Foram encontrados 1541 registros para a palavra: Rio S

Seminário sobre mercado de alimentos e bebidas abre Semana do MEI em Juazeiro

Em Juazeiro, a programação da Semana do MEI começou nessa segunda-feira, 8, com discussões sobre os desafios e tendências para empreender no segmento de alimentos e bebidas. O Seminário de fortalecimento do Microempreendedor Individual (MEI), realizado na sede do Senai, reuniu atuantes no setor para abordar temas como perfis de consumidores, canais de vendas, atendimento, fidelização e novos nichos de mercado.

Uma das participantes foi a empresária Miriam Costa, que há três anos trocou a sala de aula para se dedicar ao ramo de alimentos, buscando a formalização e as consultorias no Sebrae em Juazeiro. Ela, que participou da capacitação, sonha com a abertura do ponto de venda. "Foi difícil começar do zero sem conhecimento, era uma área totalmente nova. Encontrei no Sebrae o incentivo e orientação para planejar minha empresa, inovar em produtos e conhecer meu cliente", destacou a MEI, ressaltando ainda a satisfação com as atividades gratuitas da Semana do MEI...

Mais de um milhão de peixes nativos foram inseridos no rio São Francisco em 2017

Mais de um milhão de alevinos de espécies nativas foram soltos em 18 ações de peixamentos realizadas no rio São Francisco somente em 2017. Na última semana, o trecho do rio localizado no município de Piumhi, em Minas Gerais, recebeu cinco mil peixes curimatã pacu. Os peixamentos fazem parte do trabalho de revitalização do rio, promovido pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Desde o início do projeto, em 2007, foram reproduzidos mais de 146 milhões de alevinos, sendo 66 milhões nativos para garantir a recomposição e manutenção da ictiofauna  e 80 milhões não nativos, como apoio à piscicultura local.

A reprodução dos alevinos é realizada nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf e está inserida no Plano Novo Chico, que tem o objetivo de aumentar a quantidade e a qualidade da água para a população e de garantir a preservação, conservação e uso sustentável do rio. A soltura constante dos alevinos nativos da bacia possibilitou que espécies antes sumidas na região, como a curimatã pioa e a matrinxã, voltassem a ser pescadas. Entre os peixes reproduzidos e utilizados nos peixamentos destacam-se também o cari, pacamã, piau, pacu e piaba...

Após retirar 1 mil toneladas de material, projeto de preservação do São Francisco ganha reforço do Exército

O trabalho de revitalização do Rio São Francisco iniciado em março passado ganhou um reforço significativo. O prefeito Miguel Coelho formalizou com o Exército Brasileiro, nesta terça-feira (02), uma parceria para os militares ajudarem na remoção de baronesas e outras ações de preservação do principal patrimônio natural do município sertanejo.

Entre 10 e 30 soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado estarão integrados, diariamente, às equipes da Prefeitura percorrendo as margens e o leito do rio para a remoção dos materiais. Com isso, a operação deve ganhar um novo ritmo já que o número de colaboradores envolvidos poderá até ser triplicado. "Já removemos quase 1 mil toneladas de baronesas e outros materiais. Com o reforço do Exército, que tem vasta experiência em outras importantes obras e ações, queremos concluir esse trabalho até o mês de julho e iniciar novas atividades de preservação do rio", explicou o prefeito.

Segundo o comandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Welton Gomes, a ação para a preservação do Rio São Francisco estimulará outras iniciativas em parceria com a Prefeitura para a conservação do meio ambiente e valorização da cidade. "O Exército Brasileiro tem um slogan, 'Braço Forte, Mão Amiga', e nesse momento estamos exercendo a 'Mão Amiga', apoiando a cidade para preservar um bem que é de todos. Que agora nós possamos dar continuidade a outros projetos em benefício da cidade e do bem estar da sociedade petrolinense", frisou o comandante Welton.

Além dos soldados e trabalhadores da Prefeitura, o Projeto Orla Nossa envolve máquinas e barcos. Com esse efetivo, foi removido cerca de 30% do material previsto, já permitindo um novo visual ao Rio São Francisco. O trabalho ainda fechou tubulações que derramavam esgoto diretamente nas margens do Velho Chico e manteve a preservação de animais que vivem no entorno como capivaras e jacarés. A Prefeitura também fará um trabalho de oxigenação da água e ações educativas. O conjunto de iniciativas é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Compesa, Instituto de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e, a partir desta terça-feira, o Exército. ..

Prefeitura de Petrolina e Exército unem-se para revitalizar o Rio São Francisco

O prefeito Miguel Coelho formaliza, nesta terça-feira (02), uma parceria com o Exercito Brasileiro para a revitalização do Rio São Francisco. O ato ocorre, às 9h, na sede do Círculo Militar, na Avenida Cardoso de Sá, área central da cidade.

A parceria prevê a integração de soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado para ajudar na remoção das baronesas presentes na margem fluvial da cidade. Com uma oferta maior de mão de obra qualificada e equipamentos adequados, os serviços devem ser executados com maior agilidade e eficiência. A ideia é que o trabalho seja realizado até a conclusão da atividade inserida no Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD) de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Orla Nossa - Desde o dia 20 de março, a Prefeitura de Petrolina realiza o projeto Orla Nossa. A proposta é revitalizar e preservar o ecossistema do Rio São Francisco. Além da remoção de cerca de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos, estão sendo eliminados pontos de despejo de esgoto, assim como está em andamento a retirada de sedimentos das margens do rio. Um trabalho de oxigenação da água também será realizado. O programa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Petrolina, Instituto de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e, a partir desta terça-feira, o Exército. ..

Prefeitura de Juazeiro participa de reunião Extraordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Salitre

Nesta quinta-feira (25) a gerente ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Josefa Galdino, representou o município de Juazeiro na 18º Reunião Plenária Extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre (CBHS) que aconteceu na cidade de Jacobina-BA.

No encontro foi discutido o acompanhamento do Plano de Bacia do Rio Salitre, a reestruturação e emponderamento das Câmaras Técnicas do CBHS.  Além disso foi apresentado o Projeto do Canal do Sertão que está sendo elaborado pela empresa Geo Hidros com objetivo de levar água para o consumo humano e animal, sustentabilidade das atividades da pecuária e revitalização e segurança hídrica dos perímetros irrigados existentes. Esse projeto irá beneficiar 44 municípios...

3ª Expedição de Jet ski terá como cenário o Rio São Francisco

Muita adrenalina e aventura pelo Rio São Francisco. Acontecerá entre os dias 28 de abril e 01 de maio a 3ª Expedição de Jet Ski para o Xingó, evento realizado pelo Grupo Jetbrothers. 

Além de muita diversão, as 80 pessoas e mais de 40 jet skis irão visitar a Vinícola Rio Sol, o Balneário das Pedrinhas e terá o momento de conscientização com a preservação do rio com ações colaborativas...

ANA autoriza nova redução da vazão do Rio São Francisco em Xingó e Sobradinho

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) pratique a redução da vazão mínima dos reservatórios de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, e de Sobradinho, na Bahia. A resolução foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26).

A redução nos reservatórios de Sobradinho e Xingó será a uma média diária de 600 m³/s e instantânea de até 570 m³/s. A autorização passa a valer a partir da data de publicação até o dia 30 de novembro deste ano...

Com água do rio São Francisco, Campina Grande (PB) tem racionamento reduzido

A população de Campina Grande, na Paraíba, já começa a sentir os efeitos da chegada da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Neste final de semana (22), o regime de racionamento na segunda maior cidade do estado paraibano foi reduzido de quatro dias para três dias por semana. A expectativa é de que nos próximos meses, as famílias paraibanas voltem a ter o abastecimento diário e regular em suas residências, com o reforço das águas do ‘Velho Chico’.

Nos últimos dias, o volume armazenado no Epitácio Pessoa aumentou de 0,3% para 3,2% da sua capacidade, depois que a água do projeto chegou à área do reservatório, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Quando o açude atingir o percentual mínimo de 8,2%, o manancial sairá do chamado “volume morto” e o governo estadual irá analisar a possibilidade de acabar com o racionamento. Na semana passada (18), as águas do São Francisco encontraram o espelho d’água do açude, o que gerou as condições necessárias para o início da redução do cronograma de racionamento enfrentado pela população local. ..

Secretaria de Saúde de Juazeiro diz que cumpre portaria do Ministério sobre jornada de trabalho

Em resposta a matéria (veja aqui) postada pelo Blog nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) esclarece que agiu no profundo rigor da Portaria nº 2.488 do Ministério da Saúde. De acordo com a lei, está previsto para as equipes da Atenção Básica que "a jornada de 40 (quarenta) horas deve observar a necessidade de dedicação mínima de 32 (trinta e duas) horas da carga horária para atividades na equipe de saúde da família podendo, con-forme decisão e prévia autorização do gestor, dedicar até 08 (oito) horas do total da carga horária para prestação de serviços na rede de urgência do município ou para atividades de especialização em saúde da família, residência multiprofissional e/ou de medicina de família e de comunidade, bem como atividades de educação permanente e apoio matricial".

Compreendendo que a gestão das equipes de saúde da família necessitam de permanente tempo para qualificação e organização da sua política, a Sesau entende que os avanços e benefícios corporativos dos servidores se traduzem em melhoria do serviços em uma produtividade. Entretanto, a convicção e obediência ao Estado Democrático de Direito será, em qualquer tempo e qualquer circunstância, obedecido pela gestão. ..

Codevasf realiza obra de desassoreamento no rio Salitre

O superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Juazeiro, Misael Aguilar Silva Neto, vistoriou as obras que foram realizadas na calha do rio Salitre, entre as comunidades do Junco e Aldeia, região do Baixo Salitre.

A intervenção da companhia foi solicitada pela Associação Águas do Salitrinho, entidade criada com a ajuda da Codevasf, e que hoje reúne mais de 292 agricultores familiares, distribuídos em uma área total de 473 hectares...

Secretaria apóia “Cirandas Parceiras” em seminário sobre medidas socioeducativas

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro será parceira do “Cirandas Parceiras” na realização do I Seminário sobre medidas socioeducativas do grupo. O evento acontece na próxima quarta-feira (26), das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores.

O “Cirandas Parceiras”, que faz parte da Pastoral da Mulher de Juazeiro, é formado por entidades da rede socioassistencial, da saúde e educação do município, entre elas, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), Unidade de Saúde da Família, Ronda Maria da Penha, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria da Educação.   ..

Águas do rio São Francisco começam a encher o açude de Boqueirão, na Paraíba (PB)

As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, precisamente às 20h13 desta terça-feira (18), ao espelho d’água do reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão (PB). Com o encontro, e a consequente subida no nível do açude, o Projeto de Integração do Rio São Francisco cria condições para que o racionamento em Campina Grande (PB) comece a ser reduzido. Mais de 700 mil pessoas na segunda maior cidade do estado e em outros 17 municípios serão beneficiadas.

Para enfrentar a pior seca dos últimos 100 anos, o Ministério da Integração Nacional trabalhou para que as águas do rio São Francisco chegassem a Campina Grande (PB) ainda neste mês de abril. Agora, o fornecimento e o tratamento são de responsabilidade do governo da Paraíba, que prevê que, em aproximadamente dois meses, os domicílios da cidade passem a ter abastecimento diário e regular. Isso vai acontecer quando o nível do açude superar 8% de sua capacidade – hoje está em 2,9%...

Bombeiros resgatam corpo de adolescente vítima de afogamento no Rio São Francisco

De acordo com informações encaminhadas à redação, (por volta das 15h) um jovem de 23 anos, afogou-se nas águas do Rio São Francisco nas imediações da Ilha do Fogo.

Homens do corpo de bombeiro acabaram de resgatar o corpo e a vítima é um jovem chamado Roberto de Lucas Souza Santos, apelidado de  Heré Barril, morador do Piranga II...

Mudanças climáticas: senador Fernando Bezerra atua para evitar colapso do Rio São Francisco

Proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a próxima audiência pública a ser realizada pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional tratará do iminente colapso do Rio São Francisco. Como observa Fernando Bezerra, o “Velho Chico” abastece diferentes municípios da Região Nordeste que, pelo sexto ano consecutivo, deverá enfrentar uma severa e prolongada seca.

Nesta quarta-feira (5), a CMMC aprovou requerimento de Fernando Bezerra para a discussão do tema pelo colegiado, com destaque para a importância de revitalização das nascentes do São Francisco. “Novamente, o rio enfrenta períodos com precipitações muito baixas, sobretudo na cabeceira, o que sublinha a necessidade de serem tomadas medidas rápidas de revitalização, até mesmo em caráter emergencial”, ressaltou o líder do PSB no Senado, durante sessão de ontem à tarde do Plenário da Casa...

Orla Nossa: Ação elimina grande fonte de esgoto despejado no rio São Francisco em Petrolina

Durante o processo de retirada das baronesas das margens do rio São Francisco, na Orla de Petrolina, equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) descobriram um cenário assustador: uma grande quantidade de esgoto saia de um ponto da rede pluvial, que deveria levar apenas água da chuva até o rio. 

Desde a última segunda-feira (3), iniciou-se uma investigação a fim de saber a origem do problema. Após um trabalho minucioso, foi descoberto um dano na rede de esgoto na esquina das ruas João Cigano e Coronel José Rabelo Padilha, localizado no centro antigo da cidade. Dessa forma, em vez de seguir pela rede de coleta, todo o esgoto das imediações daquela região central tinha como destino o rio São Francisco. De acordo com o gerente de projetos da AMMA e responsável pelo projeto Orla Nossa, Victor Flores, esse tipo de situação ocasiona prejuízos significativos ao Velho Chico. “Uma carga muito grande de esgoto leva nutrientes como nitrato e fósforo, além de gordura, que é muito difícil de tratar, diminuindo a quantidade de oxigênio na água e favorece a reprodução das baronesas, o que causa sérios impactos na flora e na fauna local”, destaca. 



Para eliminar a grande quantidade de esgoto, imediatamente, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) foi acionada e, através da Diretoria de Saneamento, mobilizou a Compesa a fim de realizar uma intervenção no local. O trabalho, que vai resolver o problema em definitivo, começou na última quarta-feira (5) e terminou ontem (6). Esta é apenas a primeira ação de eliminação de esgotos despejados no rio São Francisco. O trabalho é contínuo e será realizado em parceria entre a AMMA, a Diretoria de Saneamento da SEINFRAHM e a Compesa, como explica o Diretor de Saneamento, Igor Falcão. ..

Senadora Lídice alerta ministro para revitalização do rio São Francisco

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, chamou a atenção do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho para a revitalização do rio São Francisco. Durante audiência realizada nesta quarta-feira (5/4), e que tinha por objetivo apresentar aos senadores as diretrizes do Ministério para os próximos dois anos, a parlamentar baiana disse que sem a melhoria da qualidade da água do rio, a transposição não cumprirá sua função.

Presidente da Comissão, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lembrou que o assunto será tema de outra audiência pública da CDR, também com a participação do ministro, para detalhar o projeto Novo Chico, cujo objetivo é revitalizar o rio. O pedido desta nova audiência partiu da senadora Lídice a quem o ministro, durante o encontro desta quarta, elogiou a iniciativa e confirmou participar em breve...

SAAE DE JUAZEIRO ESTÁ DE LUTO: MORRE O FUNCIONÁRIO SALVADOR SOUZA ALCÂNTARA (DODÔ)

O SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro está de luto. Faleceu na manhã desta quinta-feira (06), no Hospital de Traumas em Petrolina, o funcionário público municipal lotado no SAAE, Salvador de Souza Alcântara, popularmente conhecido como Dodô.

Salvador era funcionário antigo da autarquia onde exercia a função de leiturista. Há alguns dias sofreu um AVC – Acidente Vascular Cerebral e foi internado no Hospital de Traumas onde faleceu na manhã de hoje...

Prefeito Paulo Bomfim participa de videoconferência sobre o Rio São Francisco no Distrito de Irrigação Nilo Coelho

Na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraíza Carvalho, e do Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, participou de uma videoconferência na sede do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, com diversas instituições do país para tratar de questões que envolvem o Rio São Francisco e a capacidade de armazenamento de seus reservatórios. Após debates, e diante da informação da previsão do fim do período de chuvas, foi sugerido pela ANA (Agência Nacional das Águas), e encaminhado à Casa Civil, um decreto presidencial prevendo redução da vazão das barragens de Três Marias (Minas Gerais) e Sobradinho (Bahia). ..

CDL Petrolina emite nota de pesar pelo falecimento do empresário Salomão Moreira

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, em nome de seu presidente Manoel Vilmar, diretores e colaboradores manifestam profundo pesar pelo falecimento de Salomão Moreira Lima, ocorrido na madrugada deste domingo (02/04), na cidade de Salvador.

Salomão Moreira era fundador da Empresa Salomão Pneus, localizada na Avenida 07 de Setembro, Petrolina...

Agência Municipal do Meio Ambiente participa de seminário realizado pela Diocese de Petrolina

Durante o encontro realizado nesta sexta-feira (31) no Centro Cultural Dom Bosco, na região central de Petrolina, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) se uniu à Diocese de Petrolina, instituições de ensino e estudantes para discutir a importância da preservação ambiental e a revitalização do Rio São Francisco. O diretor de Projetos Ambientais e Captação, Marcos Victor e o diretor de Fiscalização e Educação Ambiental, Wagner Linhares, representaram a AMMA ao participarem do Seminário Fraternidade a Caatinga e o Rio, evento nacional realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que integra as ações da Campanha da Fraternidade 2017. A programação contou com as palestras do Padre Antônio Moreno; do ambientalista Vitório Rodrigues e da pesquisadora da Embrapa Semiárido, Dra. Lúcia Kiill.

REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

isando revitalizar o maior bem natural de Petrolina, a Prefeitura de Petrolina deu início no último dia 20 ao projeto Orla Nossa. A ideia é realizar atividades para a recuperação do ecossistema do Velho Chico na orla da cidade. A ação, realizada em parceria entre a AMMA, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, IF Sertão-PE e a Compesa, vai fazer a retirada de 3.500 toneladas de baronesas das margens do rio, além de oxigenar a água e tamponar as saídas de esgoto que cai no São Francisco, resultado de ligações clandestinas na rede águas pluviais...