolher todo tipo de lixo, inclusive aqueles utensílios que possam se transformar em criadouros do mosquito. “Combater o Aedes aegypti se tornou uma das prioridades da saúde pública no Brasil e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Nordeste (Fetracan), Newton Gibson deflagrou esta campanha através do Sest Senat em todo país”...

Prefeitura Jaguarari intensifica combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Jaguarari vem atuando de maneira firme no combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. A palavra de ordem é intensificar as ações e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Combate as Endemias, está realizando diversas ações de combate ao mosquito em todas as regiões do município.

O Governo Municipal iniciou um trabalho de conscientização junto à população, reunindo as comunidades para alertar sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para a eliminação dos focos do mosquito, a prefeitura utilizou recursos próprios na compra de bombas costais, que são muito efetivas para o bloqueio de focos do mosquito...

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM JUAZEIRO LANÇA CAMPANHA PARA O COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Sensível ao momento que vive o Brasil quanto ao surto de Dengue, Chicunguna e Zika Vírus, a Assembléia de Deus em Juazeiro na Bahia. Igreja presidida pelo Pastor Wolmar Alcântara lança uma campanha de 30 dias contra o Mosquito Aedes Aegypti. Neste sentido, a capelania da Assembléia de Deus em Juazeiro tem como objetivo alertar fieis, sobre os perigos da Dengue, Zica, Chikungunya, especialmente nesta época de chuvas e temperaturas elevadas que levam à explosão populacional do mosquito.

Segundo o idealizador do projeto “Brasil em alerta contra o mosquito Aedes Aegypti! Eu AD me importo e você?”, o pastor Capelão José Carlos Pinheiro declara: “Não cuidamos somente do lado espiritual. Também temos que cumprir o papel de agentes transformadores do local onde vivemos. A intenção é desafiar nossas Congregações, espalhadas em toda zona Urbana e Rural, do nosso município, mobilizando-as a, realizar ações de conscientização ao combate ao o Mosquito Aedes Aegypti"...

1,5 mil leituristas da Coelba ajudarão no combate ao Aedes aegypti

Cerca de 1,5 mil leituristas da Coelba reforçarão o combate à dengue na Bahia. A parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Saúde (SESAB), foi anunciada ontem, 23/02, em Salvador e será iniciada em março. A estratégia da empresa é utilizar estes profissionais, que diariamente coletam consumo mensal de energia elétrica dos mais de 5,7 milhões de clientes, para identificar focos do mosquito e informar as autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. Para isso, os leituristas receberão treinamento da SESAB. 

Ao identificarem áreas de risco de reprodução do mosquito, como pneus, vasos, tonéis, garrafas e demais locais de acúmulo de água parada, os leituristas irão repassar informações aos órgãos competentes. As anotações e indicações dos locais sob risco serão feitas nos próprios equipamentos de coleta de leitura que já estão configurados para receber os dados. As informações resultarão em um relatório que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde para que sejam tomadas as medidas necessárias. A intenção é dar mais agilidade ao mapeamento dos focos de reprodução e auxiliar na eliminação do mosquito que transmite doenças como a dengue, zika e chicungunha...