O Fibrovasf é um projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em parceria com o Laboratório de Estudos e Práticas Transdisciplinares de Saúde e Educação e a Pró-reitoria de Extensão, que conta com a participação de uma equipe formada por estudantes de Medicina, Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia e por todos(as) que se dispõem a compor o grupo. Surgido a partir da necessidade de se discutir essa temática, estudantes dos mais variados cursos se juntaram para entender de forma integral o cuidado voltado às pessoas com fibromialgia no Vale do São Francisco.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia: “A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, com dor no corpo todo. Muitas vezes fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações. Os pacientes costumam dizer que não há nenhum lugar do corpo que não doa. Junto com a dor, surgem os sintomas como fadiga (cansaço), o sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos nos corpos.”
Diante disso, o Fibrovasf vem com o objetivo de, através de encontros mensais, reunir pessoas com fibromialgia da região, seus familiares e amigos, criando, assim, um espaço terapêutico e de compartilhamento de experiências, no intuito de promover a saúde. Isso inclui a participação multiprofissional em nossos espaços, para que obtenhamos uma visão ampliada sobre a pessoa com “fibro” e sua relação cotidiana com a doença.
O projeto, que consiste em 12 encontros, teve inicio em julho desse ano. O primeiro encontro (28/07) teve como convidado o fisioterapeuta Jaime Tadeu Araújo que falou um pouco sobre os benefícios da fisioterapia e da atividade física para pessoas com fibromialgia e demonstrou exercícios fáceis, que podem ser feitos em casa e que contribuem para a melhora da dor. O segundo encontro (11/08) contou com a participação do médico reumatologista Luiz Eugênio Pinto que tirou dúvidas e conversou um pouco sobre a fibromialgia - o que é, quais os sintomas, as formas de tratamento e os medicamentos utilizados, além de suas experiências com pacientes.
No próximo encontro, contaremos com a participação da psicóloga Profa. Dra. Hilze Siqueira que falará sobre o tema: “Fibromialgia e Preconceito”. Ocorrerá no dia 29/09 (quinta-feira), das 18:30 às 20:30 horas, na Sala Azul, que se encontra no bloco de salas de aula do campus Centro da Univasf em Petrolina/PE.
Contatos:
E-mail: [email protected]
Facebook: Fibrovasf – Fibromialgia Encontros no Vale - https://www.facebook.com/fibrovasfencontrosnovale/
WhatsApp: (87) 9 9617- 4080
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.