Foram encontrados 140 registros para a palavra: sisu

INSCRIÇÕES SISU: Candidatos devem ter cadastro no gov.br para concorrer às vagas

Os interessados em disputar uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos! O período de inscrições para o Sisu do segundo semestre (2º) deste ano terá início na próxima terça-feira (07), e será encerrado na sexta-feira (10).

Os candidatos só terão esse período para escolher as vagas e se inscrever no Sisu, por isso, é bom se preparar para não ter problemas no ato da inscrição, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços do Governo Federal. ..

Univasf realiza processo de heteroidentificação de matriculados na Chamada Regular do Sisu 2020 nesta terça (3) e quarta-feira (4)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) convoca os candidatos às vagas reservadas a pretos e pardos (Grupos L2, L6, L10 e L14), por meio do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2020, para realizar o procedimento de heteroidentificação.

Veja a íntegra da matéria AQUI..

Apesar de decisão, batalha judicial sobre o Sisu continua

A batalha nos tribunais com questionamentos ao resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prossegue, apesar de o governo Jair Bolsonaro ter conseguido na Justiça a liberação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O número de ações tem aumentado desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu no dia 18 de janeiro erros na divulgação das notas dos participantes do exame. Até a sexta-feira (31), a Advocacia-Geral da União (AGU) atuava em 50 processos com pedidos para a revisão dos resultados.

Responsável pela prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirma que 5.974 participantes receberam notas com erros. Segundo o órgão, a pontuação desses candidatos já foi corrigida.

O desempenho no Enem é usado pelo Sisu para selecionar estudantes para universidades de todo o país.

Desde terça-feira (28), quando o Superior Tribunal de Justiça (STJ) atendeu ao governo e derrubou ação que suspendia a divulgação das listas de aprovados, são mais nove processos sobre os resultados.

Há ações em 17 estados. Do total, quatro delas foram indeferidas e sete, individuais, concedidas. Não entra na conta a ação já derrubada no STJ, movida pela Defensoria Pública da União. A AGU afirmou que recorreu de todas as decisões até agora.

Apesar de alguns participantes terem conseguido liminar para a reavaliação dos resultados, o Inep ainda não atendeu essas determinações. A reportagem questionou o instituto sobre isso, mas não obteve resposta.

A primeira decisão foi concedida no Pará, na quinta-feira passada (23). A Justiça Federal determinou a revisão da correção da prova objetiva de uma estudante, autora da ação, nas áreas de linguagens e ciências humanas.

O prazo para o atendimento da ordem era de 48 horas. O Inep recorreu, com o argumento de que não houve prejuízo aos participantes, mas até agora não cumpriu a decisão. Na quarta-feira (29), uma nova decisão no Pará reforçou a obrigação de o Inep revisar as notas da candidata.

No despacho, o juiz Jorge Ferraz de Oliveira Junior afirma que deferiu o pedido para que "se afaste eventual dúvida quanto à limitação geográfica da divergência entre o caderno de prova e o gabarito oficial".

Mais de 95% dos quase 6.000 participantes do Enem afetados pelo erro reconhecido pelo Inep estão concentrados em quatro cidades: Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais, e Alagoinhas, na Bahia. Entretanto, há casos específicos espalhados por todo o Brasil, com exceção dos estados de Roraima e Amapá. O Inep não explicou por que há essa dispersão.

A decisão do juiz do Pará determina ainda a expedição de mandado, a ser cumprido por oficial de Justiça, para que o Inep comprove o cumprimento da decisão no prazo de 72 horas. O não atendimento está sujeito a pena de multa diária de R$ 500.

"O que estão fazendo com todos é um absurdo, ainda mais quando o ministro beneficia um aliado pelo Twitter", diz o advogado Toya Alexsandro Santos, que defende a filha nessa ação.

A Folha de S.Paulo revelou no domingo (26) que Weintraub determinou nova análise da prova do Enem de uma candidata após receber por rede social uma reclamação do pai dela, que nas sua publicações se mostra alinhado ao governo Bolsonaro.

Weintraub divulgou imagens de conversas com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, em que ambos tratam do caso. O órgão disse na ocasião que "não realizou nenhuma revisão individual a pedido do ministro, somente comunicou a ele o resultado das análises previamente feitas".

Na mensagem recebida por Weintraub, entretanto, o presidente do Inep relata informações específicas da participante, como o seu local de prova. "Fez a prova em Ribeirão Preto/SP. Conferido com a aplicadora", diz a mensagem.

O MPF (Ministério Público Federal) em Minas Gerais havia entrado com uma ação civil pública pedindo revisão das notas e interrupção do Sisu. Essa ação foi indeferida pela Justiça, e a Procuradoria ainda avalia se vai recorrer.

O erro nas notas foi causado porque, segundo o governo, houve troca de gabaritos devido a uma falha na gráfica que imprime o Enem desde o ano passado. Dessa forma, provas de uma cor foram corrigidas de acordo com o gabarito de avaliações de outra cor.

De acordo com informações da gráfica Valid, duas fases dos protocolos de controle falharam e não identificaram erros nos códigos dos gabaritos.

A Folha de S.Paulo revelou na quarta-feira (29) que o Inep abriu mão de fazer um recálculo nos parâmetros das questões da prova.

Como o Enem usa uma metodologia chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item), o cálculo da nota final do candidato depende do grau de dificuldade das questões e do padrão de acertos --se o candidato acertou questões difíceis e errou as fáceis, a pontuação é menor, porque o modelo considera que ele chutou.

Para que a metodologia funcione, a prova precisa ser calibrada com o resultado de uma amostra de alunos para que seja atribuído o peso das questões. Mas, após a identificação de notas com erros, o Inep não refez esse procedimento. Funcionários do MEC e do instituto afirmaram à reportagem que, dessa forma, eles não têm 100% de confiança nos resultados.

Como esse cálculo exigiria mais tempo para ser concluído, o governo Bolsonaro o deixou de lado para dar uma resposta rápida aos erros e manter o cronograma do Sisu.

O Inep defende a confiança dos resultados e diz garantir que não há mais casos de erro. À Justiça o instituto ainda argumentou que tem evidências técnicas de que esse recálculo seria uma medida inócua.

Para chegar ao número de afetados, o órgão inicialmente identificou quatro casos com erros e fez cruzamentos em uma amostra de participantes que tinham divergências de notas parecidas --casos com grande diferenças entre os resultados das provas do primeiro e segundo dia.

O Inep então cruzou os gabaritos corretos e também as outras opções de cor para encontrar inconsistências. Após esse processo, chegou ao número final de 5.974 casos.

O governo recebeu 172 mil reclamações de notas. Participaram do Enem 2019 cerca de 3,9 milhões de estudantes...

Matrículas dos aprovados no Sisu 2020 para a Univasf vão até terça-feira 4

Do dia  (31) até terça-feira (4), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estará mais movimentada do que costuma ser devido ao período de realização das matrículas dos candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. Este ano, 1.610 vagas serão preenchidas nos 30 cursos de graduação presenciais ofertados pela Instituição em todos os sete campi, nos estados de Pernambuca, Bahia e Piauí.

As matrículas estão sendo realizadas presencialmente no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, no campus onde é ofertado o curso selecionado pelo candidato (exceto os convocados para os cursos ofertados nos campi de Petrolina e Juazeiro, cujas matrículas serão concentradas no Campus Sede, no Centro de Petrolina). Os candidatos devem comparecer aos locais de matrícula com a documentação exigida no Edital N° 1 do PS-ICG 2020. No Campus Sede, o clima na manhã de hoje foi de tranquilidade e alegria. Muitos candidatos vieram acompanhados pela família e amigos, compartilhando juntos a conquista de entrar em uma universidade federal...

Em meio a crise no Sisu e Enem, secretário de Educação Superior do MEC pede demissão

O secretário de Educação Superior do MEC (Ministério da Educação), Arnaldo Lima Junior, pediu demissão nesta quinta-feira (30). Ele alegou motivos pessoais para deixar o cargo. Lima Junior apresentou o pedido de demissão por meio de carta, obtida pela reportagem. O agora ex-secretário era um dos principais auxiliares do ministro Abraham Weintraub. 

A saída dele se dá em meio a crise após a divulgação de notas do Enem com erros. A prova é usada para selecionar estudantes para universidades de todo o país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Na carta, Lima Junior afirma que se desliga da secretaria do MEC "para abraçar um novo propósito profissional"...

UNEB CONVOCA COTISTAS APROVADOS NO SISU 2020.1 PARA VALIDAÇÃO DE MATRÍCULA

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Juazeiro convoca os candidatos cotistas aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020.1 para validar a matrícula. O prazo termina nesta sexta-feira (31/01) e os selecionados devem apresentar alguns documentos. A lista com a documentação necessária está disponível no site do SISU/UNEB e no edital de matrícula.

No Departamento de Ciências Humanas (DCH) a validação acontece na sala da UATI, no horário das 8h às 12h. Já no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), o atendimento é no prédio administrativo. Essa fase de validação é obrigatória e eliminatória para o acesso dos candidatos ao sistema de cotas da universidade.   ..

Univasf divulga aprovados na Chamada Regular do Sisu 2020 e convoca para matrícula a partir de sexta-feira (31)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou, ontem (29), a lista de candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2020. As matrículas serão realizadas nas próximas sexta-feira (31), segunda (3) e terça-feira (4).

Os candidatos deverão observar atentamente o local de matrícula dos cursos para os quais foram aprovados e a documentação exigida para o procedimento. A Univasf disponibiliza neste processo seletivo 1.610 vagas para 30 cursos de graduação em sete campi, localizados nas cidades de Petrolina e Salgueiro (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso (BA) e São Raimundo Nonato (PI)...

Estudantes de Juazeiro e Petrolina vivem apreensão em relação à divulgação dos resultados do Sisu

Estudantes pernambucanos e baianos estão apreensivos em relação ao futuro acadêmico. Em Juazeiro, a candidata, Francisca Paiva, 47 anos é uma das que espera ansiosa a decisão. De acordo com a estudante "é um descuido e falta de respeito um erro destes que coloca em risco toda a confiança no Enem". 

Gabriel Marques, 17 anos, disse que o pior de viver a expectativa pelo resultado do Sisu é a ausência de um posicionamento oficial do MEC sobre o assunto. “Tem sido muito estressante. A gente fica pensando em mil possibilidades do que pode acontecer”, afirmou. Ele busca uma vaga na licenciatura em história da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)...

STJ libera divulgação do resultado do Sisu

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu hoje (28) liberar a divulgação do resultado das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A divulgação pelo Ministério da Educação (MEC) estava prevista para esta terça-feira, mas foi suspensa por uma liminar da Justiça de São Paulo, que também impediu o início das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni).

A decisão do presidente foi motivada por um recurso protocolado na noite de ontem (27) pela Advocacia-Geral da União para derrubar a liminar proferida pela desembargadora Therezinha Cazerta, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), que decidiu manter em vigor outra liminar concedida pela primeira instância da Justiça Federal para suspender a divulgação, sob alegação de que o governo ainda precisa dar um posicionamento “seguro e transparente” sobre a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. As notas no exame são usadas pelos estudantes para fazer inscrição no Sisu e concorrer a vagas em universidades públicas em todo o país...

MPF pede à Justiça suspensão do Sisu, Fies e Prouni por erros no Enem

O MPF (Ministério Público Federal) pediu à Justiça a suspensão das inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por causa dos erros na divulgação de notas do Enem. A Procuradoria também pede que os calendários do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Financiamento Estudantil) sejam alterados – os dois programas também usam as notas do exame.

O MPF demanda que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) realize nova conferência das notas dos candidatos. A ação foi apresentada nesta sexta-feira (24) à Justiça Federal em Minas Gerais, estado da maior parte dos candidatos com erros na correção da prova reconhecidos pelo governo. Após comemorar o que seria a melhor edição da história do Enem, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, informou sábado (18) que participantes receberam notas erradas. ..

UNEB oferta 963 vagas e 420 sobrevagas pelo SISU 2020.1

As inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), estão abertas, até este domingo (26), no site oficial do Sisu. Para o primeiro semestre letivo de 2020, a UNEB vai ofertar 963 vagas e 420 sobrevagas, distribuídas em 84 opções de cursos da modalidade graduação presencial.

Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. A UNEB reservará de 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos...

UNEB oferta 963 vagas e 420 sobrevagas pelo SISU para ingresso no semestre 2020.1

As inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), estão abertas até dia 26 de janeiro, no site oficial do Sisu. Para o primeiro semestre letivo de 2020, a UNEB vai ofertar 963 vagas e 420 sobrevagas, distribuídas em 84 opções de cursos da modalidade graduação presencial.

Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. A UNEB reservará de 5% de sobrevagas para indígenas, quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas escolhas de instituição de educação superior (IES), local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência. ..

Ministério da Educação reconhece instabilidade de inscrições no Sisu

O Ministério da Educação confirmou hoje (21) que as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos”. A expectativa é que o serviço se normalize em breve.
No começo da manhã, antes de entrar em reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, o ministro Abraham Weintraub postou vídeo, em seu perfil no Twitter, no qual informava que o Sisu estava “rodando normalmente” e já haviam sido feitas “quase 500 mil inscrições”.

No texto que acompanha a mensagem, Weintraub lembra que “cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes!” O período de inscrições vai até domingo (26), às 23h59.  Pode fazer a inscrição quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet...

Sisu: nesta terça começa corrida por mais de 230 mil vagas em universidades públicas; mais de 40% estão no Nordeste

No próximo dia 21 de janeiro, terça-feira, vai ser dada a largada para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até às 23h59 do dia 24, o aluno pode se candidata utilizando a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), revelada no dia 17. Ao todo, são 237.128 vagas em 128 instituições de ensino em todo o Brasil.

A região com maior número de vagas é o Nordeste, segundo levantamento feito pelo Quero Bolsa, plataforma de oferta de bolsas de estudo e vagas em instituições de ensino, através dos dados do MEC. São mais de 96 mil vagas, o que corresponde a 40,7% do total. A região com menos ofertas é a Norte, com pouco mais de 14 mil, 5,9% do total...

Mesmo com falha em correções do Enem, governo mantém data do Sisu

O Ministério da Educação (MEC) decidiu manter as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mesmo com os problemas com notas erradas. Conforme reportagem da Folha de S. Paulo, o MEC ainda não tem a dimensão do número de participantes do Enem 2019 com notas erradas por causa da falha na gráfica.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, garantiu que a situação deve ser resolvida até segunda-feira (20). Dia anterior a abertura das inscrições no Sisu. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse não trabalhar com a hipótese de adiar as inscrições...

IF Sertão-PE oferta 679 vagas em cursos superiores para o SiSU 2020.1

Nesta sexta-feira (17), com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será dada a largada para candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) poderem concorrer às 679 vagas disponíveis nos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada. As inscrições ocorrem, de acordo com o cronograma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, entre os dias 21 e 24 de janeiro, por meio do endereço eletrônico http://www.sisu.mec.gov.br/.

No campus Petrolina, são 60 vagas para os cursos de Licenciatura em Física, Computação e Química e 64 para o curso de Tecnologia em Alimentos. O campus Petrolina Zona Rural oferece 60 vagas em Agronomia e 25 para Viticultura e Enologia. Para o campus Floresta, são 25 vagas disponíveis no curso Gestão de Tecnologia da Informação. Em Salgueiro, os candidatos poderão escolher entre Licenciatura em Física, Sistemas para Internet ou Tecnologia em Alimentos, cada um com 60 vagas disponíveis. Em Santa Maria da Boa Vista, são 40 vagas na Licenciatura em Matemática. Já em Serra Talhada serão 70 vagas para o curso de Licenciatura em Física e 35 para Engenharia Civil. ..

Univasf ofertará 1.610 vagas para cursos de graduação presenciais pelo Sisu 2020

No próximo dia 17 de janeiro, serão divulgadas as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. É com este resultado do Enem que os candidatos interessados em ingressar nos cursos de graduação presenciais ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) poderão concorrer a uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020. Este ano, a Univasf irá disponibilizar pelo Sisu 1.610 vagas em 30 cursos de graduação presenciais, em sete campi, localizados em cidades dos Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí.

Para concorrer a estas vagas, o candidato deve se inscrever no curso desejado pelo Sisu 2020, utilizando a nota do Enem 2019. Em breve, a Univasf irá divulgar no portal do Ingresso Discente, o edital do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais (PS-ICG) 2020, que estabelece as normativas para a admissão de novos estudantes. Os candidatos também devem ficar atentos ao cronograma do Sisu 2020, que estará com inscrições abertas no período de 21 a 24 de janeiro...

Inscrições para o Sisu poderão ser feitas a partir de 21 de janeiro

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas de 21 a 24 de janeiro de 2020. O calendário do processo seletivo do primeiro semestre do ano que vem foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União. 

O resultado da seleção será divulgado no dia 28 de janeiro e a matrícula dos selecionados deverá ser feita de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados poderão participar da lista de espera também entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro...

UNEB convoca aprovados na 2ª chamada do  SISU 2019.2 para matrícula dias 26 e 29/07

A UNEB convoca para matrícula, em segunda chamada (lista de espera), os aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso no semestre letivo 2019.2, nos cursos de graduação presencial oferecidos pela universidade. Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas, que acontece entre os dias 22 e 23 de julho, no departamento onde funciona o curso escolhido. A lista de documentos solicitados está disponível no site do SISU/UNEB.

As matrículas de todos os candidatos selecionados (cotistas e não cotistas) ocorrerão nos dias 26 e 29 de julho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na coordenação acadêmica do curso em que foi selecionado. O Sistema do MEC realiza a seleção dos inscritos de acordo com o desempenho que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. A Gerência de Seleção Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta os aprovados a lerem com cuidado o edital de matrícula e a terem atenção com a data de matrícula e a documentação solicitada...

UNEB convoca aprovados no SISU 2019.2 para matrícula dias 18 e 19/06

A UNEB convoca para matrícula os aprovados, em 1ª chamada (chamada regular), pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC) nos cursos de graduação presencial oferecidos pela universidade.

Aqueles que optaram pelo sistema de cotas devem ficar atentos ao processo de validação para o acesso às vagas e sobrevagas reservadas, que acontece nos dias 12 e 13 de junho, no departamento onde funciona o curso escolhido. Essa etapa é obrigatória e eliminatória para todos os candidatos cotistas convocados. A lista de documentos solicitados está disponível no site do SISU/UNEB e no edital de convocação...