Foram encontrados 102 registros para a palavra: Trabalho infantil

Casa Nova: Ações contra o trabalho infantil mobilizam toda a rede municipal

O município de Casa Nova iniciou dia 11 e continuou por toda a semana com mobilizações, atos, apresentações e palestras contra o Trabalho Infantil. Com culminância no dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, o município, em parceria com o CEAS Bahia – Conselho Estadual de Assistência Social e com o CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social, estendeu a mobilização por toda a semana com intensa participação de todos as secretarias.

As ações de iniciativa e realização da Secretaria de Desenvolvimento Social por meio da Direção de Proteção Social Especial Josivânia da Cruz Lima, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social- CREAS envolveu toda equipe: Abordadores Sociais, Educadores Sociais sobre a coordenação da Técnica responsável pelas Ações Estratégicas do PETI- Adriana Maria da Silva Carvalho e apoio da Equipe do CRAS, PBF, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Assistência Social...

Juazeiro recebe ações de conscientização contra a prática do trabalho infantil

A cidade de Juazeiro, vai receber ações realizadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia, em celebração mês dedicado ao combate ao trabalho infantil. As ações visam conscientizar a população da cidade e região sobre os malefícios dessa prática que atinge crianças e adolescentes do mundo inteiro. A data é celebrada desde 2002, quando foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A programação começou na última terça-feira (12), na Praça Santiago Maior, centro da cidade, com ações de divulgação sobre o trabalho infantil. Os eventos seguem até o dia 29 deste mês com distribuição de materiais gráficos em diversos pontos da cidade, como na Feira Livre, no Marcado São José, na Praça da Misericórdia, na Praça do Índio, na Avenida Oscar Ribeiro, entre outros. Os materiais alertam para os perigos de expor crianças e adolescentes ao trabalho. Além disso, várias palestras vão acontecer em diversos pontos da cidade até o dia 27 desse mês. ..

Município realiza ação educativa no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realizou durante toda a manhã desta terça-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, atividades educativas no centro da cidade com o objetivo de sensibilizar a sociedade a respeito do assunto. As equipes de abordagem da secretaria trouxeram para as ruas o tema da campanha nacional: ‘Não proteger a criança é condenar o futuro’ e com personagens e músicas infantis chamaram a atenção de quem passava.

O objetivo da campanha nacional, intensificada hoje, é informar, mobilizar e identificar possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  “Através dessa ação as pessoas são sensibilizadas e alertadas acerca da realidade do trabalho infantil. A sociedade ainda precisa compreender que a obrigação do sustento de uma casa não pode ser transferida para uma criança ou adolescente. Comprar doces, amendoim ou qualquer outro item das mãos de crianças é financiar o trabalho infantil”, afirmou a Diretora de Proteção Especial, Fátima Macedo...

Prefeitura de Petrolina intensifica ações de enfrentamento ao trabalho infantil

Com a proposta de garantir o direito de crianças e adolescentes a viver plenamente o período da infância, a Prefeitura de Petrolina está desenvolvendo diversas ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Através da Campanha "Brincar, SIM. Trabalhar, NÃO", o município está com equipes em pontos estratégicos da cidade realizando busca ativa e ações de conscientização.

As atividades da campanha, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), começaram no último final de semana nas feiras livres dos bairros: Cohab Massangano, Areia Branca, São Gonçalo, João de Deus e Ouro Preto. Nesta segunda-feira (11), as equipes da Secretaria Executiva de Proteção Social Especial estiveram na feira livre do bairro José e Maria conversando com feirantes e com a população...

Prefeitura de Juazeiro realiza campanha de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) deu início esta semana a mais uma campanha de combate ao trabalho infantil. Este ano, a campanha traz o tema ‘Não proteger a criança é condenar o futuro’ e serão realizadas ao longo do mês ações que promovam a sensibilização das famílias e da sociedade em geral a respeito do trabalho infantil. Uma palestra na escola Maria de Lourdes Duarte na última quinta-feira (7) e abordagens sociais noturnas deram início às atividades.

O objetivo da campanha nacional é informar, mobilizar e identificar possíveis formas de trabalho infantil nos diversos espaços da cidade.  Através das atividades realizadas as pessoas serão alertadas acerca da realidade do trabalho infantil, uma prática ainda comum em várias partes do mundo. Segundo os organizadores da campanha, o trabalho infantil se concentra em atividades de difícil fiscalização e apresenta-se principalmente em atividades informais, na agricultura familiar, no aliciamento pelo tráfico, em formas de exploração sexual, no trabalho doméstico e em atividades produtivas familiares...

Secretária participa do lançamento de Campanha Estadual Contra Exploração Sexual e Trabalho Infantil

A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama, participou nesta quinta-feira (10) em Salvador, do lançamento da campanha ‘A Exploração Sexual e o Trabalho Infantil não aparecem como esta propaganda’. O evento foi realizado no teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Segundo os organizadores, o objetivo da campanha é reforçar o combate a diferentes formas de violações que crianças e adolescentes são submetidas cotidianamente. As peças publicitárias lançadas hoje são marcadas por tons fortes e buscam alertar a população para a necessidade de denunciar os crimes. Todo o material está articulado com a marca ‘Fique de Olho!’, que foi criada com a intenção de fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes diante de violência sexual e trabalho infantil...

Campanha combate o trabalho infantil e exploração sexual com ações nos 417 municípios baianos

O combate ao trabalho infantil e a exploração sexual é o mote da campanha lançada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), nesta quinta-feira (10), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). O evento reuniu autoridades e representantes da área de Assistência Social de 162 municípios baianos. A ação é lançada justamente no período que antecede os festejos juninos, época em que aumenta a probabilidade de que esses crimes sejam cometidos. Para este ano, a secretaria adotou o tema 'O Trabalho Infantil e a Exploração Sexual não aparecem como esta propaganda' e utilizará outdoors , banners, panfletos, cartazes, spots de rádio e as redes sociais como ferramentas para divulgar as peças de combate ao abuso contra crianças e adolescentes.

Todas as ações integram a campanha Fique de Olho, que foi realizada no carnaval e agora foi reformulada e amplia o seu alcance para todos municípios baianos e deverá ocorrer em diversos períodos do ano.  "É importante que a gente esteja sempre alertando a sociedade sobre temas tão graves como a exploração sexual e o trabalho infantil. Aproveitamos este período de proximidade do São João, que mobiliza o nosso estado, para fazer esse alerta sobre os dois temas. A idéia é que os municípios nos ajudem a aumentar o número de denúncias no disque 100. Embora a Bahia seja o estado com o maior número de casos se trabalho infantil no Nordeste, consideramos que é necessário ampliar as denúncias. Lembrando que também é um dever de toda a sociedade combater esse mal", ressalta o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cézar Lisboa...

Audiência pública discutirá em Petrolina erradicação do trabalho infantil

Uma audiência pública, que será realizada terça-feira (20), discutirá a erradicação do trabalho infantil e os direitos das crianças e dos adolescentes em Petrolina. Promovido pela prefeitura, o evento faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas no município visando reduzir a exploração do trabalho infantil e conscientizar a população sobre esse crime.

A audiência está sendo organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com apoio do Conselho da Criança e do Adolescente e deve contar com a participação de representantes do Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Polícia Militar, entre outros. ..

Carnaval será de combate ao trabalho infantil para o Ministério do Trabalho

A alegria do Carnaval tomou conta do país e o Ministério do Trabalho (MTb) colocou o bloco do combate ao trabalho infantil na rua. As superintendências regionais, principalmente nos estados onde a festa é grande e atrai multidões, intensificaram a fiscalização e as campanhas de conscientização. Em vários locais, há ações programadas para enfrentar o problema.

No Brasil, o trabalho é proibido até os 16 anos. Dos 16 aos 18 é permitido desde que não ocorra no horário da noite, sobretudo das 22h às 5h, não seja insalubre ou perigoso e não faça parte da Lista TIP (Trabalho Infantil Perigoso), onde estão relacionadas as piores formas do trabalho infantil. E é aqui que entram as atividades relacionadas ao Carnaval, que ocorrem em locais muitas vezes impróprios para crianças e adolescentes, em horários inadequados e em situações que expõem a juventude a perigos...

Segunda etapa da campanha contra o Trabalho Infantil é iniciada em Petrolina

Cumprindo com o cronograma da campanha "Nenhum trabalho vale uma infância" promovida pela ACARI – Associação Civil de Articulação para a Cidadania, está sendo realizada a segunda fase desta ação de sensibilização e enfrentamento ao trabalho infantil em Petrolina/PE. A Acari é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, tem por missão o compromisso com a defesa dos direitos humanos, em especial das crianças, jovens e mulheres, bem como, a luta contra a exploração do trabalho infantil, que é uma das violações dos direitos que a associação é defensora.

Nesta segunda etapa estão sendo promovidas oficinas lúdicas, envolvendo inúmeras crianças que estão em situação de trabalho nas feiras livres em Petrolina/PE. Equipe e educadores sociais, capacitados pela Acari, atuam diretamente com as crianças, fazendo uso de temáticas sobre a exploração do trabalho infantil, os prejuízos advindos e as formas de enfrentamento, a fim de esclarecê-las...

Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil se reúne para definir planejamento de 2018

Está marcada para o próximo dia 21 de fevereiro a primeira reunião do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente da Bahia (Fetipa), para definir o planejamento de 2018. O encontro será as 14h, na sede do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador (Cesat).

Em janeiro, a Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) assumiu a presidência do Fetipa, com o objetivo de atrair novos parceiros para integrar o fórum e intensificar as ações de erradicação do trabalho infantil no estado...

ong Acari reforça o Combate ao trabalho infantil nas feiras livres de Petrolina  

Diversas ações para coibir o trabalho infantil continuam sendo executadas em Petrolina. Uma delas ganhou reforço nas feiras livres da cidade onde equipes da prefeitura e da ONG Acari vêm promovendo conscientização para reduzir a exploração de mão de obra infantil.

Além do trabalho permanente nos semáforos e em pontos estratégicos, equipes da prefeitura voltaram a reforçar as ações nas feiras livres, onde são registrados vários casos. A iniciativa teve início na última semana e vai levar as equipes para sensibilizar feirantes sobre o verdadeiro lugar das crianças...

Acari promove ação de sensibilização e enfrentamento ao Trabalho Infantil

O Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida; o que é proibido por lei. E o Brasil é um dos países com alto índice de crianças e adolescentes inseridas nesse contexto. Cerca de 2,7 milhões de crianças estão trabalhando, de acordo com o Mapa do Trabalho Infantil, realizado pela Rede Peteca, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

De acordo com dados colhidos pela ACARI – Associação Civil de Articulação para a Cidadania, o estado de Pernambuco ocupa a 22º posição no ranking de maior incidência de trabalho infantil, com mais de 123 mil jovens e crianças, com idades de 5 a 17 anos, exercendo atividades de trabalho, como destaca o site www.chegadetrabalhoinfantil.org.br, administrado pela Rede Peteca...

Ato simbólico marca encerramento de campanha contra o trabalho infantil em Petrolina

Um ato simbólico realizado sexta-feira (24), no centro de Petrolina, marcou o encerramento da campanha 'Maior Cuidado Com Nossas Crianças' que promoveu uma grande mobilização contra o trabalho infantil na cidade. Desde a última quinta-feira (16), equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos marcaram presença nos semáforos  para chamar atenção da comunidade sobre a importância de denunciar a exploração infantil.

Vestidos com a camisa da campanha, com faixas e cartazes, os participantes da ação reuniram-se na Praça do Bambuzinho e seguiram até à Praça Maria Auxiliadora onde deram as mãos e fizeram um ato simbólico para marcar o encerramento da ação que mobilizou mais de cem pessoas...

Petrolina lança campanha Maior Cuidado com nossas crianças com o objetivo de proibir trabalho infantil

Será lançada em Petrolina a Campanha ‘Maior Cuidado Com Nossas Crianças’. O evento acontece na terça-feira (14) a partir das 8h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).  Pontos de maior incidência de trabalho infantil, os semáforos da cidade serão os alvos principais da campanha que contará com equipes fixas em oito locais.

Além dos semáforos, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também atuarão em pontos estratégicos como a rodoviária e o Bodódromo, onde serão montados estandes com assistente social, psicólogo, agentes da Vara da Infância e membros do Conselho Tutelar...

Prefeitura vai intensificar combate ao trabalho infantil em Petrolina

Representantes da Prefeitura de Petrolina reuniram-se com conselheiros tutelares, segunda-feira (6), para discutir medidas de combate ao trabalho infantil no município. Na oportunidade, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos apresentaram um projeto que tem como objetivo desenvolver ações contínuas já nos próximos dias. Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho, lembrou que o trabalho infantil precisa ser combatido por todos e solicitou apoio do Conselho Tutelar na missão de enfrentar o problema.

“O trabalho infantil é uma violação de direitos que precisa ser combatida e isso é uma missão de todos nós. Este combate deve ser feito pelas famílias, pelo poder público e pela sociedade civil que sempre pode ajudar de alguma forma e o que pretendemos inicialmente é justamente fazer esta provocação e conscientizar a comunidade”, disse a gestora da pasta...

Profissionais da prefeitura são capacitados para identificar trabalho infantil em Petrolina

O enfrentamento ao trabalho infantil, que já vem sendo intensificado em Petrolina, será ainda mais fortalecido. É que profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) participaram nesta semana de uma capacitação sobre as formas de identificação e de combate à exploração infantil.

Partiparam da capacitação, a gerente da Proteção especial de alta complexidade, Helena Brandão; a gerente da Proteção Especial de média complexidade, Laise Macedo, além de educadores sociais das Ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti); educadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ; conselheiros tutelares e a coordenadora do Aepeti, Mara Marilac que destacou a importância da capacitação...

Petrolina participa de encontro estadual para discutir enfrentamento ao trabalho infantil

Com o objetivo de discutir estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil,  a Prefeitura de Petrolina marcou presença no Encontro Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) realizado nesta quinta-feira (6) no Centro de Convenções, em Olinda. Na oportunidade, o município de Petrolina foi representado pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Kátia Carvalho e pela secretária executiva, Dori Secchi.

O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e destinado a gestores e profissionais dos sessenta e oito municípios pernambucanos com  Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETIs)...

Entidades se unem no combate ao trabalho infantil nas feiras livres de Petrolina

A feira do José e Maria foi o local escolhido, nesta segunda-feira (12), para o início de uma campanha encabeçada pela Prefeitura Petrolina em parceria com outros órgãos de defesa das crianças para reduzir a exploração de mão de obra infantil na cidade. Intitulada "Petrolina diz não ao trabalho infantil", a iniciativa vai levar equipes para sensibilizar feirantes sobre o verdadeiro lugar da garotada, que é na sala de aula.

No primeiro dia da campanha, diversas crianças e adolescentes do José e Maria participaram de atividades culturais, lúdicas e jogos para estímulo da criatividade. Ainda foi assinado um termo de compromisso com os feirantes da região para evitar a exploração do público infantil. O projeto teve início no José e Maria e em seguida, vai para outras feiras da cidade, além de atuar nos pontos de festa junina e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)...

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado em Juazeiro com atividades educativas

Brincadeiras com palhaços, contação de histórias, sorvetes e muitas atividades educativas fizeram parte das ações alusivas ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil lembrado nesta segunda-feira, 12 de junho. A ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade em parceria com a Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro aconteceu durante toda manhã na Praça Antonílio da França Cardoso, Centro da cidade, com o objetivo de conscientizar a população para a importância dessa data.

A diretora de Proteção Especial da SEDES, Fátima Carvalho, considera este um trabalho vital para crianças e adolescentes, tendo em vista que o trabalho infantil além de causar muitos riscos também chega a ser prejudicial à saúde. “A criança que pega muito peso quando se torna adulta vai desenvolver problemas de coluna e postura, se trabalhar com agrotóxico vai ter problema de pulmão, entre outros malefícios. Precisamos entender que o adolescente só pode trabalhar na faixa etária correta e nas condições previstas pelo ECA”. Para ela, essa é uma ideia que ainda precisa ser combatida. “Temos uma cultura muito forte ainda de que as crianças e adolescentes precisam trabalhar. Precisamos compreender que se não cuidarmos das crianças hoje, futuramente elas vão ter problemas sérios pro resto da vida”, afirmou...