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Com alta de 1,3%, inadimplência do consumidor cresce ao menor ritmo em quase dois anos, mostra indicador CNDL/SPC Brasil

O número de pessoas físicas inadimplentes no país continua crescendo, mas em patamares mais modestos do que em períodos anteriores. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o volume de consumidores com contas em atraso aumentou 1,3% no último mês de setembro na comparação com igual período de 2018. Trata-se da menor expansão do número de devedores desde dezembro de 2017, quando a variação também havia sido de 1,3%. Em setembro do ano passado, a inadimplência cresceu 3,9%.

O arrefecimento da inadimplência também dá sinais mais evidentes na comparação mensal do indicador. Nesse caso, sem ajuste sazonal, a quantidade de consumidores com contas atrasadas apresentou um leve recuo de -0,5%, o que configura a quarta queda seguida na série histórica do indicador. Outro dado que caminha na mesma direção é o número de dívidas em atraso, que teve queda de -2,5% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado – a quarta contração seguida e a mais expressiva desde dezembro de 2017...

Atividade do varejo perde fôlego e cresce 1,41% em setembro, apontam CNDL/SPC Brasil

Após retomar a trajetória de crescimento em 2018, o comércio varejista apresentou desempenho mais tímido no último mês de setembro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Atividade do Varejo cresceu 1,41% no acumulado em 12 meses até setembro deste ano.

No mesmo mês do ano passado, a atividade do segmento varejista havia sido um pouco maior, com alta de 1,60%. Já nos anos anteriores, em meio a recessão econômica, os dados estavam no vermelho, com queda sucessivas de -1,37% em 2017, -5,89% em 2016 e –3,42% em 2015.


Os dados do indicador também mostram que apesar do crescimento no último mês, o ritmo de alta na atividade do varejo está menor do que o verificado nos primeiros meses de 2019, que encerrou janeiro com avanço de 2,88% e manteve nos meses seguintes altas próximas a faixa de 2%.

"Os números comprovam a tendência de recuperação do comércio após amargar perdas no auge da crise econômica. No entanto, o ritmo ainda é lento e demandará tempo para superar o patamar anterior à recessão. Fatores como renda e desemprego, que avançam timidamente, são essenciais para que a atividade varejista possa mostrar resultados mais vigorosos", explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir do volume de consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos varejistas de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos, entre outros.

Outro dado também apurado pelo indicador é o nível de atividade no comércio atacadista. Nesse caso, que não leva em consideração a venda de veículos e motocicletas, o crescimento no acumulado em 12 meses até setembro foi de 6,90%. Trata-se do melhor resultado desde setembro de 2018, quando a alta havia sido de 7,28% na mesma base de comparação.

Para Pellizzaro Junior, o avanço mais robusto entre o segmento atacadista do que no varejo é um sinal positivo e que demonstra confiança dos empresários mais à frente. "O empresariado atacadista trabalha com prazos mais dilatados e muitas vezes se antecede a um movimento futuro no varejo. O crescimento expressivo da atividade econômica nesse segmento pode se refletir em mais vendas no varejo dentro de alguns meses", explica o presidente...

CDL, Sindilojas e Transforma Petrolina firmam parceria para ações sociais do 'Natal da Cidade'

A campanha Natal da Cidade – promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) - ganhou nesta quarta-feira (2), uma parceria de peso: o programa Transforma Petrolina que vai agregar reforço às ações sociais que serão desenvolvidas pela campanha natalina do comércio petrolinense, a partir do próximo mês de novembro. 

Lançado recentemente pela prefeitura, o Transforma Petrolina se propõe a agregar de maneira efetiva e organizada, o trabalho de Organizações Não Governamentais (ONG`S) e voluntários que atuam na cidade. A partir da segunda quinzena de novembro, a campanha Natal da Cidade vai visitar cinco bairros da cidade. A ideia é sensibilizar os lojistas de todas as áreas a se engajarem na campanha. Junto a isso, ações voltadas a crianças e adolescentes das escolas dos bairros deverão ser realizadas...

CDL investe em ações estratégicas para impulsionar vendas no comércio de Petrolina

Diversas e importantes ações sobre promoção, conhecimento e responsabilidade social estão sendo intensificadas em Petrolina pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Exemplo disso, é que a entidade mais uma vez irá aderir ao Movimento Outubro Rosa e também já programou uma série de atividades para a primeira quinzena de outubro com o objetivo de movimentar a economia do município. 

Para abrir os trabalhos e marcar a data mais colorida do ano, que oficialmente é celebrada no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a CDL promove no próximo dia 4, na Praça do Bambuzinho, das 9h às 12h, uma ação recreativa com os pequenos. Na oportunidade, haverá presença de palhaço, brinquedos, distribuição de doces, além de incentivar os consumidores a comprarem no comércio de Petrolina. O evento é aberto ao público...

Confiança do consumidor avança 5,4 pontos em setembro na comparação anual, apontam CNDL/SPC Brasil

A queda do desemprego, somada ao avanço da reforma da previdência e liberação de recursos do FGTS deram uma injeção de ânimo ao consumidor brasileiro. Dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que o Indicador de Confiança do Consumidor marcou 47,4 pontos em setembro, após alta de 3,3 pontos em agosto, quando foi registrado 48,2 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o indicador apresentou alta de 5,4 pontos — quando o índice marcou 41,9 pontos. Pela metodologia, o indicador varia de zero a 100, sendo que somente resultados acima de 50 pontos mostram uma percepção otimista do consumidor.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, o cenário positivo da atividade econômica nos últimos três meses, em que o desemprego caiu de 12,7% no trimestre encerrado em março para 11,8% no trimestre que terminou em julho, contribuiu para o resultado. "Ao longo dos próximos meses, o anúncio de uma agenda positiva poderá manter, e até aumentar, o quadro da confiança, recuperando o desgaste do primeiro semestre", analisa...

Quase 10 milhões de brasileiros devem usar FGTS para pagar dívidas, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que a liberação dos saques das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que começam nesta sexta-feira, dia 13, deve contribuir para que muitos inadimplentes regularizem o pagamento de suas contas em atraso. Entre os beneficiários que pretendem resgatar o dinheiro, 38% têm a intenção de quitar todas ou pelo menos parte de dívidas que estão pendentes — isso significa que aproximadamente 9,7 milhões de brasileiros devem utilizar esse dinheiro extra para 'limpar o nome' e, assim, voltarem ao mercado de crédito.

Já um terço (33%) dos consumidores deve guardar ou investir os recursos, ao passo que 24% vão direcionar o dinheiro para cobrir despesas básicas do dia a dia e 17% realizar compras em supermercados. Há ainda 13% que pretendem realizar compras de produtos e serviços e 10% antecipar pagamento de compras que não estão em atraso como, prestações de casa, carro, crediário, cartão de crédito etc.


Entre as principais dívidas que serão pagas com o FGTS, o cartão de crédito figura como o mais citado, com 42%. Depois aparecem as contas atrasadas de telefone (20%), contas de luz (18%), água (16%), empréstimos bancários (16%) e empréstimos com parentes ou amigos (16%).

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a liberação dos saques das contas ativas e inativas do FGTS é uma medida importante para aquecer a economia, pois estimulará tanto a recuperação de crédito quanto o consumo de bens. "Esse dinheiro poderá ser utilizado nas obrigações mais urgentes do consumidor, como limpar o nome ou para necessidades do dia a dia. Livre das dívidas, o consumidor poderá retornar ao mercado de crédito, reaquecendo as vendas no varejo. Para quem não está no vermelho, a principal dica é começar uma reserva para imprevistos. Outra que pode ser válida, é aproveitar o dinheiro extra para antecipar o pagamento de contas não atrasadas, caso haja algum desconto", analisa Pellizzaro Junior.

O FGTS é uma poupança compulsória à qual tem direito todos os trabalhadores contratados pelo regime CLT, assim como trabalhadores rurais. Mensalmente, o empregador deposita diretamente em nome do trabalhador o equivalente a 8% do seu salário.

Em 2017, quando o Governo Federal liberou os saques apenas das contas inativas, 57% dos beneficiários fizeram o resgate, sendo que 18% usaram o dinheiro para contas do dia a dia, 16% no pagamento de dívidas em atraso e 12% para realizar compras. Já 11%, guardam ou pouparam o dinheiro extra.
 
45% dos beneficiários pretendem resgatar saldo do FGTS; 42% dos trabalhadores com direito ao resgate possuem dívidas de até R$ 1 mil

No geral, o levantamento aponta que 45% dos trabalhadores que têm direito ao saque pretendem retirar os recursos do FGTS assim que estiverem disponíveis na conta, principalmente as mulheres (52%). Outros 43% não têm interesse de fazê-lo neste momento, enquanto 12% ainda não decidiram. 

Entre os que não pretendem sacar os recursos do FGTS, 60% preferem deixar o dinheiro guardado no caso de demissão, pois avaliam que essa quantia fará falta no futuro e 30% consideram o limite de R$ 500 muito baixo para o saque valer a pena. Há ainda 19% de entrevistados que preferem deixar o dinheiro à espera da aposentadoria e 6% que querem evitar a burocracia e as longas filas nas agências bancárias para realizar a retirada.

"Embora pareça baixo, R$ 500 é praticamente a metade de um salário mínimo e pode fazer a diferença para muitas pessoas, principalmente, as de baixa renda. Para quem tem uma dívida maior, esse dinheiro pode abater parte do valor do débito e contribuir em uma renegociação com parcelas menores. Vale lembrar também que cada trabalhador poderá sacar até R$ 500,00 de cada conta que possuir. Isso significa que, quem é titular de duas contas no FGTS, por exemplo, poderá sacar até R$ 1.000,00, ou seja, R$ 500,00 de cada uma", esclarece Pellizzaro Junior.

Em média, 42% dos beneficiários das contas do FGTS possuem dívidas que não superam R$ 1 mil, mostra o estudo
 
19% devem aderir ao 'saque-aniversário', que passa a valer em 2020. Para especialistas, quem aderir precisa ter alternativa para reserva de emergência

Sobre outra medida anunciada pelo Governo Federal, o chamado 'saque-aniversário', apenas 19% pretendem aderir a nova modalidade, que começa a valer em abril de 2020. A maioria (64%) manifesta a intenção de abrir mão da possibilidade de sacar todos os anos uma parte do FGTS, optando por retirar esses recursos somente em caso de demissão. Outros 17% estão indecisos.

Nessa modalidade, o trabalhador poderá optar por resgatar, todos os anos, sempre no mês do seu aniversário, uma parcela do seu fundo de garantia. O valor a ser resgatado anualmente vai depender da quantia que cada pessoa tem no seu FGTS. Quem aderir a esse tipo de resgate abre mão do direito de receber toda a quantia que possui no FGTS de uma vez em caso de demissão. Nesse caso, terá direito apenas a 40% do valor depositado, que é a multa paga pelo empregador. Além disso, o trabalhador terá de aguardar dois anos para voltar ao modelo antigo, de saque apenas em caso de rescisão.

"A adesão ao saque-aniversário deve ser uma atitude bastante pensada, pois seus reflexos são de longo prazo na vida do consumidor. O FGTS tem como principal objetivo fornecer uma segurança financeira em situações como o desemprego ou caso ele queira financeira um imóvel próprio. Então, se ele optar pelo resgate anual, deverá se preparar por conta própria para ter uma reserva em situações emergenciais", alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli. ..

SINDILOJAS FAZ LEVANTAMENTO DE  DADOS SOCIOECONOMICOS DA REGIÃO E SUGERE A COMPANHIAS AÉREAS MAIS VOOS PARA PETROLINA

Instituições como a Infraero e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), bem como empresas de aviação civil, deverão receber pelos próximos dias um levantamento sócio econômico feito pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas), com o objetivo de referenciar e situar as potencialidades da região no tocante a futuros investimentos. A entidade sindical pretende sensibilizar autoridades e companhias aéreas sobre a importância de operação de novos voos tendo Petrolina como ponto de chegada e partida.

O documento – composto por seis tabelas anexas – traz informações como Renda Per Capta não só de Petrolina, mas como de municípios circunvizinhos de estados como Bahia e Piaui; quantidade de empresas, empregos gerados, frota de veículos, dentre outros indicadores que são importantes e essenciais na tomada de decisões...

Ataque entre as cidades de Midland e Odessa deixou 5 mortos e mais de 20 feridos

Policias de Odessa e de Midland, no Texas, Estados Unidos, informaram neste sábado (31) que a região entre as duas cidades foi alvo de um ataque a tiros. Um porta-voz da polícia de Odessa disse em entrevista coletiva que o incidente deixou 5 civis mortos e 21 feridos, mas ressaltou que o número ainda pode aumentar no decorrer da apuração. Um suspeito morreu. ..

CDL oferecerá consulta gratuita ao SPC e Serasa na Praça Dom Malan em Petrolina

Visando estimular os consumidores a verificarem o cadastro junto ao banco de dados do Sistema de Proteção ao Crédito, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) realiza nesta sexta-feira (23) consultas gratuitas de SPC e Serasa. A ação acontecerá no horário das 8h30 às 12h, na Praça Dom Malan, centro da cidade.

A programação faz parte de uma série de ações que a CDL estará realizando ao longo deste ano, com a finalidade de promover os seus serviços e aproximar o cidadão da entidade...

PARCERIA ENTRE CDL, ACIAJ E INICIATIVA PRIVADA PRETENDE REVITALIZAR EMPRESAS DE JUAZEIRO

Desenvolvendo empresas. Como alavancar seu negócio ainda em 2019? É o nome do projeto que pretende revitalizar pequenas e médias empresas da cidade de Juazeiro (BA). A ideia é oferecer aos empresários do município os subsídios necessários para que eles possam organizar melhor seu negócio e superar a crise econômica pela qual passa o país.

O trabalho começou esta semana com uma pesquisa de campo. Cinco pesquisadores (devidamente identificados com crachás e camisas com as marcas dos parceiros) estão visitando lojas, industrias e outros seguimentos privados para mapear as principais dificuldades que cada lojista está enfrentando para alavancar seus negócios. Após a coleta dessas informações, em um segundo momento serão traçadas ações que possam dar possibilidades de crescimento diante dos problemas enfrentados...

Pesquisa da CDL mostra que comércio de Petrolina está otimista para vendas do 'Dia dos Pais'

O comércio de Petrolina está animado para mais uma data especial do calendário anual: o Dia dos Pais, celebrado em 11 de agosto, promete aquecer as vendas e aumentar a movimentação nas lojas. Além de roupas e calçados, os setores de produtos eletroeletrônicos e óticos são os mais procurados pelos clientes na hora de presentear os pais.

A data também traz boa expectativa de vendas como mostra o levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A maioria dos empresários entrevistados acredita que as vendas deste ano serão melhores em comparação ao mesmo período do ano passado. A pesquisa realizada com associados à entidade apresentou um crescimento médio nas vendas de 8%...

Associação Comercial e CDL lançam em Afrânio campanha 'Doce Natal'

Foi lançada dia (31), durante Assembleia Extraordinária, mais uma edição da campanha Doce Natal 2019, realizada pela Associação Comercial de Afrânio e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina – Núcleo Afrânio (NDL). A promoção deve movimentar e aquecer o comércio do município com ações no mês de novembro e dezembro.

Com um formato novo e dinâmico, este ano, a campanha vai trabalhar os conceitos sobre: 'bons sentimentos e as relações humanas'. A abertura oficial acontecerá no dia 9 de novembro, ás 9h, com a tradicional chegada do Papai Noel nas principais ruas e avenidas do comércio afraniense. Uma moto zero quilômetro e muitos outros prêmios serão sorteados pela campanha...

97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

Se antigamente havia uma diferenciação mais concreta entre o on-line e o off-line nas estratégias de venda do comércio, a crescente integração entre os dois meios tem diluído cada vez mais essa fronteira. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

Enquanto isso, 84% dos entrevistados afirmaram fazer o caminho inverso, pesquisando primeiro em lojas físicas antes de finalizar as compras on-line. Os eletrodomésticos também ocuparam o topo do ranking nessa categoria (43%),seguidos por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%). A liderança pode ser explicada pela opinião dos consumidores quanto à experiência de compra: metade deles (51%) acredita que as lojas físicas oferecem melhor demonstração do produto. Outras categorias em que as lojas físicas levaram a melhor foram a facilidade para negociação de preços (56%) e para trocas (62%).


Por outro lado, os sites e aplicativos de lojas conquistaram o coração dos compradores em 13 das 15 categorias apresentadas, sobretudo por oferecer melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).
 
Enquanto sites de lojas registram queda na preferência do consumidor, aumentam as aquisições por meio de seus aplicativos

A popularização dos dispositivos móveis no país pode explicar o movimento de transição dos canais de compra no gosto dos brasileiros: seis em cada dez (61%) internautas entrevistados compraram por meio de aplicativos de lojas nos 12 meses anteriores à pesquisa – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, os sites de lojas registraram queda de quatro pontos percentuais, mantendo a preferência de 89% dos consumidores, seguidos das lojas de rua, com 48%.

Com os smartphones ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, o levantamento mostra que aplicativos de redes sociais como WhatsAppp e Instagram foram utilizados por 18% e 14% do total de consumidores que fizeram aquisições pela internet no último ano, respectivamente.

"Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de on-line e off-line já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante", argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

De fato, a maioria dos consumidores aprecia o fato das suas preferências serem consideradas pelas lojas: 66% gostam quando as empresas personalizam as ofertas de produtos e serviços levando em consideração seus hábitos e interesses, 64% esperam que os varejistas tenham informações atualizadas sobre como gostam de interagir com eles em todos os canais e 62% gostam de receber sugestões de ofertas ao abrir sites ou redes sociais.
 
43% dos consumidores admitem nem sempre realizar o planejamento de suas compras on-line

A personalização, no entanto, esconde um perigo latente para muitos brasileiros: o consumo por impulso, especialmente quando se trata de aquisições on-line, em que as transações acontecem sem que o consumidor veja, literalmente, o dinheiro indo embora. O levantamento mostra que os motivos que mais levaram os brasileiros a comprar por impulso foram promoções e preços baixos (56%), ficar navegando nos sites das lojas (36%) e receber ofertas de produtos e lançamentos (22%). Considerando que 43% nem sempre realizam o planejamento das suas compras on-line e outros 10% admitiram nunca fazer esse planejamento, aumentam também as chances de se comprometerem com uma dívida que não podem pagar.

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Moda e vestuário lideram o ranking de produtos e serviços mais comprados sem o devido planejamento, com 35% das respostas – percentual que aumenta para 44% entre as mulheres. A ala feminina também lidera a compra de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, com 41%, frente aos 26% que adquirem por impulso itens dessa categoria. Os homens, por sua vez, realizam mais compras não planejadas de eletrônicos e artigos de informática, somando 33% frente aos 22% que preferem esse tipo de produtos. Itens para casa (23%) e delivery de bebidas e comidas (21%) também figuram na lista.

A diferença entre os gêneros fica evidente também na forma de comunicação com as empresas. De modo geral, os canais preferidos são o "Fale Conosco" ou o chat da loja (51%), e-mail (43%) e telefone (38%), percentual que sobe para 44% entre os homens. As mulheres, por outro lado, ganham destaque entre os que preferem fazer reclamações via redes sociais (28%).
 
Maioria dos vendedores não consegue cobrir preços oferecidos pelas lojas virtuais

É justamente nesse ponto que reside a maior discrepância entre os meios. Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online, sendo que 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta de jeito nenhum. Ainda assim, 23% cobriram a oferta, sendo que 13% ofereceram o mesmo desconto (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior) e 9% um desconto ainda maior.

"Do ponto de vista do consumidor, é muito difícil entender as razões de um mesmo produto, de um mesmo varejista, estar à venda no site por um valor mais barato que na loja física. É claro que os custos dos espaços físicos são muito maiores para os lojistas, mas tudo indica que será necessário investir cada vez mais na integração e equiparar os preços para garantir a competividade em qualquer segmento", explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
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Campanha Natal da Cidade é lançada pela CDL e Sindilojas

O encanto e a magia do período natalino já começam a fazer parte do comércio de Petrolina: é que foi lançada nesta quarta (24), durante Assembleia Extraordinária, mais uma edição da campanha Natal da Cidade, desenvolvida através de uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 Este ano, o evento vai trabalhar os conceitos do empreendedorismo e da responsabilidade sociocultural. A abertura oficial será no dia 08 de Novembro, com a tradicional chegada de Papai Noel e uma apresentação teatral para público de todas as idades. Um cenário especial será montado na Avenida Souza Filho...

Petrolina: CDL promove o lançamento da Campanha Natal da Cidade 2019

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina - CDL e o Sindicato do Comércio Varejista - Sindilojas, realizarão o lançamento da programação do Natal da Cidade 2019. Na oportunidade, serão apresentados os detalhes sobre o evento. O lançamento acontecerá às 07h30, no restaurante do SESC, localizado na Rua Pacífico da Luz, 618 - Centro.

Serviço: lançamento da Campanha Natal da Cidade 2019
Data: quarta-feira (24)
Horário: 07h30
Local: SESC Petrolina..

Após acumular quedas entre 2015 e 2017, vendas a prazo crescem pelo segundo ano seguido em junho, aponta indicador CNDL/SPC Brasil

Depois de amargar três anos consecutivos de resultados no vermelho, as vendas a prazo no varejo voltaram a crescer pelo segundo ano seguido. Dados apurados pelo Indicador de Atividade do Varejo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as consultas de CPFs para vendas parceladas cresceram 2,15% no acumulado em 12 meses até junho deste ano. O número comprova a trajetória de recuperação do comércio, porém a um ritmo menor, uma vez que em junho de 2018, as vendas haviam crescido 3,13%.

No auge da recessão, entre os anos de 2015 e 2017, as vendas a prazo no varejo registraram quedas de -2,06%, -5,16% e -4,34%, respectivamente. O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir das consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos. 

Outro dado também apurado pelo indicador é o nível de atividade no comércio atacadista. Nesse caso, que não leva em consideração a venda de veículos e motocicletas, o crescimento no acumulado em 12 meses até junho foi de 3,62%, dado abaixo dos 14,20% verificados no mesmo período de 2018.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, embora o volume de vendas do varejo não tenha alcançado os patamares anteriores da crise, os números começam a se distanciar dos resultados negativos observados nos piores momento da crise. "O varejo exibe melhora desde meados de 2017, depois do período mais agudo da crise. Mesmo crescendo, infelizmente, ainda não vimos a melhora da confiança se traduzir em aceleração das vendas, algo que poderá se concretizar com as medidas de estímulo previstas para sair depois da aprovação da reforma da previdência", analisa. ..

PARABÉNS, JUAZEIRO! 141 ANOS DE CIDADE!

Juazeiro, 141 anos de história linda e alegria abundante no norte da Bahia. 

HOMENAGEAMOS EM FORMA DE POEMA:..

Dia do Comerciante será comemorado com Workshop na CDL Petrolina

O Dia do Comerciante não passa em branco em Petrolina. No que depender da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), todos os anos, em julho, tem comemoração para valorizar os empresários do comércio. Para marcar a data, que oficialmente é celebrada na próxima terça-feira dia 16, a entidade promove o workshop "Inteligência Empreendedora". O evento é aberto ao público e acontece no auditório da CDL, a partir das 18h30. 

Na programação, os participantes terão a oportunidade de conferir os seguintes temas: "Inovando em tempos de crise: a mudança começa em mim"; " Finanças descomplicadas" e "Como vender mais com planejamento e otimização dos processos". De acordo com o presidente da CDL Manoel Vilmar, a data é comemorada com temas relevantes e atuais. ..

CDL e parceiros farão 'puxada' de São João nas ruas de Petrolina neste sábado (22)

Para incrementar as vendas e conectar os lojistas e clientes com o sentimento dos festejos juninos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e Sindilojas, em parceria com o Sesc e a loja Coisas do Sertão, promove neste sábado (22), a partir das 9h, com concentração na Tenda Cultural do Bambuzinho, no centro da cidade, uma 'puxada' de São João, denominada de  "Arraiá da Gente".

A iniciativa visa levar movimentação, entretenimento, além de contribuir para o aumento das vendas no comércio nesta data festiva, com acolhimento de clientes e visitantes que estão na nossa cidade curtindo o melhor São João do Brasil. "Trata-se de uma época de grande movimentação com a presença dos petrolinenses e turistas que vêm curtir a nossa festa e, aproveitam pra comprar no nosso comércio. E nada melhor do que está nesse ambiente de trio pé de serra e quadrilhas juninas", destaca Manoel Vilmar, presidente a CDL...

De olho no mercado digital, CDL Petrolina lança aplicativo para impulsionar comércio local

As lojas, produtos e serviços disponíveis aos consumidores do Vale do São Francisco ganharam ainda mais visibilidade. É que foi lançado na quarta-feira (5), o aplicativo 'Shopping CDL Petrolina', que promete integrar o comércio de toda a cidade.  O evento de lançamento que ocorreu no espaço 'Dedeco Festas' reuniu associados, empresários, parceiros, imprensa e influenciadores digitais. 

O aplicativo destinado para o comércio de produtos e serviços, disponibiliza promoções e cupons de desconto exclusivos para os consumidores. O "app" tem o objetivo de ser uma vitrine virtual para os usuários, com informações como localização, horário de funcionamento, redes sociais, além dos descontos e produtos promocionais, onde o cliente , ao encontrar o que procura, pode ir até o comércio buscá-lo.  O download gratuito já estará disponível na Play Store. ..