O Fibrovasf é um projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em parceria com o Laboratório de Estudos e Práticas Transdisciplinares de Saúde e Educação e a Pró-reitoria de Extensão, que conta com a participação de uma equipe formada por estudantes de Medicina, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia e por todos(as) que se dispõem a compor o grupo. Surgido a partir da necessidade de se discutir essa temática, estudantes dos mais variados cursos se juntaram para entender de forma integral o cuidado voltado às pessoas com fibromialgia no Vale do São Francisco.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia: “A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem os sintomas como fadiga (cansaço), o sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.”
Diante disso, o Fibrovasf vem com o objetivo de, através de encontros mensais, reunir pessoas com fibromialgia da região, seus familiares e amigos, criando, assim, um espaço terapêutico e de compartilhamento de experiências, no intuito de promover a saúde. Isso inclui a participação multiprofissional em nossos espaços, para que obtenhamos uma visão ampliada sobre a pessoa com “fibro” e sua relação cotidiana com a doença...