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Banco do Brasil lidera ranking de reclamações de clientes no primeiro trimestre

O Banco do Brasil liderou as reclamações entre clientes no primeiro trimestre deste ano, segundo ranking divulgado ontem (5) pelo Banco Central (BC). Em segundo lugar está o Bradesco e, em terceiro, a Caixa Econômica Federal. O ranking levou em conta os bancos com mais de quatro milhões de clientes.

Os principais motivos de reclamação de bancos nos três primeiros meses do ano foram irregularidades relativas à segurança, sigilo ou legitimidade das operações (a maior quantidade de reclamações nesse quesito foi direcionada à Caixa), oferta ou prestação de informação inadequada (liderada pelo Bradesco) e débito em conta não autorizado pelo cliente (o mais reclamado foi o Banco do Brasil).

O BC informou que o ranking, disponibilizado há 14 anos, passará por mudanças. A primeira delas já está implementada: de bimestral a divulgação passará a ser trimestral. “Detectamos que a elasticidade maior quanto ao prazo permite uma massa crítica mais qualitativa das reclamações”, disse o diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do BC, Isaac Sidney...

Sebrae oferece Curso de Atendimento ao Cliente

A Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, com o apoio do Senac, está com inscrições abertas para o curso de Atendimento ao Cliente, que será realizado de 24 a  28 de abril, das 19 às 22 horas, no Centro de Convenções de Petrolina. O objetivo é possibilitar que os participantes identifiquem, reflitam e planejem ações e procedimentos de atendimento nas empresas, garantindo a satisfação do cliente e gerando bons resultados.                                                     

Com carga horária de 15 horas, o curso é direcionado a empresários de comércio e serviços, e seus colaboradores. Estão sendo disponibilizadas 30 vagas, e as inscrições podem ser feitas até o dia 24 de abril, na loja online do Sebrae (loja.pe.sebrae.com.br).  O investimento é de R$80 por participante.

Serviço:..

COELBA TEM NOVO NÚMERO DE SMS PARA CLIENTE INFORMAR SOBRE FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, informa aos clientes o novo número exclusivo para o envio de SMS em caso de falta de energia elétrica: 26560.

Fácil, rápido, seguro e gratuito, o serviço exige que o cliente informe, na mensagem de SMS, apenas o número da conta-contrato disponível na conta de energia...

Clientes reclamam de preço da gasolina após anúncio da Petrobras

Apesar da nova redução de 3,1% dos preços da gasolina e nas refinarias, aunciada pela Petrobras, os consumiores se queixam que o valor dos combustiveis praticamente não teve alteração nas bombas de postos de Salvador e de cidades do interior da Bahia.

De acordo como IGBE, somente em outubro, a gasolina aumentou 10% na capital baiana e na região metropolitana mesmo com as duas reduções anunciadas pela Petrobras - em outubro, a empresa anunciou redução do valor do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% nas refinarias, mas o efeito também não foi notado pelos consumidores na ocasião...

INADIMPLÊNCIA: RUIM PARA SEU CLIENTE, FIM DO SEU NEGÓCIO

Lidar com o fechamento de uma empresa é um momento delicado para qualquer empresário. Os sentimentos de frustração, tristeza e arrependimento podem fazer com que ele desista de ter o próprio negócio e procure uma atividade alternativa como empregado.                

Segundo pesquisa do Sebrae Nacional, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de quase 30% no país. Em alguns Estados como Pernambuco a situação se agrava: esse índice de falências chega a atingir 42% das empresas...

Bancos começam a usar inteligência artificial no relacionamento com clientes

Decorar senhas e códigos de acesso está prestes a virar coisa do passado para os clientes de banco do país. Em breve, basta conversar com o celular ou com o computador para ver o saldo da conta, pedir um empréstimo ou negociar uma dívida, com garantia de que nenhum intruso se passe pelo correntista. A inteligência artificial está começando a ser usada no relacionamento com os clientes pelas instituições financeiras no Brasil. Em 60 dias, o Banco do Brasil oferecerá a novidade para clientes dos segmentos Private e Estilo Digital – de maior poder aquisitivo. Por meio do aplicativo da instituição financeira no smartphone, os correntistas terão acesso a um assistente que permite a realização de transações por meio do celular sem risco de fraude porque a biometria da voz do cliente estará gravada. 

O Bradesco testa tecnologia semelhante para que os clientes possam conversar com os computadores, ainda sem previsão de lançamento. Chamada de computação cognitiva, a tecnologia se baseia na capacidade de computadores cruzarem grandes volumes de dados e gerarem análises e respostas por conta própria. No caso de reconhecimento de voz, os computadores memorizam a voz do usuário para decodificarem padrões, descobrirem hábitos e interpretarem comandos. No Brasil, a novidade está sendo desenvolvida com base na ferramenta Watson, importada dos Estados Unidos. “A computação cognitiva é revolucionária. O computador tem a capacidade de ler, interpretar e entender o que está pesquisando para dar a resposta. Estamos desenvolvendo uma linguagem natural para o homem conversar com a máquina”, diz o vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Dezena...

Coelba alerta: 41 mil clientes deixarão de contar com Tarifa Social de energia por não atenderem mais os requisitos do Governo Federal

Em Juazeiro 438 famílias perderão o benefício.

Cerca de 41 mil clientes baianos que não atendem mais aos requisitos obrigatórios para ter direito à Tarifa Social de Energia deixarão de contar, entre o período de 27 de maio e 27 de junho (a depender da data de leitura de cada unidade consumidora) com o benefício que concede descontos de até 65% na conta de energia. São famílias com NIS (Número de Identificação Social) ou BPC (Benefício da Prestação Continuada) não localizadas no Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal; Famílias com benefício em mais de uma unidade consumidora ou famílias com renda incompatível ao que prevê a Resolução 572/2013 da Aneel (maior que meio salário mínimo por pessoa). O município com maior número de famílias que perderão a Tarifa Social é Salvador, com 4.608, em Juazeiro 438 famílias perderão o benefício...

AGE realiza monitoramento de seus clientes

O trabalho da AGE vai além do financiamento. Aqui é realizado o monitoramento com o propósito de prezar o desenvolvimento econômico dos clientes. Todos os empreendedores que recebem o crédito precisam ser monitorados como forma de auxiliar e acompanhar quem está iniciando o pequeno negócio, ou que já tenha o seu empreendimento.

As visitas são feitas com a supervisão da Diretora de Empreendedorismo Tatiany Calazans sempre acontece após o cliente adquirir o empréstimo. Segundo a diretora-presidente da Agência, Tereza Virgínia, um dos objetivos da AGE é acompanhar, monitorar e assessorar o modo como os empreendedores estão investindo o crédito adquirido, além de dar sugestões sobre o investimento, “É fundamental para o empreendedor nossas visitas que tem como principal finalidade de acompanhar como o cliente direcionou os recursos para se negócio”...

PETROLINA: AGE realiza monitoramento de seus clientes

Dando continuidade aos trabalhos e prezando sempre por um bom desenvolvimento econômico de seus clientes, a AGE realizou nesta semana mais uma visita de monitoramento a um dos seus empreendedores que Para quem está iniciando o pequeno negócio ou que já tenha o empreendimento.

As visitas são feitas com a supervisão da Diretora de Empreendedorismo Tatiany Calazans sempre acontece após o cliente adquirir o crédito. Segundo a diretora-presidente da Agência, Tereza Virgínia, serve como forma de acompanhar, monitorar e assessorar o modo como esses empreendedores estão investindo o dinheiro, além de dar sugestões de investimento, “Essa é uma das formas de orientar melhor o empreendedor”.

Ainda de acordo com diretora-presidente da AGE, “A monitoria da agência é importante para a manutenção e auxílio de nossos empreendedores. A cada visita nós podemos ajudá-los a melhorar o seu negócio.” expôs Tereza. A Agência faz o financiamento com juros de 1 % e facilita o retorno financeiro para quem está começando um negócio. A AGE fica na Rua da Simpatia, n-135, Centro Petrolina. O horário de funcionamento é das 8h a 13h de segunda a sexta...