Foram encontrados 1275 registros para a palavra: Rio São Francisco

Em Petrolina e Juazeiro, evento em defesa do Rio São Francisco une organizações, movimentos e sociedade civil nesta sexta (06)

Chamar a atenção da sociedade e dos dirigentes públicos para a necessidade de preservação do Rio São Francisco. Este é o objetivo do Ato Cultural "Todos pelo Velho Chico", que será realizado nesta sexta, 06, em Petrolina e Juazeiro. Durante o evento, serão realizados shows musicais, manifestações culturais diversas, prestação de serviços públicos, além de depoimentos e manifestos de apoio ao Rio São Francisco.

O ato está sendo organizado em parceria com Movimentos Populares, Entidades de Classe, Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), Igrejas, ONG's, Representantes e Dirigentes Públicos, Setor Agrícola, Pecuário, Turístico, Comercial, Governos estaduais da Bahia e de Pernambuco,  entre outros...

Temporal em Pirapora causou danos e as previsões indicam chuvas fortes para esta semana


De acordo com informações do site Hoje em Dia, um temporal que durou pouco mais de 20 minutos foi suficiente para causar grandes estragos na cidade de Pirapora, no Norte de Minas Gerais, na noite do último sábado, dia 30. A notícia de chuvas é alentadora para a situação da crise hídrica do Velho Chico, mas em  Pirapora o temporal causou danos e medo nas pessoas.

De acordo com as informações, os ventos fortes provocaram ondas no Rio São Francisco e cerca de 50 crianças que estavam num evento no Vapor Benjamim Guimarães entraram em pânico quando a cobertura foi arrancada pelos ventos.

Uma embarcação de pequeno porte, com uma família a bordo também passou por apuros, ficando à deriva até a chegada dos bombeiros. Em que pese o susto, de acordo com o site Hoje em Dia, não houve registro de vítimas. As previsões meteorológicas indicam possibilidades de mais chuvas fortes para a região de Pirapora até quarta-feira. ..

Coordenador da CCR do Submédio do Rio São Francisco apresenta relatórios de ações e projetos à Prefeitura de Juazeiro

Foi apresentado ao secretário de governo da Prefeitura de Juazeiro, Clériston Andrade e ao Assessor Especial Plínio Amorim na manhã desta sexta-feira, 29, pelo coordenador da Câmara Construtiva Regional (CCR) do Submédio do Rio São Francisco, Julianeli Tolentino, também Reitor da Univasf, relatórios com ações e projetos executados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco.

O Coordenador da CCR explicou a importância dessa explanação para a construção de políticas públicas em defesa do Rio. “Esses relatórios tratam de medidas já executadas e de modelos que atendem as diretrizes do Comitê para as ações de proteção e defesa do Rio na região, como por exemplo, o Plano de Saneamento Ambiental que Juazeiro já tem”, justificou Julianeli Tolentino...

Fórum das secas promove debate entre palestrante americano e produtores agrícolas

Usar os recursos hídricos disponíveis de maneira produtiva e sustentável. A palestra 'Eficiência do uso da água nas áreas de agricultura irrigada do Texas', evento que reuniu lideranças do setor agropecuário em Petrolina, no interior de Pernambuco, evidenciou em uma rara oportunidade os avanços e demandas tecnológicas para o convívio com as secas no Sertão do estado. A conferência, que ocorreu na terça-feira (26), em Petrolina, trouxe o professor norte-americano, Glen Lorin Ritchie, da Texas Tech University, e já é considerada a maior reunião voltada para o tema, em 2017.

De acordo com dados do IBGE, cerca de 1,2 milhão de pessoas são atingidas pela seca no Sertão pernambucano. Durante o evento, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, chamou a atenção para esses números e afirmou que as três esferas de poder do país precisam estar atentas e realmente dispostas a efetivar políticas públicas eficientes. "A seca é regra aqui no Sertão, chuva é exceção.  Os poderes públicos não têm dado relevância nem apresentado propostas para o assunto, então temos que transformar essa inação política numa cobrança nossa, dos sertanejos e produtores", salientou Guerra...

Estudantes de Juazeiro produzem audiovisual e chamam a atenção para a degradação do Rio São Francisco

S.O.S Velho Chico. Este é o nome do curta-metragem produzido pelos estudantes do curso técnico em Recursos Humanos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano, localizado em Juazeiro (508 km de Salvador), para chamar a atenção sobre a degradação do Rio São Francisco. Conhecido como Velho Chico, o rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul, passando por cinco estados e 521 municípios. No curta, de cinco minutos, os estudantes contam um pouco sobre a história do Velho Chico, mostram como ele faz parte da vida dos ribeirinhos e revelam como o rio está ameaçado por diversos fatores, a exemplo da derrubada das matas ciliares, do assoreamento e da poluição das águas pelo despejo de lixo, esgoto e outros sedimentos.

O audiovisual foi desenvolvido para a participação da equipe, formada por 13 estudantes, na seletiva escolar do projeto Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), realizado pela Secretaria da Educação do Estado. O curta com duração de cinco minutos foi filmado com celular e câmera digital e levou um mês para ser finalizado. Os estudantes se dividiram entre diferentes funções como produção, roteiro, direção, filmagem e edição.

Para a produção do vídeo, a equipe participou de uma oficina de produção audiovisual para aprender técnicas de linguagem fotográfica, produção de roteiro e edição. Além do aprendizado sobre as técnicas do audiovisual, o processo, segundo o professor José Carlos de Amorim, ampliou os conhecimentos dos estudantes sobre as questões ambientais, contribuindo para uma nova consciência sobre a necessidade do cuidado com os recursos hídricos. “O curta tem o objetivo de chamar a atenção da população para que se sinta responsável por aquele que dá vida a ela, o rio, pois o mesmo corre o risco de secar e ser extinto. Além disso, os estudantes criaram um novo olhar sobre o rio como cidadãos através do protagonismo juvenil”, revela o educador...

Continua proibida toda quarta-feira uso das aguas do Velho Chico nos projetos de irrigaçao

Para preservar os estoques de água nos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, a captação em corpos d’água superficiais perenes de domínio da União no manancial estão suspensas todas as quartas-feiras. A resolução é da Agência Nacional de Águas, em articulação com os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e usuários.

A previsão é de que a medida dure até o fim do período de seca, em 30 de novembro, mas poderá ser prorrogada caso haja atraso no início das chuvas na bacia. A interrupção.....

Ministro diz que privatizar a chesf não significa vender o rio São Francisco

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, recebeu o prêmio Fórum Nordeste 2017. O reconhecimento é entregue para lideranças que contribuem em favor dos setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas.O segmento de geração de biocombustíveis espera do ministro um anúncio sobre o RenovaBio, programa de incentivo à produção dos combustíveis renováveis. "O RenovaBio vai sair", garantiu o gestor.

Durente o evento o ministro falou sobre a privatização da Chesf, junto com a Eletrobras, outro assunto do momento o setor. O ministro disse que a modelagem do contrato ainda está sendo concluída. Em resposta às críticas que o Governo Federal tem sofrido em virtude do processo de venda da Chesf o ministro voltou a dizer que a privatização não significa a venda do Rio São Francisco e que a transação pode fortalecer a empresa. "É melhor o governo ser minoritário de uma empresa maior do que majoritário de uma empresa menor", argumentou...

Alex Tanuri defende união dos vereadores de Juazeiro e Petrolina pela revitalização do Rio São Francisco

O presidente da Câmara de vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, esteve na manhã desta terça-feira (26) na Casa Legislativa petrolinense e concedeu entrevista coletiva à imprensa. Na oportunidade o vereador reforçou a urgente necessidade de união dos políticos e população de Juazeiro e Petrolina para debaterem a realidade do rio São Francisco durante a audiência pública que será realizada na ilha do fogo. A data da audiência será confirmada no inicio do próximo mês.

 ..

Moradores de Pirapora, Minas Gerais realizam Mutirão de Limpeza do Rio São Francisco

Uma ação popular está mudando a cara do Rio São Francisco, em Pirapora, no Norte de Minas. Os moradores se organizaram para fazer um mutirão e retirar entulhos de dentro do rio. As ações, “Pelo Velho Chico”, são realizadas aos finais de semana.

Os trabalhos são coordenados pela ONG Movimento Ecológico São Francisco de Assis (Mesfa) e tiveram início com objetivo de resgatar as duchas da orla da cidade. O movimento tem despertado o interesse de muitos moradores e empresários da cidade, que fornecem desde maquinário à alimentação ao grupo que trabalha na retirada do lixo. Cerca de 150 caminhões de lama, mato e lixo já foram retirados do rio...

Seca do Rio São Francisco faz povoado de Bem Bom, Bahia, reaparecer

O artista plástico Iranildo Moura, enviou ao blog fotos da situação do Rio São Franscisco. Ele mostra que com a seca do rio o distrito de Bem Bom, Bahia, reaparece nas águas que haviam sido inundadas pela barragem de Sobradinho. O povoado de Bem Bom, pertencia a Casa Nova.

"As ruínas de várias cidades afundadas com a construção das hidroelétricas no rio São Francisco reapareceram. Minha Bem Bom, minha história e dos meus antepassados estão aqui neste local", conta Iranido,com lágrimas nos olhos. "É difícil compreender. Agora a natureza anda cobrando a ganância dos homens do poder", diz Iranildo...

SOS VELHO CHICO DE CURAÇÁ CONTINUA COM AÇÕES EM DEFESA DO RIO SÃO FRANCISCO

O Grupo SOS Velho Chico, unidade de Curaçá no Norte da Bahia, tem se reunido semanalmente para desenvolver ações em favor da revitalização do Rio São Francisco.

Depois de várias programações de limpeza do leito e das margens do Rio, o Grupo no último final de semana promoveu a instalação de placa com a Lei que proíbe a lavagem de veículos em suas margens...

O Cenário é de insegurança. Não estávamos preparados para tanto tempo sem chuva, diz presidente da Valexport

A barragem de Sobradinho está com apenas 5% de sua capacidade, nível considerado crítico. Um dos maiores polos de fruticultura, desde junho deste ano, a ANA (Agência Nacional de Águas) proibiu a captação no rio todas as quartas-feiras, deixando as plantações um dia da semana sem irrigação. Nos perímetros públicos irrigados, os produtores estão proibidos de ampliar a área de produção.

“O cenário é de insegurança geral. Não estávamos preparados para tanto tempo sem chuva”, afirma José Gualberto de Freitas, presidente da Valexport, entidade que reúne exportadores do vale do Rio São Francisco. Este é o sétimo ano seguido de seca no Nordeste –um dos motivos que explicam por que os indicadores econômicos da região têm piorado mais do que a média nacional...

Projeto da interligação entre as bacias dos rios Tocantins e Velho Chico é aprovado na Comissão de Justiça e segue para o Senado

Foi aprovada por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei, que trata sobre a interligação entre os rios Tocantins e São Francisco. De autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e com parecer favorável do relator Tadeu Alencar, a proposta segue para ao Senado. "Esperamos que seja aprovado no Senado em, no máximo, 30 dias – devido à sua importância. É um projeto que demorou 27 anos para ser aprovado; ano passado foi aprovado na Comissão de Transportes e agora, na de Justiça, fechando o debate na Câmara", comentou o autor do texto.

O PL visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d'água na divisa de Tocantins com a Bahia. "O trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia", esclareceu o deputado. As obras, segundo Gonzaga Patriota, durariam no máximo um ano e meio e podem custar entre R$ 3 e 5 bilhões...

Donos de restaurantes de Petrolina são autuados para regularizar ligações de esgoto jogado no rio São Francisco

A Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) está convocando os proprietários dos bares e restaurantes localizados na Orla I da cidade a realizarem a adequação do saneamento dos estabelecimentos. A ideia é que todo o sistema de esgoto seja ligado na nova rede de captação construída pela Compesa, exatamente para atender essa demanda, eliminando assim, a possibilidade de despejo de resíduos no Rio São Francisco.

Ao longo da semana passada, equipes da AMMA notificaram sete estabelecimentos comerciais da localidade para que realizem as adequações sanitárias necessárias. As notificações também alertaram para a necessidade da obtenção do licenciamento ambiental dos empreendimentos. Como alguns proprietários não foram encontrados, o trabalho de notificação continua. O prazo dado para a regularização dos bares e restaurantes da Orla I junto à AMMA vai até a primeira quinzena de outubro. Caso contrário, os estabelecimentos vão estar sujeitos à multa e a suspensão da atividade...

Audiência pública discutirá dia 04 de outubro uso e melhorias da Ilha do Fogo

A Casa de Vereadores Plínio Amorim, em Petrolina aprovou no dia de ontem, terça-feira (19), a audiência pública para discutir a revitalização do Rio São Francisco e a busca de soluções para as melhorias e uso da Ilha do Fogo. O membro do “Coletivo de Luta Amigos da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco”, Enio Silva da Costa, participou da reunião e será um dos presentes na audiência que foi marcada para o dia 04 de outubro. 

O “Comitê de Luta em Defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco" foi constituído através do histórico Ato Público realizado em 6 de dezembro de 2012. ..

Revitalização do Rio São Francisco será discutida na Câmara de Vereadores de Salgueiro

A Câmara Municipal de Vereadores de Salgueiro (PE) promove, na próxima sexta-feira (22), Audiência Pública para apresentação do Projeto de Lei, que trata sobre as obras de interligação do rio Tocantins com o São Francisco. O evento, que começa às 9h e é proposto pela vereadora Paizinha Patriota (PSB-PE), terá participação do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE).

Salgueiro será a segunda cidade a sediar uma audiência pública sobre o Projeto, já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional. O projeto visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia...

Rio São Francisco está secando no norte de Minas Gerais

Em Minas Gerais, os rios estão secando por causa da estiagem. O Rio São Francisco, que cruza boa parte do estado, é um dos mais afetados. A descoberta  da nascente do Rio São Francisco será celebrada no próximo mês dia 4 de outubro. Ambientalistas estão em alerta devido à seca. Em 2014, a nascente histórica, localizada no município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, secou. Três anos depois ela está revitalizada, mas a situação ainda é de cuidados

Bancos de areia estão cada vez maiores. A época é de estiagem, mas nunca se viu o Velho Chico tão seco. No município de São Francisco, norte do estado. A seca também preocupa os agricultores. Para escoar a produção agrícola uma medida emergencial para não depender da balsa do Rio São Francisco, foi posta em prática. Caminhões com mais de 30 toneladas não conseguem utilizar a embarcação por conta do baixo nível do rio...

Lideranças políticas e Sindicatos participam de audiência pública e discutem privatização da Chesf e situação do Rio São Francisco

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a presença do deputado estadual da Bahia Zó, vereadores de Sobradinho,  Sindicato dos Eletricitários da Bahia, CUT, Movimentos dos Atingidos pelas Barragens, movimentos sociais, além dos deputados Rodrigo Novaes, Isaltino Nascimento e Odacy Amorim, participaram da audiência pública que aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Petrolina...

Vazão do Rio São Francisco em Xingó será de 560 metros cúbicos e flutuantes devem ser emprestados pelo Governo de São Paulo

Durante reunião na Agência Nacional das Aguas em Brasília foi confirmado que na próxima segunda-feira, 18, começarãos os testes para a vazão de 560 metros cubicos por segundo em Xingó, entre os estados de Alagoas e Sergipe.

Os estudos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o qual aponta que a situação hidrológica da bacia do São Francisco continua bastante dramática, com o registro de poucas chuvas nos próximos dias.  A equipe da companhia de abastecimento de Sergipe (Deso) confirmou encontro com o governo de São Paulo, que deverá emprestar bombas flutuantes, a fim de atender o abastecimento aos sergipanos...

Audiências Públicas para tratar do Rio São Francisco e a privatização da Eletrobras/Chesf propostas por Zó são aprovadas em colegiado

A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), duas audiências públicas propostas pelo deputado estadual Zó (PCdoB). O colegiado promete brevidade para a realização das discussões sobre a Revitalização do Rio São Francisco e sobre a possível privatização da Eletrobras e consequentemente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - Chesf.

Em relação a audiência pública sobre a revitalização do São Francisco, Zó sugeriu a presença dos secretários estaduais de meio ambiente de todas as unidades federativas banhadas pelo Rio São Francisco, assim como, os membros da Comissão de Meio Ambiente das assembleias legislativas de todos os estados em que o rio beneficia, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, senadores, e ONGS envolvidas com o referido assunto. A data da audiência está prevista para dia 02 de outubro, semana que é celebrado o dia do Rio São Francisco...