Foram encontrados 1387 registros para a palavra: baiano

Campeonato Baiano: Flu de Feira e Juazeirense ficam no empate

 
Fluminense de Feira e Juazeirense não saíram do 0 a 0, em duelo disputado nesta quinta-feira (11), no estádio Valfredão, em Riachão do Jacuípe, pela segunda rodada do Campeonato Baiano. Com o resultado, o Flu chegou aos dois pontos e agora ocupa a terceira colocação no Grupo 2, enquanto o Cancão de Fogo conquistou seu primeiro ponto e  ocupa a penúltima posição no Grupo 2.

Confira os resultados dos jogos desta quinta-feira:

Galícia 3 x 0 Jacobina
Fluminense de Feira 0 x 0 Juazeirense
Bahia 2 x 1 Flamengo de Guanambi
..

Juazeirense aproveita carnaval para treinar visando próxima rodada do baiano

O Carnaval da Juazeirense é em campo focado na prepraração para enfrentar o Fluminense de Feira, quarta-feira de cinzas, em Riachão do Jacuípe. Na sexta-feira, a equipe treinou em Petrolina com a possibilidade de contar com camisa nove, Nino Guerreiro, poupado de atividades do início da semana por conta de uma virose. ..

Juazeirense estreia neste domingo no campeonato baiano

Juazeirense de amarelo, no amistoso realizado no dia 23 contra o Bahia de Feira

A Juazerense já está em Salvador para a estreia do campeonato Baiano 2016. Mesmo jogando fora de casa (O mando de campo é da Juazeirense, porém, o Estádio Adauto Moraes não tem condições de receber a partida), o Cancão de Fogo tem esperança de começar a competição com o pé direito...

“Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz agricultor do sertão baiano

O ano de 2016 começou com muitas chuvas no sertão da Bahia e, mesmo de forma irregular, chovendo mais em uns locais e em outros menos, a vinda da chuva é motivo de muita alegria, principalmente para as comunidades rurais, pois estas têm o costume de armazenar a água da chuva, além da chegada dela garantir a renovação da Caatinga e favorecer o plantio e o pasto para os animais.

Para captar e armazenar a água que cai, as famílias e comunidades contam com as tecnologias de captação e armazenamento da chuva. São as cisternas de consumo e de produção, os barreiros trincheiras, os tanques de pedras, barragens subterrâneas, açudes, etc. Em todo Semiárido, estas tecnologias são construídas por mais de três mil organizações reunidas na Articulação do Semiárido – Asa, o que já possibilitou a construção de 669.243 tecnologias até janeiro deste ano. 

 Em Juazeiro (BA), famílias da comunidade de Cipó, no distrito de Juremal, estão incluídas nesse dado. A região é contemplada com projetos executados pelo Irpaa e que hoje garante o armazenamento da água em cisternas calçadão, as quais encheram logo com as chuvas da primeira semana de janeiro.

Mas, além de guardar a água, é preciso atentar para a importância de armazenar também o pasto. “Esse ano eu não passei aperreio porque tinha muita ração guardada”, diz o agricultor Rafael Nunes, se referindo ao ano de 2015 e citando a silagem e fenação como práticas adotadas nos últimos anos após a assessoria de organizações como o Irpaa. Ele conta que quando começa a sair o “broio” das plantas na Caatinga, os animais são logo soltos na área, mas como o verde não dura o ano todo, é preciso armazenar a forragem. “A gente agora é esperar que saia bem comida na área de Fundo de Pasto que a gente vai trabalhar no sistema de guardar a ração pra quando chegar o mesmo período a gente ter a ração para os animais, porque comprar não dá certo não, é muito caro”, confirma.

 São ações simples como estas, asseguradas às milhares famílias por meio das políticas públicas voltadas para o Semiárido, que diferenciam estes últimos anos de estiagem das secas de algumas décadas atrás. “Antigamente a gente esperdiçava muito, ninguém guardava nada não”, lembra Seu Rafael, destacando a importância tanto da estocagem de alimentos quanto da água.

Medição da chuva para planejar a produção..

No Bonfim, governador pede serenidade para trabalhar pelos baianos

 
Entusiasmado com o carinho de milhares de pessoas que o cercaram na chegada à Colina Sagrada, o governador Rui Costa chegou ao adro da Igreja do Bonfim por volta das 12h e tomou o tradicional banho de água de cheiro de dezenas de baianas que o esperavam. "Só tenho que agradecer a Deus pela confiança e generosidade dele propiciar que um homem simples da Liberdade chegasse aqui hoje, após um ano [de Governo], com esse carinho do povo. Espero que ele me dê saúde, paz e serenidade para trabalhar muito pelos baianos", disse Rui bastante emocionado após nova queima de fogos.
 
Ao longo de todo o percurso, Rui destacou a emoção em participar - pela primeira vez como governador do estado - da caminhada até o Bonfim. "O coração de todo baiano bate mais forte nesse momento. Desde criança participo do Bonfim, e é uma emoção especial", disse o governador na sua chegada ao bairro do Comércio, onde participou do ato inter-religioso na Igreja da Conceição da Praia.
 
Bastante aplaudido durante toda a caminhada, realizada ao lado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, e de diversos secretários, Rui reforçou que neste momento de paz e muita devoção, não havia espaço para falar de política: "Ainda temos muito a fazer pela Bahia e não vamos debater política nesse momento de muita emoção. Eu só posso retribuir este carinho com muita garra e dedicação que resultem em ações para continuar melhorando a vidas das baianas e baianos", disse Rui.
..

Políticos baianos criticam vazamentos da Lava Jato

As conversas que vazaram no âmbito da Operação Lava Jato e que mostram o ex-governador da Bahia e hoje ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, tratando de doações de campanha e de influência do petista junto ao governo federal em favor de empreiteiros podem não representar uma mancha na imagem do ex-chefe do Executivo baiano. A análise é dos deputados federais José Carlos Araújo (PSD) e Arthur Maia (SD), governista e oposicionista, respectivamente. Ambos defendem a existência de provas concretas para que se trate do assunto com mais exatidão. Em conversa com a reportagem da Tribuna na tarde de ontem, Maia, líder do Solidariedade na Câmara Federal, criticou o vazamento de informações da operação que investiga ilícitos na Petrobras. “Francamente, o que eu vi até agora foi o ministro falando em recursos de campanha. Acho que precisa se ter uma noção mais clara para saber o que está acontecendo.

A Lava Jato é muito importante para o Brasil e acho que esse tipo de vazamento muito mais com o propósito de gerar notícia do que contribuir com as investigações e acabar com a corrupção no Brasil, acaba desmerecendo esse grande movimento feito pelo Ministério Público Federal, pelo Judiciário, que está renovando o país. Prefiro esperar qualquer tipo de conclusão a respeito do ex-governador Wagner para me inteirar sobre o assunto”, disse o líder.José Carlos Araújo, presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, disse ter observado o contexto em que os fatos são naturais e legais para a época. “Cada momento é um momento. Estão dizendo que Wagner participou de negociações para doação de campanha de Nelson Pelegrino (candidato à prefeitura de Salvador em 2012 pelo PT). Na verdade, a regra do jogo era uma, por ela era permitido que empresa fizesse doação para as campanhas. O pedido foi nesse contexto. Agora, o que não pode é aplicar regras novas em doações velhas. As novas doações agora são regidas por outras regras. São outros tempos, cada qual com seu cada qual...

CEEP NORTE BAIANO ABRE MATRÍCULAS PARA NOVOS CURSOS TÉCNICOS EM JUAZEIRO

No período de 21 a 27 deste mês, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano (CEEP) estará com as matrículas abertas para os novos cursos que estão sendo oferecidos para os estudantes que concluíram o 9° ano da rede municipal e estadual de ensino. Os cursos são de Técnico em Administração, Técnico em Logística e Técnico em Comércio. Outras informações: 74-3612-9279 ou 3613-0713, rua do Cajueiro, bairro do mesmo nome. ..