Foram encontrados 138 registros para a palavra: grupos

Gripe: Petrolina continua vacinando apenas grupos prioritários

A Prefeitura de Petrolina reforça que a vacinação contra a gripe no município não está disponível para toda a população, como vem acontecendo em algumas cidades do país.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização está mantida apenas para o público-alvo previamente definido na campanha pelo Ministério da Saúde, porque apesar de o município ter batido a meta e vacinar 100% do público geral, três grupos - crianças, gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias - ainda não alcançaram o percentual estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%...

Araripina bate meta dos grupos prioritários na campanha de imunização contra a gripe

A Secretaria de Saúde de Araripina, através do Programa Nacional de Imunização – PNI, termina o período de vacinação dos grupos prioritários com um saldo positivo da campanha contra gripe, iniciada no mês de março. A cidade atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e imunizou 91% dos grupos prioritários.

A vacinação foi destinada a gestantes, mulheres no período de até 45 dias pós-parto, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde ativos, idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica, caminhoneiros e motoristas de transportes coletivos, pessoas com deficiência, professores ativos da rede pública e particular, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional...

Petrolina atinge meta geral de vacinação contra gripe, mas continua imunizando grupos prioritários

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terminou nesta terça-feira (30), mas os postos de saúde de Petrolina continuam oferecendo as doses para os grupos prioritários a partir desta quarta-feira, 1º de julho. Apesar de atingir 100% do público geral, três grupos - crianças, gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias - ainda não conseguiram bater a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

O prazo para continuar registrando esse público no sistema do Ministério da Saúde é até 24 de julho. Ou seja, até essa data o público-alvo da campanha pode procurar os postos de saúde e se imunizar. ..

Grupos de ginástica do NASF em Juazeiro têm aulas virtuais de Educação Física

Com o objetivo de manter a rotina de exercícios de integrantes dos seus grupos de ginástica, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Juazeiro está disponibilizando para estes usuários aulas virtuais de Educação Física.

As aulas presenciais estão suspensas em decorrência das medidas restritivas adotadas no município para o enfrentamento ao novo coronavírus...

Bolsonaro voltou a defender o fim do isolamento social amplo para pessoas fora dos grupos de risco da covid-19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que espera a normalização da atividades do país em menos de "três ou quatro" meses, para não haver, segundo ele, uma complicação no cenário econômico.

Ao citar os gastos de cerca de R$ 600 bilhões para programas de combate à pandemia do novo coronavírus e manutenção de empregos e renda das empresas, o presidente comparou a situação às margens de um rio após a destruição de uma ponte...

Em casa, Carrancas Futebol Americano fará duelo pernambucano na semifinal da Liga BFA - Acesso Nordeste

Depois de muita espera, o Carrancas Futebol Americano já sabe quem será seu adversário na semifinal da Liga BFA -  Acesso Nordeste. No próximo dia 30/11, a equipe do Vale fará o duelo pernambucano contra a equipe do Caruaru Wolves. A partida será realizada às 17h, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina. O Carrancas já estava garantido no mata-mata desde e 3ª rodada da Fase de Grupos, busca manter a invencibilidade e chegar à sua segunda final.

De acordo com o presidente do Carrancas, Carlos Adonay, um impasse com o adversário acabou atrasando a definição da data. "Inicialmente o jogo estava marcado para ser dia 24/11, porém o Wolves só aceitava jogar 14h, horário muito desconfortável para a presença da torcida no estádio e além disso um horário perigoso para prática esportiva devido ao forte calor e a baixa umidade da época na região" afirmou...

Interdistrital: Resultados da última rodada da primeira fase mantém o equilíbrio nos dois grupos

Os resultados dos jogos deste domingo (03) deram ao Campeonato Interdistrital a perspectiva de grandes duelos na sequência da competição, quando as quatro vagas da semifinal começam a ser definidas nos jogos de volta da fase de grupos.

A começar pela surpreendente vitória do lanterna Pinhões sobre o líder Juremal por 2 a 1 fora de casa, resultado que manteve as quatro equipes do grupo A com chances matemáticas de sonhar com a classificação. Os gols que quebraram a invencibilidade de Juremal foram marcados por Piau e Fábio Araújo ainda no primeiro tempo, enquanto Rato descontou na etapa final para o time da terra do doce...

Carrancas Futebol Americano recebe Tropa Campina em última partida da Fase de Grupos da Liga BFA – Acesso Nordeste

Já classificado para os play-offs (mata-mata) da Liga BFA – Acesso Nordeste, o Carrancas Futebol Americano entra em campo no próximo dia 27/10 (domingo) com um objetivo: encerrar a fase de grupos com 100% de aproveitamento.

A partida acontecerá em casa, no Estádio Paulo Coelho, em Petrolina, às 16h. O adversário da vez é o Tropa Campina (PB), equipe que disputou a Elite por dois anos. Se os rivais já experimentaram o sabor de estar na 1ª Divisão, essa é a motivação que o Carrancas FA usa na temporada de caça ao título regional...

Mesa de Debates sobre Saúde do(a) Professor(a) será promovida por grupos de pesquisa da UNIVASF e UNEB

Nesses dias em que comemoramos o dia do(a) professor(a), do profissional que se dedica a arte de cuidar, é preciso discutir as condições vividas por tantos educadores seja a nível nacional ou regional. Desse modo, os grupos de pesquisas de duas das universidades presentes no Vale do São Francisco: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (NEPFEE - UNIVASF), Núcleo Estudos e Práticas sobre Infâncias e Educação Infantil (NUPIE) e Núcleo de Pesquisa Estudo dos Modos Contemporâneos de Existência em Educação, Cultura, Sustentabilidade e Subjetividade (ECUSS – UNEB) estão organizando a Mesa de Debate intitulada: Saúde de quem educa: tramas, fios e laços das condições de ser professor.

A Mesa de Debates acontecerá no próximo dia 21 de outubro, às 19 horas no Espaço Canto de Tudo/DCH III/UNEB – Juazeiro – BA. Terá como facilitadores:..

Relações Interpessoais e Dinâmicas de Grupos são temas do curso de extensão UNEB-DCH III

Na era da globalização, a comunicação eficaz é uma competência essencial e cada vez mais valorizada nas relações interpessoais. Portanto, saber se comunicar de forma assertiva, positiva e adequada é, hoje, um diferencial para as pessoas que desejam obter sucesso e excelência em sua formação acadêmica e atuação profissional.

Com base nisso, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus III – Departamento de Ciências Humanas (DCH), promove a partir do dia 08 de outubro, das 18h às 19h30 o curso “ Relações Interpessoais e Dinâmicas de grupo”...

GRUPOS DE COMUNICAÇÃO POPULAR DO VALE DO SÃO FRANCISCO SÃO PROTAGONISTAS DE WEB SÉRIE LANÇADA EM JUAZEIRO

O lançamento da Web série “Comunicação Popular e o Exercício da Cidadania no Vale do São Francisco” pautou no Arco da Ponte em Juazeiro a história e trabalho desenvolvido por grupos e instituições que promovem comunicação popular na região. O evento aconteceu na ultima sexta-feira (13) e reuniu moradores de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e região. O projeto audiovisual desenvolvido pelos estudantes do 7° período do curso de Comunicação Social: Jornalismo em multimeios, da Universidade do estado da Bahia (UNEB), dialoga por meio de produções áudio visuais que serão disponibilizadas na web o desenvolvimento da cidadania por meio da comunicação popular. 

Ao todo são seis episódios que abordam de que forma a comunicação é desenvolvida pelos grupos registrados: Carrapicho Virtual, no salitre; Rádio Curaçá FM, na cidade de Curaçá; Rádio Poste do Bairro Quidé e Rádio Escola do Colégio Prof. Pedro Raimundo Moreira Rêgo, em Juazeiro e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e Comissão Pastoral da Terra (CPT) que desenvolvem um trabalho na zona rural da região.  Em cada um dos vídeos, com duração de 5 minutos, é possível perceber o engajamento dos personagens que produzem comunicação como uma forma de resistência e representação. ..

Projeto promove intercâmbio entre grupos culturais do sertão pernambucano

Trocar experiências, costumes e ensinar um pouco da sua identidade cultural para outro grupo. Esse é o principal objetivo do Projeto Mestres Griôs do Xaxado e do Coco Trupé, que será realizado a partir do próximo dia 15, simultaneamente nos municípios de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, e de Serra Tralhada, no Sertão do Pajeú, importantes redutos de expressões da cultura popular pernambucana.

A ação inédita, que terá duração de dois meses, será protagonizada pelo Samba de Coco Raízes de Arcoverde e pelo Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, com destaque para os seus Mestres, respectivamente, Francisco de Assis Calixto Montenegro e Anildomá Willans de Souza. Entre as atividades, ambos irão realizar exposições, palestras, oficinas e apresentações culturais, mas desta vez saindo do tradicional e rotineiro ambiente, para ir além de suas cidades. ..

Funceb divulga selecionados no projeto Se Mostra Interior, Grupos de Juazeiro foram habilitados

O Se Mostra Interior é uma parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBa) e o Teatro Gamboa Nova, para selecionar seis obras de artistas visuais e seis espetáculos de artes cênicas, oriundos do interior do estado para compor a programação do Teatro Gamboa Nova de Julho a Dezembro de 2019.

Foram 145 propostas inscritas dos 6 macroterritórios da Bahia, de 27 de março a 11 de maio, quando o certame esteve com inscrições abertas. Destes, 109 atenderam todos os critérios estabelecidos no Item 6. da referida convocatória. Nas artes cênicas o projeto recebeu 73 propostas habilitadas e 36 nas artes visuais...

“Workshop do bem”: Transforma Petrolina oferece curso voltado para grupos de trabalho voluntário

Uma imersão de dois dias para aperfeiçoar o trabalho voluntário em Petrolina, fortalecer as ações solidárias e mobilizar mais pessoas para o serviço social. Esse é um resumo do “Workshop do bem”, um curso de formação da plataforma Transforma Petrolina que ocorrerá nos dias 22 e 23 deste mês, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev). Toda a programação é gratuita.

Serão no total 11 horas de aprendizado divididas em dois dias de imersão no universo do engajamento cívico e empreendedorismo social. Na segunda (22), o público vai conhecer experiências sobre inovação social; comunicação e mídias sociais para o voluntariado. Na terça (23), a imersão será focada em formação de redes voluntárias. Toda a programação será conduzida por especialistas do empreendedorismo social ligados ao Transforma Brasil e aos movimentos Novo Jeito e Porto Social...

WhatsApp: Usuários passam a escolher qual tipo de contato podem adicioná-los a grupos

Uma nova atualização do mensageiro WhatsApp, que vale a partir desta quarta-feira (3), possibilita ao usuário escolher qual tipo de contato pode ou não adicioná-lo aos grupos. O WhatsApp anunciou as novas regras de privacidade valem em atualizações para Android e iOS, para que o usuário possa ser adicionado em grupos, novos ou já existentes.

Para ativar a configuração, é necessário ir no campo "Configurações" no aplicativo, selecionar a opção "Conta", seguida de "Privacidade", depois selecionar a opção "Grupos" e enfim selecionar uma das três opções: "Ninguém", "Meus contatos", ou "todos". Ap selecionar a opção "Ninguém", o usuário passa a ter que aprovar a entrada em cada grupo para o qual você foi convidado. "Meus contatos" significa que somente usuários presentes na lista de contatos poderão adicionar a pessoa em um grupo...

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

É HOJE! Sorteio define grupos e tabela da Copa América

Lucas Figueiredo/CBF

A seleção brasileira vai conhecer nesta quinta-feira seus adversários e o caminho que terá de percorrer para conquistar a Copa América. O sorteio dos grupos será realizado na Cidades das Artes, no Rio de Janeiro, uma das sedes do torneio. São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador também receberão jogos...

II Encontro Regional dos Grupos de Agroecologia acontecerá em Ibimirim

Estão abertas as inscrições para participar da segunda edição do Encontro Regional dos Grupos de Agroecologia. O evento acontece de 14 a 17 de Fevereiro de 2019 na cidade de Ibimirim, no Serviço de Tecnologias Alternativas (SERTA). 

A proposta é reunir movimentos populares, povos ancestrais e grupos e iniciativas de Agroecologia e Economia Solidária do Nordeste para discutir práticas de cuidado com a terra a partir de oficinas, debates, vivências e rodas de conversa...

Grupos Juazeiro e Petrolina, família e amigos dos ciclistas que morreram na BR-428 atropelados protestam neste domingo, 13

Um protesto foi realizado na manhã deste domingo (13) na Orla de Petrolina. Participaram da manifestação cerca de 500 ciclistas, além de familiares e amigos de Anaelton Rodrigues Macedo e Rogério Teles de Siqueira, mortos no dia 23 de dezembro de 2018, após serem atropelados no km 176, da BR-428.

Segundo o integrante do grupo de ciclismo Família do Pedal de Petrolina, Eduardo José Julião da Rocha, o protesto foi organizado com a intenção de mobilizar as autoridades do município para melhorias na mobilidade e ainda cobrar justiça para o crime. “Esse movimento de hoje é para chamar atenção das autoridades. As nossas vias não estão boas para a mobilidade, vemos espaços para ciclistas apenas aqui na orla de Petrolina. Também queremos uma punição para quem merece. Nós estamos aguardando a lei agir como deveria”, destaca...

Mostra 14 de Dança reúne grupos de todo país em Petrolina de 11 a 16 de dezembro

‘Como viver junto?’ É a partir desta provocação que alguns dos principais grupos de dança do país se reúne em Petrolina – PE entre os dias 11 e 16 deste mês. Com uma programação cheia de espetáculos, oficinas, vídeos, performances e muitas conversas, a Mostra 14 de Dança chega à sétima edição focada na acessibilidade e com um olhar que vai do afeto à ética.

A realizadora do evento, cia de dança Qualquer Um dos 2, começa os trabalhos na terça-feira (11), no Sesc, com a oficina ‘Práticas de Ajuntamento’ ministrada por Mariana Pimentel, vinda do Rio de Janeiro. Daí em diante o tema da mostra vai estar nos quatro cantos do teatro Dona Amélia ao espaço Janela 353, no centro da cidade, ao lado do colégio Auxiliadora...