Foram encontrados 96 registros para a palavra: Mosquito

Univasf iniciou hoje (19) ações de combate ao mosquito Aedes aegypti com mutirão de limpeza no Campus Sede

As ações da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) de combate ao mosquito Aedes aegypti começaram na manhã de hoje (19), Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. Um mutirão de limpeza, realizado no Campus Sede, em Petrolina (PE), deu início à campanha “Univasf sem Aedes”. Um grupo com cerca de 20 funcionários terceirizados participou desta primeira ação, que promoveu a varredura e a limpeza de áreas externas do campus. O lançamento oficial da campanha “Univasf sem Aedes” será realizado nesta segunda-feira (22), às 9h30, na sala do Conselho Universitário (Conuni), com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e será transmitido ao vivo pela TV Caatinga

A ação de hoje teve início com a apresentação do programa “O Causo é Sério - Dengue” da TV Caatinga, WebTV da Univasf. O vídeo, apresentado pelo contador de causos Clenio Sandes, mostra a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti , que é transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Em seguida, o grupo se reuniu no auditório do Siass Univasf para uma apresentação sobre a importância do combate ao mosquito dentro e fora da Universidade. O reitor Julianeli Tolentino e integrantes da Comissão instituída pela Portaria N° 54/2016 (disponível no link abaixo) responsável pela mobilização contra o Aedes aegypti na instituição acompanharam o início das atividades. 

O mutirão percorreu o Campus Centro da Univasf para coletar objetos que possam acumular água e identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti . Os pontos foram fotografados para realização de análise da Comissão da campanha, que irá discutir as ações para combatê-los. O mutirão de limpeza foi orientado pelo coordenador de Supervisão, Operações e Serviços da Prefeitura Universitária, Ozevaldo Santos. 

Para o funcionário terceirizado Sebastião Eduardo da Silva, é necessário que as pessoas se unam e realizem esse tipo de atividade para combater esse problema no Brasil. “Nós que estamos na Univasf temos que também nos unirmos e esse mutirão foi muito bom, porque foi todo mundo fazer a limpeza com alguém indicando e passando para a gente”, ressaltou. 

A gestante e funcionária terceirizada Jéssica Nayara da Silva se preocupa bastante com a epidemia das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e em especial em relação à zika, associada aos casos de microcefalia em recém-nascidos. “Eu achei ótimo, porque é muito necessário o combate do mosquito e essa é uma ação para nós mesmos nos protegermos. Inclusive, por estar grávida, me preocupo muito”, afirmou. 

A comissão interna de mobilização em prol do combate ao mosquito Aedes aegypti foi criada na última terça-feira (16) e é formada por oito servidores da Univasf. O objetivo é promover diversas ações ao longo dos próximos meses em todos os campi da Univasf e junto à comunidade externa, na campanha “Univasf sem Aedes”.  ..

Escolas Municipais de Juazeiro se mobilizam no combate ao mosquito Aedes aegypti

Alunos das escolas municipais de Juazeiro entraram nesta sexta-feira (18), na mobilização nacional contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha foi lançada no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna, em Juazeiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Rui Costa e do Prefeito Isaac Carvalho.

Nas atividades, supervisionadas por professores e equipes das secretarias de Saúde e Educação, as crianças e adolescentes visitaram várias residências, orientaram as famílias, distribuíram material informativo e publicitário sobre o combate ao transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus...

Presidente Dilma Rousseff participará de palestras em Juazeiro nesta sexta-feira. A ação está entre as atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti

Com o intuito de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município de Juazeiro e também o aumento de casos de dengue, Chikungunya e do vírus Zika, o setor de Vigilância e Promoção a Saúde do município estará desenvolvendo até o próximo sábado (20) diversas ações de conscientização nos bairros da cidade.

Na sexta-feira (19), os trabalhos contarão com a presença da presidente Dilma Rousseff, que também virá a região para a inauguração de mais um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida na cidade em Petrolina. Durante sua passagem por Juazeiro, Dilma irá participar de uma palestra na empresa Moscamed, conhecida pelo desenvolvimento da técnica que modifica geneticamente o mosquito Aedes aegypti impedindo a sua proliferação, e também discursará em uma escola municipal sobre como prevenir o crescimento de focos do mosquito...

Aleluia: "Dilma lança campanha de combate a mosquito mas não entrega larvicida a prefeituras"

"A espetacular ação de marketing da presidente Dilma Rousseff para anunciar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti deveria ter sido precedida de uma avaliação honesta do descaso do governo petista com esse sério problema de saúde pública", afirma o deputado federal José Carlos Aleluia diante das denúncias do prefeito de Retirolândia, André Martins, nas redes sociais.

Em pleno surto de doenças, essa cidade do interior da Bahia ficou 60 dias sem receber o produto que combate as larvas do mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika.  Depois de insistentes cobranças, o larvicida que só pode ser adquirido pelos governos federal e estadual foi fornecido à prefeitura de Retirolândia numa quantidade mínima...

Prefeitura de Petrolina recolhe e recebe pneus para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue

A Prefeitura de Petrolina, através das Secretaria de Infraestrutura, informa que está com uma ação de recolhimento de pneus no município. O objetivo é diminuir o risco de criadouros do mosquito da dengue. Nesta quinta – feira, 11, a equipe recolheu pneus na estrada da Tapera.

As pessoas que quiserem descartar pneus devem levá-los até a Usina de Asfalto, depósito da Prefeitura, ponto de recebimento de pneus -  localizado na Avenida Jatobá, ao lado do Centro Zoonoses, lá eles estarão devidamente guardados, longe do acúmulo de água e da proliferação do mosquito...

Órgãos municipais se reúnem para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Sexta-feira, 5, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública uma reunião entre a Direção de Fiscalização, Coordenação de Endemias e RepresentanteS da Vigilância Sanitária. Na pauta foram discutidas situações que envolvem casos de dengue relacionados às áreas abandonadas e também levantamento de novos pontos de focos do mosquito aedes aegypti que podem estar presentes em inúmeras residências que se mantém fechadas ou abandonadas, pneus, depósitos a céu aberto, e demais locais que sirvam como reservatório.  

Para o Diretor de Fiscalização, Péricles de Jesus, “é um momento de nos alinharmos para trabalharmos em parceria, isso porque a SEMAOP pode notificar proprietários de terrenos que estejam acumulando resíduos que depois das chuvas podem ser transformados em criatórios do mosquito, assim como podemos identificar os proprietários de casas abandonados e solicitar dele a abertura para que os agentes de endemias possam realizar seu trabalho, bem como a vigilância sanitária”, concluiu. ..

Presidente da Moscamed conhece estratégias de controle de mosquitos adotadas pela Flórida

O combate ao mosquito Aedes aegypti no Brasil reuniu esforços do poder público e centros organizações de pesquisa a exemplo da Biofábrica Moscamed Brasil, sediada na região norte da Bahia. Após desenvolver o Projeto Aedes Transgênico - PAT que utiliza uma linhagem genticamente modficicado para controle e erradicção do mosquito, o presidente da biofábrica, Dr jair Virginio e a pesquisadora ICB/USP, professora Margareth Capurro, coordenadora do PAT, visitaram o Distrito da Flórida de Controle de Mosquitos (www.keysmosquito.org).

A visita aconteceu entre os dias 25 e 29 de janeiro e teve o objetivo de conhecer as estratégias de controle adotadas pela Flórida (EUA). “Defendemos uma abordagem baseada em monitoramento de qualidade, permitindo a aplicação de medidas com base na real situação de campo. A estratégia é aplicar o manejo integrado do mosquito, atacando o mosquito tanto na fase imatura (larva e pupa) quanto na fase adulta, utilizando todas as tecnologias disponíveis.  Inclusive a que temos. Não existe uma ferramenta que sozinha dará conta do controle do mosquito”, avaliou Virginio...

PREFEITURA RESPONDE A LEITORA QUE COBRA PROVIDÊNCIAS NO BAIRRO DOM JOSÉ RODRIGUES

A leitora Sara Gomes, moradora do bairro Dom José Rodrigues, pediu providencias com relação a um terreno fechado, cheio de lixo, que está possibilitando a proliferação de mosquitos Aedes Aegypti no bairro e a Prefeitura de Juazeiro emitiu nota respondendo. Veja:

"A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública já foi até o bairro Dom José Rodrigues e notificou o proprietário do terreno para que o mesmo regularize a situação da área dando o destino correto aos materiais. A secretaria informa que denúncias podem ser feitas pelo telefone (74) 3612-3574. "..

Secretaria de Saúde e Exército firmam parceria para combater mosquito Aedes aegypti

Em reunião, nesta quinta-feira (28), no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BIMtz), a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, e o Capitão Queiroz firmaram uma parceria para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti em Petrolina. "A gestão municipal tem buscado algumas estratégias para reduzir a circulação do mosquito Aedes e, nesta reunião, nós formalizamos mais uma ação positiva, com confirmação do apoio do Exército em nossas atividades", ressaltou a secretária de Saúde. Petrolina contará com um contingente de 35 militares, que começam a atuar no dia 13 de fevereiro, Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. ..

Ação recolhe pneus para evitar focos do mosquito transmissor da dengue em Casa Nova

Após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade, a prefeitura, através do gabinete municipal com apoio das secretarias de Urbanismo e Saúde, realizou uma ação para recolher pneus velhos na cidade para evitar focos de  proliferação das larvas do Aedes Egiptys que transmite a dengue, zika e chikungunya.

A equipe, que monitora os locais onde há acúmulo de pneus velhos, com a chegada das chuvas e a  intensificação da campanha de combate ao mosquito Aedes Egyptis, transmissor da dengue, passou a fazer a coleta de forma amis incisiva. Após o recolhimento, os pneus recebem a destinação própria...

Petrolina: Ordem Pública participa ativamente das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Secretaria Executiva de Ordem Pública de Petrolina, ligada a Secretaria da Cidade está empenhada na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Petrolina. Depois do grande volume de chuvas que vem caindo na cidade, as solicitações da população tem sido constantes.

As ações são coordenadas pela Defesa Civil, que vem somando as tarefas da fiscalização de posturas, através de inspeção e monitoramento do acúmulo de lixo e entulho em terrenos baldios da cidade, como também em imóveis fechados. Essa semana a Ordem Pública atendeu alguns chamados da população para a entrada e averiguação em imóveis fechados e até abandonados...

Prefeitura de Juazeiro responde através de nota sobre "Criatório de mosquitos" na samu, veja:

A secretaria Municipal de Saúde informa ao leitor Gilvan Dias, que enviou ao blog um relato sobre um criatório de mosquitos em caixa d´agua no SAMU (VEJA AQUI) que já foi solicitado pela direção da instituição o reparo da tampa quebrada da caixa d' água para a equipe de manutenção da Sesau e até esta quarta-feira (20) ela será substituída.

A Secretaria ainda esclarece que a ação ocorreu devido à ação de vândalos e pede que a população também colabore no combate ao mosquito da dengue. ..

CRIATÓRIO DE MOSQUITOS EM CAIXAS DE ÁGUA NO SAMU DE JUAZEIRO

Essas fotos são das caixas de água do SAMU em Juazeiro-BA, uma delas está com a tampa quebrada deixando a entrada livre para proliferação de mosquitos.

Com tantos casos de microcefalia e inúmeras campanhas para que o cidadão faça a parte dele não deixando água acumulada, os órgãos municipais não fazem sua parte...

Compesa reforça combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa inicia na próxima segunda-feira (18), a capacitação de leituristas que irão fortalecer as equipes no combate ao mosquito Aedes Aegypti na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte do Estado. Eles irão aprender a identificar focos de proliferação do mosquito e orientar os moradores sobre como eliminá-los. Serão duas turmas com 80 participantes cada. O treinamento acontecerá no auditório do Pró-Criança, na Rua Vigário Tenório, 135 – Recife Antigo. A primeira turma terá início a partir das 8h30 e a segunda às 14h, cuja capacitação será ministrada por Osvaldo Barbosa, da Secretaria de Saúde do Estado.

Para coordenar as medidas de combate ao Aedes Aegypti, a Compesa criou o comitê interno que é constituído por representantes de quatro diretorias: a Regional do Interior, Regional Metropolitana, Mercado e Atendimento e Articulação e Meio Ambiente e por dois técnicos especializados em monitoramento das Secretarias de Saúde e Planejamento e Gestão.O comitê, presidido pelo diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM), Aldo Santos, atua em conformidade com o comitê estadual para o monitoramento emergencial do enfrentamento das doenças transmitidas pelo mosquito, no qual a Compesa é representada por seu presidente, Roberto Tavares...

Secretaria de Saúde alerta população sobre risco de proliferação do mosquito da Dengue em Juazeiro

Com o início do período das chuvas a Secretaria de Saúde alerta a população de Juazeiro para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Klynger Farias, a dengue só é combatida com a união de esforços entre o poder público e a sociedade. "Se cada um fizer sua parte teremos êxito nesse combate", afirma Farias.

O Programa de Controle a Muriçoca e a Dengue (Aedes Aegypti), tem sido realizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro semanalmente nos bairros e nos canais que cortam a cidade. A ação – que vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas até a passagem do carro fumacê em todo o município – atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca...

Bahia lança aplicativo para mapear focos do mosquito Aedes aegypti

 
A partir desta segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora. 
 
A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), busca, simultaneamente, localizar os criadouros a partir do georreferenciamento (GPS) e acionar os órgãos municipais para a eliminação dos focos. Como resultado, espera-se controlar rapidamente os surtos. 
 
O aplicativo está disponível para download na Google Play e, até o fim do mês, os usuários da plataforma iOS poderão utilizar o sistema. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esta é mais uma estratégia complementar de combate ao mosquito. 
 
“Estimulamos a inovação e temos investido em iniciativas como o mosquito transgênico e testes rápidos, bem como analisado a eficácia de repelentes com nanotecnologia e pesquisas que estudam o bacillus thuringiensis e a wolbachia”, afirma o secretário. 
..