Foram encontrados 161 registros para a palavra: lgbt

Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro promove discussão sobre saúde LGBT

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a coordenação estadual LGBT realizou na última sexta-feira (05), no Terreiro Ilê Asé Omynkayodé, no bairro Palmares, um bate papo sobre saúde e direitos da população LGBT. O encontro faz parte da política estruturante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social que tem o objetivo de articular e promover a construção de políticas que atendam às demandas apresentadas pela população LGBT em todo o estado.

O mediado por Gabriel Teixeira, coordenador estadual de Políticas LGBT que explicou o objetivo do encontro. “A ideia é fazer a interiorização das políticas públicas, pois acreditamos ser importante ocupar todos os espaços e, a partir dessas conversas, podermos fomentar a luta contra a LGBTfobia”, completou...

Psicóloga da Secretaria da Saúde fala sobre Saúde da População LGBT+ em evento universitário de Juazeiro

Representando a Secretaria Municipal da Saúde, a psicóloga Josicleia Oliveira participou na quinta-feira (27), como palestrante de uma mesa redonda com o tema: ‘Saúde da população LGBT+’. O evento foi organizado por estudantes do curso de enfermagem da Faculdade do São Francisco de Juazeiro (FASJ) e aconteceu no prédio da instituição de ensino.

Durante o encontro foi possível abordar aspectos psicossociais da população LGBT+, além de alguns dados epidemiológicos que justificam a necessidade dessa política. Para a psicóloga, Josicleia Oliveira é preciso “sensibilizar futuros profissionais da saúde em relação ao acesso e à qualidade de atenção à saúde dessa população. Fiquei feliz em representar o setor de educação permanente e humanização da Secretaria da Saúde para falar sobre a temática. É importante para o município participar da qualificação desses futuros profissionais da Saúde”, descreveu Josicleia Oliveira.  ..

Juazeiro discute implantação do Conselho da população LGBT

Uma reunião no próximo dia 12 de abril, às 9h, na Casa dos Conselhos de Juazeiro, iniciará as discussões para implantação do Conselho de Defesa dos Direitos da População LGBT no município. Para o início do processo estão sendo convidados, principalmente, movimentos sociais e instituições que atuam com a pauta LGBT.

A convocatória está sendo feita por uma comissão criada com esta responsabilidade. “Vários segmentos foram convidados e qualquer pessoa que tiver interesse pode participar também. Será um momento aberto ao público que formalizará a intenção da implantação do conselho em Juazeiro”, afirmou Eduardo Rocha Supervisor de Políticas LGBT...

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre saúde integral da população negra em Juazeiro

Profissionais de enfermagem da rede de Atenção à Saúde Pública de Juazeiro participaram  na última terça-feira (26) no auditório do Centro de Saúde III, de uma capacitação que teve como tema a ‘Saúde integral da população negra’ o momento de acolhimento aos profissionais aconteceu.

De acordo com o enfermeiro Daniel Dias Cruz que conduziu a capacitação, “a saúde da população negra é muitas vezes é um tema negligenciado, não é dada a importância que deveria ter. Precisamos discutir inclusive quebrar tabus, mostrar a política, quebrar tabus e proporcionar uma atenção a saúde da população negra que seja mais integral”, descreveu.  ..

Exposição em Petrolina aborda a representatividade LGBTQI+

Com o objetivo de abordar a representatividade e resistência de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero, Queer e Intersexo (LGBTQI+) no Vale do São Francisco, tem início neste sábado (16), às 19h30, a exposição 'Erva Daninha', em Petrolina. O trabalho da artista Morgana Caroline reúne cerca de oito obras e constrói uma relação entre esta parcela da população e como ela é enxergada pela sociedade.

O tema da exposição surgiu de uma reflexão da artista sobre a forma que a sociedade lida com a população LGBTQI+. "As ervas daninhas são vistas como pragas, desde nos pequenos jardins residenciais, até as grande plantações do agronegócio. Em ambos os casos, as daninhas são retiradas, numa tentativa de impedir seu florescer e proliferação, mas a realidade é que elas sempre voltam. Tem um outro lado que poucos sabem, onde essas plantas se mostram ricas em beleza (para cunho decorativo), em propriedades medicinais e etc", diz a artista, completando...

Bahia ocupa 3º lugar por mortes de LGBTs no Brasil

Estima-se, com base em indicadores diversos da Academia e Governamentais, que exista no Brasil por volta de 20 milhões de gays (10% da população), 12 milhões de lésbicas (6%) e 1 milhão de trans (0,5%). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não tem esse levantamento oficial.

Apesar de ter havido uma redução de 6% na comparação com 2017, o Brasil segue sendo o país do mundo onde mais ocorreram mortes violentas de pessoas LGBT+. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a cada 20 horas um LGBT morreu em 2018 no país de forma violenta vítima da LGBTfobia...

Núcleo da Associação Nacional dos Conservadores emite nota e repudia expressão atribuída ao coordenador Aliança LGBT

"O conservadorismo advém de um sentimento que toda pessoa madura compartilha com facilidade: a consciência de que as coisas admiráveis são facilmente destruídas, mas não são facilmente criadas. Isso é verdade, sobretudo, em relação às boas coisas que nos chegam como bens coletivos: paz, liberdade, lei, civilidade, espírito público, a segurança da propriedade e da vida familiar, tudo o que depende da cooperação com os demais, visto não termos meios de obtê-las isoladamente". (Roger Scruton)

A ACONs – Juazeiro (Associação Nacional dos Conservadores) repudia, com veemência, a tentativa de, mais uma vez, atribuir o cerceamento das liberdades individuais, ao conservadorismo...

Ato ”A revolta das cores” aconteceu na ilha do fogo

No último domingo (13), centenas de pessoas da  população LGBTQ+ de Petrolina e Juazeiro participram na Ilha do Fogo, de um ato de repúdio para conscientizar e sensibilizar comerciantes e usuários do local contra a LGBTFOBIA.

O evento foi realizado pela coordenação municipal da Aliança Nacional LGBTQ+ de Petrolina, Associação Sertão LGBT , Coletivo Monas e do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Juazeiro. Além das falas das lideranças dos movimentos LGBT, que enfatizaram que “aquele ato não era um lazer, e sim um ato político de ocupação de um espaço público, de liberdade e também de propriedade da população que ainda sofre com a discriminação e com a violência LGBTfóbica”...

Assassinatos de LGBT crescem a cada ano 30%, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia

Há 38 anos coletando estatísticas sobre assassinatos de homossexuais e transgêneros no país, o Grupo Gay da Bahia (GGB) registrou um aumento de 30% nos homicídios de LGBTs em 2017 em relação ao ano anterior, passando de 343 para 445. Segundo o levantamento, obtido pelo GLOBO, a cada 19 horas um LGBT é assassinado ou se suicida vítima da “LGBTfobia”, o que faz do Brasil o campeão mundial desse tipo de crime.

 A causa das mortes registradas em 2017 segue a mesma tendência dos anos anteriores, predominando o uso de armas de fogo (30,8%), seguida por armas brancas cortantes, como facas (25,2%). Segundo agências internacionais de direitos humanos, matam-se mais homossexuais no Brasil do que nos 13 países do Oriente e África onde há pena de morte contra os LGBTs...

Coordenador municipal da aliança nacional LGBT denuncia que casal de namorados foi agredido na Ilha do Fogo

"Em contato com a redação deste Blog Geraldo José, o coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBT, Alzyr Anttonio Sá Brasileiro, denunciou que um casal de namorados gays foi agredido no final da tarde de sábado (5) na Ilha do Fogo, "e a motivação foi a orientaçao sexual".

"Os dois agredidos não querem se expor, estão no momento assustados e por isto não revelam os nomes. Estamos organizando um ato de repúdio na Ilha do Fogo". Segundo Alzir os agressores usaram uma pedaço de madeira para "bater no casal e além da violência física, usavam agressões verbais, a exemplo de que viado tem que morrer”. ..

Bolsonaro estreia com ofensiva legal que põe minorias e ambientalistas em alerta

O Governo Bolsonaro implementa em suas primeiras horas uma ofensiva legal para reduzir e redistribuir funções nas pastas na Esplanada dos Ministérios que põe em alerta minorias sociais, em especial os indígenas, e também os ambientalistas. Nada incluído na ampla primeira Medida Provisória da nova gestão é uma surpresa, já que o presidente ultradireitista fez sua campanha prometendo não conceder "nem um centímetro a mais" de terras para indígenas e criticando duramente políticas públicas para grupos vulneráveis, que ele definiu como "coitadismo". 

No primeiro dia completo de Governo, Bolsonaro foi à posse de alguns dos seus 22 ministros. Em alguns casos, o tom foi como o do próprio presidente, de grande peso na pauta ideológica de direita e fustigação dos adversários "socialistas". O Governo estreante pôde comemorar a recepção positiva do mercado financeiro, com alta recorde da Bolsa de São Paulo e queda do dólar, e ainda um acordo importante para a sustentabilidade de sua gestão: o apoio dos bolsonaristas à reeleição de Rodrigo Maia (DEM) na presidência da Câmara. Se efetivo, o pacto deve assegurar um aliado em um cargo que comanda a agenda do que vai a votação no Legislativo - falta ainda uma acerto para o Senado...

Univasf: Aula debate com temática da saúde da população LGBTQ+

Aconteceu na última quarta-feira, no campus Centro da Univasf de Petrolina, uma aula seguida de debate com a temática da Saúde da população LGBTQ+. Na ocasião foram debatidas as dificuldades de acesso aos serviços de saúde por essa população, além das especificidades do cuidado e qual deve ser a postura de profissionais de saúde para que o melhor cuidado seja estabelecido.

A atividade foi uma realização da LAMFAC - Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Univasf - formada por estudantes de medicina e professores. A facilitação do espaço foi feita pelo Médico de Família Wandson Padilha, que também coordena um ambulatório específico para travestis e pessoas trans na região. Para ele, ainda há muito por avançar: "Nós temos um déficit muito grande na formação em saúde voltada para a população LGBTQ+ e temos realizado trabalhos de qualificação com estudantes e profissionais aqui em Petrolina, mas ainda temos muito a avançar neste tema", afirmou...

Caravana LGBTI+ debate diversidade em Petrolina, objetivo é ampliar o diálogo

A coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ começa a partir desta sexta-feira (13) uma caravana por cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco para debater com a sociedade temáticas relacionadas à diversidade. “Nós sabemos que no Interior do Estado a realidade é ainda mais difícil para essa população. A ideia é ampliar o diálogo e unir cada vez mais cidades em torno da causa”, explicou Marco Mota, coordenador da Caravana da Aliança em Pernambuco.

Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Triunfo e Garanhuns serão contempladas com o projeto. “Em cada uma delas, vamos discutir uma temática relacionada às particularidades da cidade”, explica Marco. “Em Jaboatão, por exemplo, vamos falar sobre como a educação pode tratar de maneira mais inclusiva esse público, porque recentemente duas professoras foram afastadas de uma escola da região por trazer o assunto para a sala de aula.”..

Equipe do Bolsa Família passa por capacitação para atender público LGBT

Foi realizada quarta-feira (23) na sede da Casa do Bolsa Família em Juazeiro uma capacitação para atendentes do Cadastro Único com o objetivo de qualificá-los para o atendimento com o público LGBT. A ação realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foi uma etapa preparatória para a ‘Agenda da Diversidade’ que acontece nesta sexta-feira (25) também na Casa do Bolsa Família.

A capacitação realizada também fez parte da programação do Maio da Diversidade que este ano traz como tema ‘Um olhar para a Juventude LGBT’. Segundo a diretora da Diversidade Luana Rodrigues, “Pensamos em fazer essa capacitação para que os profissionais que lidam com vários públicos diariamente estejam preparados para atender de forma igualitária todos os usuários que procurarem nossos serviços. Trouxemos informações sobre o público LGBT, sobre o decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social nas repartições públicas e orientações sobre preenchimento de formulários”...

Juazeiro: Equipe do Bolsa Família passa por capacitação para atender público LGBT

Foi realizada nesta quarta-feira (23) na sede da Casa do Bolsa Família em Juazeiro uma capacitação para atendentes do Cadastro Único com o objetivo de qualificá-los para o atendimento com o público LGBT. A ação realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foi uma etapa preparatória para a ‘Agenda da Diversidade’ que acontece nesta sexta-feira (25) também na Casa do Bolsa Família.

A capacitação realizada também fez parte da programação do Maio da Diversidade que este ano traz como tema ‘Um olhar para a Juventude LGBT’. Segundo a diretora da Diversidade Luana Rodrigues, “Pensamos em fazer essa capacitação para que os profissionais que lidam com vários públicos diariamente estejam preparados para atender de forma igualitária todos os usuários que procurarem nossos serviços. Trouxemos informações sobre o público LGBT, sobre o decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social nas repartições públicas e orientações sobre preenchimento de formulários”...

Prefeitura lança projeto para aprimorar atendimento ao público negro e LGBT em Petrolina 

No Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, celebrado nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Petrolina lançou  o projeto ‘Prefeitura sem Preconceito’, que tem o objetivo de apresentar vivencias, capacitar e discutir com os servidores o adequado acolhimento e atendimento ao público negro e LGBT. 

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos, o projeto pretende garantir o direito à diversidade e combater qualquer tipo de discriminação no serviço municipal. ..

Geraldo Pontes de Juazeiro é terceiro colocado na 21ª Edição do Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador

O clima do 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, ocorrido na noite da segunda-feira, 12, de Carnaval na Praça Municipal, escadaria do Palácio Thomé de Sousa foi de muito brilho, glamour, mas a coloração do protesto e da denúncia foi expressão antes nunca visto, nas edições anteriores do evento. O ator All Zack idealizador da personagem feminina Gina de Mascar levou um grupo de atores e uma atriz fez discurso em defesa da autonomia das mulheres em relação ao seu corpo, contra o assédio sexual e moral.

No mesmo segmento de denúncia dos crimes contra as mulheres a transformista Ferah Sanchine, entrou no palco executando uma canção de Elza Soares “Maria da Vila Matilde”, na música orienta ligar 180 para denunciar violência contra o gênero feminino. Ao fim da música, ela convidou a trans Millena Passos que reforçou o discurso e ainda falou da violência contra as mulheres travestis e trans...

Em nota, Associação Sertão LGBT pede ao prefeito Miguel Coelho que vete projeto do vereador Elias Jardim

A Associação Sertão LGBT publicou uma nota, repudiando a aprovação do projeto de autoria do vereador Elias Jardim, PHS, que proíbe debates sobre gênero nas escolas municipais. Confira abaixo a íntegra da nota:

"A Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco vem por meio dessa nota emitir seu extremo repúdio as medidas conservadoras e obscurantistas adotadas pela Câmara Municipal de Petrolina na última quinta-feira, 7 de dezembro, ao aprovarem, em sua maioria, o projeto do vereador Elias Jardim que proíbe o ensino sobre a diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas e privadas do município, sendo essa intitulada erroneamente por ele como “Ideologia de Gênero”. ..

Projeto de Lei em Petrolina que teve proposta de proibir ideologia de gênero nas escolas causou confusão entre vereador e grupo LGBT

A sessão da Câmara de Vereadores, desta quinta-feira (7), realizada pela manhã em Petrolina, mais uma vez teve confusão. Motivo: a polêmica do projeto de lei (nº 132/17), de autoria de Elias Jardim (PHS), que teve a proposta de proíbir a realização de atividades didáticas referentes a ideologia de gênero nas escolas da rede municipal e privada do municipio

O vereador autor do projeto foi "tachado" de fascista por representantes de grupos LGBT que ocuparam o plenário da Casa Plínio Amorim. O vereador usou versículos da Bíblia para justificar seu projeto. O projeto foi aprovado pela maioria dos votos...

Bolsonaro sobre eleitores LGBT: 'a maioria dos gays é simpática a mim'

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi o convidado da série 'Presidenciáveis' do 'Mariana Godoy Entrevista' na noite desta sexta-feira (27). Durante a participação, ele falou de sua possível candidatura nas eleições de 2018 e comentou sobre as privatizações das empresas brasileiras. “A China não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil. Você não está privatizando as estatais, você está estatizando para os chineses. Abre-se um projeto para a entrada de engenheiros aqui no mercado de trabalho do Brasil, mesmo tendo aí dezenas de milhares de engenheiros desempregados. Ou seja, no futuro, o brasileiro vai exercer funções modestas na empresa. A China está comprando nosso subsolo, está comprando o Brasil. As empresas brasileiras estão sendo estatizadas pelos chineses”, declarou.

Embora envolvido em polêmicas por declarações voltadas à comunidade LGBT, Bolsonaro afirmou que os homossexuais estão com ele: “A maioria dos gays é simpática a mim; e vota em mim. Quem não tem um parente, um amigo [homossexual]. Todo dia recebo mensagens no meu WhatsApp falando: 'Sou gay e estou contigo'. Não adianta você ser hétero ou gay, você não vai ser feliz nunca se não tiver emprego, uma economia ajustada e não tiver como conviver pacificamente no Brasil”...