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Diretor da AMA visita instalações de feiras e mercados do centro de Juazeiro

O Diretor Executivo da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Antônio Vargas Filho, acompanhado por sua equipe de gerentes e superintendentes visitou as feiras e mercados do centro de Juazeiro nesta sexta-feira, 27. A visita iniciou no Mercado Joca de Souza, seguindo para o Mercado Popular, Camelódromo e finalizando na feira livre do bairro Alto da Maravilha.

A visita serviu para avaliar as dificuldades e as condições de trabalho desses pontos. Na ocasião, o diretor da AMA conversou com os permissionários e garantiu trabalhar em prol de melhorias para as feiras e mercados de Juazeiro. "A gestão do prefeito Paulo Bomfim se preocupou em criar uma autarquia para que os mercados, feiras e o camelódromo tivessem maior autonomia de gerenciamento. Nossa visita é para escutar as demandas da população, ver os problemas de perto e buscar uma solução. Queremos trabalhar nos pontos críticos ofertando melhores condições de trabalho para os permissionários e atrair mais clientes para nossas feiras", enfatizou Mitonho..

Bahia atende exigências dos mercados nacional e internacional de carne

Com cerca de 200 milhões de cabeças, e sendo o segundo produtor de rebanho bovino efetivo no mundo, o Brasil assumiu desde 2004 a liderança nas exportações, com um quinto da carne comercializada internacionalmente e vendas em mais de 180 países. De grande importância econômica e social, a bovinocultura proporciona o desenvolvimento das cadeias produtivas de leite e carne, e o valor bruto da produção de ambos os segmentos está estimado em R$ 67 bilhões.

O desenvolvimento de políticas públicas, que permitem que o animal seja rastreado desde o seu nascimento até o abate; o investimento em tecnologia e capacitação profissional; o controle da sanidade animal e segurança alimentar contribuíram para que a Bahia atendesse às exigências de mercados rigorosos e conquistasse espaço no cenário internacional.

Entre os maiores consumidores de carne bovina, estão os brasileiros, com o consumo em torno de 37 quilos “per capta” por ano (MAPA, 2013), aliados ao crescimento da pecuária de corte e do número de bovinos abatidos. Desde a implantação da Portaria 304/96, o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura (Seagri), e da vinculada Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), desenvolveu fiscalizações rigorosas para garantir a segurança do alimento cárneo para a população, resultando no aumento do parque industrial frigorífico com crescimento bastante significativo de 18 unidades de abate SIE e SIF em 2006, para 36 estabelecimentos com Serviço de Inspeção Estadual, sendo 26 matadouros frigoríficos e 10 abatedouros de aves. No Serviço de Inspeção Federal foram oito matadouros frigoríficos e dois abatedouros de aves, totalizando 46 unidades de abate em 2016, resultando num marco para toda cadeia produtiva da carne, ampliando a oferta de produtos seguros e de qualidade para toda a Bahia e incrementando a geração de emprego e renda.

Nesse período tornou-se fundamental as ações desenvolvidas pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal na fiscalização da qualidade dos produtos, atuando junto às indústrias processadoras e coibindo, ainda, o abate clandestino e trânsito de produtos não inspecionados em todo estado.

O compromisso principal da Seagri e da Adab vai muito além do atendimento às normas legais, abrangendo também a preocupação com a saúde pública, tendo em vista que a cada implantação de novos matadouros, contribuíra para a redução do abate clandestino na Bahia.
Em ação conjunta com o Ministério Público, a Adab vem realizando laudos técnicos para interdição e adequação de matadouros que não possuem registro no Serviço de Inspeção Estadual, através de trabalhos de orientação e conscientização dos empresários do setor agropecuário.

A ADAB manteve em 2016 o status de Estado credenciado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O Sistema é responsável por padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, que garantem a inocuidade e segurança do alimento, permitindo a venda dos produtos para todo o Brasil.

Na última auditoria, realizada pela equipe de auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), constatou-se a eficiência da atividade de fiscalização e inspeção sanitária desempenhada pela ADAB e, o comprometimento com o fortalecimento do Sistema no estado, estruturando-o para uma maior adesão das indústrias inspecionadas. O serviço de inspeção na Bahia está entre os três melhores do país, pois possui práticas de gestão inovadoras e atende aos requisitos e exigências de equivalência ao Serviço Federal.

O diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab, Willadesmon Silva, explicou que os estabelecimentos com registro no SIE não podem comercializar para outros estados, pois só é permitido quando a indústria possui a inspeção federal (SIF). Para atender à necessidade, o governo Federal criou o SISBI, que permite a equivalência do serviço de inspeção estadual ao federal, proporcionando o poder de comercialização dos produtos para outros estados. “Na prática, as agroindústrias de produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos, mel e derivados) que se adequarem aos padrões de segurança sanitária, controle de riscos e de qualidade de produtos, poderão comercializar seus produtos em todo Brasil”.

A Bahia foi um dos primeiros estados a aderir ao SISBI, em 2010, juntamente com Minas Gerais e Paraná. “Assim, acreditamos que manter a equivalência do SISBI no Estado é de extrema importância, porque possibilita o crescimento da economia através da ampliação do comércio interestadual de produtos de origem animal nas diversas escalas de produção, garantindo assim o pleno atendimento aos padrões sanitários exigidos por lei”, acrescentou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.

O Serviço de Inspeção Estadual - SIE manteve a equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI através de auditoria do MAPA que conferiu e aprovou os procedimentos adotados nas atividades de inspeção e fiscalização, permitindo assim a comercialização dos produtos baianos em todo o território nacional...

Procons realizam pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados

Procons de todo o país realizaram, durante a última segunda-feira (dia 28/11), uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados. Ao todo, foram entrevistados aproximadamente 950 consumidores em vários estados e municípios brasileiros e os resultados foram surpreendentes. A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não considera importante conferir prazos de validade dos produtos.  Além disso, apenas 39.4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relatou conferir sempre tais informações.

Em relação a produtos sensíveis, como embutidos e frios, 11.4% dos entrevistados relataram nunca verificar os prazos de validade. Já quanto a carnes, esse percentual aumenta para 20,8% dos consumidores que participaram da pesquisa. No que diz respeito a produtos como arroz, feijão e macarrão, apenas 24,5% disseram conferir a validade, sendo que 43,4% dos consumidores demonstraram não ter essa preocupação, pois nunca verificam essa informação nas embalagens no momento da compra...

AÇOUGUES, FRIGORÍFICOS, MERCADINHOS e SUPERMERCADOS TÊM ATÉ SEXTA-FEIRA PARA ADERIR A IMPLANTAÇÃO DE CORTES ESPECIAIS DE CARNES

Em época de poucas vendas e dificuldades nos negócios é importante inovar para conquistar novos consumidores e novos mercados. E para comercializar e acessar novos mercados é importante estar preparado para vender e negociar.

A cidade de Juazeiro e municípios vizinhos são os maiores consumidores de carne de caprinos e ovinos do país. Enquanto no restante do Brasil as pessoas consomem 700 gramas de carne de bode e de carneiro por ano, aqui cada pessoa come em média 14 kg de carne caprina e ovina a cada 12 meses. ..

Suzana Ramos pré-candidata do PSDB visita comerciantes dos mercados e feiras

Na última semana, o vereador José Carlos Medeiros (PSDB) voltou aos entrepostos comerciais para apresentar a sua pré-candidata a prefeita, Suzana Ramos (PSDB), e reafirmar o compromisso em continuar defendendo os microempreendedores.

“Me sinto em casa. Conheço cada comerciante e cada necessidade desses espaços. Na tribuna da Câmara, nos meios de comunicação e junto à administração municipal, sempre reivindiquei e cobrei melhorias.Com coragem, sempre fui a favor das lutas que envolviam os comerciantes dos nossos entrepostos comerciais, pois entendo que o desenvolvimento econômico que é gerado nesse setor movimenta e muito nossa cidade”, comentou Medeiros...

ESPAÇO DO LEITOR: MERCADOS DO PRODUTOR.

O Mercado do Produtor de Juazeiro é um entreposto hortifrutícola reexpedidor, o maior do interior do país; o seu volume de comercialização é duas vezes e meia maior que a Ceasa de Salvador e uma vez e meia a Ceasa de Recife. Comercializa produtos de mais de 20 municípios do Estado da Bahia, de outros estados do nordeste e do sul. Seu grande público abastecedor são os pequenos irrigantes e pequenos agricultores que não tem acesso fácil, por volume, regularidade ou qualidade, aos Mercados do Sul e Sudeste ou as exportações. Possui comercialização durante todos os dias da semana, com mais de 120(cento e vinte) itens em oferta, desde os tradicionais produtos das áreas irrigadas do Vale do São Francisco, às frutas de clima temperado como maçãs, peras, ameixas do extremo sul e especiarias, alcançando um público de mais de 1 milhão de pessoas em vários estados. O grande mercado são as cidades pequenas, médias e grandes, e as regiões metropolitanas do nordeste e norte do país.  

1.0 - ANTECEDENTES  ..