Foram encontrados 984 registros para a palavra: crianças

Audiência pública discutirá violência contra crianças e adolescentes em Petrolina


 
O vereador Edinaldo Lima protocolou esta semana na Câmara de Vereadores um requerimento que pede a realização de audiência pública para discutir os direitos da criança e do adolescente em Petrolina com foco nos recentes casos de violência contra crianças. 
 
A audiência está marcada para o próximo dia 15 de junho às 9h na Câmara de Vereadores e deverá contar com a presença de diversos órgãos de proteção às crianças e adolescente como o Ministério Público, Juizado da Vara da Infância e Juventude, Polícia Civil, Secretaria Estadual de Defesa Social, Procuradoria Geral do Município, Conselho Tutelar, Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Assessoria Especial da Primeira Infância.
 
"O objetivo é propor um espaço para debater com a população e poderes competentes sobre a violência e os crimes cometidos contra nossas crianças e adolescentes. Temos que continuar abordando continuamente este tema de modo que se fortaleçam as política pública, e a elaboração de um projeto que possam gerar impactos evidentes na redução desses casos e elucidação dos que já ocorreram", afirmou o vereador Edinaldo Lima. 
..

PETROLINA: Secretaria de Saúde alerta idosos, gestantes e crianças para vacinação contra gripe

Até o dia 03 de junho, em Petrolina, a Campanha de Vacinação contra Gripe será direcionada aos idosos (67,76%), gestantes (56,48%) e crianças (85,92%), grupos que registraram menor índice de vacinação. Os demais já alcançaram a meta estabelecida.

"O objetivo da gestão Julio Lossio é vacinar todas as pessoas do grupo prioritário, mas ainda há muitos idosos, gestantes e crianças que não se vacinaram. Por isso, até o final da campanha, a vacinação será direcionada para esses públicos específicos", explicou a secretária de Saúde, Mara Gonçalves...

Guarda Civil Municipal em parceira com a SEDIS realiza ações em bairros de Juazeiro

Como parte das ações relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, quinta-feira, 19 de maio, a Guarda Civil de Juazeiro em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) participou de uma ação em estabelecimentos da cidade.

As ações tiveram como objetivo conscientizar comerciantes de bares e estabelecimentos afins sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes. Para a Comandante da GCM, Josilene Lins essa atuação faz parte das estratégias do Programa Crack é Possível Vencer. "A mobilização acontece em vários locais da cidade, inclusive em postos de combustíveis. Pedimos à população que nos ajude nesse trabalho, denunciando à violação dos direitos da criança", pontuou...

75ª CIPM PROMOVE A FORMATURA DE DIVERSAS CRIANÇAS DO BAIRRO ALTO DO CRUZEIRO

Na manhã desta sexta-feira (20), a 75ª CIPM encerrou mais uma turma em suas atividades do PROERD. A formatura contou com a presença de autoridades militares, professores, alunos, pais, familiares e pessoas da comunidade. Para a realização desse evento foi de fundamental importância o elo que se estreita cada vez mais com as crianças, entre as idades de 4 a 14 anos juntamente com seus pais. No evento, foram entregues alguns presentes e efetuadas brincadeiras para interagir os policiais com as crianças.

Desde o começo do projeto que se tem a presença dos policiais nas escolas compartilhando o conhecimento e a experiência com o dia a dia da vida policial com esses alunos e mostrando vários exemplos para que a criança não tenha curiosidade de querer experimentar qualquer tipo de droga...

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Paula Bezerra-Psicóloga

Você sabe por que o dia 18 de maio foi escolhido como o “Dia Nacional de  Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes?” No estado do Espírito Santo, na data de 18 de maio de 1973, uma criança de apenas oito anos de idade foi sequestrada, espancada, estuprada e morta. Os criminosos ficaram impunes...

Assistência Social de Casa Nova mobiliza a sociedade Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Casa Nova, em parceria com o Conselho Tutelar, realizam nesta quarta-feira, 18, para a mobilização Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.  A caminhada deve percorrer as principais avenidas da cidade, a partir das 8h.
 
Ao final da caminhada, apresentações culturais e de esportes serão realizadas na quadra poliesportiva. Segundo o secretário da pasta, Jozimário Meneses, Marinho, tem como objetivo alertar toda a sociedade para o tema. "Precisamos sensibilizar a todos para que possamos diminuir cada vez mais os índices na nossa cidade", pontua.
 
As denúncias de abuso ou exploração (quando há lucro financeiro) de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100, ao Conselho Tutelar e nas Policias Civil e Militar. O Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei federal n.º 9.970/00 e em todo Brasil são deflagradas campanhas nesta data com o tema 'Faça Bonito'. "Cada um de nós tem o dever de ser vigiante e proteger nossas crianças desse crime", ressalta Marinho. ..

Seduc segue com visitas a Escolas no interior do Município de Petrolina

Escolas Municipais de Izacolândia, interior de Petrolina, receberam a equipe da Seduc nesta quinta-feira (12). Junto com o grupo de superintendentes e técnicos da Seduc a secretária de Educação, Gilmara Lacerda está dando continuidade às visitas às unidades escolares. As ações servem para verificar a execução dos programas, identificar possíveis falhas e orientar os gestores e coordenadores pedagógicos.

A Escola Municipal Prof. Lucia Moreira de Lima Souza, foi a primeira receber a visita, a unidade atende alunos do 1° ao 5° ano, e é equipada com sala de recurso, quadra de futebol, laboratório de informática e sala de leitura. Outra escola visitada também foi a Guido Alves Cardoso. Segundo o gestor, Neilson Saraiva de Menezes, a unidade conta hoje, com quase 300 alunos e realiza Atendimento Educacional Especializado (AEE)...

UPAE de Petrolina sediou o 5º mutirão de atendimento às crianças com suspeita de microcefalia no estado

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) sediou, na sexta-feira (13), o 5º mutirão de atendimento às crianças com suspeita de microcefalia no estado – os primeiros aconteceram em Recife e mais dois em Caruaru. Os mutirões são realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Gerências Regionais. Em Petrolina, a ação deu início ao referenciamento da UPAE como unidade de saúde que irá atuar na reabilitação e estimulação precoce dos casos de microcefalia confirmados na IV macrorregião, que compreende 25 municípios.

De acordo com a neuropediatra Vanessa Van Der Linden – médica pernambucana que realizou o alerta às autoridades sobre o aumento do número de casos de microcefalia – os mutirões tem como objetivo levantar dados para elaboração de um panorama mais preciso sobre a doença em Pernambuco. "Ainda não há um grupo definido, pois existem muitas crianças aguardando para fechar o diagnóstico. Algumas foram notificadas quando nasceram por apresentarem um perímetro cefálico menor do que 32cm, estabelecido como padrão. Mas, esse dado por si só não define a doença. Precisamos realizar uma avaliação clínica e análise de exames de imagem, entre outros fatores. Dentro dessa perspectiva podemos descartar a microcefalia; identificá-la como proveniente de outras causas, que não seja a infecção congênita; ou confirmá-la associando-a ao Zica vírus", explicou durante os atendimentos...

Campo Alegre de Lourdes inicia campanha contra exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

Mobilizar alunos e professores das escolas públicas, estaduais e municipais, a participarem da caminhada em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse é o objetivo da campanha promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Campo Alegre de Lourdes, em parceria com Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além dos representantes das instituições de ensino. A ação teve início terça-feira (10) e acontecerá até o próximo dia 18.

Durante os dias do evento, estudantes do ensino fundamental e médio participarão de palestras com Assistentes Social, Psicólogo e Conselheiros Tutelares, onde serão estimulados a refletirem sobre a proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, com ênfase no enfrentamento da violência sexual, além de tomarem conhecimento sobre os canais de denúncias de casos de violência sexual, através do disque direitos humanos (100), bem como por meio do CREAS, do CRAS e do Conselho Tutelar...

Alfabetização na idade certa transforma a realidade de crianças

O fortalecimento da educação básica na rede estadual de ensino e o estimulo do protagonismo juvenil compõem um dos cinco eixos temáticos do Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação. Mas para que esses resultados sejam alcançados, um trabalho de base tem sido desenvolvido com excelência por profissionais engajados nas escolas estaduais. 

O programa inclui atividades que contemplam o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, compromisso firmado entre o governo federal e os estados, com o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. "A proposta do Educar para Transformar é que os alunos tenham o seu direito de aprendizagem garantido", afirma Sandra Regina Souza, professora do Colégio Estadual Vale dos Lagos, em Salvador. ..

Escola Nota 10: Creche Ana Maria Morgado incentiva o convívio das crianças com a natureza em Juazeiro

Com o objetivo de despertar nas crianças a importância da relação direta com a natureza, a creche Ana Maria Morgado Chaves implantou o projeto ‘Jardim dos Valores’, que há dois meses vem desenvolvendo diversas ações, em parceria com os pais dos alunos, a Universidade Estadual da Bahia – UNEB e os produtores rurais do Salitre...

Crianças do Monsenhor Bernardino participam de passeio

Como parte das ações desenvolvidas pelo município de Petrolina no processo de pós-ocupação de  empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida,  crianças do Residencial Monsenhor Bernardino participaram de um passeio ecológico.  A ação foi desenvolvida dentro do programa de trabalho social e o grupo conheceu a trilha ecológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Jardim Botânico do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) do Exército Brasileiro.

"As atividades desenvolvidas após a entrega dos residenciais são uma maneira de dar todo o suporte às famílias que devem se adaptar a uma nova realidade, pois passam a viver em uma grande comunidade. Então são pensadas e realizadas ações sociais que envolvam a todos", afirmou a secretária Executiva de Habitação, Ednalva Gomes...

Corrida Tiradentinnhos reuniu centenas de crianças neste feriado em Juazeiro

Nesta quinta-feira (21), mais de 350 crianças e adolescentes, acompanhados dos pais e familiares, participaram da 14ª edição da Corrida Tiradentinhos, evento que homenageia ao pai do Inconfidência Mineira, Tiradentes, além de incentivar a prática do esporte no município e região...

Profissionais da UPAE e HDM trocam experiências sobre a reabilitação de crianças com microcefalia

Na manhã desta terça-feira (05), uma equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) visitou o Hospital Dom Malan (HDM) para conhecer a realidade do atendimento ambulatorial do setor de pediatria. A UPAE, através de uma indicação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, irá se tornar referência na reabilitação de crianças com microcefalia da IV macrorregião de saúde do estado e, para isso, o estabelecimento de saúde e seus profissionais precisam se adequar ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos.

“Na UPAE nós atendemos apenas adultos. A partir do mês de maio iremos trabalhar com uma nova realidade, que consiste na reabilitação de crianças com microcefalia. É, sem dúvida, um desafio, mas que nós abraçamos com muito amor, porque trabalhar com esse público é extremante gratificante. Para oferecer o serviço, que essas crianças e suas famílias merecem, nós estamos primeiro nos preparando. Essa visita de hoje serviu para conhecermos os espaços de atendimento e o trabalho realizado no Dom Malan, que é referência na triagem e diagnóstico da doença. A partir dessa troca de experiências, nós iremos montar um plano de trabalho, que inclui, por exemplo, a compra de equipamentos como tatames e brinquedos”, explica a fisioterapeuta da UPAE, Rosemary Gonçalves...

Caravana da Saúde já realizou 630 consultas oftalmológicas em crianças

O programa Caravana da Saúde da Prefeitura de Juazeiro esteve nesta quarta-feira, 30, no bairro Alto da Aliança, em sua décima segunda edição. Entre as especialidades oferecidas a população, uma das mais procuradas é a oftalmologia, que neste projeto, especificamente tem como público alvo alunos da rede municipal de ensino. De janeiro até a presente data, a Secretaria de Saúde registrou 630 consultas.  

Hoje pela manhã cerca de 50 alunos da Escola Municipal Profª Carmem Costa Santos foram avaliados pelo oftalmologista, entre eles David Barbosa de 6 anos. A mãe, Gilvanete Nunes Barbosa, de 36 anos, revelou que o filho vinha apresentando dificuldade de leitura na sala de aula e a oportunidade de ter acesso aos serviços no seu bairro foi maravilhosa porque descobriu o problema de saúde do filho. “Graças à caravana meu filho foi consultado. O médico identificou o problema e agora ele terá que usar óculos para corrigir o problema”, disse a mãe do pequeno David. ..

FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA PODEM TER DESCONTO NA CONTA DE ENERGIA

A Coelba informa que as famílias que têm crianças com microcefalia, associada ao vírus da zika, podem obter o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do governo federal que concede descontos de até 65% na conta de energia. Para participar, a família precisa estar cadastrada junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, com atenção à categoria do Benefício da Prestação Continuada – BPC. Essa categoria é voltada para pessoas com deficiência, dentre as quais estão inseridas as crianças com diagnóstico de microcefalia.

Para o cadastro na Coelba, é preciso apresentar o número do benefício em qualquer canal de atendimento da empresa (agências de atendimento, rede Coelba Serviços, ou site www.coelba.com.br). A Coelba irá conceder o benefício às crianças cadastradas nas agências do INSS na capital e interior. Além de apresentar o número do BPC do beneficiário na categoria 87, o pai ou responsável deverá, também, ter em mãos o CPF, documento de identificação com foto e uma conta de energia do local onde mora a família, para efetivar a solicitação do desconto. Não é necessário ser o titular da conta. Vale destacar que não é preciso levar a criança às agências de atendimento ou rede Coelba Serviços. Basta que a solicitação atenda aos critérios, comprovados por meio da documentação apresentada...

Espaço do Leitor: Conselho Tutelar de Juazeiro e a política para crianças e adolescentes

Caro Geraldo,

A minha preocupação com o atual Conselho Tutelar de Juazeiro e com a política para crianças e adolescentes vem aumentando. Em nossa cidade, como se não bastasse o prejuízo social que tivemos com quase todos os conselhos passados, em conversa com um dos conselheiros soube inacreditavelmente que os mesmos não possuem nenhuma formação na área...

Prefeitura define data para reabertura do Parque Josefa Coelho

O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, determinou a data para inauguração da reforma do Parque Josefa Coelho, que será no próximo dia 09 de abril. As obras envolvem  a inauguração de uma academia ao ar livre,  reparação do parque infantil e  implantação de novos brinquedos, reforma geral da pista de caminhada e todos os equipamentos existentes, substituição dos equipamentos danificados, implantação de campo de futebol Society gramado, bancos, lixeiras, calçadas, além de iluminação e espaço para praticantes de outros esportes, como os skatistas...

Prefeitura de Petrolina acolhe crianças órfãs após assassinato da mãe

Quatro crianças, que ficaram órfãs após o homicídio da mãe, foram acolhidas pela prefeitura de Petrolina, através das equipes socioassistencial. Simone do Nascimento Silva (24) residia na invasão no bairro Pedro Raimundo, ela deixou filhos com idades entre 1 e 9 anos. 

 A Gestão municipal, através da Secretaria de Cidadania, tem  uma equipe de prontidão para casos como estes, coordenada pela Secretaria Executiva de Proteção Especial. As  crianças e adolescentes, que têm seus direitos violados são acolhidas em um abrigo. O acolhimento dos menores apenas acontece após autorização da Vara da Infância e Juventude. A secretaria de Cidadania, o Conselho Tutelar,  Conselho da Criança e do Adolescente  e a Vara da Infância e Juventude, se uniram para tratar  desse caso com a atenção e cautela que ele exige. 

Entenda o caso

De acordo com Neide Alves, coordenadora do Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (CRELPS), após a mãe das crianças  ter sua vida ceifada, os menores foram encaminhados para um centro de recuperação. Segundo a coordenadora, a avó materna dos menores solicitou  que as crianças fossem levadas pois precisavam de  banho e comida. 
O CMDDCA e o Conselho Tutelar se dirigiram ao local e deram procedimento as normas legais para que o direito das crianças prevalecesse. A Vara da Infância e Juventude, coordenada pelo Dr.Marcos Bacelar, oficializou  o pedido de acolhimento dos menores, que permaneceram no local até a chegada da ordem para que elas fossem abrigadas. 

No abrigo municipal, as crianças passaram por avaliação psicológica e receberam todo apoio das equipes na acolhida dos menores.  Os menores começaram  tratamentos médicos necessários, devem passar por mais exames ao longo da semana e permanecerão abrigadas até que a Vara da Infância os encaminhe para outro local. ..

Lei torna obrigatório exame de vista para crianças baianas em 1º ingresso escolar

Lei promulgada na última segunda-feira (15) torna obrigatório o primeiro exame oftalmológico completo para toda criança em primeiro ingresso em creches ou escolas. A sanção da lei Nº. 13.546 foi assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Deputado Marcelo Nilo, e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta quarta-feira (17). A lei será regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de até 90 dias da data que entrar em vigor. De acordo com a nova regra, as instituições deverão, no ato da matrícula, observar a realização do Primeiro Exame de Vista da criança e, em caso negativo, garanti-lo a partir da articulação com os serviços de assistência social e saúde.

A comprovação do exame será feita por meio do cartão ou caderneta de vacinação da criança. A lei também prevê que o estado e os municípios deverão promover, anualmente, campanha educativa para a realização do Primeiro Exame de Vista da criança que ingressar na creche ou escola. Ainda de acordo com a publicação, as despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias...