Foram encontrados 942 registros para a palavra: rural

PREFEITO DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES BAHIA SOLICITA SEGURANÇA PARA OS POVOADOS DA ZONA RURAL E É ATENDIDO PELA PM

Seguindo determinação do Major da PM Hilton, Comandante da 25ª companhia da PM, a guarnição de Campo Alegre de Lourdes, sob o comando do Tenente da PM Alexandre Nabuco, comandante do 5º Pelotão, a partir de agora estará com policiamento no Distrito do Peixe, distante 60 km da sede. Inicialmente, dois dias por semana, com a parceria da prefeitura de Campo Alegre de Lourdes. A polícia militar estará no povoado com vigilância fixa e visitando toda a região. Hoje fazem o trabalho efetivo o Sargento Souza e o Soldado Júlio Cezar. Eles estiveram no povoado do Peixe e visitaram as seguintes comunidades: Zé da Silva, Barreiro dos Cataiobas, Pau de Birro, Currais, Jiquitaia, Domingo Velho, Sanharó, Jurema do Virgílio, Malhada, Santa Úrsula, Peixe, Angico dos Dias, Ramalho, Pedra Branca, Barra, Baixão dos Bois e Pedra Cumprida, dentre outras localidades.

A ação tem como objetivo a abordagem de veículos e de pessoas que trafegam pelas estradas do município, bem como rondas pelos povoados, além de ampliar a sensação de segurança das comunidades com a presença ostensiva da Polícia Militar, sem prejuízo ao serviço cotidiano prestado na sede do município. Segundo o Sargento Souza é só o início das ações na região, sob o comando do Tenente Nabuco. A operação é mais uma iniciativa do comandante da 25ª CIPM, em busca da manutenção e preservação da ordem pública campo-alegrense, uma das principais solicitações dos moradores que vem sofrendo com os roubos constantes na região. O prefeito Enilson Marcelo levou a solicitação ao comando e foi prontamente atendido pela Polícia Militar, que garantiu o início do patrulhamento e principalmente das rondas...

Campus Petrolina Zona Rural realiza "IF Sertão-PE de Porteiras Abertas"

Promover a Zootecnia em suas diversas áreas do conhecimento. Esse é o principal objetivo do "IF Sertão-PE de Porteiras Abertas", que será realizado no campus Petrolina Zona Rural, a partir da próxima segunda-feira (25), até o dia 28 de julho. Serão realizados em conjunto a II Semana de Zootecnia do campus Petrolina Zona Rural, o II Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco e o I Encontro sobre Animais Abandonados, trazendo uma programação que inclui palestras, mesa-redonda, minicursos e dia de campo.

De acordo com uma das organizadoras do evento, professora Carla Samantha, além de colocar a Zootecnia em debate, sobretudo a área de produção animal, promover interação e troca de experiências entre profissionais e estudantes, o IF Sertão-PE de Porteiras Abertas tem como intuito abrir as portas da instituição para toda comunidade externa, por meios de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os interessados em participar deverão se inscrever através de formulário eletrônico (clique aqui), indicando cada evento ou minicurso específico. As vagas são limitadas. ..

Prefeitura de Petrolina intensifica visitas na zona rural

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, tem feito uma série de visitas na zona rural do município no sentido de escutar as demandas e, consequentemente, melhorar as condições de vida dos trabalhadores do campo. Nessa perspectiva, durante toda a última sexta-feira, (14) o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, acompanhado da assessora, jurídica Kaelinne Falcão, do Diretor de Recursos Hídricos e Infraestrutura, Bráz Camilo e da equipe técnica, estiveram no sítio Romão, distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, em uma extensa agenda junto aos agricultores da região.

"Quando chegamos aqui nos deparamos com uma necessidade urgente de construção de aguadas e poços para irrigar a plantação. A nossa secretaria vai desenvolver um esforço grande para perfurar e equipar mais poços artesianos nessa comunidade. Vamos também firmar uma parceria para incentivar e desenvolver os terreiros produtivos com vistas à adoção das práticas de conservação e estocagem de alimentos principalmente nos longos períodos de seca", adiantou o secretário...

HOMEM É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO

Na tarde deste sábado (15), dia do aniversário de Juazeiro, um homem foi assassinado, por volta das 15:45h, vítima de arma branca (faca) na zona rural de Juazeiro. Segundo informações de populares, o crime aconteceu no projeto Mandacaru I e teve como vítima a pessoa identificada como Clésio, conhecido popularmente como “vaqueiro”. Ainda não se sabe a motivação e nem quem praticou o crime. Este é o quarto homicídio do mês de julho. O Departamento de Homicídio e Proteção às Pessoas (DHPP) iniciou as investigações. ..

Incra/BA lamenta o assassinato do trabalhador rural quilombola e líder da comunidade Jiboia, na região de Senhor do Bonfim

A Superintendência Regional do Incra na Bahia lamenta o crime ocorrido, na quinta-feira (13), que ceifou a vida do trabalhador rural e líder quilombola, José Raimundo Mota de Souza, 36 anos.

A instituição solidariza-se com a família de Souza e com as outras 224 famílias que vivem no Território Quilombola Jiboia, situado entre os municípios de Antonio Conselheiro e Filadélfia. Souza presidia a associação de trabalhadores quilombolas dessa comunidade.  

Nesta sexta-feira (14), a Ouvidoria Agrária Regional do Incra/BA está oficiando a Polícia Civil, solicitando informações sobre o crime, e relatará o ocorrido a Delegacia Agrária do estado. A autarquia aguarda o resultado das investigações por parte dos órgãos do sistema de Justiça e a devida responsabilização dos culpados. 

O Território Quilombola Jiboia possui publicado o Relatório Técnico de Identidade e Delimitação (RTID), que integra o processo de regularização fundiária da comunidade. O Incra/BA já notificou os proprietários dos imóveis rurais inseridos no perímetro e atualmente transcorre o prazo de 90 dias em que cabe a contestação por parte dos proprietários sobre o relatório.  ..

Sema e Inema abrem nova licitação para ampliar Cadastro Ambiental Rural, com lançamento em Juazeiro, dia 8 de julho

No próximo sábado, dia 8, o governador Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, lançam, em Juazeiro, nova licitação para prestação de serviço de cadastramento de imóveis rurais pelo contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos do Fundo da Amazônia para apoio ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A nova licitação prevê a contratação de empresas para realizar aproximadamente 100 mil cadastros, prioritariamente no Semiárido e no Extremo Sul do estado.

O evento acontece no distrito irrigado do Mandacaru 2, em Juazeiro, com a participação de autoridades locais, prefeitos da região, secretários municipais e equipe da Secretaria do Meio Ambiente. A licitação foi possível com a prorrogação do contrato de concessão de colaboração financeira, após visita do secretário e assessoria à sede do BNDES, que estendeu sua vigência até o dia 1º de dezembro de 2018, com o objetivo de ampliar o cadastramento de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais, atendendo especialmente a agricultores familiares...

Cadastro Ambiental Rural: Governador fará entrega de 3.566 cadastros em Casa Nova, nesta sexta-feira, dia 7

O governador Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, visitam, nesta sexta-feira, dia 7, o município de Casa Nova, no território de identidade Sertão do São Francisco, para realizar a entrega de 3.566 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/CEFIR) para propriedades rurais com até 4 módulos fiscais. Na oportunidade, haverá a entrega simbólica do cadastro de número 100 mil, marca alcançada pelo Estado por meio do contrato da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo da Amazônia.

O evento acontece às 10h, na Av. da Agrotécnica, em Casa Nova. Os certificados serão entregues aos municípios de Casa Nova (2.299 cadastros), Sobradinho (406 cadastros) e Uauá (861 cadastros), somando um investimento de R$ 356.399,01. Participam as autoridades locais, prefeitos da região, secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e os agricultores familiares cadastrados para receberem certificados...

Prefeitura de Petrolina acompanha perfuração de poços e incentiva plantação de quintais produtivos na zona rural

A alegria expressa no olhar do pequeno agricultor que convive com os efeitos da estiagem prolongada ao ver a água jorrar do chão: foi assim, no povoado de Simpatia, zona rural de Petrolina, onde o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, acompanhou os serviços de perfuração e montagem de poços artesianos que estão sendo realizados naquela localidade. A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina.

Segundo informações técnicas, a vazão de um dos poços foi de 1.600 litros/hora. “Esse poço é uma benção de Deus, fomos privilegiados, agora vou ter como plantar para o nosso consumo e dos animais. Onde tem água, tem prosperidade”, comentou emocionado o agricultor Ercílio Nunes, que esperava há mais de seis anos pela perfuração de um poço...

75ª CIPM APREENDE 03 ARMAS DE FOGO NO INTERIOR DE JUAZEIRO

No dia 21, Policiais Militares da 75ª Companhia Independente de Polícia Militar – "Base Sertão" – apreenderam três armas de fogo, próximo a Itamotinga em Juazeiro-BA.

Durante rondas ostensivas e preventivas na zona rural de Juazeiro, policiais militares do PETO 75 avistaram alguns homens armados na beira da estrada que ao perceberem a presença da viatura, empreenderam fuga pela caatinga e abandonando 01 espingarda calibre .32, 23 cartuchos calibre .32, 01 espingarda calibre .22, 25 cartuchos calibre .22 e 01 espingarda de fabricação caseira...

Cisternas serão construídas em escolas municipais da zona rural de Petrolina

Escolas da Rede Municipal de Petrolina, localizadas na zona rural, vão ganhar cisternas para garantir à comunidade escolar o acesso à água em períodos de estiagem. A noticia foi anunciada nesta terça-feira (20) durante reunião realizada na Secretaria de Educação (Seduc).

Serão escolhidas 36 unidades da cidade para o projeto 'Cisternas nas Escolas'  que tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiarido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva.  A iniciativa é da Organização Não Governamental Articulação com Semiarido Brasileiro (ASA)...

75ª CIPM APREENDE ARMAS DE FOGO NA ZONA RURAL DE JUAZEIRO

Visando reduzir o numero de homicídios na zona rural de Juazeiro, através de pactos firmados em conjunto com o Comando de Policiamento Regional Norte, o Comandante da 75ª CIPM vem desencadeando diligências para cumprir mandados de prisão e apreender armas de fogo. Na última sexta-feira (16) PETO 75 iniciou mais uma diligência que tinha o objetivo de cumprir três mandados de prisão, todos esses na zona rural, em áreas de difícil acesso.

Na fazenda Catingueira o acusado não foi encontrado e segundo informações, ele teria fugido para o estado de Pernambuco. No povoado de Tanque Novo o acusado também não foi encontrado; entretanto nos deslocamentos por meio da caatinga foi possível flagrar outra prática rotineira da região, a caça predatória. Em dois eventos distintos nos deslocamentos caçadores foram flagrados; estes por sua vez, ao perceberem a viatura fugiram pela caatinga. Foram feitos acompanhamentos, mas ninguém foi capturado, entretanto para facilitar a fuga eles acabaram se livrando do armamento...

Prefeitura de Petrolina e Ministério da Agricultura firmam convênio de R$ 2,3 milhões para investimentos na produção rural

Os produtores rurais de Petrolina receberam três importantes notícias nesta terça-feira (13). O ministro em exercício da Agricultura, Eumar Novacki, e o prefeito Miguel Coelho assinaram convênios no valor de R$ 2,3 milhões para fortalecer o setor rural do município sertanejo. Os recursos serão destinados à reforma do matadouro municipal e a compra de máquinas para manutenção de estradas e sistemas de abastecimento. Durante a solenidade, ainda foi iniciada a entrega de 8 mil toneladas de milho subsidiado pelo Governo Federal para os agricultores petrolinenses.

A agenda do ministro em Petrolina foi dividida em dois atos. Na primeira, a comitiva visitou a zona portuária, onde já estão depositadas cerca de 100 toneladas do milho destinado a mais de 400 agricultores. O material será repassado aos produtores por cerca de metade do valor de mercado para amenizar os efeitos da estiagem prolongada.

Também no Porto, o prefeito Miguel Coelho e o ministro Eumar Novacki assinaram convênio para aquisição de maquinário destinado à zona rural. Serão compradas uma patrol, uma retroescavadeira e uma pá mecânica. Esses equipamentos atuarão na terraplanagem de estradas e limpeza de barreiros, aguadas e outros sistemas de abastecimento.

Depois, a comitiva seguiu para o matadouro público, que foi desativado em 2015 e desde então os produtores precisam fazer o abate em outras cidades. Para reativar o equipamento, o Ministério da Agricultura e a Prefeitura investirão cerca de R$ 1 milhão na reforma e compra de equipamentos como câmara fria e caldeiras.

"O matadouro tem uma importância não apenas para a produção mas para a saúde pública. Desde que foi fechado o matadouro, o abate clandestino aumentou de forma exponencial, trazendo riscos para quem consome a carne e ao meio ambiente. Mas agora, graças ao esforço conjunto da prefeitura e ministério, acreditamos que, até o início do próximo ano, essa página do abate clandestino seja virada", explicou o prefeito Miguel Coelho.

Ao longo da solenidade, o ministro Eumar Novacki defendeu a ampliação dos investimentos no setor rural e a diminuição da burocracia para fortalecer a agricultura do Nordeste. "Precisamos dar condições para que o setor rural possa avançar. O Governo tem de ser um facilitador para que o agronegócio se desenvolva, principalmente, nas regiões que sofrem mais com a seca e neste caso, tanto o Governo Federal como os parlamentares aliados e a Prefeitura de Petrolina tem atuado de forma integrada ajudando a fazer este segmento crescer", defendeu o ministro.

A agenda do ministro em Petrolina foi acompanhada por diversas autoridades. Entre as lideranças políticas marcaram presença o senador Fernando Bezerra, o secretário estadual de Agricultura Nilton Mota, o prefeito de Salgueiro Clebel Cordeiro, vereadores e secretários municipais da região. ..

Miguel Coelho e ministro da Agricultura assinam convênio para reforma de matadouro e aquisição de máquinas para zona rural

O ministro (em exercício) da Agricultura, Eumar Novacki, será recebido pelo prefeito Miguel Coelho em Petrolina, nesta terça (13), para anunciar um pacote de ações para o fortalecimento da produção rural no município sertanejo. Serão assinados convênios para a reforma do matadouro, fornecimento de 2 mil toneladas de milho aos agricultores da cidade, além da compra de máquinas para limpeza de barragens e manutenção de estradas. A assinatura para liberação dos recursos ocorrerá às 11h30, no prédio do matadouro público, no bairro do Jatobá. Antes disso, às 10h, o ministro visitará o Porto de Petrolina, onde fará a entrega simbólica do milho aos produtores.

Ao todo, o convênio disponibilizará R$ 2,2 milhões para o pacote de ações. Desse total, R$ 1 milhão será para reforma completa do matadouro público, que foi desativado em 2015. Serão recuperados equipamentos como câmara fria e caldeira. Ainda estão previstas a reforma dos currais, melhoria nas lagoas de estabilização, pintura completa, recuperação da parte hidráulica e elétrica e manutenção do bloco administrativo. As obras devem começar em setembro, após a conclusão do processo licitatório.

Outras duas boas notícias para os produtores rurais são a chegada de 2 mil toneladas de milho para consumo animal e o convênio para compra de máquinas para atuar no interior. Serão adquiridos uma pá mecânica, uma retroescavadeira é uma patrol através de investimento de R$ 1,2 milhão. Os equipamentos irão atuar na manutenção de estradas e limpeza de barreiros, aguadas entre outras estruturas de abastecimento hídrico. Já o milho será comercializado ao preço subsidiado de R$ 33,00 a saca de 60 Kg. Cerca de 400 agricultores estão inscritos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). A Prefeitura de Petrolina entrará com uma contrapartida de R$ de 150 mil na logística (carrego e descarrego), desse material. O milho já começa a ser distribuído durante esta semana em especial nas comunidades mais afetadas pela longa estiagem dos últimos anos. ..

Prefeitura e Codevasf perfuram mais um poço na zona rural de Petrolina e agricultores celebram chegada da água

Com o registro da falta de água por conta da longa estiagem, agricultores da comunidade do Angico em Rajada, Zona Rural de Petrolina, viveram na tarde desta quinta-feira (08), um momento de verdadeira celebração. Em plena caatinga com um solo castigado pela seca, para a surpresa e felicidade de todos os moradores a água jorrou do seio da terra.

A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. O secretário da pasta, José Batista da Gama, esteve vistoriando, junto à equipe técnica, a perfuração do poço...

Governo do Estado anuncia Ronda Maria da Penha Rural

Com o objetivo de oferecer ações preventivas e integradas de enfrentamento da violência cometida contra mulheres da agricultura familiar, quilombolas e marisqueiras, o governador Rui Costa anunciou a implantação da Ronda Maria da Penha Rural, durante assinatura de adesão ao programa Garantia-Safra, nesta quarta-feira (31), em Salvador. "O trabalho da nossa ronda já é reconhecido nacionalmente, mas precisa ser cada vez mais fortalecido e ampliado, chegando também à zona rural de todas as regiões do estado. É mais uma conquista para as mulheres baianas", destacou Rui.

A iniciativa será realizada nos 27 Territórios de Identidade, por meio de 54 oficinas educativas com temas como relações interpessoais, relações de gênero e conhecimento prático da Lei Maria da Penha. A Ronda Maria da Penha Rural é resultado de parceria com as secretarias da Segurança Pública (SSP), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Políticas para Mulheres (SPM), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). O investimento estimado é de R$ 219,6 mil.

Apoio à agricultura 

A adesão do Governo do Estado ao Garantia-Safra garante renda mínima para até 345 mil famílias de agricultores que perderem a lavoura por estiagem ou excesso de chuva. Ainda nesta quarta, foram anunciados novos investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar baiana, por meio do programa Bahia Mais Forte, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Somadas, todas as ações envolvem recursos da ordem de R$ 70 milhões. ..

Comunidade de Baixa do Pretinho, zona rural de Petrolina, comemora construção de Barragem

As máquinas trabalham a todo vapor na construção de mais uma barragem na zona rural de Petrolina. Desta vez, a comunidade beneficiada foi a de Baixa do Pretinho. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama, fez questão de acompanhar, nesta quinta-feira (18), o início da execução dos serviços daquela localidade.

As obras foram articuladas pelo prefeito de Petrolina Miguel Coelho, por meio de emenda parlamentar ainda de seu período como deputado estadual. Aproximadamente R$ 900 mil foram indicados pelo ex-parlamentar para obras como construção e reformas de barragens em Petrolina...

Cidadania rural: chamem Las Casas, Joaquim Nabuco e Ulisses Guimarães

Para fazer a defesa dos índios no atual momento brasileiro é melhor ressuscitar o jesuíta Bartolomeu de Las Casas. Para defender os negros é melhor ressuscitar Zumbi e os abolicionistas como Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e Castro Alves. Para defender os trabalhadores urbanos é melhor ressuscitar Getúlio. Para defender os trabalhadores rurais de Nilson Leitão é melhor chamar Ulisses Guimarães e os constituintes de 1988. Nós, os de hoje, não temos condições morais e nem a habilidade política de fazer frente à onda devastadora da cidadania brasileira.  

Quando Getúlio criou a CLT, os trabalhadores rurais ficaram de fora. Sua legislação era para os urbanos. Com pequenos avanços pontuais, a cidadania rural só chegou com a Constituinte de 1988. Ali os rurais foram reconhecidos em todos os direitos dos demais, incluindo os pescadores como trabalhadores rurais...

Titular da ADEAP participa do 'Dia de Campo – Manejo Mosca das Frutas' na zona rural de Juazeiro

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho participou na quinta-feira (5), do 'Dia de Campo – Manejo Mosca das Frutas', em Maniçoba Velha, distrito de Maniçoba - realização das empresas, Central de Adubos e Ihara. A ação que contou com a presença de fruticultores de Juazeiro e Petrolina, teve o intuito de orientar os produtores na prevenção e combate à mosca da fruta, considerada uma das grandes ameaças à fruticultura no Vale do São Francisco.

"O sucesso de qualquer programa de contenção dessas moscas requer a cooperação e participação ativa de todos os fruticultores. A praga infesta áreas de culturas variadas e não basta que um ou alguns produtores tomem iniciativas para monitorar e suprimir a população do inseto. Este é um trabalho que precisa ser feito por todos, de forma coletiva, para a solução do problema que causa tanto prejuízo à fruticultura da região", explicou Beatriz Aguiar Jordão Paranhos, pesquisadora da Embrapa Semiárido...

MPT defende rejeição integral ao projeto que regula o trabalho rural

O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta quinta-feira (5), nota técnica sobre o projeto de lei que institui normas reguladoras do Trabalho Rural (PL 6442/16), de autoria do deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Na avaliação do MPT, o projeto que tramita na Câmara dos Deputados viola princípios constitucionais, convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e trará profundo prejuízo às relações de trabalho no meio rural, representando um grande retrocesso social. A nota defende a rejeição total do projeto.

De acordo com o estudo feito, o projeto de lei acarreta amplas e graves consequências, com repercussões diretas nas condições de saúde e de segurança no trabalho desenvolvido no meio rural. Se aprovado, poderá levar a um aumento exponencial da precarização das relações laborais nesse importante segmento, que abrange parcela expressiva dos trabalhadores em âmbito nacional...

Chapa Unidade e Luta esclarece dúvidas sobre a eleição sindical no programa Mensageiro Rural

Membros da chapa Unidade e Luta que concorre pela segunda vez as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro (STRJ), participaram, na manhã deste domingo (23), de entrevista no programa Mensageiro Rural da Rádio Juazeiro. Durante o encontro foram apresentadas as principais ações e proposta da chapa do Sindicato e tiradas dúvidas a respeito dos documentos necessários para a votação.

A chapa Unidade e Luta é composta por 22 membros, sendo oito efetivos, oito suplentes, seis membros do conselho fiscal, sendo três efetivos e três suplentes. O presidente do STRJ e candidato à reeleição, Emerson José da Silva (Mitú), explicou durante entrevista, as principais contribuições que a atual diretoria tem conquistado para a melhoria de vida para os associados...