Foram encontrados 113 registros para a palavra: Profissionais de saúde

Bancada de Oposição comemora reajuste dos profissionais de saúde e avisa "mandou com atraso para a Casa Plínio Amorim"

O vereador da base governista da Casa Plínio Amorim, Manoel da Acosap, montou um cenário na sessão desta quinta (21), durante a votação do PL n°004/2019 para o reajuste do Piso Salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Petrolina. Com o plenário lotado, ao defender a proposição do Executivo municipal, o vereador, que é agente de saúde, esqueceu de dizer que o reajuste da categoria é uma Lei Federal e que o prefeito de Petrolina enviou com atraso para a apreciação do Legislativo municipal.

O vereador Manoel da Acosap ensaiou uma supervalorização ao Executivo, durante a sessão, mas também esqueceu de ressaltar que os vereadores de oposição ao notarem a ausência do efeito retroativo, exigiram alteração no Projeto de Lei garantindo o reajuste retroativo dos profissionais de saúde do município. O vereador governista também omitiu, ao parabenizar o prefeito, que a remuneração nacional da categoria prevista na medida provisória (MP) 827/2018 foi aprovada em julho do ano passado pelo Congresso Nacional é uma obrigação do Executivo municipal o seu cumprimento...

Policlínicas selecionam profissionais de saúde em Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina e Paulo Afonso

Os presidentes dos consórcios de saúde das regiões de Vitória da Conquista, Juazeiro, Jacobina e Paulo Afonso assinaram contrato com Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Cefet) para a realização da seleção que visa a contratação de cerca de 220 profissionais, com salários que podem chegar a R$10 mil, para atuarem nas policlínicas.

A representante da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Joana Molesine, ressaltou que em breve o edital será lançado e a seleção vai contratar profissionais como médicos (diversas especialidades), enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutico, ouvidor, psicólogo, assessor técnico, assistente administrativo e técnico em radiologia. Estas unidades têm previsão de inauguração no primeiro semestre de 2019.

Policlínicas..

Prefeitura mobiliza profissionais de saúde e população para Semana de Combate ao Aedes aegypti em Petrolina

Para combater o mosquito Aedes aegypti em Petrolina, a prefeitura irá realizar de 26 a 30 de novembro, atividades de educação em saúde nos bairros onde há um número maior de notificações para dengue. A ação faz parte da Semana Nacional de Combate ao Aedes, na qual todos os estados e municípios são convocados para, junto à população, unir esforços no combate ao mosquito.

As ações acontecerão dentro das unidades de saúde dos bairros e irá buscar orientar os profissionais quanto às notificações das doenças, além de alertar a população sobre prevenção e controle de focos do mosquito. Na segunda (26) será o dia do Alto do Cocar; na terça, Pedro Raimundo; na quarta, Pedra Linda; e na quinta (29), no Jardim Amazonas...

Estudantes da Univasf e profissionais de saúde organizam ação de combate à violência contra a mulher

A Campanha de Combate à Violencia contra a Mulher organizada pela Residencia de Medicina de Família e Comunidade e pela turma XXVII de Medicina da UNIVASF, com o apoio dos profissionais de Saúde da AME Bernardino Campos Coelho, do bairro Vila Eduardo, chama a atenção para o acolhimento das denúncias.

Na atividade, Agentes Comunitárias de Saúde, Médicos e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem saíram pelas ruas do bairro conversando com moradores e comerciantes e distribuindo materiais informativos sobre os instrumentos e locais de acolhimento e apoio a mulheres em situação de Violência no nosso município...

Prefeitura oferece curso de libras para profissionais de saúde em Petrolina

Para fortalecer a política de inclusão no município, a Prefeitura de Petrolina iniciou nesta terça-feira (15), um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) gratuito para profissionais de saúde. Visando melhor atender a população com deficiência auditiva, duas turmas foram formadas.

Com duração de um ano, o curso foi dividido em quatro módulos, com 20 alunos por turma. Os profissionais terão aulas toda semana, sempre às terças-feiras, no período da manhã. As atividades do módulo básico acontecem das 8h às 10h e do módulo intermediário das 10h às 12h...

Prefeitura de Juazeiro alerta população sobre falsos profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro recebeu algumas denúncias sobre possíveis visitas de pessoas em estabelecimentos da cidade identificando-se como profissionais da Vigilância Sanitária e exigindo dinheiro dos mesmos. Pelo menos dois comerciantes já foram vítimas dessa ação e, com isso, a SESAU solicita dos comerciantes e da população em geral que, caso se deparem com situações como esta, não realizem nenhum pagamento mediante visita, uma vez que é práxis do setor público a emissão de boleto bancário. Além disso, os profissionais da Vigilância Sanitária andam sempre identificados com fardamento e crachá.

A SESAU informa ainda que dúvidas e demais informações podem ser repassadas através do telefone (74) 3612 3780...

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP participam de reunião sobre Teste do Pezinho

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina participaram esta semana (06) de uma videoconferência sobre a Linha do Cuidado e Monitoramento na Assistência, que comemorou e abordou o Dia Nacional do Teste do Pezinho. 

O evento, proposto pela Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente, por meio da Coordenação da Triagem Neonatal Biológica da Secretaria Estadual de Saúde, envolveu as 12 Regionais de Saúde do estado e teve como objetivo garantir o fluxo da assistência na triagem neonatal e ampliar o conhecimento das doenças diagnosticadas a partir do exame. ..

AlaSanches diz esperar que decisão do MPE seja cumprida e que profissionais de saúde do Samu de Lauro de Freitas sejam reintegrados

O deputado estadual Alan Sanches (DEM), que no último dia 23 protocolou representação nos Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE) contra a demissão dos profissionais de saúde do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência),  de Lauro de Freitas, que hoje funciona apenas com um técnico de enfermagem e uma ambulância, elogiou a decisão da promotora de Justiça Ana Paula Canna Brasil Motta que ingressou com uma representação eleitoral contra o prefeito de Lauro de Freitas, Marcio Paiva (PP), solicitando que a Justiça determine que todos os 16 servidores afastados retornem a seus postos de trabalho.  Segundo a promotora de Justiça, na lista constam sete médicos que integravam a equipe do Samu, todos vinculados ao município de Lauro de Freitas por contrato de trabalho por prazo determinado e vencimento previsto para dezembro deste ano.  

Conforme Alan Sanches, o Ministério Público Estadual fazendo seu papel de órgão fiscalizador pôde comprovar o descaso público em meio a um assunto tão sério. "Afinal, estamos falando de vidas em risco por falta de material humano e, o pior, para adequação orçamentária determinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal de um gestor em fim de mandato", frisou, complementando esperar sensatez por parte de Márcio Paiva e de sua equipe. "E que esses funcionários sejam reintegrados o quanto antes, conforme manda a lei e o prefeito não procure ganhar tempo com recurso".  Os servidores foram desligados em período vedado pela legislação eleitoral e imediatamente após o pleito do último dia 3 de outubro...

Profissionais de Saúde de Juazeiro participam de Curso para aperfeiçoar trabalho com usuários de drogas

Os profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF), no Núcleo de Assistência à Saúde da família (NASF) e da rede de saúde mental de Juazeiro participaram de um curso para aperfeiçoar os métodos de trabalho com pessoas usuárias de drogas na manhã desta sexta-feira (21). Realizada no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), a ação é uma parceria da Secretaria da Saúde de Juazeiro, UFBA e Secretaria de Saúde do Estado.

A Assistente Social, Rozineia Rodrigues trabalha no NAPSI (Núcleo de Atendimento Psicológico) da Secretaria Municipal de Educação participou do curso e destacou a importância do encontro. "Foi uma troca de experiência e conhecimento muito proveitoso para nós profissionais. A rede de saúde, educação e social de Juazeiro precisa estar sempre atualizada e pronta para atender esses usuários", disse...

Prevenção de suicídio é tema de palestra para profissionais de saúde em Juazeiro

Profissionais da Secretaria de Saúde de Juazeiro e Polícia Militar participaram na tarde desta quinta-feira (15), de uma palestra sobre suicídio, com a Psicóloga Alecrides Marques, na Câmara Municipal de Vereadores. A atividade faz parte do Setembro Amarelo, mês que representa a luta contra o suicídio e a prevenção à vida. Durante o evento a psicóloga destacou a importância de debater sobre o tema. “Às vezes a pessoa que está enfrentando alguma dificuldade só quer conversar, desabafar um pouco. Os profissionais das áreas de saúde, educação, social e polícia devem estar preparados para ouvir e orientar a população nesse sentido”, disse Alecrides.

As pessoas podem procurar ajuda nos Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Juazeiro, sendo encaminhado para unidades de referência conforme a necessidade de tratamento. Após este primeiro momento é feito o acolhimento, um atendimento individual, de acordo com cada caso. O quadro do paciente vai determinar se ele permanece no atendimento ou é encaminhado para outro serviço, caso o indivíduo não tenha dependência, mas precise de orientação. Os tratamentos oferecidos para esses pacientes são: atividades terapêuticas individuais e em grupo, trabalho com a família, oficinas, visita domiciliar, etc.   A Superintendente de Humanização e  Promoção a Saúde, Tatiane Malta explicou como funciona o serviço em Juazeiro e a luta importância do combate ao suicídio...

Profissionais de Saúde participam de Roda de Conversa sobre Aconselhamento

Nesta quarta-feira (01) a equipe do Espaço Vida, os enfermeiros e médicos da Secretaria de Saúde de Petrolina participaram de uma roda de conversa sobre Aconselhamento ao paciente portador do vírus HIV. A capacitação foi ministrada pelo coordenador Estadual do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, François Figueirôa, e a psicóloga do Programa, Bethânia Cunha.

"Esse é um momento de aprender a ouvir, pois o atendimento vai além do diagnóstico e do tratamento, por isso precisamos de profissionais sensíveis a todo o processo de acolhimento ao paciente portador do vírus HIV", pontuou a coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais de Petrolina, Raquel Costa...

Juazeiro começa a vacinar profissionais de saúde contra H1N1

A vacinação contra o H1N1 começou nesta segunda-feira (18) em Juazeiro, apenas para os profissionais de saúde.  Já a partir do próximo dia 25 (segunda-feira) a Campanha atenderá o público-alvo: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (mulheres que deram a luz em 45 dias), idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pacientes com doenças crônicas, agentes prisionais, a população carcerária e os indígenas.

O Ministério da Saúde antecipou a campanha devido ao aumento do número de casos de pessoas infectadas com a doença no país. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, as doses protegerão contra o H1N1 e outros tipos do vírus (H3N2 e B/Brisbane)...

Profissionais de Saúde de Casa Nova participam de encontro de atualização para o enfretamento do Aedes

 
A secretaria municipal de Saúde de Casa Nova realizou quinta-feira, 14, um encontro para debater as ações de enfreamento ao Aedes, mosquito transmissor da Dengue, Zika e chikungunya e a microcefalia. O encontro de atualização foi proposto pelo Núcleo Regional de Saúde e foi realizado no prédio da Câmara Municipal da cidade.
 
Profissionais de saúde, a exemplo de médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde e endemias, além dos órgãos parceiros, como o CRAS e o CREAS, receberam orientações de como continuarem os trabalhos para eliminar os focos do mosquito. Casa Nova, como não diferente do Brasil, está em estado de alerta.
 
 De acordo com Samanhtha Ravenna, coordenadora de vigilância à saúde, o objetivo da reunião foi para sensibilizar os profissionais  para um melhor atendimento e reestruturar as estratégias da secretária para o trabalho. Durante o encontro, a prefeitura recebeu novos Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I) que serão distribuídos para os agentes desempenharem melhor o seu trabalho.
 
O coordenador de atenção básica, Gilberto Libório reforçou a importância da parceria da população. "Estamos fazendo a nossa parte, mas o cativar cada vez mais a comunidade é importante. Juntos vamos vencer o mosquito", comentou.
..