Foram encontrados 1638 registros para a palavra: mulher

Câmara aprova texto que permite à polícia agir para proteger mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que autoriza, em caráter emergencial, delegados e policiais a decidir sobre medidas protetivas para atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O projeto segue agora para análise do Senado. O texto, aprovado por após acordo entre os líderes partidários, modifica a Lei Maria da Penha. Atualmente, a lei prevê que a polícia comunique ao juiz de direito as agressões em um prazo de 48 horas, para que, só então, a Justiça decida sobre as medidas protetivas. 

Segundo o relator do texto, deputado João Campos (PRB-GO), o que tem ocorrido nas delegacias de polícia é que a autoridade policial que recebe a vítima logo após o crime fica de mãos atadas. “A regra nesse contexto é a mulher procurar a delegacia e sair com um boletim de ocorrência, nada mais”, argumentou. O relator justificou que, fora da prisão em flagrante, a autoridade policial só tem autonomia para registrar a ocorrência e remetê-la ao Poder Judiciário, o que pode custar a vida da vítima. ..

Em briga de marido e mulher se coloca a colher, sim; até faqueiro, se necessário

A primeira vez que tive coragem e chamei a polícia, a ocorrência foi atendida por dois policiais homens. Não trataram como um possível caso de violência doméstica, mas como um “desentendimento de casal”. E foram embora sem sequer fazer um registro. Na mesma casa tive que lidar com a ira por ter feito o chamado.

Outra vez, muito tempo depois, diante de situações que envolviam ser seguida, obrigada a atender ao telefone e toda a sorte de ações para provocar meu desequilíbrio emocional, novamente tomei coragem e pedi ajuda...

Prefeito participa de entrega de certificado de projeto da ONU Mulheres

O prefeito Paulo Bomfim acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama participou sexta-feira (10) da solenidade de entrega de certificados do projeto piloto ‘O valente não é violento’ da ONU Mulheres em parceria com a Secretaria Estadual de Política para Mulheres (SPM). O evento realizado no Núcleo Territorial de Educação (NTE10) contou com a participação de Julieta Palmeira titular da SPM.

Participaram do projeto, profissionais da rede estadual de ensino e da Assistência Social do município. O objetivo da ação, que passará por várias cidades do país, é promover a igualdade de gênero e discutir o fim da violência contra mulheres e meninas...

Caminhada marca luta contra violência à mulher em Jeremoabo

Cerca de 200 pessoas participaram, quarta-feira (08), da caminhada contra violência à mulher na cidade de Jeremoabo - BA, a 370 quilômetros de Salvador. O ato marcou o início das atividades do Programa de Amparo à Mulher Agredida (AMA), que tem o objetivo de provocar a gestão pública para criar medidas de prevenção e de assistência da mulher vítima de agressão, entre elas o Conselho da Mulher no município, que irá reforçar toda a rede de apoio as vítimas e acompanhar a aplicação das medidas concretas de combate ao problema.

A concentração começou às 08h na altura da quadra de esporte do Bairro José Nolasco. Por volta das 09h30, os participantes saíram em direção ao centro da cidade. A caminhada foi realizada um dia depois do aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha – sancionada em 7 de agosto de 2006 e reforçada em 2015 pela Lei do Feminicídio. Durante o percurso, foram feitos esclarecimentos sobre os diversos tipos de violência contra à mulher. A manifestação foi finalizada por volta das 12h na Praça do Forró...

PM prende mulheres com 2,3 kg de drogas e uma arma em Paulo Afonso

Policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 20° Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam duas mulheres com 2,3 kg de drogas, uma arma de fogo e munições no bairro Tancredo Neves ll, em Paulo Afonso, ontem quinta-feira (9).

A guarnição realizava rondas na rua Duque de Caxias, quando se deparou com uma mulher em atitude suspeita e, ao proceder com a abordagem, apreendeu com ela 480g de crack, 49 pinos para acondicionar cocaína, R$ 153,00 em espécie, três aparelhos de telefone celular, dois relógios, um rolo de papel alumínio e um rolo de fita adesiva...

O Brasil mata 5 mil mulheres por ano e Estupros aumentam 8,4% em um ano

A situação da violência no Brasil se agrava a cada ano e atingiu um novo recorde: em 2017, foram registrados 63,8 mil homicídios no país. Um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Isso representa 175 casos por dia. Para as mulheres, o número é ainda pior. Foram 60 mil ocorrências de estupro — aumento de 8,4%. E 221,2 mil de violência doméstica, o que representa 606 casos por dia.

Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública ontem. As maiores taxas de violência foram registradas no Rio Grande do Norte — 68 para cada 100 mil habitantes —; no Acre,  63,8; e no Ceará, 59,1. As menores foram registradas nos estados de São Paulo (10,7), Santa Catarina (16,5), e Distrito Federal (18,2)...

Equipe da SEDES participa de projeto piloto da ONU Mulheres

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) participam até amanhã (10), no auditório do NTE10 (antiga Direc 15) do projeto-piloto ‘O Valente não é Violento’ promovido pela ONU Mulheres em parceria com a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres. O objetivo da ação é promover a igualdade de gênero e discutir o fim da violência contra mulheres e meninas.

Além dos profissionais da Assistência Social, participam do projeto professores da rede estadual de ensino. De acordo com a facilitadora do projeto e representante da ONU Mulheres Givânia Silva, é fundamental a participação de toda a rede do município nesse processo. “A ideia é sensibilizar e dar mais elementos para que os profissionais possam construir uma nova concepção de homem e de mulher a partir da sala de aula e não apenas fora dela. O que acontece na escola também está relacionado a outros espaços como família e sociedade em geral”, afirmou...

Delegada destaca a importância das mulheres conhecerem a lei Maria da Penha

Ontem terça-feira (7), data que a Lei Maria da Penha completou 12 anos de implantação, foi realizado um debate sobre o enfrentamento à violência doméstica contra mulheres.  O evento promovido pela Prefeitura de Petrolina e a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher reuniu autoridades, estudantes, representantes de instituições de defesa da mulher e membros da sociedade civil no auditório do Sebrae, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. 

Diversos dados alarmantes foram citados, histórias traumáticas contadas e sugestões para combater a situação atual no estado. O público presente teve a oportunidade de conhecer melhor a  Lei nº 11.340/2006 que é a principal ferramenta legislativa no combate à violência doméstica contra mulheres...

Casos de agressão à mulher aumentam em 2018; em Juazeiro mulher denuncia risco de morte

A Lei Maria da Penha completou 12 anos ontem terça-feira (7) em meio a várias notícias de crimes cometidos contra mulheres, principalmente homicídios. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 representa um marco para a proteção dos direitos femininos ao endurecer a punição por qualquer tipo de agressão cometida contra a mulher no ambiente doméstico e familiar.

Em pouco mais de uma década de vigência, a Lei motivou o aumento das denúncias de casos de violação de direitos. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), que administra a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, foram registradas no primeiro semestre deste ano quase 73 mil denúncias. O resultado é bem maior do que o registrado (12 mil) em 2006, primeiro ano de funcionamento da Central...

Acusado de Violência Doméstica é preso em Juazeiro

Ontem, dia 07, data em que se comemora 12 anos da Lei Maria da Penha, a Guarnição PETO/75ª IPM recebeu informação do CICOM para se deslocar até a Rua B, Caminho 24, n. 3, bairro Tancredo Neves,  onde estaria ocorrendo um crime de violência doméstica.

No local foi confirmado pela vítima que o seu marido Sandreilson da Silva, nascido em 02.10.1981, brasileiro, casado, natural de Canhotinho-PE, estava agredindo-a com socos na cabeça e face, bem como puxões no seu cabelo. ..

Ronda promove Workshop com representantes da rede de atenção à mulher

A Operação Ronda Maria Penha da Polícia Militar promoveu o "I Workshop de Nivelamento de Ações no Enfrentamento ao Fenômeno da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher" com representantes da rede de atenção à mulher, no auditório do COI/SSP, no CAB, nesta terça-feira (7). As atividades foram iniciadas por volta das 9h, logo após algumas explanações de cada um dos representantes da rede de atenção à mulher na mesa de abertura da solenidade.

Para a major Denice, o workshop é um marco que solidifica os 12 anos da criação Lei Maria da Penha. "A intenção é aproximar e fortalecer a atuação da ronda na rede de atenção à mulher em situação de violência, potencializando as ações, atividades, comunicações e discutindo estratégias", comentou...

Violência: Lei Maria da Penha 12 anos de proteção às mulheres brasileiras 

Considerada um marco civilizacional e uma das principais conquistas das mulheres brasileiras, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) completa 12 anos de sancionada nesta terça-feira (07).  A lei foi criada com o objetivo de garantir a proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Para a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, a Lei Maria da Penha representa o trabalho do Estado na promoção e garantia dos direitos básicos da mulher. “É preciso promover políticas e legislações que afiancem a vida das mulheres. Diariamente, brasileiras são agredidas e/ou assassinadas por pessoas próximas e do convívio familiar”.

Além disso, a secretária chama a atenção para o combate ao machismo, fator decisivo na violência contra as mulheres. Segundo ela, é necessário investir numa educação não sexista, onde meninas e meninos sejam tratados de forma igual. “Não podemos mais admitir essa história de que as meninas ajudam nas tarefas domésticas enquanto os meninos podem brincar. O trabalho de casa deve ser dividido, compartilhado. E essa noção que vai colaborar para a diminuição dos casos de violência no futuro”, avalia...

Conselho da Mulher realiza evento em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM) realiza nesta terça-feira (07), às 18h na Câmara de Vereadores evento aberto ao público, em alusão ao aniversário de 12 anos da Lei Maria da Penha, lembrado no mesmo dia.

Com o tema ‘Mulheres inspiradoras’, o evento irá homenagear mulheres que desenvolvem trabalhos relevantes na luta pelo empoderamento da mulher e no enfrentamento à violência. A programação abordará ainda os avanços da Lei Maria da Penha...

AMEAÇADA PELO EX-MARIDO, MULHER FAZ APELO DRAMÁTICO: “VOU TER QUE MORRER PARA TOMAREM UMA DECISÃO”

Em mensagem ao Blog Geraldo José na tarde desta segunda-feira (06), pelo facebook, a leitora Myra Dias faz apelo dramático contra as ameaças do seu ex-marido que não aceita a separação. Ela relata que já prestou queixa na DEAM (Delegacia da Mulher), dia 26, “mas das duas ameaças feitas uma ele já cumpriu que foi tocar fogo em seu veículo. A outra seria de me matar. Vou ter que morrer para tomarem uma decisão?” Questiona. Eis a mensagem de Myra Dias.

“Geraldo eu sou mais uma das vítimas de violência contra mulher. No dia 26, prestei queixa na Deam (de números: Queixa 708/2018 e queixa 751/18), por ameaça de morte com faca e ameaça de tocar fogo no meu carro. Nada fizeram até hoje!  Ele nunca recebeu uma intimação, quando foi hoje, por volta de meio dia ele cumpriu uma das ameaças, queimou o meu carro em frente da minha casa perto do Rapport Hotel. A próxima ameaça ele disse que vai cumprir também que é me matar. Agora eu te pergunto Geraldo eu vou ter que morrer para tomarem uma decisão. Depois de morta para que tomar iniciativa? Isso foi meu ex-marido que não aceita a separação” relatou a jovem ameaçada...

"Agressivo é o preconceito": mulheres com câncer rebatem crítica ofensiva de ex-diretora de colégio de Brasília

Na última segunda-feira (30/07), uma notícia preconceituosa chocou os brasilienses. A freira e até então diretora do Colégio Notre Dame de Brasília, irmã Loiva Urban sugeriu que a mãe de uma menina em tratamento do câncer cobrisse a cabeça porque sua imagem era "agressiva a sociedade", por estar careca, sem lenço ou peruca.

Atualmente Carol Venâncio Duarte, mãe de uma então aluna da escola mencionada, luta contra a doença e, por isso, perdeu todo o cabelo. Diante do fato, nesta sexta-feira (3), as mulheres da ONG Vencedoras Unidas criaram a campanha "Agressivo é o Preconceito"...

Juazeiro: Mulher morre, após esperar sete anos por vaga em hospital para cirurgia cardíaca. 'É muita revolta', diz mãe

A dona de casa Josilene dos Santos, que aguardava por uma cirurgia cardíaca há sete anos, morreu na quinta-feira (2), em Juazeiro (BA). Diagnosticada com com miocardiopatia, doença que compromete o funcionamento do miocárdio, músculo do coração, ela teve quatro paradas cardíacas e não resistiu.

Josilene passou mal na tarde de quarta-feira (1º) e foi socorrida por familiares, que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com a demora da chegada da ambulância, um vizinho a levou até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde foi atendida...

Caminhada marcará programação de luta contra violência à mulher em Jeremoabo

A cada 7.2 segundos uma mulher brasileira é vítima de violência física, de acordo com dados do Instituto Maria da Penha. Só em 2013, no Brasil, 13 mulheres morreram todos os dias vítimas de feminicídio - assassinato em função de seu gênero. Cerca de 30% foram mortas por parceiro ou ex, segundo dados do Mapa da Violência 2015. Preocupados com estes números, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-235/BA, lançou o Programa de Amparo à Mulher Agredida (AMA).

O Programa AMA foi lançado no dia 23 de julho, na Câmara de Vereadores de Jeremoabo. Estavam presentes gestores públicos e a sociedade civil, que lotaram o plenário da Casa. O lançamento foi feito com a palestra "Violência contra a Mulher - Abusos Sexuais na Infância", ministrada pela psicóloga Joana Alves, que ressaltou as formas de identificação do abuso e acolhimento das vítimas...

II ENCONTRO DE MULHERES NEGRAS DO SERTÃO SÃO FRANSCISCO

O II Encontro de Mulheres Negras do Sertão São Francisco acontecerá no dia 31 de julho de 2018, no Clube Por do Sol em Santa Maria a partir das 8h ás 18h, com apresentações culturais, palestras, oficinas, exposições artísticas, estandes de artesanato e culinária regional que valoriza a diversidade da mulher negra sertaneja sinônimo de coragem e força. 

Este evento tem como objetivo fortalecer o protagonismo da Mulher Negra Sertaneja, oportunizando espaços de formação e articulação com mulheres das cidades que compõem o Sertão do São Francisco, com vista à sua inserção na luta contra a violência, o racismo e o sexismo, colaborando para a ampliação e consolidação da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco no interior do Estado...

MASTOLOGISTA DO IMIP FALA SOBRE AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES ABAIXO DOS 40 ANOS

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve um aumento de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Em entrevista recente ao programa Bom Dia Pernambuco, da Globo, a coordenadora do serviço de Mastologia do IMIP, doutora Isabel Pereira, explicou que um dos principais problemas para o enfrentamento à doença é de que ainda não é possível saber o que causa o câncer de mama.

"Na verdade, não se sabe a causa, mas a gente sabe que 6% dos cânceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos. E talvez essa porcentagem seja ainda maior", alertou a especialista, acrescentando que o aumento de pesquisas na área busca entender justamente o que causa a doença. ..

O CONSEG/LESTE JUAZEIRO- REALIZA PALESTRA COM MULHERES INSCRITAS NO  "PROJETO REACIONE"

Ontem (26), *O CONSEG Leste/Juazeiro, em parceria com o SEBRAE, 75ªCIPM, SEVAP/CPRN e CRAS Itaberaba*, realizaram palestra com uma parcela das mulheres inscritas nos Cursos de Qualificação e Inclusão Produtiva, do *"Projeto Reacione – Criando novas Oportunidades"*.

A referida palestra, bem como a realização de entrevista e teste de aptidão psicológica, constam como etapa eliminatória do Projeto...