Foram encontrados 14799 registros para a palavra: RN

4ª Pré-Jornada de Iniciação Científica acontece nesta quarta-feira (10), no DTCS da Uneb, em Juazeiro (BA)

O Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, Campus III, em Juazeiro, por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão, promove a IV Pré-Jornada de Iniciação Científica, nesta quarta-feira (10), das 14h às 17h30. A Pré-Jornada contará com apresentações orais, envolvendo cerca de 50 resumos previamente inscritos dos trabalhos oriundos dos projetos de Iniciação Científica (IC) dos cursos de Engenharia de Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Direito.

O objetivo é o de preparar bolsistas e voluntários dos projetos para a XXII Jornada de Iniciação Científica que será realizada no período de 16 a 18 de outubro de 2018, no Campus I da Uneb, em Salvador. A iniciativa também tem a finalidade de envolver e incentivar os discentes que ainda não participam das atividades de pesquisa desenvolvidas no Departamento, com a perspectiva de agregar conhecimento na formação acadêmica estimulando a integração de novos pesquisadores no âmbito do DTCS/UNEB...

Produtores Rurais de Curaçá realizam II Festival do Bode e do Carneiro

A Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacência - AAMA, localizada no município de Curaçá, realizou nos dias 28, 29 e 30 de setembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curaçá e Banco do Nordeste do Brasil – BNB, o II Festival do Bode e do Carneiro. O evento contou com exposição de caprinos e ovinos, degustação de comidas típicas, artesanato e outras atividades, como o concurso de cabra leiteira.

Segundo o coordenador técnico do Festival, José Carlos Santana, a comunidade da Melancia e Adjacência tem um grande potencial na criação de caprinos e ovinos. “O Festival é uma oportunidade para comercialização, além da possibilidade de aquisição de conhecimentos que visam melhorar a qualidade genética de cabras e ovelhas, cuidando da saúde e higiene desses animais”, explicou o coordenador...

Com Haddad em SP, Rui prega união do Brasil em torno da família e da geração de empregos

"Queremos um Brasil sem ódio e sem preconceitos. Um Brasil unido em torno da família e da geração de empregos". A frase é do governador Rui Costa, reeleito com o maior percentual da história da Bahia, após reunião com o candidato à presidência, Fernando Haddad, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (9). "A vitória de Haddad não é do PT. É a vitória de todas as regiões, dos pais e mães de família que desejam um Brasil que respeita o pensamento contrário e valorize a democracia", afirmou Rui no encontro, que teve como objetivo discutir os passos da campanha de Haddad neste segundo turno. Também participaram da reunião os governadores Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Flávio Dino (MA) e Fernando Pimentel (MG), além do ex-governador e senador eleito pela Bahia, Jaques Wagner. "Estamos fortalecendo a coligação da união pelo Brasil", garantiu Rui Costa. ..

Bolsonaro já busca executivos do setor privado para governo e estatais

A equipe de Jair Bolsonaro (PSL) está reunindo apoio do setor privado para levar executivos ao governo, caso o capitão reformado vença o segundo turno da eleição presidencial no dia 28 de outubro. São pessoas que aconselharam o economista do candidato, Paulo Guedes, e as equipes do presidenciável nos últimos meses, e por isso sua participação no governo passou a ser discutida.

Fazem parte da lista Alexandre Bettamio, CEO para a América Latina do Bank of America, João Cox, presidente do conselho de administração da TIM, e Sergio Eraldo de Salles Pinto, da Bozano Investimentos (gestora de investimentos presidida por Guedes).

Para integrantes da campanha de Bolsonaro, Bettamio poderia assumir a presidência do Banco do Brasil, dada sua experiência no setor bancário. O executivo mora atualmente em Nova York. Os demais poderiam ocupar postos-chave, mas isso ainda não está definido. Convites formais só devem ocorrer após a eleição.

Do setor financeiro, há outros "paraquedistas" --como estão sendo chamados esses executivos nos bastidores-- sendo aguardados: Maria Silvia Bastos Marques, CEO da Goldman Sachs no Brasil e ex-presidente do BNDES, e Roberto Campos Neto, diretor do Santander e neto do renomado economista liberal.

A entrada dele no time é tratada como o símbolo da chegada dos chamados liberais autênticos ao poder e por isso passou a ser considerada como bastante provável entre apoiadores paulistas de Bolsonaro.

Por sua experiência, Roberto Campos Neto poderia eventualmente assumir o Banco Central, caso a primeira opção, Ilan Goldfajn, não queira permanecer no cargo.

Conforme mostrou a Folha de S.Paulo, o atual presidente do BC é cotado para ficar e, em conversas reservas, Guedes já teria demonstrado o interesse em mantê-lo no cargo.

Mas Goldfajn é ligado ao PSDB, colaborou com Arminio Fraga na campanha de Aécio Neves em 2014, e pode optar por deixar o BC.

Os executivos "paraquedistas" teriam como missão desembarcar no governo trazendo a experiência que adquiriram no setor privado, uma vez que o partido de Bolsonaro, o PSL, não tem quadros técnicos para ocupar as vagas que serão abertas na Esplanada dos Ministérios, estatais federais e autarquias.

Embora ganhem muito mais na iniciativa privada, os executivos estariam dispostos a ir para o governo como forma de colaborar com a agenda liberal comandada por Guedes, segundo colaboradores de Bolsonaro. Um dos argumentos usados para atrai-los é a garantia de que poderão trabalhar sem interferência política.

O time do setor privado é composto ainda por Fábio Abraão, da gestora de investimentos carioca Infra Partners, especialista em logística e infraestrutura, e por Roberto Castello Branco, ex-executivo da Vale e hoje na FGV, que traria a sua experiência no setor de mineração e de óleo e gás.

Outros nomes desembarcam de candidaturas rivais no primeiro turno, como Salim Matar, dono da Localiza e amigo de Guedes há mais de 20 anos.

Matar apoiava o Partido Novo no primeiro turno e poderia assumir a gestão de uma estatal caso Bolsonaro seja eleito e Guedes ascenda a ministro da Economia, como planejado.

Outro do Novo que pode ser convidado a embarcar em um governo Bolsonaro é Eduardo Mufarej, ex-sócio da gestora de investimentos Tarpon e hoje integrante do RenovaBR, de formação de novos quadros na política. Nesta eleição, o Renova elegeu 120 deputados.

Os aliados de Bolsonaro evitam falar quais cargos esses executivos poderiam ocupar, usando uma metáfora esportiva. Eles dizem que estão formando um time de basquete, em que todos atacam e defendem, e não de futebol, no qual cada um tem uma posição predefinida em campo.

Matar disse à reportagem que Guedes é bem relacionado na comunidade econômica e empresarial, dada sua atuação no mercado financeiro como investidor de empresas em fase de crescimento.

Os principais fundos de investimento da Bozano são de private equity e venture capital (que aplicam em empresas que captam recursos para expandir e eventualmente chegar à Bolsa). A gestora administra um patrimônio de quase R$ 3 bilhões.

"Paulo é uma pessoa que trabalha em equipe, é cobrador de resultados e está procurando gente que teve sucesso da iniciativa privada para compor o governo", afirmou.

Mattar disse que os colaboradores são atraídos principalmente pela "agenda disruptiva" oferecida por Bolsonaro e Guedes, que prometem aos interlocutores fazer uma gestão técnica e apartada dos políticos, diferente do empregado pelos partidos que ocuparam a Presidência.

"Nem sei se vou para o governo, não recebi o convite e não parei para pensar nisso, mas estou colaborando", disse Matar.

O empresário afirmou que pretende ainda entregar a Guedes uma lista com dezenas de nomes que poderiam ocupar vagas no segundo e terceiro escalão do governo, caso seja necessário.

"Há muitas pessoas que têm capacidade de trabalhar no governo e e gostariam de contribuir."

Segundo aliados de Bolsonaro, Guedes também poderá aproveitar integrantes da atual equipe econômica, caso eles queiram permanecer nos cargos.

O economista participou de algumas reuniões em Brasília nos últimos meses para tomar pé da situação econômica e se preparar para uma eventual transição.

Nesses encontros, ele ficou próximo de Marcos Mendes e de Mansueto Almeida, do Ministério da Fazenda. Mendes é o chefe da assessoria especial da pasta. Almeida é o atual secretário do Tesouro.

No primeiro turno, Bolsonaro obteve 46,03% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT), 29,28%...

Eleições 2018: propaganda no rádio retorna nesta sexta

A partir da sexta-feira, dia 12, retorna ao rádio o horário eleitoral gratuito. Além da eleição presidencial, em 14 estados serão realizadas eleições de segundo turno para governador. Nos outros estados onde não terá disputa para governo local, a propaganda no rádio será menor. Quem explica é Rodolfo Salema, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão.

“Nas inserções o tempo também será menor em comparação ao primeiro turno. O primeiro bloco de propaganda eleitoral no rádio entra no ar as sete da manhã. Nos estados com disputa para governador o bloco acaba sete e 20 e onde só terá disputa presidencial, sete e 10 da manhã. O segundo bloco começa meio dia. Da mesma forma, acaba meio dia e 20 para onde tem segundo turno para governador e meio dia e 10 para onde tem segundo turno apenas para presidente”...

Polícia Federal aponta seis autuações por crime eleitoral no 1º turno em Pernambuco

Seis pessoas foram detidas ao longo do domingo (7), dia da votação do 1º turno, suspeitas de boca de urna em Pernambuco. Os números fazem parte do balanço divulgado pela Polícia Federal nesta segunda-feira (8). Os seis assinararam Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados.

Os nomes dos detidos não foram divulgados pela PF. O primeiro caso aconteceu no Alto do Pascoal, na Zona Norte do Recife. Uma doméstica de 44 anos e um auxiliar de serviços-gerais de 41 foram flagrados por policiais militares com material de propaganda política, os “santinhos”. Segundo a PF, o casal estava distribuindo o material na entrada do Colégio Rotary, no próprio Alto do Pascoal...

Agricultor familiar é eleito deputado estadual em Pernambuco

Com 66.990 votos, o Movimento Sindical Rural de Pernambuco consegue eleger, pela terceira eleição consecutiva, um agricultor familiar para ocupar um assento na Assembleia Legislativa. Desta vez, a conquista foi assegurada por Doriel Barros, ex-presidente da FETAPE (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco). O seu antecessor foi o deputado Manoel Santos, que faleceu em 2015.

Agricultor familiar natural de Águas Belas, Doriel Barros foi delegado de base, diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do seu município e, por 16 anos, diretor da Fetape, sendo, durante dois mandatos, presidente da instituição. "A nossa vitória hoje mostra toda a força que vem do campo e que se une à cidade para fortalecer a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais e urbanos. É o resultado de um trabalho sério, de uma militância aguerrida, da dedicação de uma gente que não tem medo de arregaçar as magas e lutar pelas transformações necessárias ao nosso estado. Agora, vamos juntos construir um mandato popular. Os desafios serão muitos, mas já mostramos que estamos preparados para superá-los. Já nos próximos dias, vamos mobilizar a nossa base para elegermos Haddad presidente do Brasil. Queremos o povo feliz de novo", destacou Doriel Barros ..

Em rádios, Bolsonaro fala de participação nos debates para o 2º turno

Em entrevista às rádios Bandeirantes e Jovem Pan na manhã desta segunda-feira (8), o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) comentou sobre a possibilidade de participar dos debates para o segundo turno. "Acho que debater com o PT não tem dificuldade", afirmou, após relatar se sentir bem e ter desejo de fazer campanha pelo país. 

Uma junta do hospital Albert Einstein deve definir a liberação de Bolsonaro para tais compromissos na quarta (10), mas não deve ser autorizado a fazer corpo a corpo. O candidato do PSL chamou seu adversário, Fernando Haddad (PT), de "pau mandado do PT". "É pior do que a Dilma, que era um poste. Ele é subserviente ao senhor Lula, que está preso em Curitiba." Bolsonaro também falou sobre a campanha ao governo de São Paulo -ele "liberou" seus correligionários para escolher entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), indicando que não vai apoiar um ou outro...

Votos brancos e nulos na eleição para governo da Bahia superam votação de cinco candidatos

Como já evidenciado nas pesquisas de intenções de voto, Rui Costa (PT) foi reeleito para o governo da Bahia com 75,50% dos votos, mais que o dobro de votos adquiridos por Zé Ronaldo (DEM), 22,26%, que ficou em segundo lugar. A novidade com o resultado da eleição desse domingo (7) é que os demais candidatos não chegaram nem a 1% dos votos válidos, ficando atrás do número de votos nulos e brancos.

Após ter 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 1.170.405 votos nulos, o equivalente a 14,21% do total e 314.605 votos brancos, que representam 3,82% da votação para o cargo...

Nordeste é alvo de xenofobia por levar Haddad ao segundo turno da eleição

Com o PT garantido no segundo turno das eleições graças ao resultado da votação no Nordeste, a região foi, mais uma vez, alvo de xenofobia nas redes sociais. Eleitores do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que por pouco não foi eleito nesse domingo (7), fizeram agressões verbais que sugerem a separação ou até o extermínio do povo da região.

"Esses nordestinos têm que se fuder mesmo. Esses cabeçudos. Depois reclama da miséria e pobreza e não sabe o motivo", disse um perfil. "Campos de concentração para baianos já", escreveu um outro perfil. "Baiano é tudo fudido", postou mais um...

Não posso virar “Jairzinho paz e amor” no 2º turno, diz Bolsonaro

 

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, afirmou nesta segunda-feira que não pode se transformar em “Jairzinho paz e amor” para tentar angariar mais votos no segundo turno da disputa pelo Palácio do Planalto, dizendo que vai se manter fiel a seus posicionamentos conservadores...

Internautas pedem #FicaTemer após resultado de eleições

Com um histórico de aprovação popular menor de 5%, o presidente Michel Temer foi um dos assuntos mais citados no Twitter do mundo inteiro neste domingo (7), com a hashtag #FicaTemer. #FicaTemer teve mais de 70 mil citações por volta das 21h de Brasília, ocupando o primeiro lugar dos Trending Topics mundiais.

A reação dos internautas veio à tona com a apuração dos votos do primeiro turno das eleições à Presidência do Brasil, que tiveram os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) como os mais votados, com 46% e 28%, respectivamente. Eles se enfrentaram no segundo turno do pleito, em 28 de outubro, em um clima de polarização. Apesar de liderarem os votos válidos, Bolsonaro e Haddad têm índices de rejeição altíssimos, que beiram os 30%. Michel Temer tomou posse como presidente do Brasil em 31 de agosto de 2016, após o impeachment da petista Dilma Rousseff. ..

'Ele não', afirma Ciro Gomes ao ser questionado sobre apoio no segundo turno

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou na noite de ontem domingo (7), após a confirmação do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que vai se reunir com a direção do partido antes de decidir sobre a posição a ser adotada na nova etapa da eleição. Mas excluiu a hipótese de apoiar Bolsonaro: "Ele não, sem dúvida".

Ciro Gomes terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com mais de 13 milhões de votos, menos da metade dos mais de 30 milhões de Fernando Haddad (PT), segundo colocado – Bolsonaro teve quase 50 milhões...

Apesar de não se eleger, Lucinha Mota tem expressiva votação em Petrolina

A candidata pelo PSOL, Lucinha Mota, mostrou força e foi a terceira colocada em Petrolina, com 13.110 votos, atrás apenas dos candidatos Antônio Coelho (DEM), que teve 28.251 e Ducicleide Amorim (PT) com 14.656 votos. A candidata superou em Petrolina candidatos como Lucas Ramos e o vereador Gabriel menezes, que também concorria a uma vaga para a ALEPE.

No estado a candidata passou dos 16.326 votos...

Haddad fala em 'unir democratas do Brasil' para disputa do 2º turno

O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, falou com a imprensa e com militantes do partido, após o resultado da apuração confirmar o segundo turno entre ele e Jair Bolsonaro (PSL). O militar tinham 46,46% dos votos, quando 98% das urnas já haviam sido apuradas no país, enquanto o ex-prefeito de São Paulo havia registrado 28,69% dos votos.

“Nós queremos unir o país em torno desse conceito. Achamos que há muita coisa em jogo no Brasil em 2018. É uma coisa incomum. É uma eleição diferente de todas as que participamos. Participamos das eleições desde 1989 e asseguramos: essa de 2018 coloca muita coisa em jogo, muita coisa em risco. O pacto da Constituição de 1988 está em jogo”, ressaltou Haddad...

Pós-votação, Bolsonaro volta a pôr em xeque urnas eletrônicas

O deputado fluminense Jair Bolsonaro (PSL) e o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT) se enfrentarão no segundo turno da eleição para presidente, no próximo dia 28. Após a apuração dos votos, o candidato do PSL falou por meio do seu perfil no Facebook. Ele criticou os problemas enfrentados em votações por todo o país, neste domingo (7), e pôs em xeque a lisura das urnas.

“Vamos exigir do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] uma solução para tudo que aconteceu, porque aconteceu muita coisa. Se nós tivéssemos segurança, já teríamos o nome do presidente da República decidido no dia de hoje”, apontou...

Gonzaga Patriota e Fernando Filho comemoram reeleição a deputado Federal; confira eleitos em Pernambuco

Confira nomes deputados federais eleitos em Pernambuco:

João Campos (PSB), Marília Arraes (PT), André Ferreira (PSC), Felipe Carreiras (PSB), Luciano Bivar (PSL), Pastor Eurico (Patriota). Sebastião Oliveira (PR), Eduardo da Fonte (PP), André de Paula (PSD), Silvio Costa Filho (PRB), Daniel Coelho (PPS), Raul Henry (MDB), Túlio Gadêlha (PDT), Danilo Cabral (PSB), Fernando Monteiro (PP), Wolney Queiroz (PDT), Augusto Coutinho (SD), Ricardo Teobaldo (Podemos), Fernando Filho (DEM), Gonzaga Patriota (PSB), Carlos Veras (PT), Bispo Ossesio (PRB), Renildo Calheiros (PCdoB), Tadeu Alencar (PSB), Fernando Rodolfo (PHS)..

Conheça os governadores eleitos em 1º turno e as disputas de 2º turno

A apuração dos votos neste domingo (7) já tem governadores eleitos em primeiro turno ou candidatos já definidos para o segundo turno. O jornal O Estado de S. Paulo divulgou os resultados:

Tocantins..

Confira eleitos deputado estadual em Pernambuco, de Petrolina eleitos Antonio Coelho (Dem) e Lucas Ramos (PSB)

Confira nomes dos eleitos deputado estadual por Pernambuco:

Gleide Ângelo (PSB,  Pastor Cleiton Collins(PP),  Clodoaldo Magalhães (PSB) , Guilherme Uchoa Jr (PSC), Doriel Barros (PT),  Aglailson Victor (PSB),  Manoel Ferreira (PSC),  Rodrigo Novaes (PSD), Adalto Santos (PSB),  Joaquim Lira (PSD), Francismar (PSB), Diogo Moraes (PSB), Clarissa Tércio (PSC), Lucas Ramos (PSB), Priscila Krause (DEM),, Simone Santana (PSB), Gustavo Gouveia (DEM), Claudiano Filho (PP),  Alessandra Vieira (PSDB),  Joel da Harpa (PP), William Brigido (PRB), Juntas (PSOL), Waldemar Borges (PSB),Tony Gel (MDB), Eriberto Medeiros (PP), Isaltino (PSB), Fabíola Cabral (PP), Alberto Feitosa (SD), Clovis Paiva (PP), Antonio Moraes (PP), Terresa Leitão (PT), João Paulo (PCdoB),  Romero Sales Filho (PTB), Romero (PP),  Henrique Queiroz Filho (PR),  Antônio Coelho (DEM), Zé Queiroz (PDT), Rogério Leão (PR),  Marco Aurélio (PRTB), Wanderson Florêncio (PSC), João Eudes (PP), Romário Dias (PSD), Cláudia de Lupércio (SD)...

Rui tem maior vitória política da Bahia e garante Haddad no segundo turno

A Bahia mostra sua força e não só elege os dois senadores da chapa majoritária – Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) – como aporta com uma votação expressiva, que contribuiu para garantir Fernando Haddad no segundo turno. Com uma performance esmagadora, reeditando a conquista de Jaques Wagner, que por duas vezes recebeu o poder do povo pra governar a Bahia, Rui Costa será governador da Bahia de 2019 a 2022. O candidato petista chamou atenção da mídia internacional e manteve a dianteira desde o início da campanha, com larga diferença do segundo colocado, o candidato democrata.

O contexto mostra que, mais uma vez, a esquerda baiana derrotou a força política hoje liderada pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do partido DEM, ACM Neto. "Durante toda a campanha, mantivemos a postura harmoniosa e humilde, de apresentar propostas e ressaltar a necessidade de união, para retomar o crescimento do país, rebatendo o discurso fácil do ódio, escolhido por alguns adversários. Nosso objetivo é fazer mais pela Bahia, trazer crescimento, trabalho e emprego", assegura Rui Costa.

A partir de agora, Rui pretende se debruçar sobre a campanha nacional do segundo turno, para garantir a eleição de Fernando Haddad para a Presidência do Brasil. "Terça-feira estarei em São Paulo, com os governadores eleitos, para fazer uma reunião e definir estratégias da campanha. Muita notícia falsa foi pregada nesses últimos dias contra Fernando Haddad, mas no segundo turno será possível mostrar a capacidade de gerenciar o Brasil, de um candidato e do outro", antecipou o governador reeleito com 75,88%, às 20h33 de hoje (7/10)...