Foram encontrados 1208 registros para a palavra: Uva

COM AS CHUVAS OS VELHOS TRANSTORNOS NO JARDIM FLÓRIDA, TABULEIRO, PARQUE CENTENÁRIO, NOVO ENCONTRO E ALTO DO ALENCAR

Após as chuvas da madrugada desta segunda-feira (25) em Juazeiro vários bairros ficaram praticamente isolados, sem transporte público e moradores sem poder sair das suas casas. O Blog GJ Notícias fez um levantamento dos bairros mais afetados:

..

Ministro diz que "nos últimos dois meses não houve chuvas onde ficam os reservatórios, por isto adotamos a bandeira vermelha"

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje (28) que há a uma boa expectativa de chuvas para o próximo verão. Na avaliação do ministro, deve haver recuperação dos reservatórios das usinas hidrelétricas nós próximos meses, apesar da baixa nas precipitações ter levado a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a acionar a bandeira tarifária vermelha. “As expectativas são positivas no sentido do regime de chuvas para o próximo período de verão”, disse ao comentar a alta dos preços da eletricidade após participar da abertura 19º Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar Etanol.

A Aneel informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será a vermelha, no patamar 1, quando há um acréscimo de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Em outubro, a bandeira foi a amarela, cujo acréscimo na conta é de R$ 1. De acordo com a agência, a decisão de elevar o patamar da bandeira se deve ao fato de que, apesar de novembro ser o mês de início do período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, o regime de chuvas está abaixo da média histórica. Segundo a agência, nesse cenário aumenta a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais alto, o que incide sobre da energia...

Nota de Falecimento e Pesar: Morre a viúva do Pastor Manuel Marques

O céu ficou mais rico e a terra empobreceu. Partiu para o Senhor a irmã Benedita, uma valente de Deus na Terra.

Nós, os Pastores filiados ao COPAJ - Conselho de Pastores de Juazeiro, expressamos a nossa solidariedade à família da irmã Benedita Alves de Souza e membros da Assembléia de Deus Missão em Juazeiro. ..

Após chuvas, prefeitura reforça limpeza de canais e alerta para descarte irregular de lixo

O trabalho de manutenção de canais, que já vinha sendo realizado pela Prefeitura de Petrolina, está sendo intensificado após as chuvas da madrugada de quarta-feira (23). O programa  'Cidade Mais Limpa' realizou nos últimos dois meses a limpeza de mais de 10 canais, entre eles, os dos bairros Jardim Amazonas; Jardim Petrópolis; Antônio Cassimiro; Loteamento Recife; Loteamento Eduardo; Dom Avelar e da Avenida Honorato Viana. A partir desta semana, canais dos bairros Vale do Grande Rio e Ouro Preto vão receber manutenção para a retirada de resíduos. 

Apesar dos esforços da prefeitura, o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, lembra que é necessário contar com o apoio e a conscientização da população para não fazer descartes indevidos nesses canais. "Seguimos com um trabalho que já vem acontecendo com muita constância de maneira preventiva. Agora, com a chuva queremos garantir que esses canais estarão limpos para drenagem adequada da água do entorno, e esse é um trabalho em conjunto com a população, por isso pedimos a colaboração de todos.", frisa o gestor. ..

Previsão do tempo: Semana em juazeiro e região será de altas temperaturas

A semana em Juazeiro e região começa com altas temperaturas e muito calor. Segundo o Instituto Climatempo, a mínima de 23ºC e máxima de 35ºC entre segunda-feira (21) e sexta-feira(25), podendo haver pancadas de chuvas isoladas na quarta, quinta e sexta-feira.

Confira a previsão do tempo..

PROBLEMAS DA COMUNIDADE JUAZEIRENSE: POSTE NA AVENIDA ADOLFO VIANA E LIXO NA RUA QUINTINO BOCAIUVA.

Em contato com o Blog GJ Notícias na noite desta quinta-feira (09) moradores dos bairros próximos à avenida Adolfo Viana dirigiram pedidos à concessionária de energia Coelba no sentido de trocar um poste que está colocando em risco à vida dos transeuntes. Veja: “Geraldo esse poste aí é na Adolfo Viana. Nós moradores estamos reclamando das condições desse poste. Já ligamos para Coelba que ficou de trocar e até agora nada. Ele fica localizado na esquina da Pit Stop Lanches”.

..

Exportação de uva e manga anima produtores de Juazeiro e Petrolina

Produtores estão animados com o ritmo de exportações de frutas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Esse é considerado o melhor semestre para os produtores de uva da região. Se esse movimento for mantido, o Vale do São Francisco pode alcançar a marca recorde de 1 bilhão em exportações em 2020. Em uma fazenda de Petrolina, 300 pessoas trabalham pra dar conta da colheita e cada um colhe em média, 500 kg de uva por dia. São centenas de cachos prontos para cruzar o oceano atlântico, rumo à Inglaterra.

O supervisor agrícola, Marcos Pereira, conta que a expectativa é de exportar aproximadamente 2.600 toneladas. “Esse primeiro semestre todo mundo teve dificuldade e a gente tem um mercado promissor tanto para os Estados Unidos como pra a Europa que são os principais países que a gente tá trabalhando hoje. A expectativa é bastante satisfatória”. Em 2018, problemas climáticos e o surgimento de pragas afetaram as vendas para o exterior. A queda ficou em torno de 16%. O mercado Europeu é o principal comprador. Esse ano a expectativa é de exportar 45 mil toneladas de uva, um aumento de 28%...

PRIMAVERA INICIA COM TEMPERATURA ATINGINDO 36 GRAUS E SEM ESPERANÇA DE CHUVAS PARA JUAZEIRO E PETROLINA

Genericamente, na tradição do povo nordestino, existem duas estações no ano, a chuvosa e a seca, justamente por haver apenas estes dois tipos de variabilidade de clima no Nordeste brasileiro. Isto é válido, já que não se observam mudanças relevantes de temperatura ou de outras variáveis meteorológicas ao longo do ano. Oficialmente a  primavera começou ontem segunda-feira (23) em todo o hemisfério sul do planeta. No Brasil, a estação é caracterizada pela chegada das chuvas. Este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) as precipitações deverão começar em outubro, um pouco mais tarde que no ano passado, quando tiveram início em setembro.

O professor e meteorologista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Mário Miranda, ressalta que, com a chegada da Primavera  que teve inicio ontem (23) e vai até 22 de dezembro , "a previsão de chuvas na região é menor e as altas temperaturas devem prevalecer"...

Casa Nova: Prefeitura e EMBRAPA podem firmar parceria para implantar agroindústria de suco de uva

O Secretário de Agricultura de Casa Nova, vereador licenciado Pedrinho da Vanda (Pedro dos Santos Costa – PMDB), esteve em visita técnica à EMBRAPA Semiárido discutindo a possibilidade de implantação de uma unidade agroindustrial no município. Pedrinho da Vanda justifica a participação: ‘O Prefeito Wilker Torres tem se empenhado na melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais; tem colocado produtos da agricultura familiar na merenda escolar e vamos certificar os produtos para que se amplie o mercado. A produção de suco é mais uma forma de agregar valor à uva produzida nas pequenas propriedades”.

Ainda segundo Pedrinho da Vanda, “a força política” do Deputado Tum, aliado do prefeito Wilker Torres, vai trazer “investimentos para o setor agropecuário de nosso município”, voltados para o pequeno produtor: “Os grandes produtores fizeram de Casa Nova uma campeã nacional na produção de uva, cebola, manga; hoje nossa atenção se volta par ao pequeno, para o agricultor familiar, que é responsável pelo abastecimento local. É a esses que o prefeito Wilker vai oferecer condições de produção e melhor preço de comercialização”...

Governo da Bahia decreta situação de emergência em Chorrochó e Nordestina por falta de chuvas

O governo da Bahia decretou situação de emergência de quatro cidades da Bahia, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30). A cidade de Chorrochó e a zona rural de Caetanos sofrem com a seca. O decreto de Chorrochó vale por 180 dias, já Caetanos 90 dias.

As cidades de Teofilândia  e Nordestina sofrem com a estiagem e tiverem seus decretos reconhecidos com validade por 180 dias...

NÃO HÁ PREVISÃO DE CHUVAS PARA JUAZEIRO E PETROLINA NA PRIMEIRA QUINZENA DE SETEMBRO

A previsão para o mês de setembro é que vai começar muito seco (sem chuvas), em Juazeiro, Petrolina e Região. A umidade relativa do Ar vai oscila entre mínima de 20%, porcentagem considerada de risco a saúde e máxima de 90%.

Os modelos meteorologicos indicam os maiores volumes de chuva concentradas nos extremos do Brasil. O litoral do Nordeste, entre a Bahia, Sergipe e Alagoas será beneficiada pela entrada de umidade e pancadas de chuva mais frenquentes, que vão resultar em grandes acumulados no final da primeira quinzena...

Recife: Depois das chuvas, 12 mortos e mais de 1,2 mil desalojados

O Comitê de Monitoramento de Chuvas, composto pelo Governador Paulo Câmara (PSB) e representantes do Corpo de Bombeiros, Secretarias da Casa Civil, Militar e Defesa Civil, se reuniu, na manhã desta quinta-feira (25), para tratar sobre os desastres ocorridos nessa quarta-feira (24), na Região Metropolitana do Recife e nas Zonas da Mata. 

A reunião aconteceu de portas fechadas, no Palácio do Campos das Princesas, na área central da Capital. Segundo dados da Defesa Civil, em Barreiros, cerca de 518 famílias estão desabrigadas; 78 em Igarassu; 76 no Jaboatão dos Guararapes; 58 no Recife; e 50 no Paulista; ao todo, são mais de mil e duzentas pessoas desalojadas. ..

ADVOGADA JUAZEIRENSE APRENDE TOCAR SANFONA E TRADUZ REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA ARTE MUSICAL

A sanfona fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas o seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro e sanfoneira, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos". 

Este conceito define a juazeirense, advogada, contadora e aluna aprendiz de sanfona: Neuvanete Martins Duarte...

Rui Costa visita Coronel João Sá após fortes chuvas

O governador Rui Costa visitou o município de Coronel João Sá, que foi fortemente atingindo pela chuva que cai na região, provocando a cheia do Rio do Peixe e grandes prejuízos para a população local e também da cidade de Pedro Alexandre, na região nordeste do estado. Acompanhado do secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, e do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, o governador visitou as ruas afetadas, conversou com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Francisco Teles, e se reuniu com o prefeito de Coronel João Sá, Carlos Sobral.

"O que está acontecendo é o colapso de muitos pequenos barramentos feitos em propriedades privadas, que vão rompendo e formam um efeito cascata e uma onda de água. Nossa medida imediata foi trazer aqui o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Defesa Civil; trouxemos máquinas e equipamentos para desobstruir bueiros, facilitar o deslocamento da população. Agora vamos monitorar os outros pequenos barramentos para que a eventual elevação da água não comprometa a vida de ninguém tomando, inclusive, medidas para a prevenção da saúde das pessoas", declarou o governador durante a visita...

Período de chuva: saiba os pontos de atenção na BR-235/BA

O Lote 2, que vai de Jeremoabo até Canché, tem quatro trechos sem asfalto 

Se você vai utilizar a BR-235/BA, deve redobrar a atenção nos trechos sem pavimentação do Lote 2, que tem cerca de 60 dos 77,60 quilômetros asfaltados. Por conta das fortes chuvas nos últimos meses, entre Jeremoabo e Canché, alguns buracos foram formados na pista. Para evitar problemas com o solo molhado, equipes têm melhorado estes acessos com passagens de máquinas e reposição de materiais na pista. ..

Juazeirenses na expectativa de chuva nesta segunda (8)

O inverno de 2019 começou oficialmente dia 21 de junho e vai até 23 de setembro. A informação deste final de semana foi de muita chuva em Salvador. Em Juazeiro o dia hoje é de expectativa de chuva. Em alguns bairros, até choveu, exemplo bairro Dom José Rodrigues. Uma das principais características da estação no Nordeste é o tempo seco pelo interior da Região, onde o calor é intenso e a noites até são frescas.

Algumas frentes frias chegam até a Bahia, e mais raramente a Alagoas, estimulando a chuva, causando ventos moderados a fortes e queda de temperatura. Cidades do sul da Bahia podem registrar até menos de 10°C no inverno. Este ano, o inverno de 2019 será com a influência do El Niño. Mesmo fraco, este fenômeno vai desviar as frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. ..

Chuva causa transtorno em Salvador e defesa civil trabalha em regime de alerta

O volume de chuva registrado em Salvador, nas últimas 24 horas foi de 164 milímetros, conforme informações da Defesa Civil de Salvador. O valor se aproxima do esperado para o mês inteiro na capital baiana, que era de 165 milímetros. Conforme explica Sosthenes Macêdo, superintendente da Codesal, esse volume de chuva causa preocupação, principalmente em bairros onde há construções irregulares.

"Estamos no inverno. Agora em julho teremos periodicidade de chuva, talvez não como no domingo (7), mas a chuva vai continuar. Durante a madrugada choveu menos, pois o sistema está se afastando da nossa cidade, subindo para Aracaju, Alagoas. A expectativa é que o volume de chuva caia", explicou. Sosthenes informou ainda que as equipes da Codesal estão trabalhando em esquema de plantão e que não há registro de casos graves...

ACORDO ENTRE O MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA NÃO AGRADA AMBIENTALISTAS: UMA VERGONHA FECHAR ACORDO COM GOVERNO QUE LIBERA USO DE AGROTÓXICOS

"A agricultura familiar não será beneficiada com o acordo. O saldo global disso é o reforço da dependência neocolonial do Brasil. Vão destruir a Amazônia.  É uma vergonha a Comissão Europeia fazer um pacto com Jair Bolsonaro que homologou 239 agrotóxicos desde que assumiu o Governo Federal”.

Esta é a análise de um grupo de ambientalistas com relação ao acordo comercial entre os países do Mercosul, entre estes o Brasil e da União Europeia. O acordo é considerado uma das maiores áreas de livre comércio do planeta a partir do acordo assinado dia (28), em Bruxelas. A redação deste Blog com exclusividade apurou que o acordo é considerado “inaceitável” por agricultores, ONGs do meio ambiente e partidos ecológicos europeus. A política ambiental brasileira está na mira dos opositores ao acordo...

Recife registra o esperado para quase 10 dias de chuva em 6 horas; prefeito faz alerta, Previsão é de continuidade das chuvas em todo estado

Em apenas seis horas nesta quinta-feira (13) choveu o esperado para quase dez dias em relação à média histórica para o período no Recife. Nas seis horas contadas até o meio-dia foram registrados 117 milímetros de precipitação na capital pernambucana, segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A média histórica do mês de junho é de 389,6 mm. Ainda de acordo com a agência, choveu 150 mm em 12 horas.

A Prefeitura do Recife orienta que os cidadãos deixem as áreas de risco. "Esses números podem superar a maior chuva que tivemos, que foi em junho de 2015. Estamos com mais de mil pessoas nas ruas trabalhando", afirmou o prefeito Geraldo Julio em vídeo divulgado pela assessoria de comunicação. Do total de servidores nas ruas, 350 são da Defesa Civil do Recife, que monitoram 9 mil pontos na cidade. ..

APÓS AS CHUVAS, RESSURGEM OS VELHOS PROBLEMAS EM JUAZEIRO (BA), PREFEITURA ENVIA NOTA E ESCLARECE MEDIDAS TOMADAS

Pouco mais de cinco horas de chuva em Juazeiro (BA) para ressurgirem velhos problemas nos diversos bairros da área urbana da cidade. Adelino Junior em e-mail ao Blog GJ Notícias relatou as dificuldades no Monte Castelo:

“Geraldo estamos aqui ocupando mais uma vez o espaço do seu blog para mostrar a nossa indignação depois de mais uma noite de chuva, chuva essa mandada por Deus e que deveríamos estar comemorando, pois aqui no Monte castelo não temos motivo para isso, toda vez que chove é um Deus nos acuda para os moradores dessa comunidade. Até quando nós teremos que conviver com isso, até quando o governo municipal ficará ignorando essa situação? Para você ter ideia até a avenida principal que não alagava, agora está alagando! Acorda Paulo Bomfim, acorda secretário Vilmar, o senhor é morador aqui do bairro e não tem coragem de intervir por nós, quando falo em intervir é em todos os aspectos. Chega! Nós moradores do Monte Castelo não aguentamos mais tantas mazelas, tanto abandono. Será que vão esperar 2020 chegar para vocês virem querer fazer alguma coisa? O povo daqui não é besta e nem cegos. Além da falta de pavimentação, falta iluminação pública, falta limpeza dos terrenos públicos, limpeza das bordas dos canais, falta de lombadas na avenida, uma quantidade enorme de muriçocas, transporte público que só passa de quatro e quatro horas, tapa buracos na entrada do bairro malfeita, ou seja, vivemos no abandono total. SOS MONTE CASTELO”...