Foram encontrados 1036 registros para a palavra: univasf

Univasf emite nota de Esclarecimento sobre Hino

Há cerca de um ano, durante a abertura dos Jogos Universitários 2015 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promovidos pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), um grupo de discentes de Medicina cantou um hino com termos machistas e violentos, que chocaram a comunidade acadêmica. Na ocasião, o Gabinete da Reitoria emitiu uma Nota Oficial sobre o caso e deu início ao processo de apuração dos fatos. 

Uma primeira reunião aconteceu no dia 19 de maio, com a participação de representantes da Comissão Disciplinar Acadêmica da instituição, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Diretório Acadêmico de Medicina. Nos dias seguintes, a Univasf recebeu diversas denúncias do caso por meio da Ouvidoria. Algumas citavam a torcida Associação Atlética Acadêmica Carranca, que reunia discentes do curso de Medicina. Nenhuma delas, no entanto, apontava nomes de um discente em particular. 

A Subcomissão de Processo Disciplinar Acadêmico, criada no âmbito da Comissão Disciplinar Acadêmica (CDA), para tratar do caso foi instituída em 21 de novembro de 2015 pela Portaria N° 29, que estabeleceu 60 dias para a conclusão dos trabalhos; e prorrogada por mais 60 dias em 21 de março de 2016 pela Portaria N° 11, ambas da Proen. Durante a investigação, foram ouvidos representantes do DCE, organizadores dos Jogos Universitários e do Diretório Acadêmico de Medicina. Também foram analisados fotos e vídeos do dia em que houve a execução do hino. No entanto, não foi possível identificar o nome do autor ou autores do texto ou comprovar que a ação estava vinculada à Associação Atlética Acadêmica Carranca.

Mediante a impossibilidade de materializar o autor do texto intitulado “Hinos Medicina Univasf”, a Subcomissão de Processo Disciplinar Acadêmico recomendou o arquivamento do processo em seu parecer sobre o caso. O processo seguiu para a deliberação da Câmara de Ensino, cujo papel é de homologar ou não o parecer apresentado pela CDA. Em reunião realizada ontem (18), o arquivamento do processo foi aprovado na Câmara de Ensino com apenas uma abstenção. O relatório com o parecer final foi entregue hoje à tarde à Pró-Reitoria de Ensino da Univasf.

No final da tarde, o reitor em exercício Telio Nobre Leite recebeu um grupo de estudantes, que se dirigiu à Reitoria para protestar contra o arquivamento do processo. Uma reunião com representantes do movimento foi marcada para a próxima quarta-feira (25) para discutir novos elementos e informações que possam ser acrescentados ao processo. ..

Roda de Conversa na Univasf marca Dia de Combate à Homofobia

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, será realizada hoje (17), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma Roda de Conversa para discutir a temática. O evento, gratuito e aberto a toda a comunidade, acontecerá no auditório da biblioteca do Campus Centro, em Petrolina (PE), a partir das 19h. 

A Roda de Conversa terá a participação da pró-reitora de Assistência Estudantil da Univasf, Marcia Medeiros; do professor da Universidade de Pernambuco (UPE) Antônio Carvalho e da estudante Robisnayara Barbosa, membro da Câmara de Assistência Estudantil (CAE) da Universidade. O evento pelo Dia Internacional de Combate à Homofobia é organizado pelo coletivo de estudantes Univasf sem Homofobia. A iniciativa visa promover dentro da universidade o debate da luta contra a homofobia. 

Segundo Marcel Luís, aluno de Medicina e um dos organizadores da Roda de Conversa, o assunto deve fazer parte constante da agenda das mobilizações estudantis. “É um tema que não podemos esquecer”, enfatiza. ..

Exposição de peças arqueológicas de Conceição Grande do Piauí inicia nesta segunda-feira (16) na Univasf

Pontas de flechas datadas com mais de mil anos e utensílios pré-históricos, como cerâmicas pintadas, lâminas de machado e até moedas. Estas são algumas das peças que compõem a exposição “ExpoArq – Acervo Arqueológico de Conceição Grande do Piauí”, que será realizada desta segunda (16) a quarta-feira (18), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra estará em cartaz no Hall da biblioteca do Campus Centro, em Petrolina (PE). A exposição é aberta a toda a comunidade no horário das 10h às 20h. A abertura do evento será às 10h da próxima segunda-feira (16). 

Serão apresentados de 300 a 400 fragmentos de peças e uma peça completa, um vasilhame em cerâmica. Os itens que compõem a mostra foram encontrados em escavações realizadas no ano passado e estão em fase de análise e estudos pelos alunos do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf, do Campus São Raimundo Nonato (PI), sob a coordenação do professor Mauro Alexandre Farias Fontes, um dos curadores da exposição. A ExpoArq também conta com a curadoria da professora do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial Gisele Daltrini Felice e do professor do Colegiado de Artes Visuais Luiz Severino Silva Júnior. 

A mostra terá a mediação de oito alunos do curso, que estiveram presentes nas escavações no acervo arqueológico no município de Caldeirão Grande do Piauí. O evento tem como objetivo dar aos visitantes a oportunidade de refletir sobre a importância desses objetos e a contribuição da ciência arqueológica para a construção do conhecimento da história do Piauí. 

A exposição é uma iniciativa do Laboratório de Arqueologia Pré-Histórica do Campus São Raimundo Nonato (PI) da Univasf, em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Museu do Sertão e do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Petrolina. O agendamento de grupos para visitação poderá ser realizado através da DACC pelo telefone (87) 2101-6770 ou pelo email: [email protected].  ..

Dia do Zootecnista será comemorado com evento no Campus Centro da Univasf

O Dia do Zootecnista será comemorado nesta sexta-feira (13) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com palestras e discussões organizadas pelo Colegiado de Zootecnia. O evento será realizado no auditório da biblioteca no Campus Petrolina Centro, a partir das 8h, com o objetivo de debater a atuação do zootecnista no mercado de trabalho. A comemoração é aberta ao público, com o foco na participação de estudantes das ciências biológicas. As inscrições deverão ser feitas no local. 

O evento terá início com a apresentação do curso de Zootecnia da Univasf pela coordenadora do Colegiado, Eva Mônica Sarmento da Silva. Em seguida, haverá apresentação de poema sobre a Zootecnia pelo poeta Demétrio Cardoso da Silva. Ás 9h, será realizada a primeira palestra sobre “A Importância da Zootecnia na Produção de Alimentos de origem animal e seus principais desafios”, com o pesquisador Gherman Garcia Leal de Araújo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Ainda pela manhã, ocorrerão também as palestras “Experiência Profissional do Zootecnista na Piscicultura”, ministrada pelo técnico em aquicultura Gilmar Aparecido Viana do nascimento; e “Histórico e Perspectivas da Zootecnia e do Zootecnista”, apresentada pelo professor José Fernando Bibiano Melo, coordenador do curso de Pós-Graduação em Ciência Animal da Univasf. 

A professora do Colegiado de Zootecnia Rita de Cássia Rodrigues de Souza enfatiza importância do evento, que busca mostrar para os estudantes do curso as várias áreas de atuação do profissional zootecnista. “O evento irá contribuir para ampliar a visão dos docentes para as várias áreas da Zootecnia, além da produção animal, nas quais eles podem atuar quando formados. Também irá mostrar o que está sendo produzido na Universidade”, observa. 

Durante o Dia do Zootecnista também haverá apresentação de banners de diversas áreas das ciências biológicas. O evento será encerrado com a realização de uma mesa redonda, que acontecerá das 14h às 17h, com a presença de pesquisadores de diversas instituições para debater o atual momento do mercado de trabalho para o profissional da área.

 Programação - Dia do Zootecnista..

Hospital Universitário da Univasf realiza II Semana de Enfermagem

Em comemoração ao Dia do Enfermeiro (12 de maio), o Hospital Universitário está promovendo a II Semana de Enfermagem do HU-Univasf, com uma série de atividades de integração e capacitação dos profissionais da área.

Até o dia 13 de maio ocorrerão palestras, dinâmicas, encontros e discussões de assuntos em torno do tema escolhido para o evento: “Cuidando da Vida”...

I Workshop Multidisciplinar de Fármacos e Medicamentos (WorkFar) acontecerá em julho na Univasf

Mesas redondas, conferências, minicursos e exposição sobre Ciência e Semiárido farão parte da programação do I Workshop Multidisciplinar de Fármacos e Medicamentos (I WorkFar), que acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento visa à promoção do conhecimento científico, bem como à capacitação das comunidades acadêmica e externa sobre o desenvolvimento e uso racional de fármacos e medicamentos. O I WorkFar será realizado, no auditório da Biblioteca, Campus Centro, em Petrolina (PE) nos dias 20 e 21 de julho e é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais. 

As inscrições são realizadas presencialmente até o dia do WorkFar. Os interessados devem se dirigir a um dos seguintes pontos, em seus respectivos horários de funcionamento: Central de Análise de Fármacos, Medicamentos e Alimentos (CAFMA); Colegiado de Ciências Farmacêuticas (CFARM); Laboratório de Bioquímica da Univasf, ou ainda à Secretaria do Mestrado em Recursos Naturais no Semiárido, todos localizados no Campus Centro da Univasf. As inscrições podem ser realizadas com um ou dois minicursos e estão divididas nas modalidades comunidade externa, estudantes de graduação, de pós-graduação e professores e profissionais. Cada modalidade possui taxa que varia de acordo com a data de inscrição. A ficha de inscrição e os horários de funcionamento dos locais estão disponíveis no site do evento. 

Aqueles que desejam expor trabalhos na Exposição Ciência e Semiárido deverão seguir os critérios especificados no site do evento e enviar o resumo para o e-mail [email protected], da Comissão Organizadora, até o dia 15 de julho. Os expositores receberão, além do certificado de participação no I WorkFar, o de exposição no evento. Serão realizados também, dez minicursos ministrados por professores da Univasf e representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Serão disponibilizados certificados de 6h por minicurso. A programação completa do evento está disponível no site.

A coordenadora do evento e professora do Colegiado de Ciências Farmacêuticas, Larissa Rolim, destaca a importância do workshop. “Esta é uma oportunidade ímpar de participar de um evento extremamente enriquecedor para formação de graduandos e pós-graduandos”, diz. O I WorkFar é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) e da CAFMA, em parceria com a Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PgRNSA). ..

Prefeito de Juazeiro participa de solenidade de posse de reitor e reafirma a parceria com a Univasf

O prefeito Isaac Carvalho se fez presente na solenidade de posse e recondução do reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), professor doutor Julianeli Tolentino, para o quadriênio 2016-2020 na gestão da instituição de ensino superior – ele foi reeleito no pleito realizado no ano passado com 53,76% dos votos válidos. O evento aconteceu no espaço Multieventos nesta segunda-feira, 2, em Juazeiro, e contou com a presença da comunidade acadêmica. O secretário de Governo, Paulo Bomfim, acompanhou o prefeito no ato.

As instituições, universidade e prefeitura, são parceiras em várias áreas da administração pública, como saúde, educação, infraestrutura, planejamento e gestão de pessoas. O magnífico reitor da Univasf agradeceu a presença do prefeito Isaac e reiterou a disposição em manter a parceria. “É uma satisfação poder colaborar com o desenvolvimento da cidade. Somos parceiros e pretendemos continuar nessa cumplicidade administrativa. Além disso, também temos atuação nos municípios em que a universidade tem campus, onde também a tem colaborado em diversos segmentos”, declarou o professor, Julianeli Tolentino...

Aluno da UNIVASF é agredido e espancado em Petrolina

Mais um ataque homofóbico aconteceu neste final de semana em Petrolina, o segundo com alunos da Univasf. O primeiro foi no início do mês de abril e o segundo neste final de semana. De acordo com o último agredido, Anderson Veloso, ele foi levado por três homens dentro de um Sedan preto, espancado e violentado sexualmente. Após o ocorrido, o garoto escreveu um texto no facebook falando sobre esse momento triste em sua vida, veja abaixo na íntegra:

"O dia 30 de abril de 2016 tinha tudo pra terminar de uma forma positiva, mas não foi isso que aconteceu. Mais uma vez, a violência e o ódio permearam as ruas da cidade de Petrolina, fato que tem acontecido bastante, levando em consideração as grandes tragédias que aconteceram aqui nos últimos tempos. Entretanto, dessa vez foi algo diferente. A vítima de todo esse obscuro e frio momento me fez parar pra refletir sobre diversas questões que antes não chegavam até a pele, até o verdadeiro sentir. Dessa vez, a vítima da agressão foi eu.

Tantas e tantas vezes já havia ouvido falar que a homofobia matava, mas mesmo assim, isso não me chegava aos olhos, visto que nunca havia passado por uma situação como essa. Hoje, só hoje, eu posso verdadeiramente enxergar que o preconceito é capaz de nos levar a lugares nunca vistos antes, e com o coração despedaçado, infelizmente, terei de confessar aqui que ontem à noite (sábado), por volta das 18:30 da noite, eu fui capturado por três pessoas em um carro sedan preto; fui levado a um lugar desconhecido e chegando lá me espancaram com socos, me derrubaram no chão e continuaram a me bater, mesmo já debilitado, após isso me enforcaram com o cordão do meu short. Como se não bastasse tudo isso que aconteceu, ainda violaram sexualmente de mim.

Os gritos de "vou te matar viado", "vai embora de Petrolina, viadinho"  e tantos outros ainda ecoam dentro de mim e eu sei que eles permanecerão ainda por muito tempo. Todavia, mesmo diante disso tudo, eu não me silenciarei. A minha dor não será apenas mais uma dor. O meu choro não será um choro em vão. Olhar e ver o desespero daqueles que verdadeiramente me amam, rasga meu coração. Olhar em um espelho qualquer e ver o desespero no meu próprio olhar, me consome. Só que essa luta não é só minha. Em nome de todos aqueles que já apanharam ou morreram por conta da homofobia, eu digo: não foi em vão. Nós somos fortes e nós vamos conseguir, mesmo que queiram nos destruir. E quantos são aqueles que foram destruídos pela simplicidade de existir, tantos são aqueles que ainda serão atingidos e se machucarão pior do que eu. Eu sou um sortudo, um maldito sortudo que carregará dentro de si uma dor que agora faz parte de mim, mas eu ainda estou aqui.

Apesar de achar que nunca mais iria ver meus pais, meus amigos ou aqueles que verdadeiramente eu amo, eu ainda estou aqui. E EU SEI QUE NÃO É EM VÃO. Agora, não mais uma dor me consome, além disso, uma danada vontade de lutar e gritar está louca pra sair, assim como as lágrimas que escorrem pelos meus olhos. Doeu? Sim. Vai doer mais? Sim. Mas isso não me calará. Essa dor que eu estou sentindo não é só minha, é a dor das milhares de famílias e amigos que perderam os seus por não serem esses malditos sortudos, assim como eu. É por eles, pelos que não voltaram. Pelos meus familiares. Pelos meus amigos. E acima de tudo, pela minha liberdade que ninguém toma, por aqueles que ainda irão levar muito na cara, por todos aqueles que perderam suas vidas. Um lado da minha face apanhou, mas EU AINDA TENHO O OUTRO LADO."..

Abertura do semestre 2016.1 da Univasf acontece na segunda-feira (25) com concerto musical e palestra

Para celebrar o início de mais um semestre letivo, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, nesta segunda-feira (25), um evento de abertura do período 2016.1. A cerimônia será realizada a partir das 19h, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), com um concerto de música e uma palestra ministrada pela professora Elizabeth Matos Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A cerimônia contará com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e da pró-reitora de Ensino Monica Tomé, e é aberta à participação de toda a comunidade. 

O evento terá início com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Sertão/Orquestra da Univasf, que realizará uma apresentação com o tema “Concerto Especial” com repertório de clássicos da música mundial e da música popular brasileira. A orquestra é formada por estudantes da Univasf, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e da comunidade em geral, sob a regência do maestro Ozenir Luciano. 

Em seguida, haverá a palestra "Administração Política: Outro Modo de Interpretar o Brasil", ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Elizabeth Matos Ribeiro. De acordo com a professora Elizabeth, o objetivo da palestra é ajudar a encontrar caminhos alternativos para interpretar a atual realidade brasileira. “A conferência atentará uma reflexão complexa, desafiadora e fundamental sobre a atual crise que aflige nosso país, de modo a provocar o público a refletir sobre o papel social da Universidade nesse processo”, afirma. 

Transporte estudantil – Haverá um ônibus da Univasf para o transporte dos estudantes à solenidade de abertura do novo semestre, saindo às 18h15 do Campus Centro, em Petrolina (PE), com destino ao Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro. O veículo retornará ao Campus Petrolina Centro, às 21h.  ..

CBHSF e Univasf oficializam parceria para Simpósio da Bacia do São Francisco

Na última segunda-feira (18.04), representantes do Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, juntamente com membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estiveram reunidos em Petrolina (PE) com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino. O objetivo foi oficializar a parceria para a realização do I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que acontecerá entre de 5 a 9 de junho, em Petrolina e Juazeiro (BA).

Além de conhecer os espaços onde acontecerão os debates, conferências, mesas e demais atividades do Simpósio, a reunião serviu para assinatura do termo de cooperação técnica entre o CBHSF, a agência delegatária Peixe Vivo e a Univasf, que prevê não só a realização do encontro acadêmico em junho, como também futuras ações de educação ambiental...

Cemafauna inicia campanha pela conscientização no trânsito no CCA da Univasf em Petrolina

A maior causa de morte de animais silvestres antes mesmo do tráfico é o atropelamento. Segundo estudo realizado pelo Centro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, no ano de 2015 foi registrado um número alarmante: cerca de 475 milhões de animais selvagens morreram no Brasil. Em Petrolina, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) inicia uma campanha para conscientização da comunidade acadêmica do Campus de Ciências Agrárias da Universidade do Vale do São Francisco.

A iniciativa ocorre devido ao número preocupante de atropelamentos presenciados por colaboradores do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Cemafauna. Somente na semana passada foram atropelados um teiú e uma ave e nesta segunda, 11, uma serpente. A veterinária do Cemafauna, Adriana Alves ressalta que esse ano é atípico diante dos últimos cinco anos em virtude das abundantes chuvas. Muitos animais se reproduziram, aumentando o número de adultos e filhotes em intenso deslocamento em razão da alta disponibilidade de alimento e água.  ..

Prova de seleção para projeto “A Univasf descobrindo talentos em matemática” acontece neste sábado (16)

O Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática (Nupemat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá realizar, neste sábado (16), o processo seletivo para o projeto de extensão “A Univasf descobrindo talentos em matemática”. A seleção será realizada através de exame, que acontecerá no bloco de salas de aula, Campus Petrolina Centro, das 8h30 às 11h30. No total, 900 estudantes se inscreveram para participar do processo seletivo. 

As provas serão realizadas nas salas de número 1 a 7, 16 a 28 e no Núcleo Temático 3. No mural de entrada do bloco de salas de aula, haverá as listas com os nomes dos estudantes e as salas onde irão realizar os exames. O resultado com os classificados para o projeto está previsto para ser divulgado a partir do dia 20 de abril e as aulas terão início no dia 23 de abril. Mais informações podem ser obtidas no site do Nupemat/Univasf, no telefone (74) 2102-7649 ou pelo e-mail: [email protected]

O projeto, criado em março de 2012, é coordenado pelo professor da Univasf Severino Cirino. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o ensino da matemática e preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ofertando oficinas gratuitas da disciplina para estudantes de escolas públicas. ..

Política e cultura reuniram professores, artistas e intelectuais em ato na Univasf de Petrolina para afirmar o não ao golpe

O auditório da reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi palco nesta noite de quinta-feira, 14, de um grande ato político cultural pela democracia. A capacidade do auditoria de 200 cadeiras foi preenchida sem contar quem estava de pé, totalizando uma média de mais de 300 pessoas.

Intercalando a0resentações culturais com as falas de saudação dos presentes, o ato empolgou e emocionou os presentes. Palavras de ordem como ‘Não Vai ter Golpe Vai ter luta’ ecuavam a todo instante. Durante mais de duas horas, se reversaram no palco apresentações de artistas da região e falas em defesa da democracia e contra o golpe...

Espaço do Leitor: Sobre os Concursos da UNIVASF.

Caro Geraldo,

Recentemente pude observar nos editais para concurso da UNIVASF uma prática que se não for ilegal e criminosa é no mínimo imoral e antiética. 
 
As exigências para os candidatos concorrerem a determinadas vagas são extremamente específicas, como se fossem direcionadas a quem já teriam aqueles pré-requisitos. Muito nos faz lembrar as licitações de algumas Prefeituras com especificações direcionadas a empresas...
 
Vou dar exemplos, no recente edital de concurso com inscrições abertas no último dia 08 de abril, EDITAL Nº 11 DE 07 DE ABRIL DE 2016, para concorrer ao cargo da área de Biologia do Solo um dos requisitos exigidos na formação acadêmica do candidato são "possuir nos últimos três anos (2013, 2014 e 2015) publicação de pelo menos 3 (três) artigos em periódicos indexados classificados no mínimo como "B1" ou equivalente no Qualis da área de Ciências Agrárias I da CAPES"; o mesmo ocorre para a vaga de Estatística Experimental Aplicada à Ciência Animal que tem como um dos requisitos "possuir pontuação mínima de 0,7 nos últimos 03 anos em artigos equivalente "A1" em periódicos Qualis CAPES na área de Medicina Veterinária e/ou Zootecnia e Recursos Pesqueiros"; ocorrendo exigência semelhante também para a vaga de Nanobiotecnologia e Química de Biomoléculas com "possuir três artigos "B1" nos últimos três anos na área de Materiais e/ou na área da Farmácia". Segue o link do referido edital: www.sistemas.univasf.edu.br/concurso/
 
Os concursos para o preenchimento do quadro de professores da Universidades Federais são realizados pelos departamentos das próprias universidades, a exigências são determinadas de acordo o quadro ofertado, pode-se exigir Mestrado, Doutorado e até Pós-Doutorado ou Livre-Docência em determinada área. Mas essa prática adotada pela a UNIVASF de exigir publicações de artigos em revistas e periódicos com "qualis" específicos nos dá o indicativo que esses Concursos são "viciados", que é um termo usado para indicar aquilo que se tornou moralmente degradado e corrupto, ou seja possa ser que esses concursos já estejam com suas vagas marcadas e direcionadas a determinadas candidatos. 
 
Não venha a Universidade justificar tais exigências com o argumento de que essas especificações são para selecionar os melhores professores porque não é. É fato e notório que sequer o Mestrado ou Doutorado são garantias de que o selecionado para a vaga seja um bom professor. A prova didática realizada é extremamente subjetiva e já alvo de muitas críticas, pois todos os integrantes da banca de uma prova didática podem ser amigos ou conhecidos do avaliado.
 
Vale lembrar que o salário inicial dessas vagas chegam a R$ 8.639,50.
 
Não é raro vermos esposas ou maridos de professores da Universidade serem aprovados nesses Concursos, cujo editais de seleção adotam práticas danosas como essas que cito. 
 
Vale um olhar mais atento da comunidade e do Ministério Público Federal para essas práticas. Que esses Concursos sejam investigados! 
 
Uma Universidade é um centro de formação não apenas profissional, mas moral e ético dos seus alunos e de toda a população, ali devem estar as pessoas de caráter inquestionável da nossa sociedade. 
 
Frente ao exposto de suspeitos atos de corrupção nas seleções de seus professores, não é de assustar o porquê tantas Universidades defendem os atos transgressores da ética, da moral e da Lei do atual Governo Petista. 
 
Olhem ai, talvez, o porquê de tantos professores universitários, aqui digo professores com "p" minúsculo, defenderem um governo tão corrupto como o atual.
 
Que a sociedade abra os olhos para as Universidades, ali são formados os nossos profissionais e ali também é formado o nosso Brasil.
 
Ceciliano Almeida
..

Reitor da Univasf é reconduzido ao cargo em solenidade no MEC

O professor Julianeli Tolentino de Lima foi reconduzido, na tarde de ontem (6), à Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O ato oficializado pelo ministro Aloizio Mercadante, ocorreu em Brasília, no Ministério da Educação (MEC). Para a assinatura do termo de posse, na mesa de honra, além do ministro Mercadante e do reitor Juianeli Tolentino, o secretário Executivo do MEC, Luiz Claudio Costa e o secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias. Professor Telio Nobre Leite que ocupará o cargo de vice-reitor da Univasf, e assessores do Gabinete da Reitoria participaram da cerimônia, transmitida ao vivo pela TV Caatinga. O evento contou ainda com a presença dos deputados Paes Landim e Adalberto Cavalcanti.

Em seu pronunciamento, Aloizio Mercadante enfatizou a relevância da Univasf e os atuais desafios para as universidades, também foi enfático ao destacar políticas públicas do governo, promovidas nos últimos anos, ao citar Prouni, Fies, a política de cotas, e o recém-criado Hora do Enem, lançado na última terça-feira (5), programa de TV e plataforma de estudos com conteúdos voltados à preparação de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o ministro, além de um plano de estudo individualizado, os alunos do último ano do ensino médio irão acessar na plataforma, 1.200 videoaulas e três mil exercícios.

“Lançamos um instrumento dos mais avançados em termos de tecnologia da informação para ajudar os estudantes do terceiro ano do ensino médio, os concluintes - são 2 milhões e 200 mil estudantes – para poderem se preparar para o Enem, e eles vão poder acessar a partir de hoje a plataforma Hora do Enem, o aluno diz qual é curso que quer fazer, qual é o tempo que quer estudar, responde algumas perguntas, tem um diagnóstico da situação dele e recebe um plano de estudo individualizado. Vamos fazer um simulado dia 30 de abril e quatro simulados até o Enem, terminou o simulado - é online - ele recebe, na mesma hora, a nota que ele tirou, em quais cursos ele entraria”. Explicou Mercadante.

Em seu discurso, Julianeli Tolentino comentou sobre o êxito da Univasf e quantificou os avanços desde o inicio das atividades acadêmicas, em 2004: “Passados 11 anos essa é a nova configuração da Universidade Federal do Vale do São Francisco: seis campi, distribuídos nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí; 550 professores; 360 servidores técnico-administrativos; aproximadamente sete mil alunos em 30 cursos de graduação e mais de 20 cursos de pós-graduação (lato e stricto senso); 11 cursos a distância, em 38 pólos distribuídos nos três estados”, disse.

Com o mesmo tom de otimismo, Julianeli falou sobre a necessidade de mais investimentos para que a Univasf consolide uma agenda positiva de desenvolvimento institucional e para a região do Vale do São Francisco. “Temos plena consciência de que precisamos avançar mais, especialmente na formação de jovens que, por sua vez, também possam atuar como agentes multiplicadores do conhecimento produzido na academia, impactando diretamente a vida das pessoas, transformando a realidade e o ambiente em que vivem, visto que uma universidade não pode estar alheia às necessidades da comunidade local, nem tão pouco subestimar a sua capacidade de atuação”. 

Julianeli chega ao segundo mandato de reitor da Univasf com a indicação do Conselho Universitário (Conuni) por maioria dos votos, e também respaldado pelo êxito obtido na consulta eleitoral informal, realizada junto à comunidade acadêmica que o elegeu reitor e ao professor Telio Leite para a Vice-reitoria. A chapa formada por Julianeli e Telio recebeu mais de 53% dos votos, tendo o Conuni confirmado este resultado em votação uninominal. A decisão da escolha do dirigente da instituição, além de atender à resolução do Conuni, obedece a legislação específica para escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior. ..

Reconhecimento do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf é renovado pelo Ministério da Educação

O curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado no Campus São Raimundo Nonato (PI), obteve a renovação do seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a renovação, o curso passou por uma avaliação, por meio da visita de representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC. A visita dos representantes do Inep ocorreu no período de 23 a 26 de setembro do ano passado. 

Esta avaliação é realizada a cada três anos, no caso dos cursos de Arqueologia, que não possuem diretriz curricular nacional formalizada pelo MEC. Assim, é realizada uma análise documental e uma visita in loco pelos avaliadores específicos (ad-hoc) do Inep para emissão do Conceito de Curso. Nesta visita, são avaliadas a estrutura física da instituição, a condição pedagógica do curso e a atuação do corpo docente. 

Depois de avaliado, o curso recebeu Conceito de Curso igual a 4, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). Segundo o procurador institucional da Univasf, João José Gouveia, é necessário que o curso possua conceito acima de 3 para que sua oferta seja mantida pela instituição de ensino. “Em todas as dimensões avaliadas, o desempenho do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Univasf foi considerado pelos avaliadores como muito bom e excelente, resultando neste conceito”, afirma. 

O reconhecimento dos cursos avaliados foi divulgado na Portaria de Nº 57 no Diário Oficial da União (DOU) do dia 9 de março. Segundo Gouveia, todo curso superior necessita passar por avaliações periódicas para poder ser ofertado. “Primeiramente, os cursos precisam ser autorizados. Em seguida, precisam ser reconhecidos e periodicamente avaliados pelo MEC a fim de garantir a qualidade da oferta de cursos de nível superior no Brasil”, explica. ..

Matrículas de convocados no 1º Remanejamento do Sisu 2016 serão realizadas em 30 de março

A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, na próxima quarta-feira (30), as matrículas dos candidatos convocados no 1º Remanejamento do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG 2016). Os convocados irão preencher 132 vagas abertas em todos os cursos de graduação presenciais da Univasf. 

As matrículas serão realizadas, presencialmente ou por meio de procuração, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos remanejados para os cursos dos campi de Petrolina e Juazeiro farão o procedimento na sala 12, do bloco de salas de aulas, Campus Petrolina Centro (Av. José de Sá Maniçoba, S/N). Para os cursos ofertados em outros campi, a matrícula será realizada no campus onde o curso é realizado, conforme Anexo 1 da Portaria N° 3/2016

Os candidatos convocados para os grupos L1 e L2 (renda inferior a 1,5 salário mínimo per capita) devem preencher o questionário socioeconômico, através do endereço eletrônico do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) e postar os documentos comprobatórios até as 16h do dia 30 de março, caso não tenham realizado o preenchimento na época da convocação. Consulte Nota Oficial da SRCA sobre o procedimento. 

A documentação necessária para efetuar a matrícula consta no Edital N° 1/2016 do PS-ICG 2016. Outras informações estão disponíveis no Portal do Processo Seletivo.  ..

Estão abertas as inscrições para nova aplicação de exames do TOEFL – ITP na Univasf

O terceiro lote do ano de exames TOEFL-ITP que será ofertado durante o mês de abril na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas. São ofertadas 150 vagas para discentes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados em cursos presenciais e de educação a distância dos campi Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Servidores com Siape ativo há seis meses também poderão participar. O TOEFL – ITP é um teste de proficiência em língua inglesa que tem como objetivo diagnosticar o nível de conhecimento do idioma.

Os interessados devem realizar a inscrição no site do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) até três dias antes da realização do teste. A aplicação das provas será realizada no Campus Juazeiro (BA), no dia 5 de abril, às 14h, e nos dias 14 e 28 de abril, às 19h. Ao acessar o sistema, o candidato verá a disponibilidade de horário. Os candidatos que realizaram a primeira ou a segunda aplicação do TOEFL, deste ano, não poderão participar deste lote do exame. 

Aqueles que farão o exame pela primeira vez e os que já fizeram em anos anteriores realizarão provas diferentes. No dia do teste, é necessário levar documento de identidade válido com foto. É importante que os candidatos que quiserem alterar a data da prova ou queiram desistir, registrem no sistema com antecedência da aplicação para não serem prejudicados. 

Os problemas referentes à inscrição devem ser tratados, exclusivamente, por meio do chamado no Fale Conosco no site do Idiomas sem Fronteiras. Os tutoriais para auxiliar no procedimento de inscrição e para abertura de chamado estão disponíveis nos links abaixo.

Segundo o professor do colegiado de Artes Visuais e coordenador do programa Idiomas sem Fronteiras na Univasf, Fulvio Torres Flores, o TOEFL será realizado nos demais campi da instituição a partir de maio. Mais informações podem ser obtidas por meio das perguntas de número 6, 7 e 8, disponíveis no FAQ do site da Univasf do Programa IsF ou pelo e-mail [email protected].  ..

I Congresso Regional de Segurança em Saúde do Trabalho será realizado em Juazeiro

No dia 09 de abril acontecerá na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) o I Congresso Regional de Segurança em Saúde do Trabalho. O tema do evento é “Risco Zero. Segurança Total” e será realizado das 08h às 17h30. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected] e pelo aplicativo What’s App no número 87-9-8157-1301. 

“Nossa região é carente dessa área. Temos muitas empresas que oferecem material de qualidade, atendendo as normas, só que muitas vezes não são conhecidas. O nosso intuito é reunir essas empresas em um ambiente, poder apresentar para os profissionais que já atuam e para os jovens profissionais que estão chegando. Hoje o Vale tem a capacidade de ter um bom desenvolvimento na área de segurança. O técnico de segurança no Vale não tem um piso salarial na região e por isso também é importante debater o assunto.”, ressaltou um dos coordenadores do congresso, Anderson Sá, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (21)...

Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf está aberto para visitação de escolas

A exposição interativa de ciência do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está aberta para visitação de estudantes da educação básica de escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A exposição é formada, no total, por 20 experimentos interativos que abordam algumas áreas da física. O agendamento pode se realizado por escolas públicas e privadas com o prazo mínimo de antecedência de 15 dias. O EACC está localizado no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). 

Os interessados devem fazer um pré-agendamento, por meio do telefone do EACC: (74) 3614-1996, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 12h30. Depois disso, é necessário enviar e-mail para [email protected] com nome e contato dos professores responsáveis, a relação dos alunos participantes e a série, e aguardar a confirmação. A mostra é organizada para receber, no máximo, 40 alunos, sendo que a cada 20 crianças deve haver um professor da escola como acompanhante. 

Os estudantes poderão interagir com os experimentos da mostra, entre eles: seis experimentos de mecânica, seis experimentos de óptica, três experimentos de fluidos, dois experimentos de eletromagnetismo, dois experimentos de energia e um experimento de som. Os experimentos são apresentados em formato de instalações, a exemplo de cadeira giratória, espelhos côncavo e convexo, caleidoscópio e instrumento óptico de ilusão de movimento, entre outros. 

Em um segundo momento, os alunos podem participar de uma das oficinas dos kits da “Experimentoteca”, escolhido pelo professor, em que podem interagir com fenômenos de física, química e biologia. Durante toda a visita, as crianças são monitoradas por educadoras treinadas e supervisionadas por um coordenador do EACC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3614-1996, de segunda a sexta das 8h30 às 12h30, e no site do EACC. 

De acordo com o coordenador do EACC, Militão Figueiredo, o objetivo é difundir a cultura científica ao público escolar. “A visita é importante para que os alunos tenham contato direto com as experiências, já que, geralmente, em seus cotidianos, eles não têm acesso e aprendem ciência apenas decorando fórmulas”, afirma. Ele ainda ressalta que os professores podem preparar atividades para serem elaboradas durante a visita. 

Empréstimo - O EACC também realiza empréstimo de materiais para aulas. Estão disponíveis os kits que compõem a “Experimentoteca”, acervo desenvolvido pelo Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP), com experimentos de física, química e biologia, e cerca de 100 vídeos de temas variados do projeto “VerCiência”. Para retirar o material, o professor necessita fazer um cadastro prévio. O catálogo e os documentos necessários para a solicitação podem ser acessados no site do EACC.  ..