Foram encontrados 1167 registros para a palavra: gestão

Casa Nova: Gestão municipal recebe APLB para debater melhorias na educação

Um dos pilares da administração Casa Nova nessa administração é valorizar a educação, por isso a gestão municipal se reuniu nesta segunda-feira, 27, com a direção da APLB, sindicato que representa os professores, para dialogar sobre melhorias no sistema do município e ouvir as demandas da categoria. "Estamos abertos ao dialogo. Nossa intenção é  continuar com os avanços na educação do município. Essa reunião é importante para estreitar os laços e sanar qualquer duvida sobre nosso trabalho e, assim aperfeiçoar a gestão em favor de uma educação melhor para todos", explicou a secretária de Educação do município, Josinete Costa, que também professora concursada da rede municipal. O procurador do município, Diego Brasileiro, também participou da reunião que contou com as presenças de membros da diretoria da APLB. 

Josinete Costa reafirmou que as escolas do município. são supridas de material para o trabalho pedagógico, bem como de limpeza e higiene. Sobre a merenda escolar, a gestora garantiu que o município cumpre com sua obrigação não deixando faltar mantimentos em nenhuma unidade. Sobre os assuntos referentes a questões de ordem financeira,  o procurador do município se comprometeu a discutir com o prefeito e a equipe de finanças para ver a viabilidade econômica. A secretaria de educação também se comprometeu a realizar um estudo, após o recesso do meio do ano, sobre o pedido de reserva de jornada.
 
Atendendo a um pedido do sindicato sobre a liberação das licenças prêmios, a secretaria informou que já está concedendo aos servidores com direito de forma gradual. "Temos, no momento, um grupo gozando do seu direito, no mês de setembro, quando terminar o período deste grupo, outros servidores receberão a dispensa", explicou Josinete.
 
"Foi uma reunião bastante proveitosa. Reconhecemos a representação sindical e, juntos, queremos fazer a diferença. Vamos avançar, com certeza, na resolução dos pontos debatidos hoje", finaliza a gestora da pasta da educação. Vale destacar, também, que Casa Nova está entre os 8% dos municípios de todo Brasil que cumprem a Lei Nacional do Piso, tem um Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos ativo, programa de formação continuada para os docentes, um programa de reconstrução de unidades escolares que já beneficiou quase 100 prédios, instalou mais de 15 infocentros, gratificou os professores concursados com abono salarial anual, mantém transporte escolar no município e apoio aos estudantes universitários...

Prefeitura de Casa Nova lança revista com ações da gestão

 
Com o intuito de deixar a população bem informada sobre as ações e obras realizadas em prol da cidade, a Prefeitura de Casa Nova, através da Assessoria de Comunicação e da agência Nativa Comunicação, editou a revista "É tempo de Celebrar". A iniciativa buscar dar maior visibilidade as ações do governo municipal, bem como levar ao conhecimento da população todas as ações desenvolvidas no município.
 
Lançada no dia do aniversário da cidade, 20/06, os exemplares já começaram a ser distribuídos nos principais centros comerciais da cidade e será encaminhado, via correios, para as residências da sede e do interior.  A revista também pode ser conferida no site da prefeitura, através de leitura em flip, que simula a paginação original, através do endereço, www.casanova.ba.gov.br/jornal.
 
"Nossa intenção é que todos os casanovenses tenham conhecimento do que está sendo realizado na nossa cidade. É um dever da Administração prestar de contas, cumprindo o nosso dever de fazer uma comunicação pública", explica o jornalista e assessor de comunicação da prefeitura, Welington Junior.
 
Com 16 páginas coloridas, "É tempo de Celebrar" propõe um passeio pelas áreas da administração municipal apresentando os avanços e conquistas do povo de forma leve e de boa compreensão. A concepção e a diagramação ficaram por conta da Nativa comunicação e as fotos de César Studio.
..

PAULO BONFIM EM ENTREVISTA DIZ QUE FUTURO GOVERNO SERÁ DIFERENTE DA GESTÃO ISAAC CARVALHO

Numa das primeiras entrevistas do agora confirmado pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Juazeiro hoje (28) pela manhã no RJ Notícias da Rádio Juazeiro, Paulo Bonfim expressou que embora pretenda dar seqüência ao trabalho do prefeito Isaac Carvalho “se o povo de Juazeiro permitir darei os ajustes necessários ao processo de mudança no município iniciado pelo prefeito Isaac” declarou inicialmente.

Por telefone e whatsapp, inúmeros ouvintes encaminharam mensagens de boa sorte ao pré-candidato do Partido Comunista do Brasil em Juazeiro, todas elas reconhecendo a grande virtude do pleiteante político no poder persuasão e diálogo com as diversas camadas da sociedade juazeirense...

Especialista em Gestão de Negócios orienta como ter sucesso profissional neste momento de crise econômica

A crise é um momento definitivo para a vida profissional. Este é um período que, apesar de ser muito difícil, pode trazer consigo muitas oportunidades de crescimento para a carreira e para os negócios, principalmente para os profissionais que buscam se destacar no mercado. O especialista em Gestão de Negócios e diretor-administrativo do Instituto Reccupere, Valneilson Silva, preparou três dicas orientando o que um profissional nunca deverá fazer nesse momento de crise econômica que vive o país.

Segundo o especialista, os profissionais devem evitar a acomodação, a chamada Zona de Conforto. “É bastante comum na atual crise, o profissional procurar se proteger em uma “capsula” e “garantir” uma estabilidade profissional e nos negócios. É importante não cometer este erro. Os profissionais devem aproveitar seus potenciais para realizarem seus sonhos”, afirmou...

Parceria entre Facape e Tribunal de Contas pode trazer para Petrolina pós-graduação em gestão pública

Estudantes e profissionais do Vale do São Francisco poderão ter mais uma possibilidade para especialização. A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e a Escola de Contas Públicas – do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) – estão analisando uma parceria para a oferta de pós-graduação na área de gestão pública. Esta semana, o presidente da Facape, Rinaldo Remígio, recebeu representantes do tribunal para discutir a viabilidade do convênio.

Participaram do encontro, o gerente de Planejamento, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas, Dácio Rossiter Filho; o coordenador executivo de Pós-graduação, Henrique Lima; e o secretário do inspetor regional do TCE, André Zaidan, além do diretor acadêmico da Facape, Antonio Habib. Segundo o professor Remígio, este é o segundo contato entre as duas instituições...

IEL/PE promove curso sobre gestão de negócios em Petrolina

Ter um negócio de sucesso, com competitividade e presença no mercado, requer alguns conhecimentos e habilidades por parte do gestor. Pensando em oferecer acesso à informação para empresários que buscam inovar, o Instituto Euvaldo Lodi em Pernambuco (IEL/PE), em parceria com o Sebrae, abriu uma turma do curso "Ferramentas e Métodos de Gestão de Negócios" em Petrolina. O curso acontece durante quatro dias (22 e 23/07 e 05 e 06/08), na sede da Fiepe em Petrolina. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de julho. As vagas são limitadas.

O curso possui carga horária de 36 horas/aula e vai abordar o uso do programa Microsoft Excel como ferramenta auxiliar para gestão de empresas. Os conteúdos contemplam análise de resultados operacionais e financeiros, criação de indicadores para auditoria e de relatórios para apoiar decisões. Além da teoria, haverá aulas práticas e entrega de certificado após a conclusão. As aulas serão ministradas pela professora e analista de estatísticas Cristiana Vidal Accioly...

Empresários aprimoram gestão de padarias e confeitarias em Juazeiro

Empresários de panificadoras e confeitarias de Juazeiro estão sendo capacitados para melhorar gestão e finanças, aumentar produtividade e inovar em serviços. Catorze empresas do segmento serão beneficiadas pelas ações do Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan), uma parceria do Instituto Tecnológico de Processos e Competitividade (ITPC) e Sebrae Nacional. Até esta quarta-feira, 15, os empresários participam da segunda etapa da capacitação, que inclui orientações em grupo, na sala de treinamento do Sebrae Juazeiro, e consultorias individuais na empresa sobre desenvolvimento de equipes.

A panificadora Rosilene Passos está há 14 anos no mercado e mesmo com uma clientela fidelizada aderiu ao programa em busca de conhecimento e inovação para aplicar na empresa. "Já participamos da etapa de reorganização das finanças e agora estamos focados na gestão de equipes de trabalho. O Propan era muito aguardado pelos empresários e o processo está sendo positivo", contou a empresária. "Planejo expandir o negócio conquistando novos clientes, para isso vou investir na organização do espaço físico, produção e diversificação dos produtos oferecidos às vendas", completou...

Campus Floresta do IF-Sertão Pernambucano realiza Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Floresta estará realizando, no período de 08 a 11 de junho, o II Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas – SEAGESPE. O evento, que teve sua 1ª edição no Campus Petrolina em 2015, será realizado em parceria com o IFBA Campus Juazeiro, IFPI Campus São João do Piauí, Faculdade São Francisco de Juazeiro(FASJ), Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF),  Fundação UNED e os Campus do IF SERTÃO Petrolina e Serra Talhada. O evento este ano terá como tema “Ferramentas e estratégias de crescimento profissional no ambiente corporativo”, será totalmente gratuito e aberto à comunidade interna e externa.

O Seminário será composto por diversas palestras sobre assuntos da área de Gestão de Pessoas, Oficinas, Consultorias nos turnos matutino, vespertino e noturno, visando abranger todos os alunos do IF SERTÃO, instituições parceiras e comunidade em geral. A proposta desse evento é orientar os profissionais e os estudantes em preparação profissional quanto às questões relacionadas a Comportamento em Entrevista de Seleção, Postura Profissional, Marketing Pessoal e Elaboração de Currículo...

Paulo Afonso sedia curso sobre liderança e gestão de pessoas

Empresários de Paulo Afonso e região que buscam melhorar desempenho de equipes e, assim, aumentar produção, competitividade e lucros dos seus negócios podem participar do curso Gestão de Pessoas e Equipe. A capacitação, realizada pelo Sebrae, começou nesta segunda, 6, e segue até o dia 10 de junho, às 18h, no Hotel Belvedere, em Paulo Afonso. As inscrições podem ser feitas no Ponto de Atendimento do Sebrae na cidade, na Rua São Francisco, 233, Centro. O investimento é de R$ 140.

A capacitação faz parte do projeto Na Medida, que tem por objetivo ampliar o acesso dos empresários a conhecimentos para a empresa crescer de modo sustentável, com orientações práticas para o dia a dia do negócio. São 20 horas de capacitação, com direito a consultoria individual na empresa.

A técnica do Sebrae, Nadja Monteiro, explica que, o curso apresenta ferramentas que possibilitam a ampliação dos resultados nas empresas a partir da gestão eficaz de pessoas e equipes. “Os participantes são incentivados a compreender os processos de gestão de pessoas focados na conquista, desenvolvimento e manutenção de talentos na equipe. Na consultoria individual, os empresários serão auxiliados a executar na rotina da empresa os conhecimentos adquiridos nos encontros”, esclarece...

Vereador Benedito Marques faz cobranças a gestão municipal

O vereador de Juazeiro Benedito Marques- popular Bené- foi um dos convidados do programa Geraldo José desta segunda-feira (06). Na ocasião o edil fez diversas cobranças a gestão municipal referente as obras na BR-235 e aos trabalhos de infraestrutura nas ruas Princesa Isabel e Marquesa, no bairro Itaberaba. 

“A obra da BR 235 está ficando bonita, mas tem alguns detalhes para se aprimorar e isso já foi avisado ao prefeito e ao secretário Jorge Barbosa. A BR ficou alta e quando chover a água vai inundar. É preciso fazer uma obra de canaleta para a água descer para o canal. O bairro Itaberaba tem quatro entradas e elas precisam de obras. Não podemos deixar os moradores sem poder entrar no bairro. O que cobramos é que o governo estadual, que é parceiro do município, resolva isso”, disse Bené...

DTCS/UNEB lança curso de graduação em Administração com foco em Gestão de Cidades e Gestão do Agronegócio

A partir do próximo ano (2017) o Departamento de tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, ofertará mais uma graduação, o Curso de Bacharelado em Administração com foco em Gestão de Cidades e Gestão do Agronegócio.  

Os componentes curriculares do curso serão apresentados em um seminário no dia 1º de julho, no Auditório Tadeu Severino do DTCS/UNEB, a partir das 09h. Com a implantação do curso a Universidade pretende atender a gestão pública municipal e o setor primário da economia regional, tendo em vista o diagnostico de que o mercado de trabalho não dispõe de profissionais com essa formação acadêmica. ..

Projeto "Uma noite na casa de Dete"-Sugestão de Pauta

A comédia "Uma noite na casa de Dete" será apresentado neste domingo (29), no Teatro do Centro de Cultura João Gilberto pelo Coletivo Abordagem Teatral. O evento traz uma proposta teatral com jogos de comédia, onde o publico vai participar tendo a liberdade de escolher os temas das cenas e das piadas.

Três atores e comediantes (Rodolfo Eller, Elder Ferrari e Mauricio Fábio) em cena, a serviço do humor e da criatividade. A primeira Noite na casa de Dete vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h. Outra novidade que o projeto traz, é o "pague o quanto rir", onde o publico entra no teatro sem ingresso e ao final da apresentação, escolhe o valor que quer pagar. ..

Prefeitura traça perfil de condutores indicados pela gestão para conduzir Tocha Olímpica

Depois de quase um mês em solo brasileiro, o fogo olímpico chega em Petrolina na próxima quinta, dia 26. A chama vai passar por 17 bairros e será levada por 110 condutores. Desses, oito foram indicados pela Prefeitura de Petrolina, eleitos pela relação com o esporte local. Entre eles, figuram técnicos, atletas e ex-atletas da nova e da antiga geração do esporte petrolinense. 

Com histórias de superação, os indicados têm um currículo esportivo com conquistas que dão orgulho ao Vale do São Francisco. Eles já rodaram o mundo representando a cidade de Petrolina e as dificuldades enfrentadas na carreira tornaram-se degraus para a conquista de títulos e medalhas no Brasil e em outros países...

Profissionais de Enfermagem são reconhecidos, valorizados e participam da gestão na UPAE de Petrolina

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) possui atualmente 102 profissionais de enfermagem – que representam 39,5% do quadro de funcionários – divididos entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, ocupando cargos na assistência (destinada à promoção da saúde e à recuperação e reabilitação de pacientes) e na gestão. Contribuindo dessa forma para o atendimento aos usuários e administração da unidade de saúde, que é referência no estado para diversos serviços.

Para a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin, a importância e o valor que este profissional de saúde tem para a UPAE merece destaque no Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio). “Além de todo o suporte que os enfermeiros e técnicos dão na parte assistencial, desenvolvendo um serviço de qualidade e humanizado, temos enfermeiros atuando nas gerências e coordenação. Ocupar cargos de chefia é uma nova tendência da profissão, até porque na universidade pagamos disciplinas de administração hospitalar. Mas, para atuar nesse setor é preciso capacitação e aptidão do profissional, bem como confiança e sensibilidade da equipe que conduz o serviço de saúde. Aqui na UPAE todos os cargos de gerência são ocupados por enfermeiros, inclusive, a coordenadora geral da unidade é uma profissional da área. Então, acredito que esse é o reconhecimento maior que podemos ter”, acredita...

FPI registra flagrante em matadouro de Curaçá e identifica inúmeras irregularidades na gestão ambiental do Norte da Bahia

A 37ª operação do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), na região Norte da Bahia, registrou um flagrante de descumprimento por parte da Prefeitura Municipal de Curaçá, em relação ao Matadouro Municipal da cidade. O local já havia sido interditado pelo Instituto de Meio Ambiente (INEMA) por não se adequar à legislação ambiental e sanitária. Em visita à cidade, no dia 26 de abril, a equipe da FPI verificou indícios fortes de abate no matadouro e registrou, na polícia, o crime de desobediência.

Os responsáveis pelo poder municipal estão sujeitos a responder às sanções previstas em lei. Em nota da Assessoria de Imprensa, o município de Curaçá informou que seria preciso investimentos de cerca de R$900 mil para melhoria e adaptação das instalações do abatedouro. “O Município reconhece que investimento desse cunho está muito além do orçamento, e que deverá tentará buscar através de convênios e projetos a nível estadual e federal para investimento desse porte”, informa...

ARTIGO - GESTÃO PÚBLICA

Vivemos em pleno século XXI, mas às vezes penso que estamos vivendo o século XVIII, onde vivíamos em estado de atraso e penúria devido a falta de estratégia e visão de progresso dos nossos gestores municipais, é claro que isso depende muito de sua equipe e da sua concepção de cidade e progresso.

A principal função da Administração Pública é buscar o bem comum e a satisfação dos cidadãos. Você está satisfeito leitor cidadão? Há quantas décadas vivemos insatisfeitos com a nossa administração pública? Convenhamos meus caros que é a muitas décadas. Sabe porquê? Por que nunca tivemos gestores preparados e capacitados para gerir nossa rica e amada cidade, temos apenas prefeitos...

FIEPE promove Seminário de Gestão e Liderança de Alta Performance com Pedro Mandelli

O consultor, professor e autor do livro "Muito Além da Hierarquia", Pedro Mandelli vem a Petrolina no próximo dia 18 de maio para participar do Seminário de Gestão e Liderança de Alta Performance, promovido pela Unidade Regional Sertão do São Francisco da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

O evento, que tem início às 18h no auditório do Senai de Petrolina, vai abordar temas, a exemplo do papel do líder de pessoas, crenças,  metas e autoconhecimento. Pedro Mandelli, que atua nas áreas de modelos de organização, processos de mudança, liderança e desenvolvimento de pessoas em programas nacionais e internacionais - junto ao INSEAD na França e Fundação Kellogg nos Estados Unidos, também vai tratar dos atuais desafios para o exercício da liderança...

Moradores voltam a cobrar da gestão municipal melhores condições para os bairros Piranga I e Argemiro

Moradores do bairro Piranga I e Argemiro participaram do programa Geraldo José na tarde desta quarta-feira (13). Na oportunidade, cobraram da gestão municipal a conclusão de obras e relataram a situação crítica em que vive a comunidade.

O morador do bairro Argemiro, Fábio Joaquim, pediu uma explicação do prefeito Isaac para a falta de médicos e policiais no bairro. Fábio também questionou a não conclusão das obras da Praça da Juventude...

Senado aprova projeto que cria regras de gestão para os fundos de pensão das estatais

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (06), o PLS 388/2015, que altera a legislação para estabelecer regras de governança para os fundos de pensão, patrocinados por empresas estatais, visando melhorar sua gestão. Aprovado, por unanimidade, o projeto segue para Câmara. Durante o encaminhamento favorável ao PLS, o senador Walter Pinheiro (sem partido – BA), destacou a importância da proposta, já que as atividades dos fundos de pensão são importantes tanto sob a ótica econômica quanto social.

"É um projeto de suma importância para a reorganização desses fundos. O projeto vai ajustar correções, preparando os fundos de pensão, atualmente, grandes investidores do País. O PLS ganhou a participação de todas as bancadas, o que mostra a nossa capacidade de produzir propostas importantes para o País, mesmo na diversidade", lembrou...

Governador prorroga definição de gestão para distritos industriais

 
“A indústria baiana está sendo reestruturada em parceria com o empresariado para atender às necessidades da retomada do crescimento econômico, geração de mais empregos e respeito à democracia. Estamos ampliando o diálogo com todos os distritos industriais da Bahia, de acordo com as características próprias de cada um deles”, disse o governador Rui Costa. 
 
A afirmação do governador refere-se ao memorando de compromisso assinado nesta sexta-feira (4) por ele, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e pelos presidentes da Federação das Indústrias (Fieb), Ricardo Alban, e da Federação do Comércio (Fecomércio), Carlos Andrade. Com o documento, ficou definido o adiamento, de 1º de abril para 1º de agosto, do início da vigência da Lei estadual 13.462, que criou a taxa de gestão dos distritos industriais.
 
O memorando estabelece ainda a criação de grupos de trabalho para cada distrito industrial da Bahia, que irão apresentar alternativas adequadas para o seu modelo de gestão, levando em conta as peculiaridades e características de cada região, além da possibilidade de revisão dos valores da taxa de manutenção. 
 
Para o presidente da Fieb, o entendimento entre os principais atores – governo e empresários – será fundamental para ampliar as discussões. “Tenho certeza que ao final deste processo vamos chegar a um entendimento, estudando as características de cada distrito e buscando as soluções que atendam aos interesses da sociedade. O diálogo vai garantir o que todos nós afinal queremos: o desenvolvimento e o bom funcionamento dos distritos industriais”, diz Alban.
 
Carlos Andrade, presidente da Fecomércio, ressaltou que o termo de compromisso assinado hoje mostra que todos estão empenhados em resolver a questão. “Queremos destacar a sensibilidade do governador Rui Costa em prorrogar a vigência da lei e permitir o debate. O Estado precisa arrecadar e os empresários querem produzir e gerar empregos. Vamos juntos, tenho certeza, encontrar uma solução”, diz  Andrade. 
 
“Acho que é muito importante este entendimento, porque a gente vai ser obrigado a encontrar uma saída para o problema, que é a manutenção dos distritos industriais. O Estado não tem condições de arcar sozinho com todas as despesas de conservação de vias principais e secundárias, limpeza, iluminação e paisagismo”, diz o secretário Hereda. 
 
FUNDO ESTADUAL
 
A Lei 13.462 instituiu o Fundo Estadual de Manutenção das Áreas Industriais da SUDIC – o FUNEDIC, cuja receita advirá de uma taxa mensal de R$ 0,50/por m² de área ocupada nos distritos industriais. Esse recurso servirá para que o Governo do Estado faça a gestão e mantenha a infraestrutura e funcionamento dos distritos. O fundo também poderá receber recursos de outras fontes, inclusive do tesouro público. A Lei permite também que as indústrias assumam a própria gestão dos condomínios ou negociem a transferência dela para a órbita dos municípios.
..