Foram encontrados 1260 registros para a palavra: combate

Geilson quer Programa de Combate e Conscientização sobre o jogo "Baleia Azul" nas escolas baianas

O jogo "Baleia Azul", muito discutido na imprensa, até mesmo em telenovela, infelizmente, ainda vem se espalhando e fazendo vítimas em alguns estados brasileiros. Semana passada, inclusive, a Polícia realizou apreensões e prendeu suspeitos da iniciativa criminosa. Para tentar conscientizar os jovens baianos dos malefícios causados por este tipo de jogo e similares, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou um projeto na ALBA que visa instituir o Programa de Combate e Conscientização sobre o jogo "Baleia Azul" nas escolas públicas e privadas do Estado da Bahia.

O programa tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do jogo "Baleia Azul", além de orientar educadores, pais e responsáveis quanto à abordagem da questão na escola e no ambiente familiar. As ações deverão ser feitas através da inclusão da realização de palestras nas escolas, a confecção e exposição de cartazes, a veiculação de banners em sites dos estabelecimentos de ensino, a produção de uma cartilha digital e outras ações alertando para os riscos do jogo "Baleia Azul"...

Fiscalização combate poluição visual e construções irregulares em Juazeiro

Nesta segunda quinzena de julho (17/07 à 24/07) a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e da Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou o trabalho de fiscalização no combate a poluição visual em Juazeiro e construções irregulares e em Áreas de Preservação Permanente (APP). A ação culminou na retirada de placas de publicidade e propaganda, outdoor, embargos de obras e apreensões de pneus descartados em vias públicas.

Na primeira semana, as equipes realizaram a apreensão de 60 placas de publicidade e propaganda, aplicou cinco autos de infração e uma notificação, um outdoor foi removido da Avenida Lomanto Júnior por estar em local proibido e apresentar risco a segurança de pedestres e condutores. Os responsáveis por mais dois outdoors no local foram notificados e realizaram a remoção imediata; uma obra foi embargada e uma área demarcada com estacas foi removida no Parque Centenário por estarem em APP...

Blitz itinerante combate o transporte clandestino em Juazeiro

Na segunda-feira (10), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou blitz itinerante para coibir o transporte clandestino em Juazeiro. Os fiscais de trânsito e transporte da CSTT estiveram no bairro Nossa Senhora da Penha, na Praça Pedro Pereira Primo (ao lado do camelódromo), na Praça Barão do Rio Branco (em frente a Promatre), na Praça da Misericórdia e na Orla 01. A ação aconteceu nos turnos da manhã e da tarde.

Aécio Ferreira Lima Filho é mototaxista legalizado há oito anos e aprovou a ação da CSTT. “Essa é uma boa iniciativa. É preciso combater o transporte ilegal porque muitos passageiros estão sendo lesados por mototaxistas ilegais. A população de Juazeiro precisa e merece um transporte seguro e de qualidade, e a CSTT tem um papel fundamental nisso”, ressalta Aécio.  ..

CSTT realiza blitz para combater o transporte clandestino

Nesta última quinta-feira (06), a Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) realizou blitz na área central da cidade. A ação, que tem por objetivo acabar com a prática irregular de transporte de passageiros, foi uma atuação conjunta dos fiscais de trânsito e transporte. 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 231, inciso VII, o motorista que for flagrado "efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente”, está cometendo infração média, passível de multa, e a medida administrativa é a retenção do veículo...

Brasil se aproxima de padrão positivo de combate à tuberculose, mostra relatório

Dos 29 países que correspondem a 82% da carga global de tuberculose, ou seja, que apresentam o maior número de casos da doença proporcionalmente à população, o Brasil está mais próximo do padrão positivo de políticas para o setor. Isso significa que o país está mais de acordo com as recomendações internacionais, adotando ou tentando implementar políticas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostrando avanço nas melhores práticas. O Brasil, por exemplo, usa tecnologias mais modernas para o diagnóstico da doença e inicia o tratamento nas unidades básicas de saúde, conforme sugerido pelos órgãos internacionais. Essa é uma das conclusões da terceira edição do relatório Out of Step (Descompasso, em português), divulgada hoje (5) pela organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Stop TB Partnership.

O documento destaca a necessidade de os governos aumentarem os esforços de combate à tuberculose que, em 2015, matou 1,8 milhão de pessoas no mundo. O médico Felipe Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos da MSF, observou que o relatório apresenta dois fatos alarmantes. Um deles é que 40% das pessoas com a doença não estão recebendo sequer o diagnóstico. “Essa é uma lacuna terrível, levando em conta que a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. É muito grave”. ..

Entidades se unem no combate ao trabalho infantil nas feiras livres de Petrolina

A feira do José e Maria foi o local escolhido, nesta segunda-feira (12), para o início de uma campanha encabeçada pela Prefeitura Petrolina em parceria com outros órgãos de defesa das crianças para reduzir a exploração de mão de obra infantil na cidade. Intitulada "Petrolina diz não ao trabalho infantil", a iniciativa vai levar equipes para sensibilizar feirantes sobre o verdadeiro lugar da garotada, que é na sala de aula.

No primeiro dia da campanha, diversas crianças e adolescentes do José e Maria participaram de atividades culturais, lúdicas e jogos para estímulo da criatividade. Ainda foi assinado um termo de compromisso com os feirantes da região para evitar a exploração do público infantil. O projeto teve início no José e Maria e em seguida, vai para outras feiras da cidade, além de atuar nos pontos de festa junina e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)...

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado em Juazeiro com atividades educativas

Brincadeiras com palhaços, contação de histórias, sorvetes e muitas atividades educativas fizeram parte das ações alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil lembrado nesta segunda-feira, 12 de junho. A ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro aconteceu durante toda manhã na Praça Antonílio da França Cardoso, Centro da cidade, com o objetivo de conscientizar a população para a importância dessa data.

A diretora de Proteção Especial da SEDES, Fátima Carvalho, considera este um trabalho vital para crianças e adolescentes, tendo em vista que o trabalho infantil além de causar muitos riscos também chega a ser prejudicial à saúde. “A criança que pega muito peso quando se torna adulta vai desenvolver problemas de coluna e postura, se trabalhar com agrotóxico vai ter problema de pulmão, entre outros malefícios. Precisamos entender que o adolescente só pode trabalhar na faixa etária correta e nas condições previstas pelo ECA”. Para ela, essa é uma ideia que ainda precisa ser combatida. “Temos uma cultura muito forte ainda de que as crianças e adolescentes precisam trabalhar. Precisamos compreender que se não cuidarmos das crianças hoje, futuramente elas vão ter problemas sérios pro resto da vida”, afirmou...

Universitários criam softwares para fortalecer  rede de combate à violência contra a mulher

Com o tema 'Respeita as Mina', a primeira edição do projeto 'Desafios Bahia Hackathon' estimulou o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para o fortalecimento da rede de atenção à mulher em situação de violência. Sete projetos nas modalidades WEB e aplicativos de celular foram apresentados, na tarde de domingo (4), por grupos de programadores, hackers e inventores, no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro de Ondina, em Salvador.  
 
"Este é  um evento que está na sua primeira edição. A temática é dedicada à segurança das mulheres, que são ou já foram vítimas de violência. É um tema importante e que sempre precisa ser abordado. A tecnologia pode ser um caminho para a gente reduzir os números de violência de gênero", afirmou o chefe de gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Rodrigo Hita.  



O evento foi promovido pela Secti, em parceria a Secretaria de Política Para Mulheres do Estado (SPM), Ufba, Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) e a Polícia Militar da Bahia. Na competição, o grupo vencedor ganhou ingressos para o Campus Party - um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que será realizado na Bahia, em agosto deste ano -, enquanto segundo e terceiro colocados vão ganhar consultoria para desenvolver os respectivos projetos.
 
Desde o  início do desafio, no sábado (3), até a apresentação, foram 33 horas de produção e ansiedade. A universitária Ana Caroline Cerqueira foi integrante da equipe vencedora, que criou um sistema que aproxima a Operação Ronda Maria da Penha das vítimas de violência de gênero assistidas. "Criamos um tipo de diário digital para a que a Polícia Militar possa acompanhar o dia a dia das vítimas e, mesmo sem estar presencialmente, em determinados momentos, vai poder se comunicar com ela. Além disso, o sistema também contabiliza ocorrências e gera relatórios que vão poder ser avaliados".
 
De  acordo com a subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Ana Paula Costa, os dados organizados em um software pode suprir uma carência tecnológica da atividade policial. "Nossos registros são manuais, e precisamos evoluir neste sentido. Perdemos muito tempo, por exemplo, para registrar as ocorrências e para unir as informações. A organização das informações é uma iniciativa estratégica, que vai nos ajudar a melhorar nossos serviços e ampliar a proteção das vítimas".
 Segundo a titular da SPM, Julieta Palmeira, o apoio à inovação pode ser útil para a ampliação da cobertura da rede de atenção à mulher. "Estamos ampliando a Ronda Maria da Penha para outros municípios baianos. Com aplicativos, podemos cruzar dados e orientar o trabalho da Ronda para ações de preventivas e combate à
violência contra as mulheres".  ..

Campo Alegre de Lourdes: Secretaria de Assistência Social promove campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o CREAS, CRAS, NASF e Conselho Tutelar está promovendo palestras com profissionais habilitados sobre a campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha tem como objetivo orientar, prevenir e identificar casos de abuso e violência sexual no município. As palestras estão acontecendo em dezenas de unidades escolares na sede e interior no decorrer dos meses de maio e junho. Os casos suspeitos ou identificados serão acompanhados pela equipe técnica do CREAS e Conselho Tutelar...

Secretário Geraldo Reis articula força-tarefa de combate ao desmatamento ilegal na Mata Atlântica

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) inicia, no próximo dia 6 de junho, em Porto Seguro, uma força-tarefa de combate ao desmatamento ilegal da Mata Atlântica, no Sul e Extremo Sul da Bahia. Na oportunidade, serão alinhadas as primeiras ações da operação planejada da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) na região, com a participação de gestores e técnicos dos órgãos ambientais, incluindo as Unidades Regionais do Sul e Extremo Sul e os setores de fiscalização. Também participam, representantes do Ministério Público, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), das Delegacias de Proteção Ambiental da região e secretarias municipais de Meio Ambiente. 

"Esta é uma ação emergencial que será acompanhada de um planejamento estratégico que a Sema e o Inema estão definindo para o combate ao desmatamento ilegal na área. Nos próximos dias, estaremos avaliando uma solução tecnológica para o monitoramento florestal, primeiro passo para dar mais eficácia às ações de fiscalização", disse o secretário Geraldo Reis, durante reunião com as equipes da Sema e Inema realizada nesta quarta-feira, 31. ..

Tecnologia baiana de combate à sonegação inspira outros estados

Equipamento de ponta, software adequado e fiscalização. Essa é a fórmula aplicada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) no Monitoramento Online (CMO), que, entre 2015 e 2016, resultou na arrecadação direta de cerca de R$ 35 milhões e gerou autos de infração que somam mais de R$ 265 milhões em valores devidos à secretaria. A tecnologia baiana, que faz parte do Programa Sefaz Online, tem inspirado outros estados do país. 

Segundo auditor fiscal e líder do CMO, César Furquim, todos os dias o Monitoramento Online atualiza a base de dados a partir do cadastro de notas fiscais eletrônicas emitidas e recebidas. “A partir daí, prospectamos empresas que fogem do padrão. Temos uma empresa aberta no dia 15 de maio, por exemplo, que já foi declarada por nós como inapta, pois efetuou uma venda de R$ 208 mil, mas nunca efetuou uma compra. Já foi indicada para a inspetoria, pois isso é um indício de que ela é uma empresa laranja”. ..

Câmara aprova incentivo a servidores que combatem Chikungunya, Zika e Dengue

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (23), o Projeto de Lei Nº 3.309/2017, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei Municipal 2.588/2015, de 28 de dezembro de 2015 e institui incentivo financeiro de forma complementar para qualificação das ações de prevenção e controle da Chikungunya, Zika e Dengue para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.

Outros projetos..

Ação em Petrolina marca Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Ações de conscientização no centro da cidade marcaram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira (18), em Petrolina. Durante toda a manhã, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizaram panfletagens com o objetivo de conscientizar a sociedade para a importância de reconhecer e também denunciar esses casos.

A concentração aconteceu na Praça do Bambuzinho, no centro da cidade, onde quem passou pelo local teve a oportunidade de refletir sobre o assunto e também obter informações acerca das diversas formas de fazer uma denúncia...

Equipe do SAAE participa de curso sobre NR 10 e combate a princípio de incêndio

De acordo com a Norma Regulamentadora (NR-23)  da Lei nº 6.514/77, todas as empresas devem possuir proteção contra incêndio, equipamentos para combater fogo em seu inicio (extintores) e, principalmente, pessoas treinadas para o uso correto destes equipamentos.

Objetivando capacitar os servidores que trabalham diretamente com eletricidade, bem como reduzir os riscos a princípios de incêndios, o Setor de Segurança do Trabalho do Serviço de Água e Saneamento Ambiental reuniu cerca de 50 funcionários do SAAE para participarem do Curso NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade...

Lídice participa de fórum sobre combate à exploração sexual infantil em São Paulo

A convite do Grupo Folha, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) será uma das palestrantes de Fórum sobre Exploração Sexual Infantil, que será realizado na próxima quarta-feira (18 de maio), no auditório da Unibes Cultural (da União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social), em São Paulo. Juntamente com a senadora baiana, foram convidadas as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Laura Carneiro (PMDB-RJ). O evento tem por objetivo debater como prevenir a prostituição de crianças, abordando ações no Legislativo e Judiciário, redes de proteção a testemunhas e o papel das empresas.

As parlamentares falarão sobre as iniciativas que vêm sendo desenvolvidas no Legislativo federal para garantir os direitos de proteção de crianças e jovens. Durante o Fórum, também serão enfocadas ações de enfrentamento da exploração; o trabalho das redes de proteção à criança; como as empresas podem ajudar; e como superar a cultura do abuso. Os debates serão mediados pela jornalista Joana Cunha, do jornal Folha de S. Paulo...

Semana de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo acontece até o dia 13 de maio em Juazeiro

Alertar a população, em especial trabalhadores/as do campo e da cidade, sobre o trabalho escravo moderno e chamar a atenção dos órgãos de fiscalização desse crime são os objetivos da terceira Semana de Comunicação de Prevenção e Combate ao Trabalho Escravo. A campanha, realizada pela Comissão Pastoral da Terra da Bahia, realizará atividades em várias cidades do estado. Só em 2016, 763 trabalhadores/as em situações análogas a de escravo foram resgatados no país, sendo 66 deles na Bahia.

Em Juazeiro, nos dias 9 e 10 acontecerão visitas em escolas nos bairros Tabuleiro e Itaberara, e nos dias 12 e 13, panfletagem no Mercado do Produtor, na feira livre e no centro da cidade. O agente da Comissão Pastoral da Terra de Juazeiro, Maikon Gonçalves, ressalta que a Semana de Comunicação tem como proposta mostrar à sociedade que o trabalho escravo não acabou com a abolição da escravatura, assinada em 13 de maio de 1888. "Hoje, a escravidão continua existindo, não de forma legal como era antigamente, mas esse é um problema grande no nosso país", destaca...

Petrolina: Encontro reafirma parceria da Secretaria de Saúde para combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya

Nesta quinta-feira (04), membros da Secretaria de Saúde de Petrolina visitaram a unidade de produção do Aedes aegypti na Moscamed Brasil. Estiveram presentes a secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, a secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro e a gerente de endemias, Aynoanne Barbosa. O encontro teve o objetivo de dar continuidade do projeto piloto que será desenvolvido no município para ajudar no controle do mosquito, vetor de doenças, como Zika, Dengue e Chikungunya.

As gestoras foram recebidas pelo presidente Dr. Jair Virginio; a superintendente, Carla Santos; a gerente técnica científica; Maylen Gomez, e nos laboratórios foram acompanhadas pelas pesquisadoras Michelle Pedrosa e Luiza Garziera...

Fiscalizações geram notificações a estabelecimentos e combatem invasões de terrenos em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) está atuando de maneira eficaz no ordenamento da cidade. A fiscalização da SEMAURB e a Guarda Civil Municipal realizou operação noturna na última quinta-feira 27, em bares e restaurantes da cidade com objetivo de verificar a documentação dos estabelecimentos e combater a poluição sonora na cidade.

Cinco estabelecimentos foram notificados nos bairros Alto da Maravilha, Coréia e na Avenida Carmela Dutra. As notificações foram aplicadas com base na Lei Complementar 018/2016 que rege sobre o Código de Polícia Administrativa e expõe os seguintes artigos: Art. 172 descreve que não será permitido embaraçar, impedir ou obstruir, ainda que parcialmente, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres ou veículos nas vias e logradouros públicos e Art 175 que relata que nenhum estabelecimento comercial, industrial ou de prestação de serviços, poderá funcionar sem prévia licença emitida pelo Poder Público...

Operação Sossego combate práticas abusivas de poluição sonora em Petrolina

Bares, lanchonetes e locais de eventos foram fiscalizados neste final de semana durante a "Operação Sossego", uma ação coordenada pela Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) com o apoio da Guarda Municipal. Na ocasião, a fiscalização percorreu os bairros: Areia Branca; José e Maria; Santa Luzia; Antônio Cassimiro; Pedro Raimundo; Jardim Amazonas; Alto do Cocar; Cohab Massangano; Alto da Boa Vista; São Gonçalo; Rio Corrente; Cohab 6 e Residencial Nova Petrolina. A ação teve como objetivo combater as práticas abusivas de poluição sonora, como também infrações de trânsito. ..

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão profissionais do HDM e UPAE fazem alerta

O Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) é um marco de luta contra a doença que mata 300 mil brasileiros por ano (820 mortes por dia, 30 por hora ou uma a cada 2 minutos). A data sugere um alerta e propõe um momento de conscientização, visto que na última década o número de pessoas com hipertensão no país cresceu 14,2%. 

De acordo com o coordenador médico da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina, Elson Marques, é crescente também o número de pessoas que procuram as urgências e emergências por conta das síndromes hipertensivas descontroladas. ..