Foram encontrados 11707 registros para a palavra: ru

Após "chuva do Carnaval", água fica empoçada em trechos de ruas de Petrolina e gera transtornos aos moradores

As chuvas caídas durante o carnaval continua causando transtornos para moradores de alguns bairros de Petrolina. No bairro Dom Avelar, no trecho que fica entre as ruas da Prudência e da Sensação, a água se acumulou com a chuva dos últimos dias e ficou um lago enorme.

Segundo os moradores, o bairro Dom Avelar não tem esgotamento sanitário, o que torna a situação ainda mais complicada. "Quando chove a gente fica ilhado sem puder sair, por causa da água e da lama. Se for passar para fazer algum serviço tem que ir arrudiar. Até as crianças quando vem para escola ficam sem puder passar", disse a dona de casa, Maria da Penha de Souza Barros...

Morador de Itamotinga reclama de esgoto na rua da Paz. SAAE responde

Prezado Geraldo José, 

Venho manifestar minha irresignação ao SAAE, portanto, informo que as bocas de lobo da Rua da Paz ,em Itamotinga, estão entupidas, transbordando fezes por toda a rua, onde tem moradores de várias idades, inclusive, crianças recém-nascidas. Dessa forma, solicitamos imediatas providências no sentido de que seja realizada desobstrução das bocas de lobo, com as obras e serviços que se fazem necessárias . ..

Eduardo Bolsonaro defende post do pai: 'o que se quer é desgastar o presidente para derrubá-lo'

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) usou as redes sociais nesta quarta-feira para defender o vídeo publicado por seu pai, Jair Bolsonaro , que mostra dois foliões do Blocu, em São Paulo, que praticavam o fetiche chamado de "golden shower"  (chuva dourada, que envolve o ato de urinar no parceiro ou na parceira) ao ar livre. No post, Eduardo diz que a imagem publicada no Twitter é "para alertar no que tem se transformado alguns blocos de carnaval", e que "o que se quer é a todo custo desgastar o presidente para derrubá-lo".

Na postagem feita na terça-feira, o presidente Bolsonaro diz que as cenas do vídeo que mostra uma cena obscena tinha como objetivo "expor a verdade para a população" sobre o que estaria se tornando o carnaval no país. A publicação já recebeu cerca de 2 milhões de visualizações, despertou a atenção de anônimos e famosos e causou polêmica na rede social...

Casal é sequestrado e depois liberado na Zona Rural de Cabrobó

A Polícia Militar resgatou na madrugada de quarta-feira (6) um casal que havia sido sequestrado na noite anterior, no bairro Alto da Temperatura, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O comerciante Inaldo Simões Novaes, de 68 anos e Jaqueline Ferraz Sá, de 50 anos, foram liberados pelos sequestradores, por volta das 2h30, na Zona Rural da cidade pernambucana.

Segundo a Polícia Militar, quatro pessoas armadas, que ainda não identificadas, arrombaram a residência do casal e levaram os dois em um carro prata. Em troca da liberdade, eles exigiram uma alta quantia em dinheiro, mas após as buscas da polícia, os sequestradores resolveram liberar o casal sem receber o resgate...

Leilão do Grande Hotel de Juazeiro tem data marcada e pode ser arrematado já a partir desta quinta-feira(7)

A 3ª Vara da Justiça Federal, em Salvador, publicou edital fazendo saber “a quantos deles virem ou tomarem conhecimento, que a partir do dia  07 de março de 2019, haverá início da captação de lances” para arrematar o Grande Hotel de Juazeiro.

De acordo com o edital os lances podem ser ofertados a partir desta quinta-feira (7), com início previsto para as 10h da manhã, prosseguindo até segunda-feira, dia 11...

Cultura: Professora e escritora Clarissa Loureiro lançará livro romance Laurus no sábado (20)

No dia 20 de março, ás 19h30, no “Jardim de Yollanda” da Upe (Campus Petrolina), haverá o lançamento do romance “Laurus”, da professora e escritora Clarissa Loureiro. 

No evento, ainda haverá a exposição de cenas do livro pelo artista Bruno, uma palestra dos acadêmicos Vlader Nobre e Simão Pedro e a apresentação da banda “A terceira margem”. ..

Carnaval também é resistência: Folia arrasta blocos de protestos pelas ruas do país

Comemorado em diferentes partes do mundo, o carnaval tornou-se uma das maiores manifestações culturais brasileiras. Os dias de festa já começam semanas antes da data oficial de celebração, com bloquinhos tomando conta das ruas das cidades. 

Mas quem pensa que bloco de rua é só festa, está muito enganado. Temáticas de pautas importantes na sociedade estão presentes nos desfiles em várias capitais brasileiras, lembrando que carnaval também é uma forma de protesto. É o caso do enredo deste ano do bloco carioca Comuna que Pariu, como explica Buchecha, integrante da comissão organizadora...

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

MADRUGADA DE SEGUNDA (04) DE MUITA CHUVA ALAGA RUAS DE JUAZEIRO E PETROLINA

O carnaval de Petrolina recebeu um ingrediente durante a madrugada de carnaval desta segunda-feira (4): uma forte chuva. Na Areia Branca, a avenida São Francisco os festejos foi interrompido enquanto os foliões aproveitaram para aquele "banho".

Em Juazeiro a situação não foi para festejar. A leitora Ana paula enviou fotos reclamando da falta de infraestrutura. Confiram:..

Mais de 1 milhão de turistas tomam ruas e avenidas de Salvador neste carnaval

Desde quinta-feira (28) Salvador vive um clima intenso de carnaval, movimentando a economia do estado e atraindo mais de 1 milhão de turistas, oriundos de outros estados e de diversas partes do mundo. Na programação gratuita atrações Leo Santana, Psirico, Claudia Leite, Daniela Mercury, Saulo, Banda Eva, Harmonia do Samba, dentre outras, fazem a alegria dos pipocas até a quarta-feira de cinzas. Centenas de camarotes e blocos de corda completam o cenário de alegria reforçando a festa daqueles que podem pagar. Este ano a programação do Carnaval de Salvador prevê mais de 200 atrações no carnaval dos Bairros e 700 apresentações nos circuitos oficiais. A festa vai até a quarta-feira, de cinzas, fechando com o tradicional encontro dos trios. ..

Escolas do grupo especial prontas para a grande batalha nesta noite, no Rio

Começa nesta noite de domingo o desfile das escolas de samba do grupo Especial no Carnaval do Rio de Janeiro. A primeira escola a desfilar será a Imperio Serrano que entra daqui a pouco na avenida, exatamente às 21h15. Na sequencia entram Unidos do Viradouro, Acadêmicos do Grande Rio, Acadêmicos do Salgueiro, Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense e Unidos da Tijuca, que tem desfile previsto para começar ás 03h45.

Amanhã, segunda-feira (4), São Clemente começa o desfile da noite, às 21h45, e a partir daí entram Unidos de Vila Isabel, Portela, União da Ilha do Governador, Paraíso do Tuiuti, Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel, nessa ordem. A última escola, a Mocidade, termina o desfile às 04h18 da terça-feira...

Rui Costa vai a São Bernardo do Campo e participa do velório do neto de Lula

O governador Rui Costa viajou à cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na manhã deste sábado (2), para participar do velório do neto do ex-presidente Lula, Arthur Araújo Lula da Silva, vítima de meningite meningocócica aos 7 anos. 

O governador decidiu interromper sua agenda oficial de Carnaval para prestar solidariedade ao ex-presidente. "É um momento de muita dor e vim manifestar meu apoio a Lula e aos seus familiares. Me solidarizo com o sofrimento de todos diante de um fato tão doloroso. Vim reafirmar ao presidente meu carinho, meu respeito e minha amizade, principalmente nesta circunstância tão difícil que ele está vivendo com a perda do neto querido", afirmou o governador Rui Costa...

Campeonato Brasileiro: CBF aponta adversários da Juazeirense na série D


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira a tabela básica de jogos e os grupos da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. A competição repete a fórmula de temporadas anteriores, com seis fases, e quatro clubes garantindo o acesso para a terceira divisão de 2020. Na primeira fase, os 68 clubes formarão 17 grupos com quatro clubes cada.

A competição começa no dia 4 de maio e tem final prevista para 18 de agosto. A Série D não terá interrupções durante as partidas da Copa América no Brasil. Em 2019, Tupi, Salgueiro, Joinville e Juazeirense, rebaixados da Série C do ano passado, vão disputar a Quarta Divisão...

Bloco da terceira idade sai às ruas para mostrar que 'Alegria não tem idade' em Petrolina 

O bloco 'Alegria não tem idade' provou que disposição e alegria é algo para todos em Petrolina. Na quinta-feira (28), a agremiação formada por pessoas idosas brincou e se divertiu como nos antigos carnavais. Ao som da Orquestra de frevo Metais de Ouro, a Praça 21 de Setembro recebeu cerca de 80 foliões vestidos de pierrot..

Durante o mês de fevereiro, as pessoas idosas que participaram do bloco de Carnaval confeccionaram as próprias fantasias e adereços nos Centros de Convivência do Idoso (CCI). ..

Marchinhas e combate à violência contra a mulher: bloco ‘Quem disse que a gente não vinha’ sai às ruas neste domingo

Confete, serpentina, alegria e combate à violência contra a mulher. Todos esses elementos estarão juntos durante o Carnaval de Petrolina 2019. Na 10ª edição, o bloco ‘Quem disse que a gente não vinha’ sairá, neste domingo (3), pelas ruas do centro da cidade. A concentração será na Praça Maria Auxiliadora, a partir das 17h. Ao som do frevo da orquestra Baque Virado, a agremiação fará uma panfletagem em conscientização sobre a importância de denunciar qualquer caso de violência contra a mulher.

“Independente da época do ano, é fundamental que as pessoas saibam que a violência precisa ser combatida e cada um faz a sua parte quando denuncia os casos. A Prefeitura de Petrolina quer transformar este momento muito mais que uma festa, mas um momento de empoderamento da mulher, onde ela possa reconhecer as fragilidades que, muitas vezes, ela está inserida”, reforça a secretária da Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana...

Blocos infantis animaram as ruas de Petrolina nesta quarta-feira (27)

O carnaval de Pernambuco começa oficialmente no próximo dia 2 de março, o tradicional Sábado de Zé Pereira, mas em Petrolina - PE a criançada já mostrou que tem frevo no pé e muita disposição para animar e colorir o Reinado de Momo 2019.

Na tarde desta quarta-feira (27), vários blocos de pequenos foliões das turmas da Educação Infantil até os 1º Anos do Colégio Plenus tomaram as ruas do centro da cidade. Ao som de marchinhas carnavalescas, fantasias criativas, serpentina e muita espuma, os meninos e meninas, com idades entre 2 e 6 anos, eram uma alegria só...

Ponte Presidente Dutra: Grupo de mãe de Anjos do Vale realiza protesto contra a falta de medicamentos de pacientes com câncer

Um grupo de pessoas realiza na manhã desta quinta-feira (28), um protesto na Ponte Presidente Dutra, entre Juazeiro e Petrolina. A caminhada é contra a falta de medicamentos para pacientes com câncer na APAMI (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância).

A manifestação é promovida pelo Grupo de Mãe Anjos do Vale. O objetivo é chamar a atenção da população do Vale do São Francisco. A caminhada é realizada no sentido Juazeiro/Petrolina provocando lentidão no trânsito no local...

Carnaval de Petrolina: com mais de 30 toneladas, estrutura da festa promete oferecer grande festa aos foliões 

Na contagem regressiva para o Carnaval de Petrolina 2019, o cenário da folia de Momo começa a mudar: o palco que irá abrigar mais de 15 atrações no Polo Orla já está sendo montado. A festa carnavalesca inicia oficialmente, neste sábado (2), e, irá contar com mais de 60 atrações nos quatro polos. No Polo Orla, serão 30 toneladas de estrutura e equipamento com mais de 8 mil metros metros quadrados em área total. Já o palco terá cerca de 200 metros quadrados e a plataforma toda em alumínio, material considerado de última geração. 

"Tudo foi pensado com muito cuidado pela Prefeitura de Petrolina para garantir a segurança e a comodidade de todos os petrolinenses que irão curtir os dias de folia no município", ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Junior. Durante os quatro dias de festa, os foliões poderão brincar carnaval no Polo Orla; Praça 21 de Setembro; Polo Multicultural Petrolina Antiga e no domingo (3), no bairro Areia Branca...

MORADOR DENUNCIA ENORME CRATERA NA RUA TOBIAS BARRETO, EM PIRANGA, JUAZEIRO (BA)

A pavimentação a base de paralelepípedos na rua Tobias Barreto, em Piranga, sempre foi um grande problema para as administrações de Juazeiro. Num passado recente, além de buracos enormes a citada artéria enfrentou transtornos com o esgotamento sanitário cujas águas fétidas se espalhavam por toda sua área dificultando a locomoção dos seus moradores.

Depois das últimas chuvas esses dois problemas voltaram a prejudicar a comunidade o que levou o munícipe Alaim Aguiar a gravar um vídeo relatando a situação e pedindo providências por parte do poder público. Os moradores sinalizaram o enorme buraco com madeira para evitar acidentes. Confira:..

SAMU prepara estrutura para atender foliões no Carnaval de Petrolina

Com o intuito de garantir a segurança dos foliões durantes os quatros dias de carnaval, a Prefeitura de Petrolina através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), está preparando uma estrutura completa de atenção com a disposição de uma ambulância em cada circuito: Polo Orla e Polo da 21 de Setembro. As ambulâncias do SAMU terão estrutura para realizar procedimentos básicos em saúde, aferição de pressão arterial, administração de alguns tipos de medicação e verificação de glicemia. Caso ocorram casos mais graves, serão acionados os profissionais na base do SAMU.

"Tratamos a saúde com a importância que merece. Nossa equipe está completamente empenhada em oferecer uma estrutura adequada e profissionais capacitados para atender qualquer tipo de demanda, seja o socorro às vítimas que exageram no consumo de bebidas alcoólicas ou até possíveis ferimentos, a fim de que o bem estar do folião seja a nossa principal motivação" destaca a coordenadora do SAMU, Cristiane Nunes...