Foram encontrados 133 registros para a palavra: preservação

Prefeitura de Petrolina iniciará regularização fundiária em áreas urbanas de preservação permanente

Empreendimentos e residências localizados na zona urbana de Petrolina e até 500 metros das margens do Rio São Francisco deverão ter sua situação regularizada.  É que a prefeitura firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual e Federal para poder emitir licenças provisórias a estes locais. 

Dentro do período de 24 meses, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) ficarão responsáveis por realizar um levantamento detalhado de todas as propriedades que se encontram em Área de Preservação Permanente e que se enquadram dentro do perfil de regularização. Os donos dos imóveis serão devidamente notificados para que apresentem o projeto de legalização da área. ..

Recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas contribui para a preservação do Rio São Francisco

Entre os maiores polos agrícolas do país, a região do Vale do São Francisco localizada na faixa do Sertão de Pernambuco e Norte baiano, contribui significativamente com o abastecimento de frutas em grandes centros, dentro e fora do país. Com isso, o número de produtos agrícolas também acompanha esse crescimento e para preservar tanto o solo como as águas e consequentemente a saúde humana, uma importante ação é vital nesse processo: a devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), entidade sem fins lucrativos criada por fabricantes de defensivos agrícolas com o objetivo de promover a correta destinação das embalagens vazias de seus produtos, no ano de 2018, cerca de 500 mil toneladas de embalagens foram recolhidas em todo o território nacional...

PRESERVAÇÃO DA ÁRVORE DE NATAL DO BAIRRO JOÃO XXIII

Em contato com o Blog GJ os comunitários Pedro Militão e a vice-presidente Elma Brito em nome do bairro João XXIII estão solicitando de todos os moradores para ficarem vigilantes em relação à Praça São João Batista, pois desocupados estão tentando danificar a árvore de natal criada pela própria comunidade. ..

PARCERIAS FORTALECEM A PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE UNA-BA

Segundo WWF-Brasil organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade, o município de Una, localizado no Litoral Sul da Bahia tem a maior diversidade de árvores do mundo, sendo 450 espécies diferentes em um só hectare de floresta.

A associação do  km 12, é um grupo  atendido pelos técnicos da Cooperativa de Desenvolvimento Territorial (COOPERAST),  que juntamente com o Instituto Biofábrica de Cacau, uma Organização Social vinculada ao Governo do Estado da Bahia, prevê o replantio de mudas da Mata Atlântica, por meio do projeto Replantar colaborando assim para manutenção da diversidade de arvores na região ...

Ações de preservação marcam aniversário de 517 anos do Velho Chico em Petrolina   

Na última quinta-feira (4), dia em que são comemorados os 517 anos do Rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina e instituições parceiras prestaram homenagens ao maior patrimônio natural da região. Através de atividades de conscientização ambiental, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) coordenou as atividades. 

Com a ajuda dos estudantes do ensino médio da Escola Evanira de Souza Dias, de equipes da CODEVASF; Instituto Federal (IF-PE); Marinha; Exército Brasileiro; Aeronáutica; Rotary Club; Colônia de Pescadores da cidadã; representes de instituições privadas, foi realizada uma limpeza simbólica no Rio e soltura de 40 mil alevinos das espécies Curimatã e Pacamã. Ao longo da manhã, alguns estudantes ainda tiveram a oportunidade de passear em embarcações pelo Rio e integrantes do terreiro Ilê Axé dos Orixás puderam prestar homenagens ao “Rio da integração nacional”...

Sanfoneiros prestam homenagem ao rio São Francisco 517 anos e pedem preservação do Velho Chico

Rio São Francisco tem grande importância econômica e cultural para o Brasil. No seu curso, que passa por cinco Estados brasileiros, há ricas histórias, algumas delas cantadas por grandes artistas. 

Nesta quarta feira (4), sanfoneiros do Vale do São Francisco prestaram uma homenagem ao Rio São Francisco. Com a chegada de Américo Vespucio, a data oficial comemora os 517 anos do Rio São Francisco. Os sanfoneiros se reuniram para contemplar o Rio Mar chamado pelos indidos que habitavam a região e cantaram diversas músicas que trazem o nome do rio em forma de poesia...

Agencia Municipal de Meio Ambiente comemora 517 anos do Rio São Francisco com ações de preservação em Petrolina

Em comemoração ao aniversário de 517 anos do Rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina irá realizar nesta quinta-feira (4), uma série de atividades de conscientização ambiental junto à população. A ação será realizada através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), e vai mobilizar estudantes; instituições parceiras e voluntários em prol da preservação do Velho Chico.

As atividades acontecerão na Orla I, a partir das 8h. Os voluntários realizarão uma limpeza nas margens do Rio, seguida da soltura de 40 mil peixes doados pela CODEVASF. Ao longo da manhã, os participantes terão a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre o Projeto Orla Nossa, desenvolvido pela prefeitura...

Ministério Público Federal promove audiência para discutir preservação do patrimônio de Luiz Gonzaga

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro/Ouricuri (PE) vai realizar, no dia 2 de agosto, audiência pública para discutir a preservação e promoção do patrimônio cultural deixado por Luiz Gonzaga, que se encontra no Parque Aza Branca, no município de Exu. O evento será realizado no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar, também em Exu, a partir das 13h30.

O assunto é tema de inquérito civil de responsabilidade do procurador da República Marcos de Jesus, que tem o objetivo de acompanhar a situação do patrimônio cultural do músico, falecido em 2 de agosto de 1989. Será realizado cadastramento de expositores, cidadãos e entidades civis, por e-mail, telefone ou presencialmente, na sede do MPF (mais informações abaixo). O evento é aberto ao público e à imprensa, respeitada a capacidade do auditório onde será realizado...

José Ronaldo e Alckmin discutem preservação do Rio São Francisco

O município de Barra, na região do São Francisco, recebeu nesta quinta-feira (07) a visita dos pré-candidatos a presidência da república, Geraldo Alckmin (PSDB) e ao governo da Bahia, José Ronaldo, do Democratas. Ciceroneados pelo prefeito Deonisio, percorreram algumas ruas da cidade e participaram de uma reunião com vereadores e lideranças políticas e empresariais da região no Barra Associação Comercial para discutir ações para preservação do Rio São Francisco. Presentes, o pré-candidato ao senado Jutahy Junior e os deputados João Gualberto, Antônio Imbassahy e Adolfo Viana.

O pré-candidato ao governo do estado, José Ronaldo, chamou a atenção para a importância do compromisso com a revitalização do Velho Chico. O ex-prefeito de Feira de Santana elogiou a postura de Alckmin, quatro vezes governador de São Paulo, e salientou a certeza de que o evento era o ponto de partida para a transformação da região, com a recuperação do Rio São Francisco. Alckmin disse que foi uma opção sua começar a visitar a Bahia pelo município, banhado pelo Rio São Francisco. O ex-governador de São Paulo falou sobre a Bahia liderar o atlas da violência no país e pediu a José Ronaldo que o ajude a reduzir essa estatística. Falou também sobre a deficiência na política de saúde na Bahia e no Brasil. Médico, disse que a saúde pública precisa ser levada a sério. Segundo Alckmin, é dever do estado e do país recuperar o Rio São Francisco. "Em 2014 tivemos a maior seca de São Paulo. Tivemos que resolver. Estamos aqui a beira do mais importante rio do Brasil e não se vê canais de irrigação. O Brasil tem uma dívida: recuperar o rio e investir em irrigação". O ex-governador acredita que José Ronaldo vai trabalhar pela revitalização do Rio São Francisco...

Preservação ambiental: ações desenvolvidas pela Prefeitura de Petrolina são referência em PE

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina na área ambiental tornou-se referência para outras prefeituras do país. Nesta quarta-feira (23), uma comitiva da Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural da cidade de Caruaru (PE) esteve em Petrolina para conhecer as ações da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). 

Em Petrolina, o secretário de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, José Carlos Menezes, o zootecnista, Hercilio Pereira e o engenheiro agrônomo, Hilton Petrúcio, reuniram-se com a equipe de diretores de projetos, fiscalização e licenciamento da AMMA. Durante o encontro, os profissionais  trocaram experiências, metodologias e conhecimento acerca das atividades similares na cidade do Agreste. Projetos ambientais, legislação e forma de atuar no setor ambiental, foram alguns dos focos da visita. ..

MPF em Petrolina e MP/PE querem impedir ocupações irregulares em área de preservação no São Francisco

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina (PE) expediu recomendação, em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco (MP/PE), para que o prefeito do município e o diretor da Agência Municipal de Meio Ambiente adotem providências relativas à ocupação irregular da área de preservação permanente do Rio São Francisco. O documento foi assinado pelos procuradores da República Filipe Albenaz Pires e Ticiana Nogueira, e pela promotora de Justiça Rosane Moreira Cavalcanti.

MPF e MP/PE consideram que, historicamente, como as demais cidades da região do Vale do São Francisco, Petrolina expandiu sua ocupação de forma irregular, ao longo do rio, onde se encontram algumas das áreas de maior adensamento populacional urbano. Consideram, ainda, que o Código Florestal determina que as faixas marginais de rios com largura superior a 600 metros, caso do São Francisco no território do município de Petrolina, devem possuir extensão mínima de 500 metros a título de área de preservação permanente, onde são vedadas intervenções e supressão de vegetação, a não ser em situações excepcionais – casos de utilidade pública, interesse social e baixo impacto ambiental...

Senador Fernando Bezerra defende carro híbrido como forma de preservação de empregos na indústria automotiva

Preocupado com a manutenção dos empregos na indústria automotiva, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) defendeu, o aprofundamento da discussão sobre um projeto de lei, em tramitação no Senado, que proíbe a comercialização e circulação de carros movidos a combustíveis fósseis (gasolina e diesel, por exemplo). Ao pedir vistas do PLS 454/2017 e propor audiências públicas para o amadurecimento do tema, Fernando Bezerra apontou o carro híbrido como medida de transição dos motores de combustão para os elétricos.

“O carro elétrico é um caminho, sim. Mas, o carro híbrido é muito importante para o Brasil; especialmente para o agronegócio e a produção de etanol, que foi o combustível que o país escolheu incentivar”, afirmou o vice-líder do governo no Senado, ao destacar que o setor automotivo é responsável por 23% do PIB (Produto Interno Bruto) do setor industrial. “Eu fico sempre muito desconfiado de entrarmos nestas ondas que vêm de fora. Penso que o Brasil pode construir seu próprio modelo (de migração para o carro elétrico), aproveitando as condições oferecidas pelo agronegócio e também a biomassa, o biocombustível. Talvez, para o Brasil, faça sentido ter o carro híbrido por mais uns 50 anos porque isto pode ser melhor para a economia nacional”, acrescentou...

Prefeitura e Colégio Dom Bosco celebram parceria para preservação da Praça Dom Malan

A Prefeitura de Petrolina e o Colégio Dom Bosco irão compartilhar pelos próximos quatro anos a responsabilidade de manter preservada a tradicional Praça Dom Malan, na área central da cidade. Numa solenidade com estudantes, professores e membros da Diocese, o prefeito Miguel Coelho, o diretor da unidade de ensino, padre Antônio Moreno, e o bispo Dom Francisco Canindé celebraram, nesta quinta (03), a adoção do histórico espaço público. Com a iniciativa, o Colégio Dom Bosco cuidará da manutenção dos canteiros, jardins, piso, irrigação, fontes entre outros equipamentos.

A parceria já se traduziu em ações para melhorar as condições da histórica praça. O Colégio Dom Bosco promoveu obras de revitalização, inclusive, reativou as três fontes que estavam sem funcionar há décadas. Também foram realizados serviços na iluminação, gradis e plantio de gramados.

A parceria foi comemorada pelo prefeito Miguel Coelho, que agradeceu à Diocese e à unidade de ensino pelo engajamento na preservação de um patrimônio histórico de Petrolina. “Hoje em dia, é fundamental a participação da sociedade na preservação da cidade. A gente fica muito feliz com a participação do Colégio Dom Bosco e da Diocese pois isso mostra a confiança de duas instituições tão importantes no trabalho da prefeitura“, destacou Miguel.

A celebração da parceria faz parte do “Nossa Praça”, programa desenvolvido pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). A iniciativa busca envolver instituições da sociedade civil na preservação de espaços públicos como praças e canteiros. “À medida que cada um entender a importância do meio ambiente, esse mundo será muito melhor. Se a prefeitura é responsável pela cidade, cada um também é responsável”, lembrou o bispo Dom Francisco Canindé, reforçando a importância da participação da sociedade na preservação da cidade...

PELA PRESERVAÇÃO DA TRADIÇÃO DOS CONGOS DE JUAZEIRO

Feijoada musical - Mauricio Dias & convidados - Domingo dia 29 de abril a partir das 12h, no Celeiro, rua 8, bairro Maringá. Ingressos: Super feijoada + um CD especial do compositor Maurício Dias Cordeiro = R $20,00. Casadinha = R$30,00 + CD. Ingressos na Seculte (Praça da Catedral) 3611-4338, 3613-0654, 74-9-8846-8738 - zap 71-99115-1278.

Segundo a professora e antropóloga Odomaria Bandeira, vários africanos ao virem para o Brasil  como escravos acabaram trazendo esta tradição e adaptando com a cultura local. " O que a gente tem hoje dos congos é o que conseguiu sobreviver ao longo de tantos anos dessa história. Porque na verdade a prática dos congos tem muito haver com a prática da escravidão que atingiu o brasil praticamente por mais de 200 anos, e que chegou até essa região. Essa própria presença de Nossa Senhora do Rosário, é bem significativa dessa presença do negro no contexto de escravatura como um segmento social marginal, praticamente sem espaço para manifestar a sua religiosidade"...

Concurso cultural estimula a preservação da água para estudantes da rede pública estadual

Com o objetivo de expor reflexões e estimular boas práticas quanto ao uso sustentável e racional da água em Pernambuco, estado com a menor taxa de disponibilidade hídrica do país, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, com o apoio do Shopping RioMar Recife e da ASA Indústria, promovem o concurso "Água: Juntos Vamos Preservar – Ano 4". Podem participar todos os estudantes, a partir dos seis anos de idade, da rede pública estadual do Ensino Fundamental e Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de maio, nas categorias Desenho, Vídeo (curta-metragem) e Projeto. As informações e o regulamento completo podem ser acessados no site www.educacao.pe.gov.br,

O concurso, que já está na sua quarta edição, é lançado sempre no mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água – dia 22 de março. A data foi instituída pela organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1992, com o objetivo de ampliar as discussões sobre o consumo e preservação dos recursos hídricos. Por isto, neste mês, a Compesa realiza o trabalho de mobilização nas principais escolas das regiões Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, com ações educativas que estimulem os alunos de todo o estado a participarem do concurso cultural...

Caminhada em defesa da Paz e da preservação do Rio São Francisco acontece sábado (25) em Juazeiro

Com o tema: “Vou fazer correr a paz como um rio”, a Diocese de Juazeiro realiza neste sábado (25) a 11ª edição da Caminhada da Paz, às 17h. A saída da caminhada será do Parque Lagoa de Calú, até a Orla de Juazeiro, encerrando com a missa presidida pelo bispo Dom Beto.

A caminhada terá a participação cantor Zé Vicente. Párticipam do evento diversas caravanas das paróquias e comunidades da Diocese de Juazeiro. A caminhada este ano é um ato simbólico em defesa da paz e do rio São Francisco. ..

Programa Escola verde promoveu curso de Cuidado e preservação de abelhas

O Programa Escola Verde (PEV), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promoveu neste final de semana o curso Cuidado e preservação das abelhas. O curso aconteceu no campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

De acordo com o coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, a ideia da realização dos minicursos surgiu após visitas realizadas pela equipe do programa a escolas da região e o diagnóstico da necessidade de intensificar a educação ambiental nas instituições de ensino. “O objetivo principal dos minicursos é a formação de professores, para que eles se tornem multiplicadores das ideias ambientais junto aos alunos”, afirma Ramos...

Desfile de 7 de Setembro dará destaque a preservação da caatinga em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), com o apoio de outras secretarias municipais e as corporações Militares Estadual e Federal, realiza os últimos preparativos para o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, que este ano terá como tema "A Sustentabilidade em Defesa da Caatinga". As escolas das Redes Municipal e Estadual, corporações militares e entidades civis irão desfilar da Orla I até a Avenida Adolfo Viana, em comemoração ao dia da Independência do Brasil. Dentro da programação às 7h30, acontece a solenidade de hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal e às 8h15 a revista às tropas, na Avenida Santos Dumont, ao lado dos Correios. Logo em seguida, as inicia o desfile militar e às 9h o desfile civil.
 
De acordo com a comissão organizadora este ano o desfile trará algumas novidades, como a participação dos alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil, que vão abrir o desfile das escolas com os pelotões da banda infantil e dos pais e alunos que irão distribuir mudas de plantas nativas da caatinga. "Estamos ensaiando com os alunos de 4 a 5 anos das EMEIs Beatriz Mota e Anna Hilda, que vão apresentar na avenida um pouco do trabalho que é desenvolvido em sala de aula, com o Projeto de Musicalização da Educação Infantil. Eles estão ansiosos para chegar logo o dia do desfile. Os estudantes das escolas Iracy Nunes, São Francisco de Assis NH2, Argemiro José e Paulo VI também estão preparando novidades", disse a secretária da SEDUC, Lucinete Alves. Outra novidade é a participação dos alunos da APAE de Juazeiro, que segundo a coordenação estão animados e preparando apresentações para o 7 de setembro. As fanfarras das escolas também intensificaram os ensaios na semana que antecede o desfile.
 
Este ano irão desfilar 13 escolas entre municipais e estaduais, além da APAE. A concentração dos estudantes acontece na Orla 2, às 7h, e o inicio do desfile às 9h,  seguindo por toda Orla I até a Avenida Adolfo Viana, com dispersão na  Rua Oscar Ribeiro (em frente à Policlínica). O desfile será encerrado com as instituições, organizações civis, a Marcha da Diversidade e o grito dos excluídos. ..

Construção do Shopping na área da Diocese de Petrolina chega a Câmara de Vereadores e causa perplexidade

Um dos assunto mais discutidos na sessão da Câmara de Vereadores realizada hoje pela manhã foi o teor da carta de Dom Paulo Cardoso que afirmou ser "radicalmente contrário e está profundamente amargurado e entrestecido com a notícia de que vão construir um shopping popular nas adjacências do Palácio Diocesano, no centro de Petrolina". Até o momento o setor administrativo da Diocese de Petrolina não comunicou as razões do projeto já em andamento visto que o terreno já está pronto para iniciar as construções.

O vereador Ronaldo Cancão disse ser profudamente religioso mas não aceita esta proposta que vai de encontro a Lei que preserva o patrimônio cultural e arquitetônico. De acordo com o vereador no ano de 1995 o local foi tombado e por isto carece de outras informações e providências que serão tomadas.

Leia aqui na integra a Carta de Dom Paulo:..

Oficina preparatória discutirá ações para o 8º Fórum Mundial da Àgua

Nesta terça-feira (15 de agosto), em Recife (PE), será realizada uma oficina preparatória do Processo Regional do 8º Fórum Mundial da Água, evento que acontece no próximo ano, em Brasília (DF). A oficina tem como objetivo colher contribuições para o evento maior. A oficina acontece no período da tarde e noite.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no tema, tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra...