Foram encontrados 1158 registros para a palavra: estudante

Estudantes levam um fusca carregado de livros à comunidade de Petrolina

Com um acervo de mais de mil livros, alunos do 6º ao 8º ano e do 9º a 3ª série dos ensinos Fundamental e Médio do Plenus Colégio e Curso realizaram uma ação sexta-feira (13) para estimular o gosto pela leitura na comunidade de Cosme e Damião, zona Oeste de Petrolina. Foi a primeira etapa do projeto "Fuscateca: Livros à Mão Cheia", que deixou emprestado à comunidade muitas obras infantis,  infanto-juvenis e clássicos da literatura brasileira.

Tendo à frente um velho fusca caracterizado de biblioteca ambulante, os alunos saíram de porta em porta conversando com os moradores e conscientizando para a importância da leitura. Segundo o professor e coordenador do projeto, Vlader Nobre os livros emprestados são frutos de doações dos próprios alunos. "A escola fez uma campanha para arrecadar os livros e depois de uma grande adesão estamos distribuindo, em forma de empréstimo, para cinco comunidades, começando pelo bairro Cosme e Damião", explicou...

Quase mil estudantes de Juazeiro assistiram a palestras do Detran sobre trânsito e cidadania

A  cerimônia de encerramento das atividades da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Juazeiro, norte do estado, foi realizada na última quinta-feira (12), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com a presença de autoridades e alunos. Na ocasião, houve uma palestra sobre cidadania e a entrega dos certificados de capacitação aos servidores da 8ª Circunscrição Regional do Trânsito (Ciretran), para melhorar os serviços oferecidos à população.

A caravana integrou a mobilização no “Maio Amarelo”, movimento mundial pela redução no número de acidentes. “ Queremos chamar a atenção da sociedade para nos ajudar nessa guerra contra a violência no trânsito. Aqui em Juazeiro, estimulamos a formação de agentes multiplicadores desse movimento", disse o chefe de gabinete do Detran, Jaqson Souza.

Nesta semana, as ações educativas do Detran alcançaram quase mil estudantes de escolas públicas do município. Eles assistiram a palestras motivacionais do “Maio Amarelo” e participaram de exercícios lúdicos que simulam a formação do motorista responsável do futuro. " Somente com educação e consciência podemos construir um trânsito mais seguro para as próximas gerações”, ressaltou a pedagoga do Detran, Lise Gama.

Nas operações de fiscalização, 300 veículos foram abordados e 50 notificados. O teste do bafômetro foi aplicado em 80 condutores, com 100% de aprovação. O mototaxista Robson de Jesus elogiou a presença do departamento na cidade. "Como motociclista, tenho uma grande preocupação em estar capacitado para oferecer segurança aos passageiros, já que lido com vidas. Por outro lado, vejo todos os dias pedestres que não respeitam a faixa e condutores que usam celular dirigindo. A presença da equipe do Detran para coibir esses abusos nos tranquiliza"...

Estudantes de Petrolina redescobrem os sertões em viagem às origens nordestinas

Uma viagem ao mundo da subjetividade nordestina e brasileira. Este foi o roteiro de um grupo de 38 estudantes de Petrolina – PE, que aproveitou o feriado de Tiradentes para conhecer de perto espaços históricos, culturais e mitológicos, a exemplo do Juazeiro do Padre Cícero e dos museus de Patativa do Assaré (CE) e de Luiz Gonzaga, em Exu – PE.

Durante três dias (21, 22 e 23 deste mês), a Rota Sertão Mundo levou os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Plenus Colégio e Curso por um passeio interdisciplinar e contextualizado, que aproximou o sertão convencional do contemporâneo. Na primeira parada, em meio à Floresta Nacional do Araripe - Apodi, na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, lições de biologia se misturavam a aspectos arqueológicos da primeira Floresta Nacional do Brasil, criada em 1946...

Projeto Zoom – Ver de Perto leva Estudantes de Petrolina à Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sul do Piauí, foi o destino da primeira edição em 2016, do projeto Zoom – Ver de Perto, promovido pelo Plenus Colégio e Curso com o objetivo de levar os alunos a redescobrirem as suas origens. Durante o final de semana, entre os dias 15 a 17, os alunos dos sextos e sétimos anos do colégio refizeram “as trilhas da Pré-história” do homem americano, observando e interpretando as belezas e riquezas desta região, que possui uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo.

Para o estudante do sexto ano A, Lucas Gabriel, a aula passeio foi enriquecedora e muito produtiva. “Além de todo acervo dos inúmeros sítios, a exemplo do Vale da Pedra Furada, onde temos evidências de que esta região talvez seja uma das mais antigas moradas do homem americano, o Parque Nacional da Serra da Capivara é único no Brasil voltado à preservação do bioma Caatinga”...

Prefeito Julio Lossio sanciona lei que irá beneficiar estudantes da Rede

Na manhã dessa segunda feira (18) o Prefeito Julio Lossio reuniu parte dos secretários, em seu gabinete, entre eles a Secretária de Educação, Gilmara Lacerda. Lossio sancionou algumas leis de autoria do vereador Edinaldo Lima. As leis irão beneficiar principalmente mulheres, idosos e estudantes.

Dentre as leis sancionadas, uma está autorizando o poder executivo a incluir no calendário oficial da cidade, durante a semana nacional do transito, nas escolas municipais e estaduais, o programa de conscientização dos direitos da pessoa idosa. Há também uma nova lei que dispõe sobre o peso máximo do material escolar transportado por alunos da educação infantil, do ensino fundamental e do médio da Rede Municipal pública e privada...

ESPAÇO DO LEITOR - A ESPIRAL DO SILÊNCIO

Teoria elaborada por Elizabeth Noelle Neumann, socióloga e cientista política que em uma pesquisa na década de 60 sobre a influência dos meios de comunicação, desenvolveu esse estudo que desmascara toda uma malha cultural aplicada desde aquela época e se prolonga mais do que nunca na atualidade com o foco dessa apresentação no Vale do São Francisco.

A Espiral do Silêncio é um jogo de impressões e de emoções vagas que consiste em inibir as opiniões indesejadas ou contrárias a orientação do órgão de mídia em particular (atualmente se dá por vários órgãos), transmitindo a impressão que elas são minoritárias e que expressá-las em público pode trazer um isolamento ou até uma marginalização. Os indivíduos ficam com medo de declarar em público as suas ideias porque elas já foram de antemão rotuladas como minoritárias, embora ninguém saiba se realmente elas são minoritárias.

Caso esse comprovado na região quando uma certa professora de uma faculdade do Vale há aproximadamente um mês, fez uma denúncia, foi em vários meios de comunicação do Vale alegando que foi desrespeitada por dois alunos, sendo que através de provas cabais é explícito que os mesmos não fizeram tal coisa que a mesma alegou. Ficou claro que o ato da então professora seria apenas para silenciar os alunos, esses que tinham uma postura conservadora e discordavam dos conteúdos imorais aplicados e ensinados pela então professora. Se eles não tivessem se manifestado entrariam nessa espiral do silêncio e não poderiam mais discordar porque já teriam entrado nesse processo que a então professora e alguns colegas seus de trabalho são acostumados a fazer quando se deparam com opiniões contrarias e reveladoras em relação ao que fazem nas universidades...

Uneb oferece curso de italiano e intercâmbio para estudantes de graduação

A partir da próxima segunda-feira, 04/04 estão abertas as inscrições para o curso de italiano no Departamento de Ciências HumanasIII/UNEB – campus Juazeiro. O curso é gratuito e fruto de um convênio entre a Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com a Universidade de Padova - UNIPD, da Itália e será ministrado pelo doutorando Nicola Andrian da UNIPD.

Os interessados têm até o dia 08/04 para efetuar suas inscrições na Secretaria da Direção. Ao todo são oferecidas 30 vagas, sendo 20 para estudantes de Pedagogia e 10 para estudantes de Comunicação Social. As aulas terão início no dia 12/04 e serão sempre as terças e quintas-feiras das 18:00h às 19:30h...

Secretaria de Educação da Bahia emite nota de esclarecimento sobre estudantes de Remanso, veja:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assegura o atendimento a todos os estudantes nas escolas estaduais de Remanso e esclarece que:

- A abertura de novas turmas só é feita após o reordenamento de rede, quando é verificada a indisponibilidade de vagas. Esse reordenamento ocorre, anualmente, no início do ano letivo, considerando o quantitativo de estudantes matriculados em cada escola.

- Para o ano de 2016,  foram disponibilizadas 200 vagas para a 1ª série do ensino médio no diurno do Colégio Estadual Olímpio Campinho, sendo 80 vagas no turno matutino e 120 vagas no turno vespertino, a Unidade ainda dispõe de 01 vaga no turno vespertino. Quanto à 2ª série noturno, foram ofertadas 40 vagas,  todas as vagas foram preenchidas e foi aberta nova turma para atendimento à demanda apresentada pela comunidade escolar. ..

ESTUDANTES DE PETROLINA REIVINDICAM TABLET PROMETIDO PELO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO

Alunos do segundo e terceiro ano de ensino médio da rede de ensino no vizinho Estado de Pernambuco estão indignados com o governador Paulo Câmara que este ano não contemplou os referidos estudantes com os tablets prometidos.

Em mensagem ao Blog via facebook Raffael Santos explicou a situação: “Geraldo, alunos do segundo e terceiro ano de ensino médio da rede estadual de ensino estão indignados, pois o governador Paulo Câmara não os envia nenhuma resposta sobre os tablets que beneficiam alunos do segundo e terceiro, pois desde 2015 não enviou e nem falou o motivo. "Queríamos uma resposta do mesmo e não tivemos nenhuma já que há exatamente dois dias os alunos tomaram as redes sociais oficiais do governante e postaram mensagens de indignação com a #queromeutablet, mas o mesmo responde apenas com elogios, e não enviou respostas sobre a repercussão e sobre o não cumprimento da lei! "fala de um dos alunos da rede estadual e complementa (O ano de 2015 foi de puro silêncio!) Fica aí o pedido de uma resposta para o #GovernoDoEstado”...

Estudantes e professores homenageiam Castro Alves e Glauber Rocha

O poeta Castro Alves, que completaria 169 anos, nesta segunda-feira (14) e o cineasta Glauber Rocha, que faria 77 anos, na mesma data, estão sendo celebrados nas escolas estaduais. Os dois baianos foram imortalizados pela genialidade de suas obras. Castro Alves foi consagrado o “Poeta dos Escravos” pelo clamor à liberdade. Já Glauber Rocha é o mais cultuado cineasta de todos os tempos. 

Na Escola Estadual Castro Alves, no bairro da Calçada, em Salvador, os estudantes se preparam para uma apresentação na segunda-feira (14), às 15h, na Câmara Municipal de Salvador. Os estudantes vão apresentar poesias de Castro Alves, a exemplo de ´Vozes d´África' e 'O Livro e a América', e recitar poesias de autoria própria em homenagem a ele. O estudante Marlon Batista dos Santos, 14 anos, 8º série, vai cantar o Hino da África. Ele fala da admiração por Castro Alves. “Acho que ele foi um poeta muito deslumbrante, as poesias dele são bonitas. Gosto muito quando ele fala dos negros, da liberdade”, afirma.

A professora Cristina Aparecida Marques dos Santos, de Língua Portuguesa, diz que a temática é abordada, em sala de aula, desde o início do ano letivo. Segundo ela, mais do que aprender sobre o poeta, os estudantes acabam desenvolvendo o gosto pela leitura. “Observamos que os estudantes despertam o interesse pela poesia, porque eles vão conhecendo quem foi Castro Alves e tendo vontade de saber mais e vão lendo mais. Tem muitos que fizeram trabalhos lindíssimos aqui, que já saíram, mas continuam pesquisando e estudando sobre Castro Alves”, afirma.

Concurso Literário

Para marcar a data, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, também nesta segunda-feira (14), uma videoconferência, a partir das 8h30, no Instituto Anísio Teixeira com transmissão para todos os Núcleos Regionais de Educação. Com conferências e debates sobre Castro Alves e Glauber Rocha, que aniversaria na mesma data, a videoconferência também vai ter espaço para discussão sobre cinema e dança nas escolas. Na programação, também haverá o relançamento do ‘Concurso Festa Literária na rede estadual de ensino: 169 anos de Castro Alves’, que vai premiar criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), produzidos pelos estudantes da rede estadual. As criações devem contemplar a poética de Castro Alves e a diversidade literária e cultural baiana.

“As breves vidas de Castro Alves e Glauber Rocha foram grandiosas pela genialidade. Eles revolucionaram as artes e os modos de viver. São dois libertários que marcaram a história do seu tempo e que continuam influenciando o pensamento e as práticas literárias e fílmicas, constituindo-se como marco na história cultural do país”, afirmou a coordenadora dos Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nide Nobre. O Concurso tem como objetivo promover ações voltadas para o desenvolvimento das experiências criativas nos contextos escolares e a preservação da memória cultural. O concurso é voltado para estudantes regularmente matriculados nas escolas da rede estadual do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional), em todo o estado.

Como participar 

Os estudantes interessados em participar devem se inscrever na sua própria escola, em caso de adesão ao concurso. Para isso, a gestão da escola deve acessar o edital no Portal da Educação. Após a adesão, os professores passam a ter papel fundamental, pois deverão estimular e supervisionar os estudantes no desenvolvimento das criações literárias. As produções precisam atender os seguintes pré-requisitos: serem realizadas no ambiente de sala de aula; serem produzidas com exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual e atitude estética; tratarem especificamente do tema proposto e serem realizadas individualmente ou em dupla. Serão premiadas as 20 melhores obras de arte literária, sendo cinco de cada gênero literário. ..

Estudantes têm até a próxima sexta-feira para se inscreverem no Curso Técnico em Administração pelo IFBA campus Juazeiro

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Juazeiro, está ofertando 80 vagas para o Curso Técnico em Administração, na forma integrada ao Ensino Médio. Estudantes que tenham concluído o Ensino Fundamental poderão concorrer, sendo que 40 vagas são exclusivas para alunos oriundos de escolas públicas.

A seleção é gratuita e os candidatos devem apresentar na hora da inscrição os documentos de CPF, RG e Histórico Escolar. Para o preenchimentos das vagas será realizada uma prova de redação. A média das notas de português e matemática das três últimas séries do Ensino Fundamental também fará parte da seleção...

Estudantes visitam o Centro de Controle de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses recebeu, nesta quinta-feira (25), um grupo de estudantes da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, PSNC N-4. Durante a visita, os alunos conheceram o Centro e participaram de uma palestra sobre Leishmaniose e posse responsável.

"A gestão Julio Lossio vem reestruturando o CCZ para atender cada vez melhor os animais. Já oferecemos atendimento veterinário, castração gratuita e, hoje, iniciamos mais uma ação que é a de educação sanitária. A ideia é receber a cada semana uma nova turma de estudantes", revelou a secretária de Saúde, Lucia Giesta...

Univasf lança processo seletivo de mobilidade acadêmica para estudantes das Instituições de Ensino Superior regionais

A Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou hoje (24) edital do processo seletivo para o Programa de Mobilidade Estudantil – Convênio Univasf/Uneb/UPE/Facape/IF Sertão-PE (Edital N° 3/2016). A seleção visa proporcionar aos estudantes de graduação regularmente matriculados nestas Instituições de Ensino Superior (IES) a oportunidade de cursar disciplinas em cursos da Univasf no semestre letivo 2016.1. As inscrições devem ser realizadas até 11 de março na IES de origem do discente. 

Para participar, os candidatos precisam estar matriculados nos semestres 2015.2 ou 2016.1 num curso de graduação ofertado por uma das IES que integram o convênio de mobilidade acadêmica regional. Os interessados devem procurar o setor responsável na sua IES para realizar a inscrição. O processo seletivo para participar da mobilidade na Univasf é coordenado pelo Departamento de Programas Especiais de Graduação (DPEG), da Proen. 

Para ter acesso às ementas das disciplinas ofertadas nos cursos da Univasf, os candidatos podem acessar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), que está disponível nos sites de cada graduação. Também podem entrar em contato com a DPEG pelo e-mail: [email protected] para solicitar o documento. 

O Programa de Mobilidade Estudantil foi instituído a partir do convênio firmado entre a Univasf, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade de Pernambuco (UPE), Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), por meio do Termo de Cooperação Técnica Nº 5/2015, publicado no Diário Oficial da União de 5 de outubro de 2015. 

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas na Diretoria de Programas Especiais de Graduação da Univasf, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (87)2101-6758. ..

Mãe de Beatriz faz apelo para estudantes e pais que estavam no dia da festa, veja vídeo na íntegra:

A mãe de Beatriz, criança que foi brutalmente assassinada no dia 10 de dezembro de 2015 durante festa no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, fez um apelo aos jovens e pais que estavam no dia da solenidade de formatura naquele dia. Em entrevista exclusiva ao blog, emocionada, a mãe Lúcia Mota reforçou o pedido para que estas pessoas enviem fotos e vídeos do local.

Veja o vídeo abaixo:

..

Movimento “Faxina no Velho Chico” reuniu estudantes e colaboradores em Juazeiro

O mutirão também contou com o repente do poeta Valdir Lemos que homenageou a iniciativa das estudantes. 

O movimento em defesa das margens do Rio São Francisco, “Faxina no Velho Chico”, realizado neste fim de semana em Juazeiro, mobilizou estudantes na faixa de seus 14 a 17 anos, amigos e colaboradores, sensíveis à causa ambiental, deflagrada por 5 colegas de escola, que resolveram partir para uma tarefa cidadã, oferecendo à cidade e ao seu maior patrimônio, o seus serviços e tempo...

GOVERNO DE PERNAMBUCO GARANTE NOVA ESCOLA ESTADUAL NO BAIRRO VILA EULÁLIA PARA ATENDER ESTUDANTES DOS CONJUNTOS RESIDENCIAIS VIVENDAS I E VIVENDAS II

A Gerência Regional de Educação do Sertão do Médio São Francisco – GRE Petrolina comunica que o prazo para realização do cadastro escolar dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que ainda não fizeram matrícula em nenhuma escola da rede estadual foi prorrogado até o dia 05/02/2016.

Os pais ou responsáveis deverão procurar a Unidade de Gestão de Rede da GRE, situada à Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, S/N- Bairro Vila Eduardo - Petrolina –PE, para fazer o referido cadastro, munidos dos seguintes documentos:

  1. Documentos pessoais (RG e CPF);
  2. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  3. Comprovante de residência com o CEP;
  4. Declaração de transferência da Escola de Origem.

Informa ainda, para as famílias dos Conjuntos Residenciais: Nova Petrolina e Residencial Brasil, que a Escola João Batista dos Santos no Bairro São Gonçalo ainda dispõe de 195 vagas. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos pelos telefones (87)38666354 e (87)38666355...

Estudantes de Juazeiro realizam movimento em favor do Rio São Francisco

A mobilização conta com mutirão de limpeza e campanha de conscientização na cidade      

As estudantes de escola pública Gabriella Amaral, (14 anos); Maria Helena Carvalho, (15 anos); Melâne Pereira, (16 anos), e as irmãs Débora e Deise Souza, (16 anos) de bairros de Juazeiro, partiram para uma tarefa cuja ideia não é nova, mas a ação é importante e deve ser sempre renovada na cidade. Segundo as organizadoras, o movimento que pretende envolver a sociedade, para uma ação de limpeza e conscientização sobre a preservação das margens do Rio São Francisco, deve contar com “o apoio de todo mundo”...

Estudantes já podem se inscrever para o Fies

Começaram hoje (26) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29.

Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200)...