Foram encontrados 1396 registros para a palavra: cultura

Programação especial festeja aniversário de espaços culturais da Secult

Entre o final de agosto e durante o mês de setembro, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) celebra o aniversário de três de seus espaços culturais. O Cine Teatro Lauro de Freitas, Casa da Música e Teatro Dona Canô preparam uma programação especial a fim de valorizar a produção cultural dos seus territórios. São diversas as atrações que marcam presença nos palcos dos espaços, com classificação livre e entradas gratuitas.

Na segunda-feira (29), às 18h, o Cine Teatro Lauro de Freitas celebra seus 33 anos de história. Na programação, os alunos dos projetos “Lauro + Dança” e “O Corpo em Movimento” apresentam o resultado de suas aulas de dança. O grupo Orooni também marca presença com sua performance percussiva e, na sequência, o espetáculo teatral “A Gazeta do Palhaço” apresenta uma divertida e desafiadora aventura. O momento final será marcado pela inauguração do Mural Aberto 3ª Bienal da Bahia, assinado pela artista plástica Hilda Salomão.

Cercada pela Lagoa do Abaeté há 23 anos, a Casa da Música prepara para o público um mês totalmente dedicado à comemoração de seu aniversário. Entre as atividades, estão a exposição “A Casa dos meus Sonhos”, de 3 a 30 de setembro, das 9h às 17h; exibição dos filmes ‘Meu amor’ e ‘Anunnaki’, nos dias 9, 23 e 30 de setembro, às 18h; um luau, ação dentro do projeto ‘Viva Abaeté’, no dia 16, às 16h; e Sabadeira Musicada, dia 24, às 14h, com a realização da oficina ‘Muita Música’, com o professor Fábio Shiva.

Já em Santo Amaro, no dia 14 de setembro, às 18h30, o Teatro Dona Canô, que completa 15 anos, convida a Filarmônica Filhos de Apolo para abertura da celebração. O evento ainda traz a presença do Núcleo de Dança Mahadevi, o Grupo Swing Dance e Stylo Corpo, o músico Peterson Figueredo e Banda, a cantora Amália Patrícia, o cantor e compositor Val Caetano, a Orquestra Sunset e Carol Soares, os cantores Márcio Valverde e Lívia Milena, o cantor e compositor Marcel Fiúza, o grupo As Marias, a cantora Maraíza Fernanda, o cantor e compositor Roberto Mendes e o Coral Juventude e Arte do Recôncavo.

Espaços culturais 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site...

Artigo: Em defesa do Museu Gonzagão e da memória afetiva da cultura

A triste e assustadora reportagem veiculada do possível fechamento do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Terra de Luiz Gonzaga, lugar que guarda parte da memória do  Rei do Baião, merece reflexão. No parque está o Museu do Gonzagão.

Para onde está caminhando a Política Cultural brasileira?

A revitalização do museu mais  brasileiro e do patrimônio histórico ali representado deveria ser uma das prioridades do Ministério da Cultura. O Museu Gonzagão dever ficar sempre aberto à vida que há fora deles.

Este assunto evoca os versos de uma canção: "Tanta saudade preservada num velho baú de prata dentro de mim / Digo num velho baú de prata porque prata é a luz do luar". Este baú é como um museu pessoal, o museu que todos temos, feito de lembranças, quinquilharias e reminiscências que alimentam o nosso presente. Como todos os museus pessoais, o da canção tem "qualquer coisa" que vai além do "eu".

Gilberto Gil, ex-ministro da cultura disse que há um momento e um território em que o canto da memória se encontra com outras memórias e outros cantos. E se transforma a partir dos encontros feitos. Os museus de pedra e cal e os museus virtuais são baús abertos da memória afetiva da sociedade, da subjetividade coletiva do país, da soma dos museus pessoais.

O Parque Asa Branca merece atenção e não pode fechar! É preciso que o Museu do Gonzagão se mantenha vivo e pulse, consagrando o jogo de tradição e invenção que dialeticamente marca a construção da cultura brasileira.

O Museu de Luiz Gonzaga em Exu, têm cheiro de vida e nele está o alimento, a raiz da música mais brasileira inspirada no toque da sanfona de Luiz Gonzaga, de seus compositores e seguidores.

E esta raiz remete ao cosmo (e ao caos) das musas. O museu é a casa das musas. E não por acaso a musa da música tem lugar privilegiado no Templo das Musas, no museu das artes, no panteão das musas que desde a mitologia grega são as inspiradoras de toda arte, de toda criação humana. Os museus abrigam o que fomos e o que somos. E inspiram o que seremos.

O Parque Asa Branca precisa ser visto como um lugar de criação, diálogo e preservação do aqui e do agora. Esta noção está na base dos esforços de todos que preservam a memória e história de Luiz Gonzaga.

Os museus são "pontos de cultura". O Parque Asa Branca deve cumprir um papel de referência e base para o futuro da cultura. O Museu Gonzagão significa música e poesia para os nossos corpos, mentes e espíritos.

Por Ney Vital..

Domingo Cultural é atração no bairro Jardim Primavera

A Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera em Juazeiro, convida a todos os moradores para participar de um DOMINGO CULTURAL e com uma grande feijoada que será realizado pra arrecadar fundos para a construção do muro da associação.

Confira as informações:
Valor: 20$
Local: Na quadra coberta
Dia 04/09/16 a partir das 11h..

Título de Cidadã Juazeirense: Câmara de Vereadores reconhece contribuição da professora Esmelinda Pergentino para as tradições culturais no município

A Câmara de Vereadores concedeu o título de cidadã juazeirense à professora Esmelinda Pergentino, reconhecida no município como uma das personalidades que contribui efetivamente para divulgação e manutenção da cultura no município. O proponente do título foi o vereador Damião Medrado, presidente da Casa, que junto dos colegas Amilton Ferreira e Anderson Alves conduziram a homenageada. Para compor a mesa foram convidados a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Flor de Maria e o Coronel da Reserva Remunerada Geraldo Dias de Andrade, que também representou a Academia Juazeirense de Letras.

Natural de Afrânio em Pernambuco, estudou o secundário no antigo Ginásio de Juazeiro, localizado no centro da cidade, após residir na capital paulista. Iniciou os estudos primários em São Paulo na cidade de Getulina. Sua formação de nível médio foi o Magistério; é servidora concursada no Estado da Bahia. Sua formação superior foi em Letras na Faculdade de Formação de Professores de Petrolina/PE - FFPP e concluída na Faculdade Diocesana de Caruaru/PE. Casou-se com o Engenheiro Agrônomo José Malan Calazans Nunes com quem teve três filhos...

Cidadania cultural é tema de ciclo de debates da Secult

Reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural. Este é o principal objetivo do projeto ‘Cidadania Cultural em Debate’, um ciclo de debates que vai pautar temas que impactam nos direitos culturais de minorias sociais. A iniciativa marca uma nova proposição da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), no sentido de incorporar em suas políticas perspectivas mais profundas das diversidades culturais. 

A estreia do projeto acontece nesta quarta-feira (24), das 18h30 às 20h30, com uma discussão sobre ‘Drogas lícitas e ilícitas: culturas, usos e usuários’, no auditório do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local que receberá as edições mensais de debates até o fim do ano. A cada encontro, cidadãos em seu lugar de fala, representantes de movimentos sociais, ativistas, especialistas e gestores públicos dialogam com a plateia. Assuntos emergentes, que vêm repercutindo na vida pública de maneira expressiva, entram numa discussão que se compromete com a inclusão. 

“Estamos assumindo a decisão de reconhecer que territórios culturais não são apenas geográficos, mas também simbólicos e identitários. Estamos em busca de compreender como o desenvolvimento da cultura possa de fato gerar mais justiça social e ser vivenciado por cada vez mais baianos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, que espera mapear diretrizes para esta atuação.

O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do espaço. Será realizado credenciamento na entrada para posterior envio de certificado virtual. Depois da edição inaugural, já estão agendadas as pautas ‘Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações’ (28 de setembro), ‘Infância e juventude: a cultura como chave para o ensino e aprendizado’ (26 de outubro), ‘Culturas negras: proteção, afirmação e resistência’ (23 de novembro) e ‘A mulher, os feminismos e a cultura machista’ (14 de dezembro).  ..

Força e trajetória de mulheres negras mostram o retrato da cultura baiana 

Mulheres que estão fazendo história na Bahia e no mundo e guardam entre si uma característica em comum: são negras. Esse grupo ocupa todos os lugares, posições sociais e diferentes círculos de influência. São mulheres empoderadas que relatam suas vidas sobre o ponto de vista de quem tem, na cor da pele, a trajetória marcada por uma série de preconceitos e diretos privados ao longo do tempo.

istória essa que elas decidiram mudar e que contam com breves relatos do especial 'Nossa Cultura', uma série de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secult), em parceria com Secretaria da Cultura (Secult) e outras pastas. A ideia da série é mostrar ações de governo que têm mudado a cara da cultura baiana...

Constesf participa do lançamento político do Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho

Na noite de sexta-feira (12), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), participou do lançamento do Diagnóstico Social, Econômico e Cultural dos Atingidos pela Barragem de Sobradinho (BA), realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). O evento aconteceu na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro, com o objetivo de compartilhar com a sociedade o início de um projeto que pretende quantificar e qualificar a dívida social do Estado com as populações atingidas ao longo da história da construção das barragens no Brasil, iniciando pela de Sobradinho.

Além do Constesf, o lançamento contou com a participação de representações da sociedade, entidades e órgãos como Ministério da Integração Nacional, Codevasf, Irpaa, Colegiado do Território do São Francisco e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), responsável por conquistar, junto ao governo federal, o reconhecimento da existência da dívida do Estado Brasileiro com a população atingida...

Jornalista Ney Vital é eleito para o Conselho de Cultura do Parque Asa Branca, Exu, terra de Luiz Gonzaga

Jornalista Ney Vital e Fausto Luiz, sobrinho de Luiz Gonzaga.

O jornalista Ney Vital é o mais novo membro do Conselho de Cultura da ONG-Parque Aza Branca, Exu, Pernambuco. O Parque Aza Branca é um patrimônio cultural do povo brasileiro e nele está o Museu de Luiz Gonzaga.

O dia da posse ainda não foi divulgado. Na justificativa, o nome de Ney Vital foi proposto pelos relevantes serviços prestados a cultura. Ney Vital já foi secretário de comunicação da prefeitura de Petrolina, Pernambuco,  ex-secretário de cultura de Areia, Paraiba, cidade Patrimônio Nacional da Cultura e assessor de imprensa do Incra Submédio São Franscisco.

Ney Vital em 1912, ano do Centenário de Luiz Gonzaga, recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco, homenagem pela ampla divulgação, contribuição dada à cultura, literatura e à música brasileira, em especial vida e obra de Luiz Gonzaga.

"Orgulho-me dessa homenagem. A missão dos conselheiros é valorizar a vida e obra de Luiz Gonzaga, buscar caminhos de uma política cultural mais justa. O compromisso é mais forte agora para ampliar a consciência dos nossos valores mais brasileiros, universal", finalizou Ney Vital...

ARTIGO - LIVRARIA É INJEÇÃO CULTURAL!

É lastimável uma cidade com 138 anos de emancipação política e duzentos e vinte mil habitantes, tendo várias universidades, ainda não se vê uma livraria de grande porte onde se possa encontrar não somente livros didáticos, como também científicos, literários, crônicas e os clássicos.

O livro é o colírio dos olhos da alma; nele se pode apalpar, segurar, pegar e, volvendo-se suas páginas, a mente tem mais tempo para assimilar o contexto, conteúdo, extraindo-se conhecimentos transmitidos chamados de cultura, aprendizagem, etc. Difere, notadamente, da leitura eletrônica – dilúvio de celulares, whatsapp, etc, que simplesmente dá informação, enquanto o livro oferece formação. É preciso que o tenha sempre à mão repleta e o leia por hábito, interpretando-o sem preguiça, procurando assim entendê-lo e, sendo um romance, cientifique-se que a obra literária para conhecê-la, deve-se ter no juízo que ela contém início, meio e fim. Não se obedecendo a esse rito o leitor jamais poderá compreendê-la, sendo, então, pseuda leitura...

Univasf está com inscrições abertas para vagas de estágio na Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas, a partir de hoje (25), para seleção de dois estagiários para atuar na Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As vagas são para estudantes dos cursos da área de Comunicação e Informática, matriculados entre o 3° e o 6° período de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (29).

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos anexados em formato PDF: ficha de inscrição (anexo I do Edital Nº 1/2016, disponível abaixo) devidamente preenchida e currículo atualizado.

A seleção será composta pelas seguintes etapas: análise curricular, prova escrita e prática e entrevista individual com os candidatos que passaram nas duas primeiras etapas, que são de caráter classificatório. Será cumprida uma jornada de estágio de 20 horas semanais com duração de seis meses, podendo ser prorrogado. O estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

Os candidatos serão convocados a realizar a entrevista por meio de e-mail e publicação no site da Proex. As entrevistas serão realizadas no dia 2 de agosto, a partir das 9h, na DACC, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). O resultado final será divulgado no dia 5 de agosto. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (87) 2101-6770 ou pelo e-mail: [email protected]. ..

Justiça cassa liminar contra o Edital Agitação Cultural

Projetos que estavam suspensos após mandado de segurança impetrado pelo Sated podem ser retomados

O Tribunal de Justiça cassou a liminar concedida em função do mandado de segurança impetrado pelo Sated - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia – extinguindo o processo contra o Edital Agitação Cultural, do Fundo de Cultura da Bahia, lançado em 2015 pela Secretaria da Cultura (SecultBA). A decisão ocorreu de forma unânime. A liminar foi concedida após o Sated apresentar queixa alegando falha no Sistema de Informações e Indicadores da Cultura (Siic), meio eletrônico por onde são realizadas as inscrições de projetos para o Fundo de Cultura. No entendimento do TJ, o sindicato não defendia a totalidade dos proponentes, encerrando o processo...

Virada Cultural movimentou Juazeiro na passagem de seus 138 anos de cidade

Juazeiro vivenciou os seus 138 anos de cidade com muita arte e festa, na Virada Cultural, dias 15 e 16 de julho, na Orla II. A festa em homenagem à cidade contou com música de diversos estilos, teatro, dança, arte circense, bandas, além da participação de artistas que foram classificados no projeto Terça Cultural realizado em maio e junho. Alunos de escolas municipais e pessoas da comunidade estiveram presentes.

Para o estudante Ícaro Reis, 16 anos, coordenador do Coletivo JUART, que levou para Virada oficinas de pintura/maquiagem circense, e alguns jogos teatrais, envolvendo o público infantil, “foi muito bom participar da Virada Cultural”. As atividades artísticas pela manhã foram voltadas para crianças, que ainda prestigiaram as apresentações do Circo Benjamim Chaves, um projeto do NAEND’A (Núcleo de Arte Educação Nego d’Água) do Bairro Quidé. Malabaris, palhaços, entre outras apresentações fizeram a alegria das crianças presentes na Virada Cultural...

Coelba destina R$26,4 milhões ao Fundo de Cultura da Bahia

Pelo oitavo ano, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, contribui para o fomento à cultura baiana, através da parceria com o Governo do Estado. Este ano, a empresa está destinando R$ 26,4 milhões ao Fundo de Cultura, através de repasse do ICMS. Desde o início da sua participação como mantenedora do Fundo de Cultura, a Coelba contabiliza um investimento de mais de R$ 120 milhões. O Fundo de Cultura beneficia projetos culturais da capital e interior, nas mais diversas áreas culturais, como música, teatro, cinema, artes plásticas e gráficas, cinema, vídeo, literatura, fotografia, museus, folclore e artesanato.

Também este ano, a Coelba está investindo R$ 3,4 milhões no patrocínio a 15 projetos socioculturais, escolhidos por processo seletivo promovido pela empresa. Destes, sete receberão incentivos através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural -  FazCultura...

Juazeiro celebra 138 anos de contribuições à cultura nacional

Rio São Francisco é cortado pela ponte que liga Juazeiro a Petrolina (Crédito: Arquivo Secom / Carol Garcia) 

Em celebração aos 138 anos de emancipação da cidade de Juazeiro, data comemorada nesta sexta-feira, 15, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo Ribeiro, preparou um texto em homenagem às contribuições da cidade para a cultura regional e nacional. Nascido em Juazeiro e morador do bairro Kidé, o presidente defende que o processo de territorialização da cultura precisa ser cada vez mais ampliado na Bahia, para que agentes culturais do interior obtenham meios de levar as riquezas das suas regiões para outros cantos do estado. Confira! ..

Prefeitura divulga programação da Virada Cultural em homenagem ao aniversário da cidade

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da secretaria de Cultura e Juventude (SECJU) comunica a população juazeirense sobre a programação da VIRADA CULTURAL que acontece entre os dias 14 e 16 de Julho, em homenagem ao aniversário de 138 anos da cidade. A programação começa amanhã, a partir das 10 horas, na travessia das barquinhas, entre Juazeiro e Petrolina, e se estende até a madrugada de sábado (16).

PROGRAMAÇÃO ..

Fundo de Cultura do Estado investe R$ 31,6 milhões em novos editais

Nesta terça-feira (12), o Governo do Estado lança, através da Secretaria de Cultura (Secult), os novos editais do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) que somam mais de R$ 31,6 milhões destinados ao fomento de projetos. A cerimônia será realizada, às 14h, no Palácio Rio Branco, com a presença do governador Rui Costa, do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, e de representantes da cena artística e cultural baiana. Este ano, um dos destaques é o significativo volume de recursos destinado ao segmento do Audiovisual. Outro ponto importante é a inédita garantia de verba exclusiva para a Capoeira. ..

I Festival de Artesanato e Cultura é realizado em Santa Maria da Boa Vista

Os artistas sertanejos ganharam mais um espaço no calendário regional para expor suas criações. De 08 a 09 de julho, Santa Maria da Boa Vista vai sediar o I Festival de Artesanato e Cultura.

Vinte artesãos irão expor e comercializar suas peças durante os dois dias, das 8h às 22h, na Praça Xisto Graciliano. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae em Pernambuco, por meio da Unidade do Sertão do São Francisco, e conta com o apoio de onze empresas...

Após possível troca na diretoria do Centro de Cultura, Alan Cleber desabafa contra decisão

A possível dança das cadeiras no Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro nem confirmada foi e a polêmica já está rolando nas redes sociais. A notícia de que o até então diretor João Leopoldo saíria do cargo já está dando o que falar. O cantor, ator e diretor Alan Cleber desabafou nas redes sociais e o alvo foi o Deputado Estadual Roberto Carlos, que seria o responsável pela troca, veja abaixo o texto na íntegra:

Senhor deputado ROBERTO CARLOS.
Começo minha nota perguntando ao senhor, aliás a você, porque senhor eu chamo a quem eu tenho respeito.
Pergunto a você: Quantas vezes você foi ao teatro pelo menos assistir a algum espetáculo produzido por artistas da cidade? 
O que você sabe da luta e persistência de artistas que vivem do teatro João Gilberto?
O que você já fez pra que a cultura do teatro,da dança se mantivesse viva?
Você um dia se quer já sentou pra ouvir e discutir sobre a classe artística e suas necessidades? 
Agora você chega e quer escarrar em nossa cara uma politicagem suja e nojenta,e dar descarga em uma história construída com decência e honestidade?
Com que direito? De deputado? 
Você está sendo sub humano. Asquerosa e sem noção essa sua atitude. 
Envergonha a classe artística!
João Leopoldo Vargas além de um gestor competente, ele se tornou um amigo e parceiro de todos nós artistas.
Um ser humano com virtudes e qualidades,que você parece não ter!
Me sinto indignado.
Você DEPUTADO ROBERTO CARLOS ESTÁ SENDO UM VERDADEIRO DITADOR DA CULTURA!
Conheça primeiramente,as necessidades dos produtores,atores,diretores,articuladores culturais ... Pra depois sim,tomar atitudes de gente e não de um insensível e cruel com a arte!
Você,deputado,está sendo hostilizado e enojado por todos que ainda tinham um resto de esperança na arte,no teatro de nossa cidade!
Cuidado com o mundo que o cerca. Sua posse e pose são muito insignificantes diante de uma atitude séria e irresponsável! 
Falo agora por mim:
Pra mim VOCÊ perdeu toda credibilidade e respeito !
E tenho certeza que também perdeu tudo,com uma classe que preza pela ARTE!
Você sabe o que é ARTE?
Tenho minhas dúvidas!
Insensata e desprezível sua atitude perante um homem tão justo e amigo dos artistas!
Nos conheça primeiro,depois aja com responsabilidade e não com politicagem!..

Encontro promove formação para atividades dos Projetos Estruturantes em Juazeiro

Acontece até esta quinta-feira (7) , no auditório do Rapport Hotel, o Encontro Regional dos Projetos Artísticos e Culturais. O evento tem como objetivo colaborar com orientações e esclarecimentos aos responsáveis pela execução dos projetos estruturantes nas unidades escolares do Núcleo Regional de Educação de Juazeiro (NRE 10).

De acordo com a coordenadora dos Projetos Estruturantes do NRE 10, Ivonizete Alves, a formação acontece com professores da sede (1º dia) e dos demais municípios do Território de Identidade do Sertão do São Francisco (2º dia) e busca trocar experiências sobre os trabalhos que são construídos e dar mais informações para que os critérios estabelecidos pelos editais sejam cumpridos...

Oficinas de arte e apresentações culturais sobre mulheres do cangaço   movimentam   a comunidade do povoado do Caboclo, em Afrânio

O Centro de Apoio Comunitário Oto Honório de Azevêdo em parceria com a ASPERBRAS proporcionaram um evento cultural intitulado "AS MULHERES NO CANGAÇO" com o escritor e historiador João De Sousa Lima, para a comunidade do povoado do Caboclo, em Afrânio, a 120 km de Petrolina.   As pessoas do lugarejo  tiveram ainda a oportunidade de participar de oficinas de pintura em tecido, e puderam assistir a  apresentação cultural do grupo Quilombola da Comunidade do Araçá que encantou os moradores e seus visitantes.

Segundo uma das idealizadoras do Projeto, Luciana Azevedo, o  Centro de Apoio Oto Honório, acredita na importância da valorização e do fortalecimento sociocultural e econômico das comunidades quilombolas. “Esperamos que a apresentação da Comunidade do Araçá sirva de inspiração para o surgimento de mais ações do mesmo tipo e a construção de políticas públicas que tenham o povo quilombola como foco”, ressaltou...