Acari promove ação de sensibilização e enfrentamento ao Trabalho Infantil

20 de Dec / 2017 às 11h00 | Variadas

O Trabalho infantil é toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida; o que é proibido por lei. E o Brasil é um dos países com alto índice de crianças e adolescentes inseridas nesse contexto. Cerca de 2,7 milhões de crianças estão trabalhando, de acordo com o Mapa do Trabalho Infantil, realizado pela Rede Peteca, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

De acordo com dados colhidos pela ACARI – Associação Civil de Articulação para a Cidadania, o estado de Pernambuco ocupa a 22º posição no ranking de maior incidência de trabalho infantil, com mais de 123 mil jovens e crianças, com idades de 5 a 17 anos, exercendo atividades de trabalho, como destaca o site www.chegadetrabalhoinfantil.org.br, administrado pela Rede Peteca.

Visando contribuir para a diminuição desses números em Pernambuco, principalmente em Petrolina/PE, a ACARI está promovendo campanha de sensibilização da sociedade no que se refere ao trabalho infantil.

A campanha, que será realizada em duas etapas, consiste, inicialmente, em alertar a população quanto ao Trabalho Infantil e convida a sociedade a se engajar neste movimento. Com o tema "Nenhum trabalho vale uma infância" a ACARI reuniu profissionais para, de uma forma lúdica, distribuir material informativo nos principais semáforos da cidade, como também em logradouros, rodoviária, feiras livres e no bodódromo de Petrolina/PE.

De acordo com Simone Araújo, Assistente Social da Acari e coordenadora da campanha de sensibilização e enfrentamento ao Trabalho Infantil em Petrolina, "A campanha surgiu de uma demanda do município a partir do número crescente de crianças em situação de exploração do trabalho infantil nas ruas da cidade, como também de forma mais expressiva nas feiras livres do município, contando com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A ACARI chama a sociedade a "enxergar" essa questão social e se unir para defender a infância de nossas crianças".

Esta etapa da campanha, que começou na manhã da última segunda-feira, se encerrará no próximo sábado. E a segunda etapa iniciará na segunda semana de janeiro de 2018. A Acari, sediada em Petrolina há 12 anos, exercendo atividades que buscam a promoção do exercício de cidadania e defesa dos direitos humanos, em especial das crianças do município e da região, convoca toda sociedade para que apoie a campanha, conhecendo e fortalecendo o objetivo da ação.

Ascom

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.