Foram encontrados 1260 registros para a palavra: politica
POLÍTICA: COM APOIO DOS FILIADOS, NOME DE YON FONTES DESTACA-SE COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO EM JAGUARARI
O nome de Yon Fontes vem se destacando entre os filiados do Partido dos Trabalhadores do município de Jaguarari/BA, enquanto pré-candidato a prefeito para as eleições de 2016. Sendo um dos fundadores do PT de Jaguarari em 1987, juntamente com outras lideranças políticas do município, vem ganhando grande aceitação dentro do partido e também fora, junto a lideranças sociais e dos partidos da base aliada que formam a frente no processo sucessório eleitoral do ano em curso.
Outros nomes são cogitados internamente, a exemplo da Professora Cleia Queiroz (Secretária de Governo), Vereador Val do Jacunã e Antonio Xavier (Secretário de Obras). Consultas espontâneas efetivadas em alguns distritos de Jaguarari apontam seu nome com um índice elevado para a disputa de outubro de 2016.
Existe uma grande expectativa no município quanto à definição do nome a ser apresentado, principalmente qual deles terá o apoio do atual prefeito Antonio Nascimento/PT. Especula-se que haverá uma pesquisa definitiva real objetivando orientar a sigla no processo da homologação partidária dentro do cronograma eleitoral...
Solidariedade filia ex-deputado Joseph Bandeira e amplia força política em Juazeiro
No movimento de filiações partidárias em todo o país, com prazo de encerramento no próximo dia 02 para aqueles que desejam se candidatar nas eleições deste ano, o Partido Solidariedade tem atraído muitas lideranças em todo o estado. O ex-deputado e ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira é uma delas. O ex-parlamentar se filiou ao partido com perspectivas de recomeçar um novo ciclo político.
O ex-deputado destacou que o Solidariedade vai estimular a sua caminhada política na perspectiva de disputar o comando do poder municipal de Juazeiro, nas próximas eleições. ..
Colégio de Dirigentes do Instituto Federal da Bahia divulga Nota Pública sobre situação política do país
O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) divulgou dia 23, uma Nota Pública a respeito do atual momento político do Brasil. No documento, que foi produzido no último dia 22 em reunião ordinária, os gestores do Instituto se posicionam a favor do Estado Democrático de Direito e, em defesa da educação, corroborando com Nota Pública divulgada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Nota Pública do Colégio de Dirigentes do IFBA em apoio ao Estado Democrático de Direito:..
The Guardian: Dilma diz que impeachment pode causar cicatrizes duradouras
A presidente Dilma Rousseff insistiu que não renunciará ao cargo e reafirmou que não há justificativa para o processo de impeachment. Em entrevista a jornalistas estrangeiros, a presidente disse ainda que retirá-la do cargo pode gerar "cicatrizes duradouras" para a democracia brasileira, segundo o jornal britânico "The Guardian".
Dilma reafirmou que se "mantém firme" no cargo e que a paz reinará no Brasil durante a realização da Olimpíada no Rio. Na entrevista de 90 minutos a veículos de comunicação estrangeiros, a presidente disse que é uma mulher forte e não há motivos para sair do cargo. "Por que eles querem que eu renuncie? Porque eu sou uma mulher fraca? Eu não sou", disse a presidente, segundo o jornal britânico.
A presidente acusou a oposição de não aceitar a derrota apertada nas eleições de 2014 e, desde então, trabalhar pelo "quanto pior melhor" com a sabotagem da agenda legislativa apresentada pelo Executivo, fato que tem "afundado o País", cita a reportagem. Dilma criticou ainda "métodos fascistas" usados por alguns nomes da oposição.
..
Espaço do Leitor: Conselho Tutelar de Juazeiro e a política para crianças e adolescentes
Caro Geraldo,
A minha preocupação com o atual Conselho Tutelar de Juazeiro e com a política para crianças e adolescentes vem aumentando. Em nossa cidade, como se não bastasse o prejuízo social que tivemos com quase todos os conselhos passados, em conversa com um dos conselheiros soube inacreditavelmente que os mesmos não possuem nenhuma formação na área...
ESPAÇO DO LEITOR: Política na região
Essa semana aqui no Blog teve destaque uma nota em que uma "leitora" revela a sua preocupação em relação a forma e condução das articulações empreendidas até aqui por parte das lideranças de oposição ao atual prefeito, com vistas as eleições municipais de outubro próximo.
Se não revelasse tão evidente a origem da mesma ser mais uma peça do marketing "velosiano" a ficção da remansense que assina lhe asseguraria um papel de destaque na nova novela Global, VELHO CHICO...
Nota Oficial da Federação Nacional dos Médicos sobre a crise política
Foto: Mayna Ruggiero/FENAM
A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), representante da categoria, composta por mais de 400 mil trabalhadores médicos brasileiros, vem manifestar sua posição diante da grave crise econômica, política e moral que se abateu sobre o País. Sendo assim afirma:..
Artigo:A filosofia da ingratidão política
Um amigo encaminha mensagem e pede minha opinião sobre porque muita gente se esquece do passado e trai descaradamente no mundo político. Por que será que as pessoas que estendemos as mãos são exatamente as pessoas que cometem os maiores desatinos políticos em nome de seus interesses pessoais?
Esse amigo perdeu a eleição no ultimo pleito municipal, devido a ingratidão de antigos inimigos que se tornaram companheiros políticos de momento. Por que tanta gente e mesmo grupos, que da situação de protegidos, na escalada do sucesso, cortam os punhos daqueles que tanto lhe ajudaram a subir? Penso que na política assim como na guerra você não pode estender as mãos, e fazer favores a inimigos políticos ou a mercenários com carapuças de anjo. Mas para exemplificar tal principio contarei pequena história real...
ANALISTAS PREVEEM CONFRONTOS NAS RUAS E ESCALADA DA CRISE POLÍTICA
A Operação Alethéia, 24ª fase da Lava Jato, que conduziu coercivamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para depor em São Paulo, deve aprofundar a crise política e acirrar os confrontos entre governistas e oposicionistas, inclusive com episódios de violência nas ruas. Essa é a hipótese a que chegaram, por caminhos diferentes. "A tendência à violência de rua é muito forte porque existem elementos que podem justificar o discurso de Lula e do PT de que eles são perseguidos", avalia o cientista político Aldo Fornazieri.
"Se, pela via institucional não se vê saída, os conflitos passam a ser resolvidos na rua, o que é muito grave para um país. Mais grave ainda quando o Judiciário é arrastado para dentro do processo de radicalização política", diz. Para ele, isso se deve a questionamentos feitos à Lava-Jato, como vazamentos supostamente seletivos. "As autoridades têm de ter muita serenidade para evitar a radicalização do processo político no país".
O filósofo Roberto Romano diz que “se não se assumir uma prudência muito grande, a coisa pode degringolar, o que plantará uma situação ainda mais difícil para a falta de governabilidade que o país já enfrenta atualmente."
Segundo ele, nenhum dos poderes funciona normalmente no momento. "A presidente não consegue governar e está ameaçada de impeachment. O presidente da Câmara virou réu da Lava-Jato. O do Senado pode virar a qualquer momento. E o Ministério Público tem trabalhado a toque de caixa, em ritmo de urgência." (As informações são da Folha de São Paulo)
..
Fórum discute política de crédito e implantação de agroindústrias na Bahia
O fórum de assistência técnica e extensão rural da Bahia promoveu debate sobre as políticas de assessoria técnica, crédito e implantação de agroindústrias, dia 1º de março, no auditório do Incra, em Salvador.
O encontro reuniu representantes do Instituto, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Superintendência de Reforma Agrária e Política Territorial (Sutrag), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ambas ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, dos movimentos sociais e sindicais do campo.
Os encontros do fórum acontecem sempre na primeira terça-feira de cada mês. O superintendente regional do Incra na Bahia, Gugé Fernandes, destacou que esse diálogo mensal com os órgãos públicos, movimentos sociais e sindicais permite uma aproximação maior, para debater e decidir em conjunto os rumos da assessoria técnica no estado.
Crédito
De acordo com o perito federal agrário do Incra/BA, Victor Fernandes, o convênio da assessoria técnica que tem a CAR como executora, possibilitará a concessão do Crédito Instalação para 10 mil famílias assentadas.
Durante o Fórum, os movimentos sociais apresentaram as demandas das atividades produtivas por região. “Eles têm até a próxima terça-feira (08) para atualizar e apresentar suas prioridades, para assim, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional lançar o edital que possibilita a contratação dos serviços de elaboração de projetos para aplicação desses créditos”, frisou.
Agroindústrias
A equipe da CAR apresentou, no encontro, os resultados do mapeamento da aptidão produtiva e técnica de assentamentos baianos, que serão beneficiados com as 171 agroindústrias, resultado de convênio entre Incra e Governo do Estado.
Victor Fernandes, que também fez parte da apresentação, informou que foram 124 áreas rurais visitadas em todas as regiões do estado. “As equipes verificaram as capacidades produtivas dos assentamentos e também foram apuradas as condições de eletrificação, água potável e espaço adequado para a instalação dos equipamentos. Estamos aguardando os representantes dos movimentos mandarem o complemento das demandas deles para iniciarmos a última etapa das visitas”, afirma o perito agrário.
As ações de assistência técnica do Incra na Bahia fazem parte da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater) e do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Pronater).
..
Casa Nova é destaque no Vale do São Francisco em políticas públicas culturais
O município de Casa Nova é único município do Território de identidade do Sertão do São Francisco – composto por 10 municípios - a ter implantado o Sistema de Cultura (SMC). Quem afirma é o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Márcio Ângelo.
Presente na cidade na ultima sexta-feira, 26, para participar do Iº Fórum Municipal de Cultura, Ângelo ressaltou o pioneirismo da gestão na atenção as políticas culturais. "Casa Nova se destaca por sua postura. É um dia festivo, onde as leis estão asseguradas para além de qualquer gestão. Além do Plano decenal, a cidade tem um conselho e um fundo onde a prefeitura tem obrigação de fazer o deposito de recursos para garantir as ações culturais (...). Isso não é para qualquer município. A cidade está de parabéns", pontua...
Prefeitura de Sobradinho comemora os 27 anos de emancipação política do município inaugurando obras
Nos 27 anos de Sobradinho, que acontece amanhã (24) a prefeitura vai entregar à população obras estruturantes que promovem mais qualidade de vida, saúde, bem estar, cidadania e conhecimento.
Na Vila São Joaquim será inaugurada a Unidade básica de Saúde, da quadra S 5, uma construção moderna e ampla para melhor atender a comunidade...
Convocado pelo Prefeito Julio Lossio, Ricardo Rocha assume novas ações dentro do governo
Integrante do Governo Julio Lossio desde os primeiros momentos de articulações políticas na sua campanha, Ricardo Rocha que já passou pelo trabalho de estruturação da limpeza pública, assumiu a Secretaria de Infraestrutura e ajudou a implantar o programa de pavimentação do município, agora volta a contribuir com as articulações do partido convocado pelo Gestor Municipal.
Segue nota de esclarecimento:..
ARTIGO - A VISÃO POLÍTICA DE CRIAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO FOI ALICIADA E INJUSTA!
Quando se institucionalizou a formação, organização e manutenção do Estado chamado Brasil, o direcionaram, o seu funcionamento dos seus aparatos para privilegiar aos donos da estrutura patrimonial, financeira, econômica, assim como, a expansão desse poderio entre pessoas da mesma classe social!... Às instituições republicanas ligadas aos poderes, com destaque para o Executivo e o Judiciário, têm sido vítimas dessa equivocada lógica: os exemplos do uso do Estado em favor dos que podem mais foram ficando espalhados (...), a criação de estruturas de propriedades particulares ligadas a Educação e a Saúde, como exemplo, selecionou pessoas a serem atendidas por terem melhor condição financeira – ainda têm as leis criadas para garantir a entrada de dinheiro público – mesmo que a busca de lucro financeiro não combina com Saúde e Educação pública de qualidade; Decisões encaminhadas na Justiça, ou deixadas de ser encaminhadas, mostra que seres humanos concursados agiram e/ou omitiram a determinadas situações, como se a importantíssima instituição pudesse ser como “nariz de cera, que se coloca para o lado que se quer”; Há décadas que se vê, ler e ouve falar de uso do Ministério das Comunicações para “favorecer” a famílias com emissoras de Rádio, TV, e, outros meios de comunicação – o Estado da Bahia é exemplo cristalino desse engodo. A crítica ao equivoco na criação do Estado, vale a nível federal, estadual e municipal!
Essa lógica insana de criação do nosso amado Estado, obedeceu a um receituário internacional da ideologia capitalista selvagem, liderado pelos Estados Unidos das Américas – que tem significado resumido e claro nos bons dicionários da Língua Portuguesa!... Porque e como o seu conjunto de ideias, a sua posição política científica é de direita, o que é ser de direita e esquerda, onde e como se definiu o que ser de direita e de esquerda, e, como a genética define isso, basta pedir informação ao Google, ou, perguntar a um “bom” professor de história...
Durante a Mudança do Garcia, PSOL protesta contra a “política do monopólio” exercida pelo grupo Schincariol no Carnaval de Salvador
A tradicional Mudança do Garcia reuniu sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos, no Campo Grande, na tarde desta segunda-feira(8), com o objetivo de promover um desfile no circuito carnavalesco com a tônica dos protestos e reivindicações. O Partido Socialismo e Liberdade participou da histórica Mudança do Garcia e protestou contra o exclusividade do grupo Schincariol imposta pelo prefeito ACM Neto e a renovação do contrato do Camarote Salvador, localizado em Ondina.
A monopolização da cerveja SCHIN no carnaval, devido à proibição feita pela prefeitura na qual impede que os ambulantes e bares do circuito comercializem outras cervejas, foi criticada pelo pré-candidato a prefeito de Salvador do PSOL, Fábio Nogueira. "Estamos presenciando um verdadeiro atentado à liberdade de escolha, uma política do monopólio que exclui a participação da sociedade civil do debate sobre os critérios utilizados no processo de financiamento do carnaval", enfatizou. ..
Espaço do Leitor: Carnaval para quem e para quê? Em plena crise econômica, moral e politica, Juazeiro se enfia numa enroscada dessa!
Não consigo aceitar e entender a prepotência e a incompetência administrativa da Gestão Publica de Juazeiro. No auge de uma crise sem precedentes, reservamos milhões para fazer carnaval em Juazeiro, que falta de consciência e arrogância do nosso Prefeito Isaac. A cidade vive em calamidade pública, uma infraestrutura que pede socorro há anos, os bairros sem acesso e agora ainda mais prejudicados, grande parte da população vivendo na lama, e insistimos em gastar um horror em carnaval, para encher os bolsos de donos de trios e bandas. Em quatro dias de festa, são gastos valores absurdos, que dariam para amenizar boa parte das dificuldades que estamos vivendo por conta das chuvas, fazendo avenidas, calçando ruas e tapando buracos, mas em razão da falta de sensibilidade e da concretização de um projeto de se manter eternamente no poder, não pode deixar de FAZER CARNAVAL!! VIVA A POLITICA DO PÃO E CIRCO!!
Venho falar em nome de uma parte da população que clama por um Governo mais humano, sério, de uma vida com mais dignidade, que seja realmente voltado para o povo, VAMOS ACORDAR E EXIGIR UM GOVERNO SÉRIO, SEM EMPREGUISMO, onde o interesse seja realmente governar para todos!!..
Gonzaga Patriota aproveita recesso para visitar suas bases políticas
O deputado federal Gonzaga Patriota(PSB) aproveitou o recesso parlamentar para visitar suas bases política. Depois de passar pelos municípios de Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, nesse final de semana o socialista esteve em Salgueiro, Parnamirim, Araripina, Santa Cruz, Bezerros e Bonito.
Em Salgueiro e Parnamirim, Gonzaga Patriota se reuniu com políticos do seu grupo, tratando de estratégias para as eleições municipais deste ano...
Artigo - A política de pai para filho
Ainda não conseguimos nos desprender, pelo menos no campo da politica, das práticas coloniais e do início da República. As câmaras municipais são a porta mais fácil para a entrada dos filhos de políticos tradicionais, como forma de perpetuar o poder da família. É uma espécie de teste aplicado pelo político para saber se seu descendente direto poderá dar continuidade ao legado e, ao mesmo tempo manter o poder da oligarquia.
A política pode até ser abraçada pelas novas gerações bem-intencionadas, mas na política brasileira, o que se vê é uma tentativa clara de famílias inteiras se perpetuarem no poder. Prática que é mais comum no Nordeste, e que há cerca de duas décadas se torna cada vez mais presente dos grandes centros das regiões Sul e Sudeste...