Foram encontrados 4955 registros para a palavra: Saúde

Secretaria de Saúde de Petrolina registra 29 casos da COVID-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (17) registra que, dos 59 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 19 estão ocupados. Com isso, a taxa permanece em 32,2% ocupação.

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou 29 casos da COVID-19. Foram realizados 276 testes no polo montado pela secretaria. A cidade tem 686 mortes causadas pela doença...

Secretaria de Saúde de Petrolina registra 16 casos da COVID-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quarta-feira (16) registra que, dos 59 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 19 estão ocupados. Com isso, a taxa fica em 32,2% ocupação.

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou 16 casos da COVID-19. Foram realizados 153 testes no polo montado pela secretaria. A cidade tem 686 mortes causadas pela doença...

Secretaria de Saúde de Juazeiro reforça importância da vacinação contra a Covid-19

Com a mudança do cenário epidemiológico e o aumento no número de casos da Covid-19 no país, a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), reforça a importância das pessoas manterem o calendário de vacinação contra a Covid-19 em dia. A vacina é disponibilizada em grande parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro (Sesau), Caroline Moraes, houve uma queda na procura pela vacina de mais de 50% nos últimos meses e isso é preocupante. "Considerando que a vacinação é uma das principais formas de prevenção e controle da doença, se faz necessário que a população busque as unidades e complete os esquemas vacinais. Não podemos regredir ao cenário caótico que já tivemos no nosso país, como no início da pandemia", destacou a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro...

Casos de Covid-19 disparam e Coordenador Regional de Saúde faz alerta à população do Norte da Bahia

A Bahia voltou a registrar aumento em casos conhecidos de Covid-19 e como conseqüência a procura por testes disparou em todo estado.

 Em contato com a reportagem da Rede GN o Coordenador Regional de Saúde o médico Pedro Alcântara de Souza aproveitou para fazer um apelo à população juazeirense e regional...

Atividade física desenvolvida pelo NASF desperta cuidados com a saúde em Petrolina

O bom dia em Petrolina tem sido com muita atividade física, disposição e engajamento por parte dos moradores que frequentam as aulas elaboradas  pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

É junto ao nascer do sol que as atividades voltadas ao desenvolvimento e bem-estar acontecem em espaços ao ar livre na cidade. As turmas são montadas nas Unidades Básicas de Saúde e seguem um roteiro com dias e horários no decorrer da semana. ..

Covid: Ministério da Saúde recomenda uso de máscara após avanço de casos

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde publicou nota técnica sábado, 12, em que recomenda o uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas, como ampliação da vigilância genômica, por Estados e municípios. O documento foi motivado pelo avanço recente de casos de covid-19 no País.

Conforme a secretaria, entre os dias 6 e 11 deste mês, foram notificados 57,8 mil casos de covid pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde. Com isso, a média móvel dos últimos sete dias subiu para 8,5 mil casos diários, o que representa aumento de 120% em relação ao índice da semana anterior (3,8 mil)...

Secretaria de Saúde realiza ações educativas e de combate ao mosquito Aedes aegypti em Juazeiro

O período de chuvas acende um alerta quanto a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todo o país. Eles são responsáveis por transmitir as arboviroses da dengue, chikungunya e zika vírus.

Em Juazeiro, a Prefeitura Municipal põe em prática um plano de ações que envolvem a participação popular com os agentes de endemias da Secretaria de Saúde, na realização de mutirões de visitas em pontos estratégicos da cidade. ..

Secretaria de Saúde de Petrolina aplicou mais de 300 doses de vacinas durante fim de semana

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem realizando vacinação em áreas descobertas do município. Nesse sábado (12) as equipes estiveram no Residencial Vivendas para atualizar a caderneta dos moradores do bairro.

Todos os imunizantes que compõe o Calendário Básico Vacinal estavam disponíveis, ao todo foram aplicadas 348 doses de vacinas. As equipes permaneceram no local até às 13h...

Diabetes: Médico da Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta sobre a doença, do tratamento à prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Apesar do alto número de casos, que envolvem fatores genéticos e hábitos de vida não saudáveis, o médico endocrinologista da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Joroastro Espínola, explica sobre a doença, como pode ser feito o tratamento e ressalta que a mudança no estilo de vida faz toda a diferença, tanto em quem já tem a doença quanto para a prevenção da mesma.

O diabetes é uma doença endócrino-metabólica que é causada pela diminuição na produção e liberação de insulina pelo pâncreas e/ou diminuição da ação dela nos órgãos onde ela age, fazendo com que esteja aumentada a quantidade dos níveis de glicose no sangue. Isso pode levar a complicações a médio e longo prazo, sendo que em alguns casos a curto prazo, a consequência a órgãos-alvo se o indivíduo não fizer o controle da doença. Segundo o médico endocrinologista, o diabetes tipo 1 acontece em situações onde a produção da insulina pelo pâncreas é extremamente baixa ou quase zerada. "Nestes casos chamamos de falência pancreática, onde o pâncreas não produz insulina ou produz em quantidade muito pequena. Então essa quantidade 'segura' o indivíduo no limite e qualquer estresse rápido faz com que ele desenvolva. Nesses pacientes é realizada a reposição de insulina", explicou Joroastro Espínola...

Com avanço da COVID, Ministério da Saúde recomenda volta do uso de máscaras

Diante do aumento de casos de COVID-19 pelo país e da circulação de novas linhagens da variante Ômicron – com ênfase na sublinhagem BQ.1 –, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar ontem domingo (13) a utilização de máscaras de proteção. Orientação do governo é voltada especialmente para idosos e pessoas em grupos de risco. 

Conforme nota técnica divulgada pelo órgão, na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos em decorrência do vírus. Segundo a pasta, a média móvel no período ficou em 8.448 casos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834 notificações. ..

Funcionária denuncia demissão em massa e atraso salarial na Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA)

Neste sábado, dia 12, uma funcionária da Secretaria Municipal de Saúde encaminhou e-mail à redação da Rede GN denunciando demissão em massa na referida pasta, bem como atraso no pagamento do pessoal.

Na mensagem, a denunciante informa que as pessoas estão sendo demitidas sem qualquer informação a respeito do mês trabalhado e dos seus direitos trabalhistas...

No dia Mundial da Pneumonia, Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados e prevenção da doença

A Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 12 de novembro como o Dia Mundial da Pneumonia. A data foi criada com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e dos riscos associados à doença que acomete os pulmões. Pensando nisso, a médica pneumologista da Policlínica Municipal, Dr. Adriana Nunes, traz informações importantes sobre a doença, seus sintomas e dicas de prevenção. 

As pneumonias mais comuns são causadas por agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos, mas também podem ter outras causas como agentes inalantes químicos. "As pneumonias se manifestam na maior parte dos casos com tosse seca ou produtiva, febre elevada, falta de ar, dor no peito e comprometimento do estado geral. Em alguns casos as manifestações são mais discretas e o paciente pode sentir apenas tosse seca prolongada e febre discreta" reforça...

Apesar do aumento de casos de meningite na Bahia, Secretaria Estadual de Saúde descarta surto 

A Bahia ligou o alerta para o aumento nos casos de meningite no estado. Somente este ano, 59 pessoas morreram vitimas da doença na Bahia. A vacinação continua sendo a principal forma de prevenção.

Este ano, 340 baianos tiveram meningite. Salvador lidera em número de casos com 112. Os números representam mais de 200% de aumento em relação ao período da pandemia, mas a Secretaria Estadual de Saúde descarta surto da doença...

Secretaria de Saúde de Petrolina registrou nove casos da COVID-19

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (10) registra que, dos 59 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 19 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 32,2% ocupação.

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou nove casos da COVID-19. Foram realizados 119 testes no polo montado pela secretaria. A cidade tem 686 mortes causadas pela doença...

Secretaria de Saúde de Juazeiro realiza busca ativa nas escolas e atualiza cartão de vacina de crianças e adolescentes

A Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está realizando uma busca ativa nas escolas do município. A proposta é atualizar o cartão de vacina de crianças e adolescentes com a vacinação de rotina e contra a Covid-19.

"Estamos com mais esta estratégia de saúde, levando a vacinação para onde temos o público infantil, que são nas escolas. Nossas equipes de saúde, junto com a equipe da unidade escolar, juntaram esforços para imunizar as crianças, ampliando o público vacinado. E isso é cuidado, é proteção contra doenças", destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa...

Com atendimento especializado, Policlínica Municipal se destaca como serviço referência de saúde em Juazeiro

A nova Policlínica Municipal de Juazeiro tem se destacado com o serviço que vem sendo prestado à população, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O prédio que ganhou cara nova em estrutura e em tipos de serviços, é uma referência no atendimento de saúde na cidade.

Na Policlínica Municipal há dois cardiologistas, cardiopediatra, cirurgião geral, clínico geral, endocrinologista, dois geriatras, gastroenterologista, duas ginecologistas, neurologista, neuropediatra, nutricionista, dois ortopedistas, otorrinolaringologista e podóloga. Além dos atendimentos médicos especializados, também há sala para ultrassonografia, eletrocardiograma e ecocardiograma, exames de Colposcopia e Citolopatologia e sala de pequenos procedimentos...

No Dia de Prevenção e Combate à Surdez, otorrinolaringologista do SESI Saúde alerta sobre hábitos prejudiciais à saúde auditiva

Causada, principalmente, pelo excesso de ruídos, a perda auditiva é extremamente recorrente entre trabalhadores de todos os setores, sobretudo aos que se expõem a um elevado nível de pressão sonora. Para conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a audição, é celebrado, no dia 10 de novembro, o Dia de Prevenção e Combate à Surdez. Além de exames periódicos, os especialistas alertam para hábitos prejudiciais à saúde auditiva, como o uso frequente de fones de ouvido, que vem se tornando uma causa muito frequente de perdas auditivas no Brasil e no mundo devido à utilização indevida desses equipamentos.

"A audição que chamamos de 'normal' está em torno 25 decibéis. As perdas auditivas acontecem abaixo de 25 decibéis. Até 50 decibéis, é considerada uma perda auditiva leve. De 51 a 70 seria uma perda auditiva moderada. De 71 em diante é uma perda severa", explica a otorrinolaringologista da Clínica SESI, Lêda Mattos...

2ª Semana do Bebê leva diversão e atividades variadas as Unidades Básicas de Saúde, escolas e comunidades de Sento-Sé

Desde que foi aberta oficialmente, na última segunda-feira (07) a 2ª Semana do Bebê de Sento-Sé vem movimentando os quatro cantos da cidade. Um misto de ações variadas, que vão desde serviços de saúde, palestras, brincadeiras e até doação de brinquedos, tem feito a alegria das crianças sentoseenses e conscientizado pais e mães sobre a importância da primeira infância.

Nesta quarta-feira (09) a programação teve atividades para todos os gostos e idades. Nas primeiras horas do dia os pacientes que buscaram as Unidade Básica de Saúde Maria Rocha (UBS) para os seus atendimentos de rotina, participaram de uma palestra com a psicóloga do município, Gabriela Nogueira, onde puderam conhecer um pouco mais sobre: a importância da afetividade na gestação, a importância da qualidade das interações afetivas para o desenvolvimento emocional da criança, as consequências da falta de afeto, maneiras de incluir afetividade na rotina das crianças, entre outros assuntos...

Lacen e Vigilância Epidemiológica da Bahia são homenageados pelo Ministério da Saúde em função de trabalho realizado na pandemia de Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen/BA) e a Vigilância Epidemiológica da Bahia, órgãos ligados à Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde/Suvisa, ambos pertencentes à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram homenageados nensta quarta, 9, pelo Ministério da Saúde.

A menção honrosa se deu pelo serviço considerado destaque "no exitoso trabalho e esforço dependidos durante a pandemia da Covid-19, maior emergência em saúde pública deste século". O reconhecimento foi feito pela secretaria de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde...

Lacen e Vigilância Epidemiológica da Bahia são homenageados pelo Ministério da Saúde em função de trabalho realizado na pandemia de Covid-19

O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Muniz (Lacen/BA) e a Vigilância Epidemiológica da Bahia, órgãos ligados à Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde/Suvisa, ambos pertencentes à estrutura da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram homenageados hoje, 9, pelo Ministério da Saúde. A menção honrosa se deu pelo serviço considerado destaque "no exitoso trabalho e esforço dependidos durante a pandemia da Covid-19, maior emergência em saúde pública deste século". O reconhecimento foi feito pela secretaria de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

"Este reconhecimento do trabalho da Sesab pelo governo federal indica que agimos corretamente ao centrar esforços e recursos no combate à pandemia de Covid-19. Um trabalho contínuo que se mostrou muito profícuo e eficaz haja vista que a Bahia, a despeito dos mais de 600 mil mortos da Covid-19 no país, ficou com a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, 207,1 por 100 mil habitantes, enquanto a taxa média do país está em 327,6 por 100 mil habitantes", ressaltou a titular da Sesab, Adélia Pinheiro...