Foram encontrados 8518 registros para a palavra: fé

Gonzaga Patriota cobra do Governo Federal uma solução para a falta de energia dos Projeto Brígida e Fulgêncio

Após o recesso parlamentar, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) ocupou a tribuna da Câmara, como faz diariamente, para destacar a situação dos Projetos dos Perímetros de Irrigação do submédio do São Francisco: o Brígida e o Fulgêncio.

"Com muita preocupação ocupo esta tribuna da Casa do Povo brasileiro, na antevéspera da abertura do nosso carnaval, para chamar a atenção do governo da presidente Dilma Rousseff que, possivelmente não esteja sabendo que, por falta de recursos financeiros, o Ministério da Integração Nacional deixou paralisar, dois, dos mais importantes Projetos dos Perímetros de Irrigação do submédio São Francisco, o Brígida, em Orocó, com 10 agrovilas e o Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista, com 47 agrovilas", alertou...

Superintendente da PRF/BA visita Posto da Polícia Rodoviária Federal de Capim Grosso

O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal do estado da Bahia, Inspetor Virgílio de Paula Tourinho, juntamente com o Insp. Jeferson Moraes, Superintendente Substituto, estiveram visitando nesta quinta-feira (04) o Posto PRF 02 - Capim Grosso, promovendo uma reunião com o efetivo da Delegacia 10/04. Foram discutidos diversos assuntos relacionados a área operacional; o planejamento da Operação Carnaval 2016, que começa amanhã ( 05/02 ) e finalizará na próxima quarta-feira de cinzas apresentado pelo Superintendente. Esse ano algumas infrações de trânsito serão combatidas de uma forma intensificada para que os acidentes diminuam no período momesco, entre elas: embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, excesso de velocidade e falta do uso de capacete por parte dos motociclistas.

No final da reunião, o Inspetor Tourinho fez questão de destacar os trabalhos realizados pela  Delegacia, principalmente, no combate a criminalidade e redução de acidentes na região. ..

Carnaval de Petrolina: Prefeitura divulga ordem de apresentações da festa

Os festejos carnavalescos se aproximam e os foliões se preparam para sair às ruas desfilando alegria e irreverência. Em Petrolina, a Prefeitura já organiza a cidade para receber a folia de momo. A programação oficial do carnaval será de 6 a 9 de fevereiro, mas desde a sexta-feira (5) já tem bloco desfilando pelas ruas da cidade e neste dia crianças atendidas pela APAE e pelo Petrape tomam conta do circuito do carnaval. 

Acompanhe os dias e horários de apresentações no carnaval de Petrolina e programe a sua festa:..

Fernando Bezerra Coelho retoma agenda de trabalho no Senado Federal

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) participou, na tarde desta terça-feira (2), da cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos. O rito de inauguração da 2ª Sessão Legislativa da 55ª Legislatura do Congresso Nacional teve início às 15h, no Salão Negro, e terminou por volta de 17h, após discursos, no Plenário da Câmara dos Deputados, da presidente da República, Dilma Rousseff, e também dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A cerimônia contou, ainda, com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, entre outras autoridades.

Na mensagem lida aos parlamentares, a presidente Dilma Rousseff pediu “parceria” aos deputados e senadores para a aprovação de projetos defendidos pelo Executivo federal. Entre eles, o restabelecimento da CPMF. Neste momento do discurso da presidente, houve manifestações contrárias à posição de Rousseff. O senador Fernando Bezerra avalia que há alternativas à crise econômica sem a necessidade de recriação do referido imposto...

SAAE/JUAZEIRO JUSTIFICA FALTA DE ÁGUA NESTA TERÇA FEIRA (02)

O SAAE/Juazeiro comunica aos usuários que falta água neste momento na cidade devido à obstrução da tubulação de drenagem dos tanques decantadores por raízes de algarobas.

Para corrigir o problema foi necessário paralisar o sistema para que os técnicos pudessem retirar  parte do cano de 300 mm onde as raízes se infiltraram impedindo a passagem de água. A previsão de retorno é para as 16h. ..

Luta de anos, vereadora Maria Elena festeja implantação da vara da violência doméstica em Petrolina

Vereadora Maria Elena e Desembargador Jovaldo Nunes.

..

Em Afrânio-PE, Prefeitura fecha parceria com a Polícia e câmeras de segurança já estão sendo instaladas

A Prefeita Lucia Mariano anunciou sexta-feira (29) aos afraninenses a instalação de várias câmeras de segurança na cidade. As câmeras fazem parte do compromisso que a Prefeitura do Município assumiu com a comunidade através da Câmara de Vereadores, CDL, Associação Comercial, Sindicatos e  pequenas associações e o povo em geral.

A empresa que ganhou a licitação, Alpha-Digi,  já começou a fazer a instalação do sistema. O projeto conta com câmeras de longo alcance que serão instaladas em pontos estratégicos, possibilitando uma visão completa no ângulo de 360° graus e serão operadas pela polícia militar de Pernambuco...

Sindsemp lança nova ferramenta de comunicação

Nesta sexta-feira (29), a diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) reuniu a imprensa local para apresentar o novo site da instituição. Agora com novas ferramentas de comunicação, novo formato, layout e novos canais de interação, como acesso direto aos departamentos da instituição e com as redes sociais. Em novo endereço www.sindsemppetrolina.com.br, a página também pode ser acessada pelo celular, ipad.

O presidente do Sindsemp, Walber Lins, destaca a importância de lançar um site mais moderno para facilitar o acesso e a disposição de informações concernentes a instituição. “Essa é uma ferramenta para aproximar as informações não apenas dos servidores, mas de toda a sociedade e imprensa, para que possamos prestar contas do trabalho desempenhado em prol do servidor, responsável pelo desenvolvimento de nossa querida Petrolina. Bem como servir como mais um elo de comunicação com a imprensa de consulta e para pautar os comunicadores com informações oficiais e verídicas a respeito das ações do Sindicato”.

Presentes no evento, jornalistas, radialistas e blogueiros. O radialista Carlos Brito pontuou a importância deste canal. “O Sindsemp não é só o Sindicato do servidor público municipal, é mais do que isso, porque o servidor público municipal nos representa no serviço público municipal, e quando o Sindsemp começa a se aproximar da comunidade é porque entende que é um patrimônio da sociedade. Toda a ação para deixar transparente o trabalho é excelente. Essa administração está de parabéns”.

Waldiney Passos também salientou a inovação e o trabalho da Assessoria de Imprensa. “É fundamental que as ferramentas tragam informações da categoria, facilitando o acesso não só dos servidores, mas também da sociedade e vai nos municiar de informações, já que muitas vezes a imprensa tem dificuldade de coletar algumas informações. Parabéns a assessoria de imprensa pelo trabalho que vem desempenhando”.

Claúdio Farias também parabeniza a iniciativa do Sindsemp de melhorar a comunicação da entidade. “Está de parabéns a nova direção do Sindsemp por essa nova plataforma de comunicação e a assessoria que vem buscando formas de estreitar a relação com a sociedade e com a imprensa local”. Karine Paixão ratificou as palavras dos colegas de imprensa. “Como os meios de comunicação não estão inseridos no dia a dia do servidor e do Sindicato, é extremamente importante esse canal de informação para manter as pessoas bem informadas e manter o público atualizados dos conteúdos”. ..

PARABÉNS ALINNE TORRES E MUITAS FELICIDADES!

A equipe do Blog Geraldo José encerra os trabalhos nesta sexta-feira (29), compartilhando com familiares e amigos as alegrias pela dupla comemoração da nossa colega jornalista Alinne Suanne Torres que ontem (28), comemorou idade nova e amanhã, dia 30, na Igreja Matriz da cidade de Curaçá irá contrair núpcias com o futuro marido Jhon Cruz.

Profissional competente, dedicada e atenciosa com passagens por alguns veículos de comunicação da região, entre eles, a TV São Francisco, Alinne Torres assim que chegou há cerca de um ano de imediato ganhou a simpatia de todos que compõem o Blog Geraldo José e hoje se constituí numa peça importante no trabalho que é reconhecido pela comunidade san-franciscana...

PETROLINA: Prefeitura inicia preparativos para 3ª Feira do Livro do Vale do São Francisco

Com o propósito de estimular o hábito da leitura, a Secretaria de Educação de Petrolina, em parceria com a Cia de Eventos, iniciou as discussões sobre a já consagrada Feira do Livro. O Secretário de Educação, Heitor Leite, idealizador da feira, realizou nesta segunda- feira (25) a primeira reunião com a Cia de Eventos, traçando as linhas iniciais do projeto para este ano, que foi uma das novidades da segunda gestão do governo Júlio Lossio. A feira tem atraído cada vez mais expositores e visitantes.

O próximo passo será o lançamento oficial, com a programação e detalhes do evento cultural que busca aumentar a participação dos municípios próximos. A feira é mais um evento no contexto da prioridade que Petrolina concede à educação, numa gestão cujo lema é "Petrolina, cidade que educa"...

MORADOR RECLAMA DA FEDENTINA NA RUA DO COLISEU EM JUAZEIRO

Costumeiramente os moradores da rua Coliseu, no centro da cidade, convivem com a obstrução da rede de esgotos. Quando chove a situação piora como relata Crislei Santos em mensagem ao Blog. “Geraldo bom dia... Venho mais uma vez denunciar aqui no seu blog o descaso do SAAE e da Secretaria de Infraestrutura que novamente deixam a desejar na prestação de seus serviços. As fotos mostram a situação da rua do Coliseu, (próximo a Avenida Adolfo Viana), no centro de Juazeiro. Já procurei o SAAE e  a Infra estrutura e os mesmos ficam sempre fazendo jogo de empurra-empura de um para o outro, sem resolver o problema. O fedor aqui esta insuportável, minha mãe tem problemas de saúde. O carnaval inteiro se passou e esta vergonha ainda a céu aberto. Receber a visita de parentes e amigos torna-se constrangedor, pois o fedor e o aspecto de sujeira no meio da rua dão nojo. E simplesmente eles não resolvem... Pagamos nossas contas e taxas absurdas, para não ter serviço algum e passar por estes vexames. Estacionar uma moto na porta da casa de minha mãe, nem pensar. E toda vez que algum automóvel estaciona ali e movimenta o esgoto não há quem agüente o mal cheiro....

Agradeço...

Coordenação do Carnaval 2016 de Juazeiro faz avaliação positiva da festa

O programa Geraldo José desta quarta-feira (27) contou com a participação do Superintendente de Eventos da Prefeitura Municipal de Juazeiro, Samuel Moraes, e do Presidente da Associação dos Blocos de Trios e Cordas de Juazeiro, Antônio Gama (Gaminha). Durante a entrevista os líderes da coordenação do carnaval 2016 de Juazeiro fizeram um balanço da organização da festa.

Para Samuel Moraes, o período carnavalesco superou todas as expectativas do grupo da coordenação. O superintendente esclareceu ainda que o sucesso da festa só foi possível através de vários alinhamentos entre as equipes de segurança e do governo municipal...

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES DO JOÃO PAULO II E PARQUE RESIDENCIAL REALIZAM MANIFESTO CONTRA LINHA FÉRREA.

Caro amigo,

Diante de tanto descaso com a vida humana, venho hoje, dia 27 de janeiro, mostrar através de fotos os riscos que corremos quando transitamos no Distrito Industrial de nossa cidade. Hoje quem tem uma moto ou carro de passeio tem que se cuidar mais ao cruzar a "linha do trem", (próximo a distribuidora de combustível)...

Municípios poderão demitir mais de 100 mil servidores, e Ubam quer repasse emergencial de 1% do FPM, já em fevereiro

 
A União Brasileira de Municípios (Ubam), enviou documento ao Palácio do Planalto, expondo a gravíssima situação das prefeituras e pedindo um repasse emergencial de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para serem creditados no dia 10 de fevereiro, objetivando atenuar o descontrole financeiro que enfrentam as 5.564 prefeituras de todo país, tendo em vista a crise econômica e as baixas significativas nas transferências constitucionais, as quais registram uma diminuição em torno de 30% em relação a 2015.
 
Segundo o presidente da Ubam, Leonardo Santana, os municípios enfrentam o pior momento de sua história, com o agravamento de uma crise que não começou agora mais que vem atingindo os menores entes da federação há mais de 10 anos, desde o lançamento de programas de desoneração fiscal, que serviram para beneficiar as grandes indústrias, levando o caos administrativo para as prefeituras municipais, que perderam mais de 120 bilhões. 
 
No documento enviado a presidente Dilma, a Ubam lamenta a grande falha do governo da União na condução do pacto federativo, permitindo o desmantelo da maquina administrativa municipal e sua impotência frente as demandas crescentes na saúde, educação e bem estar da população, aumentando significativamente os índices de pobreza absoluta, marginalidade e violência generalizada entre os mais jovens.
 
"A maioria dos pequenos municípios tiveram contas zeradas por saques atribuídos ao INSS, causando um verdadeiro tisunami nas contas públicas, obrigando prefeitos a demitirem, diminuírem o horário de atendimento a população, paralisado obras, deixando de pagar contas de água e luz, além de muitos não terem como repassar o duodécimo das câmaras municipais. Isso é uma vergonha nacional para o governo da União". 
 
Leonardo garantiu também que centenas de prefeitos estão a ponto de não disputarem a reeleição e nem participarem do processo eleitoral, por entenderem que a prefeituras se tornarão ingovernáveis, fazendo com que homens sérios que ingressaram na política, saiam endividados e doentes, devido o stress da função e a incapacidade financeira de atender o mais carentes. 
 
Dados da CNM
 
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), foi em 2008, com a evolução da crise econômica mundial, que o governo federal começou a desenvolver políticas para estimular a economia brasileira. A desoneração do IPI e do IR foi uma das estratégias adotadas, o que afetou diretamente as contas municipais. Os dois impostos compõem o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de recurso das pequenas cidades, lembra a CNM.
 
De acordo com o material publicado pela entidade, os Municípios de São Paulo foram os mais prejudicados. O impacto das desonerações dos dois impostos no período de 2008 a 2014 chega a R$ 16,1 bilhões. Em segundo lugar aparecem os Municípios mineiros com uma perda de R$ 15,9 bilhões. Na terceira posição ficam as cidades da Bahia com impacto de aproximadamente R$ 11 bilhões. 
 
Plenária de Prefeitos no Congresso
 
O presidente da Ubam destacou também a necessidade de se realizar uma grande plenária de prefeitos durante a abertura dos trabalhos do congresso nacional, para que se sensibilizem os parlamentares, evitando um caos social ainda maior, se o governo federal não socorrer os municípios. Pois, segundo ele: "os municípios não têm nada a ver com o descontrole moral e financeiro do governo, não sendo obrigado a pagar por concessões insuportáveis que quase destruíram o país". 
 
 "Estivemos presentes em reuniões de vários consórcios municipais, constatando uma revolta crescente dos prefeitos, que lamentam não poderem continuar pagando o funcionalismo público, restando única alternativa de demitir em massa, o que poderá desempregar mais de 100 mil servidores em todo país, para não serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal, além de serem obrigado a pagar multas". Disse o presidente da Ubam.
..

Tarifa de ônibus em Feira de Santana sobe para R$ 3,10

A tarifa de ônibus em Feira de Santana sofreu aumento de 8,77%, segundo decreto divulgado no Diário Oficial do Município semana passada. Com a alteração, o novo valor foi fixado em R$ 3,10. O decreto entrou em vigor a partir da quinta-feira (21). Anteriormente, os usuários pagavam R$ 2,85.

O valor é válido apenas para usuários cadastrados no sistema de cartão do transporte coletivo. Para os usuários pagantes em espécie, o valor da passagem será de R$ 3,30. A fim de que a população tenha tempo para aderir à modalidade do cartão, até o dia dez de março o preço de 3,10 será cobrado para todos os usuários...

Mercado de trabalho em Juazeiro fecha 2015 com cenário positivo, diz Caged

Contrariando a crise que ceifou milhares de empregos (1,5 milhão no Brasil), Juazeiro fechou 2015 com mais contratações que demissões, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada no último dia 21, aponta saldo de 595 empregos, entre dezembro e janeiro. Mais da metade das cidades brasileiras (54%) encerrou o ano no vermelho, ou seja, com mais desligamentos que admissões.

“Num cenário econômico tão adverso como o atual, criar novas vagas com carteira assinada já é tarefa e mantê-las também. O saldo positivo de 2015 comprova que temos uma economia forte e consolidada”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, ao comentar as estatísticas do Cadastro...

4° Encontro Renascer será realizado de 7 a 9 de fevereiro em Juazeiro

De 7 a 9 de fevereiro, feriado de carnaval oficial, acontecerá em Juazeiro o 4° Encontro Renascer. O evento é gratuito e será realizado no Colégio Municipal Paulo VI, sempre às 8h. O encontro é promovido pela comunidade católica Shalom de Juazeiro e oferecerá aos participantes momentos de Adoração, Missas, Louvores, Adoração ao Santíssimo, apresentações teatrais e palestras.

“É um encontro com Deus. É um encontro com a pessoa de Jesus. O Renascer é um evento que todo ano, além de aumentar o número de participantes, ele nos surpreende. Com certeza será mais uma grande experiência com Deus para aqueles que participarem”, afirmou um dos participantes do grupo Shalom, Raimundo Nonato, em entrevista ao programa Geraldo José desta segunda-feira (25)...

Ivete Sangalo fecha carnaval de Juazeiro e foliões aproveitaram ao máximo o último dia de festa

A alegria e a energia dos milhares de foliões, entre turistas e moradores movimentaram a última noite do carnaval antecipado de Juazeiro. A mistura de ritmos contagiantes fez os foliões dançarem ao som dos mais variados estilos musicais no Circuito Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana – Orla 1)...

Prefeito de Lagoa Grande reforça convite de título de cidadania ao deputado Fernando Filho

Nesta segunda-feira, 25, o deputado federal, Fernando Filho, estará em Lagoa Grande, sertão Pernambucano, para receber das mãos dos vereadores e da população o título de cidadania. A cerimônia será realizada ás 03 da tarde (15h), no auditório da Câmara de Vereadores. O prefeito Dhoni convocou a presença de secretários, gestores, diretores e coordenadores para prestigiarem o mais novo cidadão Lagoagrandense.

O proponente do título foi o vereador Erasmo de Farias, que foi colocado em votação pelo presidente da câmara, vereador Ítalo Ferreira, sendo aprovado por unanimidade. Para o Prefeito Dhoni, o título é mais do que merecido pois, retrata a veracidade do propósito da honraria. "Receber título de cidadania é para pessoas que se destacam em alguma área contribuindo para o desenvolvimento da cidade e Fernando Filho merece, por que tem comprometimento com nossa população. Fernando Filho tem colocado diversas emendas aqui na cidade para calçamentos, compra de trator e caminhão para melhorias das estradas vicinais no interior, entre outras, que beneficiam diretamente o produtor rural" enalteceu o Prefeito...

A FEIRA LIVRE DO NORDESTE COMO EXPRESSÃO DA CULTURA POPULAR

A canção “A feira de Caruaru”, composta por Onildo Almeida e interpretada pelo imortal Rei do Baião, além de ser um clássico da música popular brasileira, é também uma bela e justa homenagem a uma das mais autênticas manifestações da cultura do Nordeste: a feira livre. Tomando como referência a Caruaru dos grandes são joões e do Mestre Vitalino, a moda em destaque mostra o quão é rica e diversa a feira livre do Nordeste.

A feira é, por excelência, o lugar da diversidade. Nela se vende, se compra, se troca. Em cima de esteiras, de caixotes, ou expostos em pequenas bancas cobertas de lona, são ali oferecidos os mais diferentes gêneros e produtos, desde alimentos, vestuários, até utensílios de cozinha e ferramentas de trabalho; a feira possui sua culinária, seu modo de vestir, sua linguagem; na feira se come, se bebe, se embriaga, se cai, se levanta; na feira se canta, se dança, se contam histórias, se rememoram fatos; na feira se celebra o encontro, o ajuntamento, a roda de amigos em torno da boa “cana; na feira, arranjam-se namoros, encontram-se amantes, terminam-se casamentos; a feira é celebração, é acontecimento, é festa (a própria etimologia já o indica: “dia de festa”); é a quebra da rotina e da “mesmice” que marcam o cotidiano. 

A feira é também lugar de comunicação. Por ali circulam de boca em boca informações a respeito de quase tudo: a chuva que caiu alhures; a vaca do amigo que deu boa cria; a comadre fulana que partiu dessa pra melhor; a filha do sicrano que fugiu com um marmanjo há pouco chegado de São Paulo; a mulher que chifrou o marido com o filho do vizinho; a guerra que estourou longe dali; o deputado que roubou lá pras bandas da capital; o prefeito que fraudou as urnas a fim de ganhar a eleição; o padre que deu em cima da catequista da paróquia. 

É na feira que os artesãos expõem seus produtos e os artistas populares mostram a força do seu talento. Quando eu era adolescente, não me cansava de parar para ouvir os cantadores de ABC, poetas populares que percorriam as feiras do Nordeste comercializando seus folhetos de cordel. Aliás, veio daí minha paixão por esse gênero de poesia. Sempre admirei as feiras livres, em especial a de Monte Santo, meu torrão de origem. Achava bonito o desfilar dos caminhões paus-de-arara, que dos quatro cantos chegavam apinhados de pessoas a conduzirem suas mercadorias. Encantava-me com os vendedores de pomadas e cascas de pau, a divertirem o público com seus ousados ventríloquos, que falavam e contavam piadas como se fossem gente. Adorava os bolos, manuês e arroz doce servidos quentinhos, ainda fumaçando. Para mim, a feira era sempre uma festa, sendo rara a semana que não a frequentava. Chegava de manhã, no começo, e saía à tardinha, já no final. 

A feira quebra barreira, estreita laços, estabelece convivência. Ali cada um é tratado pelo nome (Zé, Maria, João, Zefinha), como se fora um ambiente familiar. Ao freguês, é facultado experimentar o produto, sem que isso gere qualquer compromisso. Sem a rigidez das leis do Mercado, os preços ali são flexíveis e estão sempre sujeitos à pechincha do consumidor. Dependendo da lábia e do choro do comprador, uma dúzia deixa de ser doze para ser quinze unidades. O lucro é importante, mas “agradar” o freguês torna-se mais importante ainda.

Muitas cidades operam o tempo todo quase que em função da feira, dela recebendo todas as influências possíveis. O intercâmbio com pessoas de outras procedências, algo inevitável, acaba sempre acrescentando elementos novos à vida local. Aliás, a troca de experiências entre pessoas e grupos diferentes será sempre um traço marcante quando o assunto for feira livre. Assim surgiram e se desenvolveram muitas das feiras do Nordeste – região historicamente cortada por peregrinos, mercadores e viajantes. É sabido que antigos pousos de tropeiros transformaram-se em feiras livres e, estas por sua vez, deram origem a muitos dos atuais centros populacionais. Outros grupos sociais também tiveram participação na construção desse patrimônio da cultura brasileira. Dentre eles, há de se mencionar negros, índios, retirantes, beatos, cangaceiros, adivinhos, feiticeiros, poetas, prostitutas, mendigos, cachaceiros... cada um emprestando sua concepção acerca do mundo, das coisas e das pessoas.

Importante fator de geração de renda, o que já é bastante significativo, haja vista as condições sociais e econômicas da maioria das cidades nordestinas, a feira representa também a ocupação do espaço urbano como lugar de encontro. No momento em que os modernos meios de comunicação, caso das redes sociais, ou a adoção de determinadas medidas de segurança, tendem a afastar as pessoas do convívio social, a rua é reclamada como espaço de socialização, de confraternização e de troca de experiências. E a feira livre desempenha esse papel.

A feira livre resistiu a todas as transformações por que passou o mundo ao longo dos séculos, chegando aos nossos dias com toda a força simbólica que lhe é característica – não obstante o advento dos novos expedientes comerciais, a exemplo dos quilométricos hipermercados e das agilíssimas compras virtuais. Como sabiamente salientou alguém, “a feira livre é como uma filha rebelde da modernidade que insiste em desafiá-la”.

É necessário, porém, que haja uma sólida política de preservação da feira livre. Há de se empreender amplo trabalho de conscientização da sociedade acerca do papel da feira enquanto expressão das culturas locais, não permitindo que novos modelos desfigurem seu formato original. Formato que vai desde o dia e horário do evento, até a espontaneidade com que os feirantes expõem seus produtos, não tendo de se submeterem aos “padronismos” das modernas formas de comércio. 

José Gonçalves do Nascimento

Poeta e cronista..