Foram encontrados 1572 registros para a palavra: mulher

Petrolina terá plantão de proteção social à mulher

As mulheres de Petrolina contarão com um novo serviço de atenção e proteção social. É que a partir da próxima segunda-feira (16), será implantado no município o 'Plantão Mulher'. A iniciativa da prefeitura coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos vai beneficiar as mulheres em situação de qualquer tipo de violência na cidade.

A ideia do serviço  é oferecer a possibilidade de acolhimento social, sem qualquer agendamento prévio. O atendimento será destinado a todas as mulheres que buscam apoio emergencial, a exemplo das situações de crises que envolvam  a questão da violência contra a mulher e que afete o seu equilíbrio momentâneo...

Lagoa Grande sedia oficina sobre rede de fortalecimento de direitos e de combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher e em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, promove a oficina 'Os Direitos das Mulheres e a Rede de Fortalecimento de Combate à Violência contra a Mulher no município. O evento acontece nesta terça-feira, 10, entre 8h e 12h, no Cetep. 

A responsável pela oficina será Cláudia Barros que coordena pela secretaria estadual da Mulher, a rede de fortalecimento de direitos e de combate à violência contra a mulher no estado. Segundo a coordenadora da Mulher em Lagoa Grande, Flávia Costa, o evento se constituirá numa espécie de roda de conversa para fortalecer o combate à violência de gênero na 'capital da uva e do vinho do Nordeste'. ..

Projeto Reacione vai atender mulheres empreendedoras

O CONSEG/LESTE em parceria com o SEBRAE, SEVAP/CPRN, Polícia Civil e Secretaria de Ação Social e 75ª CIPM, realizam o lançamento do "Projeto Reacione" em caráter experimental no bairro Itaberaba em Juazeiro – BA. O Projeto, como parte do Programa de Amparo Incondicional (PAI), capitaneado pelo Cmd da 75ª CIPM, tem o objetivo de atender mulheres com espírito empreendedor, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, auxiliando na reinserção ao mercado de trabalho, recuperação da autoestima e participação econômica na sociedade. As inscrições tiveram início nesta quinta-feira 05 e terminam no dia 20, na sede da 75ªCIPM.

Os cursos ofertados serão de corte e costura, panificação, corte de cabelo, cozinha industrial, design de sobrancelhas, dentre outros. Serão cursos que permitam que essas mulheres exerçam alguma atividade profissional em sua própria residência, facilitando sua inserção no mercado de trabalho. Segundo o Presidente do CONSEG Hernande, a oferta destes cursos, tem caráter experimental no bairro Itaberaba, mas que tem como objetivo expandir para toda a área de atuação da unidade. O resultados com o a relação das mulheres selecionadas, será divulgado na sede da 75ª CIPM no dia 23 de julho de 2018...

PSB diz que a retirada da senadora Lídice da Mata da candidatura à reeleição é injusta e prejudica o espaço da mulher na política

O PSB da Bahia enviou à imprensa nota oficial e repudia, segundo o texto, a redução do espaço da esquerda e da mulher na política baiana.

Confiram nota:..

TJBA baixou 10.223 processos referentes a violência contra a mulher em 2017

O Tribunal de Justiça da Bahia baixou um total de 10.223 processos em 2017. No ano anterior foram 2.850 processos baixados. As informações são do relatório do Conselho Nacional de Justiça "O Poder Judiciário na Aplicação da Lei Maria da Penha", produzido pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias, divulgado neste mês de junho.

"Isso significa dizer que nós julgamos mais processos do que recebemos. Os magistrados têm uma atenção especial a causa da violência contra a mulher tanto no 1º como no 2º Grau. Normalmente quase todas as medidas protetivas são concedidas, porque o juiz já chegou a conclusão de que nesses casos não se pode correr riscos", explica a Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA...

Informação e enxoval: Prefeitura de Sobradinho no cuidado às mulheres do município

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta quinta-feira (21) um encontro com as gestantes atendidas pelo programa "Cuidando de Quem Cuida", desenvolvido pelo CRAS ( Centro de Referencia de Assistência Social). O programa assiste a mais de 80 mães e tem como objetivo incentivar as gestantes na realização do pré-natal, além de proporcionar informações importantes para o período gestacional. Esta é uma forma de garantir a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê.

No encontro de hoje, a cirurgiã dentista Francisca Ferreira ministrou uma palestra sobre a saúde bucal para a gestante e os cuidados com a saúde do bebê. Além de compartilhar informações, empoderando as mulheres, o programa também prevê a distribuição de brindes e kits de enxoval. A dona de casa Valquíria da Silva elogiou a iniciativa. "Gostei muito das informações que nos foram passadas. Muitas vezes deixamos de prestar atenção em alguns detalhes de nossa saúde durante a gestação, mas são essas pequenas coisas que fazem muita diferença para a saúde do bebê e para a nossa saúde. Então, essa palestra foi muito importante para a nossa saúde preventiva", declarou...

Jurista denuncia brasileiros que humilharam mulher na Rússia

O advogado Diego Valença Jatobá, o tenente da Polícia Militar de Santa Catarina Eduardo Nunes e o engenheiro Luciano Gil serão alvo de uma investigação do Ministério de Assuntos Interiores da Rússia. Os três, além de outros torcedores ainda não-identificados, aparecem em vídeo constrangendo uma estrangeira, com canto machista, violento e humilhante. 
 
Jurista e referência na defesa dos direitos da mulher no país que sedia a Copa do Mundo, Alyona Popova fez uma denúncia formal, seguida de petição, pelos atos contra a honra e a dignidade de outra pessoa. Os atos são o primeiro passado para a abertura do inquérito, além de promover a opinião pública sobre o caso.

No vídeo que tornou-se viral e ganhou as redes de televisão do Brail, no último fim de semana, um grupo de brasileiros aborda uma mulher estrangeira, cuja nacionalidade não foi identificada, e a faz repetir palavras chulas em referência ao órgão sexual feminino. Popova pede que as punições contra os brasileiros varie de multa a restrições na Rússia...

UPAE/IMIP de Petrolina participa da Rede de Enfrentamento ao Combate à Violência contra a Mulher

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participa há um tempo, através do seu setor de Serviço Social, da Rede de Enfrentamento ao Combate à Violência contra a Mulher de Petrolina, formada por diversos órgãos e departamentos. Periodicamente acontecem encontros para discussão das questões que envolvem o tema, realização de atividades e calendário anual, abrangendo os serviços de saúde que prestam assistência à mulher, secretarias de governo, Guarda Municipal, Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e outros.

Na última semana (08.06), a supervisora do Serviço Social da UPAE, Nazaré Cunha, participou de uma reunião a convite da Secretaria Executiva da Mulher e Acessibilidade para discutir a programação de comemoração dos 12 anos da Lei Maria da Penha. "Primeiro o CEAM apresentou um balanço das atividades realizadas de agosto de 2017 a maio de 2018. Depois o grupo focou na elaboração do calendário. Será uma comemoração bonita e a UPAE não poderia ficar de fora dessa", garante a profissional. A Lei Maria da Penha (11.340/06) é considerada uma importante conquista no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres...

75ª CIPM Registra Ocorrência de Agressão contra Mulher, no bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA)

Neste domingo (10/06/18) por volta de 20h, Guarnição do PETO/75ªCIPM, prende homem por agressão contra mulher no bairro Itaberaba em Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas no bairro Itaberaba, Policiais Militares do PETO 75, receberam denúncia sobre um caso de violência doméstica. De imediato os referidos Policiais Militares deslocaram até o local informado e constataram que uma mulher tinha sido agredida fisicamente, recebido tapas, ficando com escoriações no braço, pé, perna, joelho e boca cortada. ..

Juazeiro: Prefeitura realiza 2ª Feira de Saúde da Mulher no CIAM

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde realizou durante toda manhã desta terça-feira (29), no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), a 2ª Feira de Saúde da Mulher. A ação em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, lembrado no dia 28 de maio, trouxe além dos serviços de saúde, atendimentos com equipes do social.

A dona de casa Carlinda Pereira aprovou a ação da prefeitura e aproveitou para conhecer os serviços do CIAM. “Primeira vez que venho ao CIAM, minha filha já conhecia e hoje me trouxe. Achei muito boa a iniciativa, pois é sempre bom ter serviços como estes disponíveis para nós mulheres”, afirmou. A assistente social, Ana Célia Silva aproveitou para atualizar todos seus exames. “Foi muito proveitosa essa oportunidade para mulheres que muitas vezes não têm acesso a esses serviços. Consegui fazer todos os exames disponíveis e acho que foi uma ótima chance para nós que vivemos num dia a dia corrido”, pontuou...

Prefeitura de Juazeiro realiza nesta terça-feira 2ª Feira de Saúde da Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde promoverá, nesta terça-feira (29) no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) a 2ª Feira de Saúde da Mulher. A ação é em alusão ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, lembrado no dia 28 de maio.

A feira irá oferecer serviços de aferição de pressão e glicemia, coleta de citologia (preventivo), teste de ISTs, distribuição de preservativos e atendimento médico. Ainda durante a ação, o público poderá prestigiar apresentações teatrais e um Aulão de Zumba tendo acesso também a orientações e agendamento do programa Bolsa Família. O atendimento é prioritariamente para usuários do CAdÚnico e acontece das 8h às 13h...

DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER E O DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA SÃO COMEMORADOS NESTA SEGUNDA (28)

O dia 28 de maio é de extrema importância para as mulheres. A data marca duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Ambas têm como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

As mulheres já são maioria no Brasil. Segundo o último censo do IBGE, elas representam 51% da população brasileira. Com o aumento da expectativa de vida delas, é ainda mais importante prestar atenção à saúde nas diferentes fases da vida. Por isso, é fundamental manter consultas e exames preventivos sempre em dia, especialmente na gravidez e no pós-parto, para reduzir ainda mais a taxa de mortalidade materna...

Programa municipal disponibiliza DIU gratuitamente e beneficia mulheres em Juazeiro

Com quase dois meses em atividade, o Programa Municipal de Estímulo ao Uso do Dispositivo Intrauterino (DIU) da Secretaria Municipal de Saúde já realizou a inserção de 80 unidades em pacientes atendidas na rede municipal de Juazeiro. O programa que foi lançado em março dentro do Projeto Mãe Sertaneja, objetiva levar para o público feminino mais atenção à saúde.

O projeto foi apresentado aos profissionais da rede de Atenção Básica - médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que já realizam diariamente atendimento à população no primeiro contato das pacientes com a rede. Para a colocação do DIU é necessário apresentar a guia de encaminhamento para então, as pacientes serem direcionadas ao ambulatório do DIU que fica no Hospital Materno Infantil de Juazeiro...

Defesa dos direitos da mulher : novas leis reforçam a rede de proteção em Petrolina

Agora é obrigação do Poder Executivo em Petrolina, acrescentar às suas campanhas publicitárias, nos espaços públicos e de publicidade, tais como escolas, creches,  hospitais, veículos e outros, de todo o município de Petrolina, campanhas educativas de combate a atos de violência contra a mulher. A Lei no. 3.037/2018, de 10 de Maio, foi promulgada e publicada nesta segunda-feira (21) no Diário Oficial do Município. “Quando a gente usa a publicidade,  a gente desperta na mulher agredida que ela não está sozinha.” Diz Cristina Costa, Vereadora do PT, autora da lei.

Outra Lei, de número 3.038, de 10 de maio de 2018, obriga os poderes executivo e legislativo a disponibilizarem nos sites oficiais da administração  pública, a relação de serviços de proteção à mulher vítima de violência , a exemplo de delegacias, centros de cidadania,  serviços de saúde especializados em atendimento à mulher vítima de violência, juizados, etc. Essas informações, facilitam o acesso da mulher em situação de violência à rede de proteção, já que atualmente,  a tecnologia é parte da vida das pessoas. Essa lei, também é da vereadora do PT em Petrolina,  Cristina Costa. “ Saber a quem pedir socorro, é uma luz para a mulher em situação de violência. Essas informações são muito importantes para as mulheres e para a sociedade que não pode se calar diante de nenhum tipo de violência.”, declarou Cristina...

Novo aplicativo de transporte para mulheres abre cadastro para motoristas em Petrolina e Juazeiro da Bahia

Com a proposta de oferecer segurança no transporte individual para mulheres está sendo lançado o aplicativo FemiDriver, que vai conectar motoristas mulheres às suas passageiras numa versão exclusivamente feminina do tradicional aplicativo de transporte. O serviço, que será realizado em Petrolina e Juazeiro da Bahia está cadastrando motoristas através do app "FemiDriver Motorista", disponível para IOS e Android. O aplicativo deve entrar em operação no segundo semestre. A Femidriver já funciona em Recife desde 02 de abril.

Claucione Lemos, CEO da empresa, decidiu criar o serviço após tomar conhecimento de reclamações de assédios em corridas de transporte por aplicativo vindas de motoristas do gênero masculino. "Entendi que a maioria das mulheres se sente mais segura quando são atendidas por outras mulheres e a partir daí, veio a ideia de criar o aplicativo", afirma. Toda a diretoria da empresa é formada apenas por mulheres e inclui, além de Claucione, a administradora financeira Antonieta Araújo e a advogada Bruna Melo, responsável pelo departamento jurídico.

A tarifa da FemiDriver será de R$ 1,50, mais R$ 1,15 por quilômetro rodado e R$ 0,15 por minuto de deslocamento. O valor mínimo da corrida é de R$ 6,75. O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou cartão de crédito. A viagem também poderá ser compartilhada com outras pessoas, garantindo trajeto monitorado...

Outdoor com homem no papel de mulher para homenagear dia das mães causa confusão em Paulo Afonso-BA

Um outdoor em Paulo Afonso (BA) tem causado confusão entre os moradores do município. Uma empresa da cidade decidiu substituir uma mulher por um homem para realizar sua homenagem ao dia das mães, que será comemorado no próximo domingo (13).

A placa de publicidade usa os dizeres “umas usam saia, outras, barba. Mãe é mãe” com a imagem de um homem associada à homenagem. A empresa que aparece na placa é identificada como “Perfil”...

Curso de empreendedorismo para mulheres é iniciado em Petrolina

As mulheres de Petrolina ganharam uma boa oportunidade de obter conhecimento sobre empreendedorismo. É que começou nesta segunda-feira (07), a primeira turma de um curso especifico formada através de uma parceria entre a prefeitura e a Prospere Consultoria Júnior. 

Durante a aula inaugural as participantes, moradoras de várias regiões da cidade, tiveram seu primeiro contato com a equipe responsável por ministrar o curso. Na oportunidade, as alunas falaram sobre suas expectativas com relação ao curso e ao futuro profissional. O primeiro tema escolhido para estudo foi Fluxo de Caixa, onde foi abordada a importância do instrumento de gestão financeira para o bom funcionamento de uma empresa. ..

Em evento esportivo, Prefeitura de Petrolina reforça a campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

A campanha de enfrentamento à violência contra a mulher da Prefeitura de Petrolina vem ganhando força e espaço junto à comunidade. Neste sábado (05), mais uma ação foi realizada através de uma parceria firmada com o Sistema Grande Rio de Comunicação. Durante a final da Copa TV Grande Rio de Futsal, principal competição esportiva da modalidade do interior do Nordeste, os jogadores das equipes finalistas da categoria Aberto aderiram a campanha e entraram em quadra usando a camisa do projeto "Elas merecem Respeito".

Para a gestora de Marketing da empresa da comunicação, Joelma Amorim, a parceria foi de grande relevância. "Além de fortalecer a campanha, a ação chama atenção do público que veio assistir aos jogos. A gente tem que pensar isso: parceria é para fortalecer o elo e cada vez mais levantar as bandeiras dessas causas. Começando por nós, em nossas casas. É a partir daí que vamos conseguir conscientizar desde as crianças até o torcedores adultos", afirma...

Petrolina: Movimento de Mulheres realizará protesto e pede melhorias no atendimento do Hospital Dom Malan/IMIP

Na próxima quinta-feira (10), uma passeata vai reunir entidades femininas em defesa das centenas de denúncias contra o atendimento no Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina. O objetivo do ato público é cobrar melhorias no Hospital e humanização nos atendimentos às gestantes. O movimento vai acontecer a partir das  8horas da manhã.

Após denúncias de más condições no atendimento e falta de vagas nas salas de parto, a reportagem deste Blog visitou o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina. As 6 horas da manhã o desespero, olhares de dor pedindo ajuda. Mulheres gestantes na sala da recepção suspiravam as dores da esperança. É o único sentimento que resta. A revolta silencia em soluços. "Nos ajudem em nome de Deus. Minha esposa tá sofrendo com dores de parto", implorava Antonio José, morador de Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco...

DIA NACIONAL DA MULHER É COMEMORADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições na sociedade predominantemente machista e patriarcal.

Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de abril, o Dia Nacional da Mulher também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8 de março) que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial...