O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sul do Piauí, foi o destino da primeira edição em 2016, do projeto Zoom – Ver de Perto, promovido pelo Plenus Colégio e Curso com o objetivo de levar os alunos a redescobrirem as suas origens. Durante o final de semana, entre os dias 15 a 17, os alunos dos sextos e sétimos anos do colégio refizeram “as trilhas da Pré-história” do homem americano, observando e interpretando as belezas e riquezas desta região, que possui uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo.
Para o estudante do sexto ano A, Lucas Gabriel, a aula passeio foi enriquecedora e muito produtiva. “Além de todo acervo dos inúmeros sítios, a exemplo do Vale da Pedra Furada, onde temos evidências de que esta região talvez seja uma das mais antigas moradas do homem americano, o Parque Nacional da Serra da Capivara é único no Brasil voltado à preservação do bioma Caatinga”.
Os alunos também ficaram impressionados com a existência de remanescentes de Mata Atlântica em meio à paisagem seca típica do Semiárido nordestino. De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Claudia Souza, o que mais chamou a atenção do grupo foi a oportunidade de aprendizado e valorização dos vestígios dos antepassados numa integração interdisciplinar de teoria e prática.
“Em cada um dos destinos do Zoom – Ver de Perto, a impressão que temos é de estarmos produzindo um documento histórico para a posteridade, desenvolvendo uma identidade regional em relação ao homem-produção-mundo”, concluiu a Coordenadora. Pelo seu valor histórico e cultural, o Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica no município de São Raimundo Nonato, foi declarado pela Organização das Nações Unidas pela Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.