Foram encontrados 145 registros para a palavra: Racismo

Árbitro relata na súmula suposto ato racista no Ba-Vi

O árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou na súmula de Bahia x Vitória a reclamação de Renê Júnior quanto a um suposto ato racista do atacante colombiano Tréllez durante o clássico de domingo (22). Porém, ressaltou que nenhum membro da comissão técnica presenciou o fato.

"Aos 45 mais dois minutos do segundo tempo, quando a bola estava fora de jogo, o atleta nº 23 Renê dos Santos Junior da equipe do E.C. Bahia veio em minha direção informando que o atleta nº 22 Santiago Trelléz da equipe do E.C. Vitoria o chamou de 'macaco'", diz o relato do árbitro...

Governo promove formação para combate ao racismo, sexismo e à intolerância religiosa

O combate ao racismo, ao sexismo e à intolerância religiosa foi tema central do Curso de Formação de Instrutor Interno Básico, realizado ao longo desta semana, pelo Governo do Estado, em Salvador. Voltada a integrantes de órgãos e secretarias estaduais, a iniciativa é resultado de parceria entre as secretarias da Administração (Saeb), por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Com carga horária de 40 horas, as atividades foram encerradas nesta sexta-feira (22).

A intenção é ampliar as discussões e incluir as temáticas na grade de formação dos programas de carreiras dos servidores públicos estatuais, de forma permanente. “É necessário trabalhar um novo olhar sobre a questões que envolvem raça, gênero e os aspectos da liberdade religiosa no serviço público. A formação pode ajudar muito a contribuir uma nova cultura com equidade e igualdade nas relações”, destacou a coordenadora de Educação Corporativa e Aprendizagem Organizacional da Saeb, Maria Tereza Ramos, que atuou como mediadora no curso...

Racismo e xenofobia são crimes e não brincadeiras, afirma vereador sobre ataque a torcedora do Bahia

Uma imagem repugnante de racismo se espalhou por grupos de WhatsApp na última semana: uma montagem com a foto de duas torcedoras negras do Bahia acima de outra com cinco torcedoras brancas do Grêmio, com a legenda “Ainda tem gente que acha que time é tudo igual”. Edna Matos, a torcedora do Bahia que aparece ao lado da filha nas arquibancadas da Fonte Nova, tomou conhecimento do fato e denunciou o crime. Segundo ela, as torcedoras gremistas também foram vítimas de discriminação. “A montagem contém três preconceitos: racial, regional e o machismo.”

Edna Matos é diretora do Instituto Federal da Bahia, em Santo Antônio de Jesus (BA), torcedora do Esporte Clube Bahia, e sua filha, Dandara Zunduri Matos, mestranda em estudos africanos no Instituto Universitário de Lisboa,  tiveram a sua privacidade e direito à imagem violados. ..

BAHIA: Governo do Estado promove debate sobre alternativas  para combate ao racismo e à intolerância na mídia

Com o Teatro Vila Velha, em Salvador, lotado, militantes do movimento negro, comunicadores e representantes das religiões de matriz africana e de diversas entidades baianas discutiram, na tarde de terça-feira (21), alternativas para o combate ao racismo e à intolerância na mídia. A atividade, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), marcou o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

"Numa data emblemática da luta racial, procuramos amplificar as vozes da sociedade civil que fazem o combate às opressões, debatendo a representação e as formas de abordagem da imagem do povo negro nos meios midiáticos. Como esfera governamental, somamos nossas ações a esta agenda", afirmou a titular da Sepromi, Fabya Reis. Ela citou políticas afirmativas e serviços mantidos pelo Governo do Estado, como a Rede e o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, que monitoram a ocorrência de casos em todas as suas tipificações...

PCdoB-BA promove encontro para construir plano de combate ao racismo

O Comitê Estadual do PCdoB na Bahia realiza, nesta quinta-feira (15/12) e na sexta (16), em Salvador, o 2º Encontro de Combate ao Racismo, com o objetivo de debater a discriminação racial e o planejamento de ações da Secretaria responsável pela frente. O encontro, nos dois dias, será no Sindicato dos Servidores do Judiciário da Bahia (Sinpojud), em Nazaré, das 9h às 17h.

O tema escolhido para esta edição foi "com racismo não há democracia" e, além da população negra, as discussões contemplam, também, os indígenas. "Vamos construir uma plataforma de ações da Secretaria Estadual do PCdoB de Combate ao Racismo, tendo em vista o enfrentamento ao racismo e defesa dos direitos da população negra e indígena na Bahia", explica o titular da secretaria temática do PCdoB-BA, Alexandro Reis, à frente do evento.

Ao todo, serão cinco painéis temáticos: o papel dos partidos de esquerda no enfrentamento ao racismo; o extermínio da juventude negra; a conjuntura política nacional; a autonomia econômica e a participação política das mulheres; e a experiência e desafios da atuação institucional. No final do encontro, na sexta-feira, será discutido e elaborado o Plano Estadual de Combate ao Racismo do PCdoB. 

Para os debates, foram convidados não só dirigentes do PCdoB, mas, também, de outros partidos de esquerda com atuação na Bahia, a exemplo do PT e do PSB. Lideranças indígenas e dos movimentos social e sindical também participarão do encontro, que é aberto ao público. ..