Foram encontrados 1372 registros para a palavra: CULTURA

Deputados aprovam projeto que torna a Festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que declara a festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia. O município de Curaçá fica no Vale do São Francisco, faz parte da microrregião de Juazeiro.

A região se destaca pela produção de diversas manifestações culturais, que exteriorizam a força do seu povo, a Festa dos Vaqueiros é uma delas. A comemoração tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Vale do São Francisco, reunindo centenas de pessoas, entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil...

NOVA GESTORA FALA DE PROJETOS PARA O CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

"A idéia não é tão somente manter a casa arrumada, em ordem, mas buscar as melhorias físicas e de equipamentos, tornando a Casa ainda mais arrumada para receber espetáculos de todo o Brasil, mas principalmente, pensar no Centro de Cultura João Gilberto como um 'Pólo Gerador de Cultura', que promova e principalmente, que inspire a classe artística a produzir cada vez mais. Sabemos que só poderemos fazer isso com parcerias, e já estamos correndo atrás. Meus primeiros parceiros, são os artistas, com quem teremos encontro todas as segundas, sistematicamente, para montar o grande plano estratégico de trabalho, que atenda ao interesse da classe e as normativas da Instituição". 

Nesse tom, a nova gestora do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, Thâmara Medeiros Rocha, dá sua linha de trabalho à frente da Casa de Cultura que leva o nome de um dos maiores ícones da música brasileira, o nosso Juazeirense João Gilberto. Thâmara Rocha é administradora com habilitação em marketing. Além de sempre estar à frente dos negócios da família, Thâmara já emprestou sua capacidade técnica administrativa ao Detran e também teve passagem pelo Sebrae. Agora, Thâmara dedica boa parte do tempo conhecendo mais a Instituição, para projetar suas ações. Mas já colocou no papel, as idéias gerais que pensa em implementar. "Temos que promover ações, que tragam a comunidade mais para dentro do Centro de Cultura, que aproximem ainda mais a classe artística das decisões e que instiguem formação de platéias", disse Thâmara. ..

Nota - Recesso Centro de Cultura João Gilberto

A assessoria de imprensa do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro,  informou através de nota que a entidade estrará em recesso a partir de amanhã (22) e que retorna suas atividades normalmente dia 02/01/2017.

A gestora Thâmara Medeiros Rocha, aproveitou a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um 2017 de muitas parcerias e sucesso a todos...

Sancionada lei que torna vaquejada e o rodeio manifestação cultural nacional

O Diário Oficial da União traz, na edição desta quarta-feira (30), a sanção da lei 13.364 que eleva a vaquejada e o rodeio à condição de manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial. 

PLC 24/2016 foi aprovado no Senado no dia 1º de novembro. Na oportunidade, o senador Roberto Muniz (PP/BA) fez uma defesa contundente da proposta. Ele ressaltou que existem ações de aperfeiçoamento da atividade para proteção do animal e lembrou que as práticas da vaquejada e do rodeio são tradições regionais e a população urbana não pode desprezar a cultura da população rural...

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E VALORES AFRODESCENDENTES FORAM TEMAS DA II GINCANA CULTURAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUAZEIRO

Foi realizada durante os dias 25 e 26 desde mês, a II Gincana Cultural da Escola Municipal José de Amorim. Este ano com o tema “Pérola negra”, os participantes levaram durante todo o evento, assuntos relevantes que foram debatidos com intuito de conscientizar a população sobre o direito de igualdade para todos, tentando assim, banir o preconceito e a intolerância religiosa que vem ganhando espaços nos últimos tempos. O evento faz parte da proposta pedagógica da escola e tem como objetivo comemorar o dia da consciência negra que aconteceu no dia 20 de Novembro. (Por Humberto Cardoso - Pastorzinho - Professor) ..

Rodrigo Gomes Wanderley será o Secretário de Cultura de Senhor do Bonfim no governo de Brasileiro

Resultado de um processo democrático que contou com a participação de representantes do Movimento Frente Cultural de Senhor do Bonfim, foi escolhido, quarta-feira (23), o nome do futuro secretário de Cultura da gestão Carlos Brasileiro. Será o sociólogo e antropólogo Rodrigo Gomes Wanderley. Foram apresentados quatro nomes, e, após reunião com as presenças do prefeito eleito e do vice, José Antônio, foi feita a escolha.

Rodrigo Gomes Wanderley é pós-graduando em Gestão Cultural, mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Tem conhecimento na área de produção cultural e cultura popular...

Colégio Estadual Cecílio Mattos convida a comunidade para o II Caldeirão Cultural

O Colégio Estadual Cecílio Mattos, em Juazeiro, estará realizando nesta quinta-feira (24) no Centro de Cultura João Gilberto a segunda edição do Caldeirão Cultural, um evento que contará com a participação de toda a comunidade escolar. No local acontecerá exposição fotográfica e apresentações culturais como dança, teatro, música. Durante o evento o público poderá conferir momentos da história de Juazeiro e refletir sobre a preservação do Rio São Francisco.  ..

Angelim comemora a indicação de Freire para o Ministério da Cultura: “Nosso partido está fortalecido e tenho certeza que Pernambuco só tem a ganhar”

O vereador eleito pelo PPS de Lagoa Grande Fernando Angelim tem aproveitado o máximo para fazer a política da boa vizinhança dentro do seu próprio grupo pós-socialista. Bastante fortalecido com o ex-deputado federal Raul Jungmann no Ministério da Defesa, agora mais pulsante com o Presidente Nacional do (PPS-SP) Roberto Freire que ocupa a vaga deixada por Marcelo Calero no Ministério da Cultura.

No Encontro Estadual das Direções Municipais que aconteceu durante esse domingo (20), em Recife, Fernando que também é atual presidente do partido esteve representando a cidade de Lagoa Grade, no Sertão de Pernambuco. Angelim parabenizou Roberto Freire afrente do Ministério da Cultura e ressaltou o fortalecimento do partido em Pernambuco. “Hoje o PPS conta com saudoso ministro da defesa, Raul Jungmann e ficamos felizes com a indicação do presidente Michel Temer a Roberto Freire para assumir o Ministério da Cultura. Nosso partido está fortalecido e tenho certeza que Pernambuco só tem a ganhar”, comentou Angelim...

Conheça o apartamento que derrubou o ministro da Cultura

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira de Lima, admitiu neste sábado ter comprado, em 2015, um apartamento no 23º andar do projeto imobiliário La Vue Ladeira da Barra, nos arredores de uma área tombada em Salvador, na Bahia. Ele nega, contudo, que tenha feito algum tipo de pressão.  Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o agora ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou Lima de tê-lo pressionado a produzir um parecer técnico para liberar o empreendimento..

O ministro da Cultura, Marcelo Calero..

AGENDA CULTURAL DO JUÁ GARDEN OFERECE MÚSICA E TEATRO PARA OS VISITANTES

Mais um final de semana se aproxima e como de costume o Juá Garden Shopping preparou a melhor agenda cultural para quem deseja diversão com conforto e qualidade. A programação já começa nesta quinta-feira à noite, dia 17, com o show ao vivo do cantor Wagner, com o melhor repertório da MPB. Já no domingo (20) será a vez da garotada tomar conta do mall e fazer aquela festa curtindo a peça de teatro  “Chapeuzinho Vermelho”. A apresentação como sempre é gratuita e começa às 15h.

Vale também lembrar que o super Papai Noel do Juá Garden continua recebendo o público durante todos os dias. Então, pra quem ainda não fez aquela foto com o bom velhinho ou não conferiu a linda decoração natalina do shopping, aproveita o momento e venha desfrutar de tudo de bom que só o Juá oferece...

FOGO AMIGO DO PT RESULTOU NA SAÍDA DE JOÃO LEOPOLDO DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

O ex-Coordenador do Centro de Cultura Joao Gilberto em Juazeiro João Leopoldo esteve no Programa Geraldo José desta sexta-feira (11) para comentar sobre a sua saída do órgão estadual. Ao longo da entrevista João recebeu o apoio de inúmeros ouvintes, inclusive, de pessoas que politicamente são contrárias à sua posição política.

“Estou aqui em seu programa hoje Geraldo não para destilar minha insatisfação ou qualquer frustração pelo fato de ter sido substituído do Centro de Cultura João Gilberto. Tenho a dimensão exata do trabalho que desenvolvi, da resposta junto à classe artística e da própria sociedade. O que me motivou a vir ao seu programa foi o senso de gratidão. Sou grato a todos aqueles que contribuíram com a nossa gestão, desde os trabalhadores, aos artistas, à minha família e notadamente ao povo da minha terra” declarou Leopoldo...

Confira a agenda cultural do Juá Garden Shopping para este final de semana

Iniciando a programação da melhor agenda cultural da região, o Juá Garden Shopping apresenta mais uma quinta-feira musical. Neste dia 10, o show da noite será por conta de Themir e Banda, que vai tornar o passeio dos visitantes muito mais agradável, com seu  repertório contagiante.  Já no domingo (13), a atração é para a criançada que vai se divertir muito com a peça “Brincar de que?”, a partir das 15h no Palco do Gil.

E para quem ainda não viu como está linda a decoração natalina do Juá Garden, este final de semana é a oportunidade ideal. Além de poder conferir as belezas dos espaços montados, os visitantes também podem passar um tempinho com o simpático Papai Noel, que tem recebido o público durante todos os dias. Por isso, confira a nossa agenda, reúna as crianças, a família, os amigos e vamos nos divertir...

Fundo de Cultura da Bahia: o que significa?

Uma marca presente em cartazes e banners de divulgação de eventos culturais. Uma assinatura em filmes exibidos antes de espetáculos. Muita gente já viu, já ouviu, mas poucos sabem realmente a importância do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) na movimentação do cenário artístico do Estado. Logo surge a pergunta que não quer calar, o que é esta linha de fomento?A resposta a este questionamento será dada na série de reportagens que vamos apresentar a partir de hoje nas nossas redes sociais. Você também vai saber quem tem acesso ao Fundo e de que maneira a linha de fomento é aplicada.  Acompanhe!   

O Fundo de Cultura foi instituído pela Lei 9.431/2005, é o instrumento legal que garante que, uma parcela da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) seja investida na área cultural. O FCBA é gerido pela Secretaria de Cultura, em articulação com a Secretaria da Fazenda, e tem  como objetivo incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas...

VEREADOR MITONHO VARGAS MANIFESTA SOLIEDARIEDADE AO IRMÃO EXONERADO DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

Veja o conteúdo da nota enviada pelo vereador ao Blog:

É com muita tristeza que recebi a informação da exoneração do companheiro de partido e irmão João Leopoldo do CCJG, não faço e nunca fiz e nem estou fazendo aqui a defesa do irmão João Leopoldo, mais sim de um companheiro histórico, militante ativo e aguerrido que desde a sua filiação nos anos 80 segurou e defendeu as lutas e as bandeira do Partido dos Trabalhadores...

JOÃO LEOPOLDO NÃO É MAIS O COORDENADOR DO CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO DE JUAZEIRO

João Leopoldo Viana Vargas não é mais o Coordenador do Centro de Cultura João Gilberto em Juazeiro. Após dirigir o órgão estadual durante seis anos, João Leopoldo que já sabia das articulações políticas para substituí-lo, foi informado com a publicação no Diário Oficial da Bahia desta sexta-feira (04), embora a exoneração tenha ocorrido no dia 01 de novembro.

Assim que foram informados da oficialização diversos artistas de Juazeiro se manifestaram nas redes sociais em apoio ao trabalho executado por João Leopoldo...

Convênio do Fundo de Cultura contempla 372 projetos em todo o estado

O governador Rui Costa, juntamente com o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, assinou, na manhã desta quinta-feira (3), no Palácio Rio Branco, em Salvador, o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) dos Editais Setoriais 2016, que contam com um investimento de mais de R$ 30 milhões, proveniente do Fundo de Cultura da Bahia. Do total de 3.265 projetos culturais inscritos, 372 foram aprovados na etapa de análise de mérito. O destaque do ano foi o volume de recursos direcionado ao Audiovisual, que chegou a R$ 14,5 milhões, incluindo outras fontes de financiamento captadas pelo governo. 

De acordo com o governador, o convênio significa um ato importante para a vida e os valores da Bahia. “É um ato de afirmação da cultura, de forma transparente e democrática, já que nenhum governo ou governante interfere na escolha dos projetos selecionados que receberão financiamento público. Fico contente em saber que conseguimos contemplar projetos dos quatro cantos do estado”, revelou Rui.

Foram selecionados projetos culturais dos 27 territórios de identidade da Bahia, distribuídos entre o Médio Sudoeste, que teve a maior quantidade de propostas aprovadas no comparativo por território (27,8%), além de regiões como o Setor Produtivo do Sertão, Velho Chico, Semiárido Nordeste II e Região Metropolitana de Salvador. O secretário de Cultura Jorge Portugal ressaltou que o estado estará representado pela sua criatividade em todos os cantos, em todos os territórios. “Não foi uma coisa concentrada apenas em Salvador e Região Metropolitana”, destacou.

Editais

Com 23 segmentos artístico-culturais contemplados, os Editais Setoriais já representam a maior ferramenta de fomento cultural da história da Bahia. A seleção foi iniciada em julho e recebeu 3.265 propostas, das quais 2.690 atendiam aos critérios estabelecidos e, destas, 372 foram selecionados por comissões específicas que envolveram o trabalho de 173 pessoas. A lista com os projetos aprovados foi divulgada no dia 29 de setembro e está disponível no site da Secult.

“Quero cumprimentar os artistas e os produtores que, a partir de hoje, começam a tocar seus projetos, e parabenizar as equipes da Secult e da Sefaz, que conseguiram manter o melhor fluxo de execução desde que o Fundo foi criado. Isso mostra a nossa determinação e nosso trabalho diário para que possamos usar melhor os recursos públicos. Consideramos estruturantes as políticas e ações na área da cultura”, afirmou Rui Costa. 

Nesta edição do convênio, os setores de Capoeira e Leitura receberam verbas específicas, R$ 500 mil e R$ 200 mil, respectivamente. Capoeira teve 13 dos 106 inscritos aprovados e Leitura 11 das 55 propostas avaliadas. Outro destaque foi o edital de Cultura Popular – Versão Simplificada, considerado um marco nas políticas públicas por permitir que os proponentes possam descrever o seu projeto em áudio e vídeo. O segmento de Música concentrou o maior número de inscritos (401), sendo 15 selecionados com o investimento de R$ 1,5 milhão. ..

Governo da Bahia assina convênio para realização de 372 projetos do Fundo de Cultura

Nesta quinta-feira, às 10h, o governador Rui Costa participa da solenidade de assinatura do Termo de Acordo e Compromisso (TAC) para os projetos aprovados nos Editais Setoriais do Fundo de Cultura 2016, lançados no mês de julho. A cerimônia será realizada no Palácio Rio Branco, na Praça Municipal de Salvador, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal.

Do total de 3.265 projetos culturais inscritos, 372 foram aprovados na etapa de análise de mérito. Os Editais Setoriais contam com investimento de mais de R$ 30 milhões, proveniente do Fundo de Cultura da Bahia. O destaque do ano foi o volume de recursos direcionado ao Audiovisual, que chegou a R$ 14,5 milhões, incluindo outras fontes de financiamento captadas pelo governo. ..

Projeto que dá à vaquejada status de patrimônio cultural imaterial vai à sanção

Os senadores aprovaram nesta terça-feira (1º) o projeto de lei da Câmara (PLC 24/2016) que dá à vaquejada, ao rodeio e expressões artístico-culturais similares o status de manifestações da cultura nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil. A proposta foi aprovada pela manhã na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e enviada para votação de urgência pelo Plenário à tarde. O projeto segue agora para sanção presidencial.

De autoria do deputado Capitão Augusto (PR-SP), o PLC 24/2016 foi relatado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), favorável à matéria. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou uma lei do Ceará que regulamentava a prática da vaquejada por 6 votos a 5. A decisão serve de referência para todo o país...

No Salão do Chocolate de Paris, governador autoriza R$ 10 milhões para cultura do cacau

Em viagem à França para buscar novos investimentos para a Bahia, o governador Rui Costa participou nesta sexta-feira (28), do Salon du Chocolat Paris (Salão de Chocolate Paris), evento que busca estabelecer a ligação entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau e chocolate. Rui foi recebido pelo presidente do Salão, François Jeantet, e juntos percorreram as instalações do centro de exposições de Porte de Varsailles. Na ocasião, o governador autorizou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a destinar R$ 10 milhões do edital de fruticultura do Bahia Produtiva, especificamente, para projetos da cultura do cacau.

Durante sua passagem pelo Salão, Rui visitou os estandes dos chocolates da Bahia, Mendoá e Amma, conversou com os produtores e conheceu empresas francesas que usam amêndoas baianas para produção dos chocolates europeus. Rui disse que ficou bastante satisfeito com a grandiosidade do evento. "São muitas pessoas circulando por aqui. Aproveitei a oportunidade e convidei os chocolateiros franceses para visitar Ilhéus e ver de perto a nossa produção"...

Cláudia Leitte terá que devolver R$ 1,2 milhão captados pela Lei Rouanet

O "Diário Oficial da União" publicou hoje os projetos financiados pela Lei Rouanet que tiveram suas prestações de contas reprovadas.

Entre eles está um de Cláudia Leitte, que captou R$ 1,2 milhão para a realização de 12 shows nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em 2013. A cantora terá que devolver o valor ao Fundo Nacional da Cultura...