O Banco do Nordeste atingiu a marca recorde de R$ 510,8 milhões em financiamentos a micro e pequenas empresas na Bahia, posição de 31 de julho, registrando incremento de 29% em relação ao mesmo período de 2019.
Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), operacionalizado exclusivamente pelo Banco do Nordeste. Somente com o FNE Emergencial, linha de crédito especial criada durante a pandemia em parceria com o Governo Federal, foram R$ 200 milhões destinados às micro e pequenas empresas baianas.
O Banco do Nordeste tem atuado para fortalecer as relações com clientes e parceiros, mesmo quando o atendimento não pode ser realizado de forma presencial. Por meio de videoconferências e lives nas redes sociais, a Superintendência Estadual do BNB na Bahia tem identificado demandas dos empreendedores e apresentado as medidas para amenizar os efeitos da Covid-19.
Segundo o superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, José Gomes da Costa, "a expectativa é elevar ainda mais o crescimento das contratações no segundo semestre, considerando que deverá se juntar à demanda por capital de giro, o início da retomada dos investimentos".
Ao acrescentar que o Banco está atento às necessidades dos diversos setores e às particularidades da conjuntura, Gomes disse que "a crise aumentou a nossa base de clientes com a busca de crédito emergencial. E mesmo com todas as contingências resultantes da epidemia, conseguimos incorporar mais tecnologias aos nossos processos, objetivando preservar a saúde financeira das empresas e a manutenção dos empregos"...