Foram encontrados 104 registros para a palavra: poesia

Arco da Ponte será palco das comemorações ao Dia da Poesia em Juazeiro

A Secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) realiza neste sábado, 19 de março, no Arco da Ponte, a partir das 17 horas, o II Encontro de Poetas e Repentistas de Juazeiro, reunindo mestres da literatura de cordel e da poesia popular, em comemoração a Semana da Poesia na cidade.

As comemorações serão diversificadas, valorizando a poesia de cordel e também a poesia musicada, cantada, entre outras variações da poesia popular nordestina. O II Encontro de Repentistas de Juazeiro vai reunir seis duplas de repentistas que vão executar "motes" e "desafios", em homenagem ao "Poeta dos Escravos", Castro Alves. "Entre outras atrações como cantadores, violeiros, cordelistas, poetas e poetisas de Juazeiro, especialmente convidados para este grande encontro", lembrou o poeta Valdir Lemos, idealizador do projeto "Sertão, Viola e Poesia"...

14º Sarau Poético em comemoração ao Dia da Poesia contou com apoio da SECJU

Com o apoio logístico e cultural da secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) foi realizado em Juazeiro, no último final de semana, como parte das comemorações ao Dia Nacional da Poesia, o 14º Sarau Poético Arte Manha, envolvendo artistas, músicos, poetas, escritores, e bandas locais de gêneros diversos, além de exposição de arte.

O evento foi realizado no "Beco do Museu", e contou também com a presença do titular da SECJU, Donizete Menezes, prestigiando a ação cultural em homenagem ao Dia da Poesia em Juazeiro. Para o secretário, toda e qualquer atividade cultural que lembre datas importantes para a arte e cultura na cidade tem o apoio da secretaria...

14 de Março, Dia da Poesia : A matéria prima

Um menino nu a pinotar num riacho
Um bicho macho a olhar uma marrã
Um piado o outro canto da acauã
Num sobrado a menina que nos olha
A água que respinga e às vezes molha
A saudade que vem e que não passa
A criança que para e acha graça
E o velho que a risada lhe fugiu
A verdade do primeiro de abril
A moeda misturada na argamassa
 
A vida plena que a tv não mostra
Uma fala que não se pronuncia
A rotina do mundo ao meio dia
O futuro com saudade do passado
Um cacho de banana amarelado
Um banana que afrouxa e amarela
Um cinturão que apertado se afivela
Uma calça ao sair pelo pescoço
Um cachorro que na falta de um osso
Rói com gosto o solado da chinela
 
Assim é um bicho chamado poesia
Que se esconde nos compêndios eruditos
E que se mostra nos lamentos dos aflitos
Nas calçadas nos botecos nas esquinas
Que adolesce nos semblantes das meninas
E que nunca envelhece com o tempo
Que mistura a apologia e o lamento
E que habita o peito de quem chora
E que quando acha espaço fica mora
Regada com o maior dos sentimentos

Por José Nilton Moreira..

Petrolina comemora Dia da Poesia com uma semana inteira de versos e músicas

O Dia da Poesia, comemorado em todo país nesta segunda-feira (14 de março), em homenagem ao poeta Castro Alves - que nasceu nesta data no ano de 1847, será lembrado em Petrolina durante toda esta semana com muitos versos e músicas. A programação começa às 7h30, na segunda-feira (14), no pátio do Colégio Plenus – Orla, com a exibição de um vídeo, encenações teatrais e recital poético.

De acordo com a Diretora Pedagógica do colégio, Sílvia Santos, que vai abrir os trabalhos recitando poetas brasileiros, a programação prossegue até a sexta-feira (18) com a participação de alunos e professores em recital poético - musical. ..