Foram encontrados 879 registros para a palavra: agro

Atual situação do agronegócio será discutida em evento em Petrolina

O Banco do Brasil realizará amanhã, sexta-feira (20) o “Circuito Agro BB”, evento com o objetivo de detalhar o panorama do agronegócio familiar e empresarial no Vale do São Francisco. O evento ocorrerá em Petrolina, a partir das 7h30, no Hotel Nobile Suítes Del Rio. Na pauta de discussão estão a situação atual do agronegócio, as ameaças e as possibilidades de incremento do crédito rural para custeio e investimento e comercialização da produção agrícola.

Participam do debate o vice-presidente de agronegócios do Bando do Brasil, Tarsício Hübner; o superintendente estadual do BB em Pernambuco, Nassib Lomes; o superintendente regional em Petrolina, Eliézio Vasconcelos; e vários representantes do seguimento...

Prefeito Paulo Bomfim participa de debate sobre soluções sustentáveis de apoio ao agronegócio de Juazeiro e região

O Prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix e do Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, participou na manhã desta quinta-feira (19), no Rapport Hotel, em Juazeiro do Circuito Agro, uma iniciativa do Banco do Brasil, que visa divulgar as soluções de apoio ao agronegócio.

O Circuito promove o encontro entre produtores rurais e profissionais do campo para debater soluções sustentáveis e de desenvolvimento, novas tecnologias e técnicas de produção, como meio de aumentar a produtividade sem impactar negativamente os custos de produção. “No Vale do São Francisco, a fruticultura irrigada é o principal tema do evento, com destaque para a produção e exportação de uva e manga. Disponibilidade de terra, água de boa qualidade, clima quente e baixa umidade fazem do município um dos maiores exportadores do país”, destacou o vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, Tarcísio Hübner...

Vice-presidente de agronegócios do BB visita Juazeiro e apresenta soluções sustentáveis para o campo

Após passar por 14 municípios, em sete estados, chegou a vez de Juazeiro (BA) receber o Circuito Agro, nesta quinta-feira, 19. A nova iniciativa do Banco do Brasil visa divulgar as soluções de apoio ao agronegócio e cruzará o país pelas regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

O Circuito promove o encontro entre produtores rurais e profissionais do campo para debater soluções sustentáveis e de desenvolvimento, novas tecnologias e técnicas de produção, como meio de aumentar a produtividade sem impactar negativamente os custos de produção...

Agrovale doa 600 toneladas de bagaço da cana-de-açúcar para associações de produtores rurais de Juazeiro

A Agrovale anunciou na manhã desta terça-feira (17) que até o final do ano deve concluir a doação de 600 toneladas de bagaço hidrolisado da cana-de-açúcar às associações de produtores rurais de Juazeiro. A doação faz parte de um projeto que a empresa desenvolve junto à Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária do município (Adeap) com o objetivo de fornecer suporte alimentar para os animais (caprinos, ovinos e bovinos) da zona rural, nesse período de grande estiagem. 

De acordo com a Diretoria da Agrovale, o projeto começou no último dia 20 de julho quando foram doadas as primeiras 300 toneladas do produto, contemplando direta e indiretamente 64 associações, beneficiando cerca de 600 produtores da agricultura familiar. Trata-se de uma ação de responsabilidade social e retorno imediato para os produtores rurais de Juazeiro. A empresa chega às propriedades num período seco com um suporte alimentar volumoso. ..

MORADORES DA ÁREA URBANA DE JUAZEIRO E DO SALITRE RECLAMAM DA QUEIMA DA PALHA DA CANA PELA AGROVALE. VEJA O VÍDEO

Duas novas reclamações contra a queima da palha da cana por parte da empresa Agrovale chegaram à nossa redação este final de semana. No sábado, dia 14, o leitor João Marcos dos Santos Melo enviou fotos da fumaça invadindo os residenciais Juazeiro I, II e III, fumaça esta oriunda da queima da cana.

Segundo o denunciante, na madrugada de sábado (14), mais uma nuvem de fumaça invadiu o conjunto habitacional causando transtornos aos moradores. “Duvido uma criança ter saúde aqui em meio a esta fumaça” expressou João Marcos. Veja o vídeo:..

Brincadeiras, brinquedos e lanches movimentam Dia das Crianças no bairro Quidé, em Juazeiro

Uma tarde pra lá de animada com muita música, cachorro quente, pipoca, distribuição de brinquedos e as brincadeiras do palhaço Paçoca. Foi nesse clima, na última quarta-feira (11), que mais de 80 crianças e adolescentes do bairro Quidé, em Juazeiro – BA, comemoraram o Dia das Crianças.

A festa, que ocupou os quatro cantos da sede do Projeto Ponto de Cultura Casa da Cultura Jordélio de Souza, começou com uma grande roda de meninos e meninas e o palhaço no centro fazendo uma série de esquetes engraçados. Num quebra cabeça de perguntas e respostas, os acertadores iam sendo premiados com brinquedos e distribuição de doces. Em meio à folia, o pequeno Robson Leandro foi surpreendido pelos colegas com os parabéns pelo seu aniversário de 10 anos.
 
De acordo com Adegivaldo Mota, coordenador de projetos do Naenda, uma Organização da Sociedade Civil que desenvolve atividades de arte-educação no bairro, o Dia das Crianças no Quidé foi um dos melhores nos últimos anos. “Programamos esta festa sob a inspiração do tema ‘Criança aqui tem vez e voz’, mas já tínhamos desistido de fazer por falta de patrocínio. Foi quando fizemos um contato com a Agrovale e conseguimos todo o apoio necessário”, lembrou...

AFA ANUNCIA DESESTRUTURAÇÃO DA DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA

Associações, Cooperativas, Sindicatos, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, ACCOSF, Secretaria de Agricultura do Município, Produtores Rurais e demais Instituições Parceiras da ADAB-Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, participarão de uma reunião nesta terça-feira, dia 11, no Auditório da UNEB - Universidade Estadual da Bahia, a partir das 09:00h, quando serão anunciadas as deliberações da  última Assembleia realizada em Salvador que “discutiu sobre a nomeação e posse do atual Diretor Geral, sem qualificação técnica para o cargo e em desacordo com a Lei nº 6345 de 30/12/1991, como também serão relatadas a progressiva  e crítica situação em que se encontra a Agência, que por certo tende a impactar negativamente e causar sérios prejuízo a todo setor Agropecuário Estadual” expressa Urbano Pinchemel Cardoso da direção da Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários da Bahia. “Buscamos o apoio e adesão de todo o Setor Produtivo da Região do Vale do São Francisco, no sentido de dar prosseguimento as nossas atividades e garantir que serviços essênciais não sejam prejudicados, além de atendimento a protocolos nacionais e internacionais” concluiu.

OFÍCIO AO GOVERNADOR DA BAHIA..

Juazeiro sedia 6º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para Fórum Mundial da Água

O município de Juazeiro, situado a 500 km de Salvador, vai sediar entre os dias 18 e 20 de outubro o 6º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Brasília em março de 2018. O evento, que será realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai discutir questões relacionadas ao manejo sustentável dos recursos hídricos na região, que é banhada pelo Rio São Francisco, um dos mais importantes do Brasil e da América do Sul, cortando cinco estados e 521 municípios. Os Creas de todo o Nordeste participarão do encontro reforçando a participação da região na discussão de medidas que tenham como foco a preservação do rio e seus afluentes.

Os eventos preparatórios vêm sendo realizados desde março pelo Confea, em parceria com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), entidades de classe e com a Seção Brasil do Fórum Mundial da Água. Os encontros já foram realizados em Campinas (SP), Manaus (AM), Balneário de Camboriú (SC) e Cuiabá (MT) e contaram com a participação de lideranças do Sistema, gestores públicos e especialistas em meio ambiente, água e energia, além de representantes de instituições de ensino. O Conselho Federal espera coletar e sistematizar contribuições de profissionais das cinco regiões brasileiras e levá-las ao Fórum Mundial da Água...

Emoção marca cerimônia de premiação do projeto 'Lápis na Mão' em Juazeiro

Um momento artístico e cultural que reuniu estudantes, professores, escolas e pais de alunos numa festa de alegria e emoção. Foi assim a manhã desta quarta-feira (4), no auditório do Instituto Federal da Bahia – Campus Juazeiro, BA, durante a cerimônia de premiação dos vencedores da 4ª edição do projeto 'Lápis na Mão'.

Com o tema 'Velho Chico, meu rio amigo', a TV São Francisco, coordenadora do projeto, começou a solenidade anunciando os  melhores trabalhos na categoria Desenho. O primeiro colocado da Educação Infantil foi a pequena Keetlyn Vitória Santana, da Escola Municipal Luana Silva Nascimento. E Jucimara Rodriguez, da Escola Municipal Américo Tanuri, ficou com a primeira colocação do  Fundamental I...

Incêndio: Aulas do centro de educação estão suspensas

Moradores do Bairro São Geraldo ainda estão assustados com o incêndio de ontem, segunda-feira (02), no terreno do CETEP-Centro de Educação Profissional do Vale do São Francisco. Segundo eles, a proximidade com as casas "foi o limite de uma quase tragédia". A vice diretora do CETEP, Leila Cristina, disse a reportagem do Blog, que fez um boletim de ocorrência e as aulas estão suspensas durante todo o dia de hoje. A diretora também solicitou "todo o apoio da defesa civil do município".

O aluno de agropecuária Elijerfesson Mateus, conta que o incêndio começou antes do meio dia e se alastrou pelo terreno de vegetação. "Avisamos a direção da escola e a partir dai teve início a operação envolvendo todo o aparato para apagar o incêndio e evitar uma destruição maior do patrimõnio da escola". O fogo destruiu parte do galpão da garagem dos carros e quase atinge o local onde estava guardado colchões, o que teria provocado maiores prejuizos...

IBGE inicia pesquisa para identificar produção agropecuária do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo para identificar e conhecer as características e produção dos estabelecimentos agropecuários do Brasil. A pesquisa para o Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola visitará mais de cinco milhões de estabelecimentos até fevereiro de 2018. O Censo é uma das principais fontes de dados sobre a produção de alimentos no país, inclusive da agricultura familiar.

O subsecretario de Agricultura Familiar da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Everton Ferreira, explica que para se tomar decisões e planejar políticas e programas para os produtores, é preciso conhecer a realidade do setor, se fazendo indispensáveis as informações fornecidas pelo Censo. “Ele traz dados completos da agricultura no Brasil, inclusive da agricultura familiar. É um conjunto de informações fundamentais para a gente planejar políticas públicas e programas para os próximos anos”, afirma. Os recenseadores estarão devidamente uniformizados, portando crachá e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC)...

URGENTE: Incêndio atinge escola agrotécnica em Juazeiro

Um incêndio atinge neste momento o telhado da escola Agrotécnica em Juazeiro. Os bombeiros estão no local, porém as chamas aumentaram e se espalham no local, o que dificulta o trabalho dos profissionais.

Segundo relato de moradores do condôminio Mais Viver, as chamas estão grandes e o que o cheiro é muito forte na localidade, apesar de já começarem a ser contidas. Veja vídeo:

..

Agrovale esclarece reportagem sobre Força Tarefa realizada em fazendas do norte da Bahia

Em resposta à matéria publicada com o título 'Força-tarefa encontra irregularidades trabalhistas em fazendas do norte da Bahia', a Agrovale esclarece vários pontos equivocados.
1º: Quando a matéria informa que os trabalhadores estavam exercendo suas atividades sem nenhuma pausa e durante 7 horas consecutivas. A empresa não reconhece tal informação, pois a atividade do corte de cana exige na sua operacionalização, paradas obrigatórias a cada período de 30 minutos, com pausas de até 15 minutos, onde os trabalhadores se sentam para ajuste das ferramentas de trabalho. Durante a jornada de trabalho, além das pausas citadas acima, os trabalhadores têm direito a duas paradas adicionais de 10 minutos para reidratação com o soro repositor de sais minerais oferecido pela empresa.
 
2º: A afirmação de que os trabalhadores estavam sem refeições não procede. A alimentação distribuída pela Agrovale, primeira empresa rural do Brasil a fornecer alimentação quente aos seus colaboradores, chegou à frente de trabalho fiscalizada às 12h10, contendo alimentação de excelente qualidade, fornecida por empresa multinacional, que figura entre as maiores fornecedoras de alimentação do planeta; Ressalta-se que a fiscalização não permitiu qualquer argumentação dos líderes de frente de serviço durante a sua abordagem e nem relacionou quais seriam os trabalhadores que estariam em desconformidade;
 
3º: Com relação à água disponibilizada na frente de serviço, os 130 trabalhadores possuíam garrafões térmicos com a capacidade de 05 litros, conforme determina a legislação. A Agrovale possui uma câmara fria de 24.000 litros de capacidade e serve água resfriada para todos os seus colaboradores, sendo este um diferencial da empresa, uma vez que a legislação não exige esta condição;  No dia da fiscalização, por volta das 8h, o caminhão que transportava a água gelada passou por todas as frentes de trabalho, inclusive a frente fiscalizada, para que os trabalhadores pudessem reabastecer seus garrafões;
 
 4º: No que diz respeito aos sanitários, a empresa possui mais de 150 sanitários fixos e móveis em toda sua extensão. No entanto, durante a fiscalização, os fiscais não localizaram a chave de 01 sanitário fixo e atribuíram na matéria em questão como uma prática da empresa. É necessário também esclarecer que a empresa disponibiliza equipe de auxiliares de serviços gerais exclusiva para higienização diária dos módulos sanitários e, portanto, refuta também como inverídicas as alegações da matéria neste sentido;
 

5º: A interdição que a força tarefa se refere na matéria foi numa área de meio (0,5) hectare da empresa que possui mais de 30.000 hectares em sua extensão; Quanto às afirmações do Defensor Público em relação aos alojamentos, a empresa informa que não foi notificada e desconhece qualquer problema relativo a este tema...

Melhoramento genético e eficiência hídrica fazem de empresa do Vale a maior geradora de empregos da região

Com 5.032 funcionários diretos, migrantes de todas as áreas do Vale do São Francisco, a Agrovale é a empresa que mais gera empregos em Juazeiro, no norte da Bahia, e a que se destaca na realização de pesquisas em recursos genéticos e seleção de variedades com potencial para cada ambiente de cultivo da cana-de-açúcar. 

 O foco da empresa está na produção de açúcar cristal e etanol, mas vem aumentando consideravelmente a geração de bioenergia, o que possibilita o fornecimento regular de energia para cerca de 180 mil pessoas. Petrolina, cidade vizinha, do interior pernambucano, também se beneficia com a presença desta empresa que completou agora 45 anos, em setembro...

DIRETORIA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ELEIÇÃO DO SINTAGRO

A bem da verdade é importante ressaltar os equívocos nas informações fornecidas pela Sra. Rita, através desse tão conceituado e respeitado meio de comunicação. Talvez seja essa intenção: “Confundir e distorcer os fatos como forma de obter possíveis vantagens”.

Tem sido assim a postura da Sra. Rita, contar inúmeras calúnias e difamações que faz aleatoriamente na tentativa de macular a imagem de alguns dirigentes dessa entidade sindical para se promover politicamente. A exemplo de uma denúncia fantasiosa, entre tantas outras, na Delegacia da Mulher. Onde nem mesmo ela, autora da calúnia, compareceu a audiência...

Justiça suspende eleição do Sintagro

O juiz Mario Vivas de Souza Durando, titular da 1ª Vara da Justiça do Trabalho em Juazeiro-BA, suspendeu a eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas empresas Agrícolas, Agroindustriais e Agropecuárias dos municípios de Juazeiro, Curaçá, Casa Nova, Sobradinho e Sento-Sé – SINTAGRO, que seria realizada entre os dias 13 a 15 de setembro deste ano. Na decisão, o juiz concedeu liminar à candidata a Presidente pela Chapa 02, Rita de Cássia Dias dos Santos, suspendendo a eleição com base no fato de que Rita é filiada ao sindicato e pode ser candidata ao cargo. A Comissão eleitoral do SINTAGRO registrou a candidatura de Rita de Cássia e dos demais membros da Chapa 02 – Pra Mudar o Sintagro – e posteriormente cancelou o registro, impugnando a candidatura de Rita e de mais três membros da chapa, contrariando o que determina o estatuto do sindicato. Na decisão o juiz considerou que “constata-se ser absurda a impugnação à candidatura de Rita de Cássia, ao fundamento de que não teria sido provada a sua condição de sindicalizada, considerando que esta integra a atual Diretoria do Sindicato, conforme expressamente reconhecido pelo juízo”.

Rita de Cássia é trabalhadora rural na Mandacaru Comercial LTDA, uma empresa agropecuária situada em Juazeiro-BA, é filiada ao SINTAGRO desde 1999 e atual Secretária de Finanças do Sindicato. Rita move na justiça um processo contra a decisão do atual Presidente do sindicato que descumpriu o estatuto da entidade, prorrogando o mandato da atual diretoria vencido desde dezembro de 2016. Além disso, Rita denunciou diversas irregularidades cometidas pelo atual Presidente do SINTAGRO e pelo atual Secretário Geral e candidato a presidente pela Chapa 01. A decisão da justiça foi bastante comemorada pelos trabalhadores da base e pelos demais membros da Chapa 02. Para Rita de Cássia, a decisão foi justa e já era esperada pela base. “É um direito dos trabalhadores e trabalhadoras escolher uma nova diretoria para o sindicato e se a eleição fosse realizada com chapa única não seria justa. Precisamos mudar a atual realidade do sindicato. Os trabalhadores clamam por mudança”, declarou a candidata...

Parceria garante doação do bagaço da cana da Agrovale para alimentação dos rebanhos de Juazeiro

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, esteve na manhã desta quinta-feira (14), na sede da Agrovale em Juazeiro, reunido com o gerente administrativo da empresa, Marcos Rocha. O encontro teve como objetivo, buscar dar seguimento ao processo de doação do bagaço hidrolisado da cana-de-açúcar como suporte alimentar para os animais (caprinos e ovinos) da zona rural, nesse período de grande estiagem. Também particiáram da reunião a diretora de Desenvolvimento Econômico, Lilian Koshiyama e o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco),

A ação foi firmada no dia 20 de julho, com a doação de 300 toneladas do bagaço da cana-de-açúcar para associações de produtores rurais de Juazeiro pela Agrovale. A ADEAP realizou o cadastramento das associações interessadas e a distribuição do material para as mesmas. “Com a forte estiagem, a alimentação dos animais ficou escassa e os produtores têm passado por grandes dificuldades nesse sentido. Com a parceria da Agrovale, conseguimos obter esse volumoso que tem contribuído para minimizar o problema, estamos aqui hoje para buscar a continuidade dessa ação”, destacou o secretário Tiano Felix...

Feira Agroecológica terá participação de representantes do bioma caatinga

Será realizada em Brasília, a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade. O evento acontecerá entre os dias 12 a 15 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) levará ao evento sabores e belezas da agricultura familiar, incentivando, assim, a comercialização dos produtos agroecológicos brasileiros e técnicas sustentáveis de produção. 

A estrutura da feira contará com 80 bancas que representarão os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa. Os expositores serão compostos 30% por agricultores familiares, 30% de povos indígenas e comunidades tradicionais, 30% são oriundos da reforma agrária e 10% que não necessariamente se encaixam em alguma dessas categorias. ..

Está aberto edital de seleção que prevê novas redes de agroecologia e produção orgânica

Está aberto o edital de seleção pública Ecoforte Redes, que tem como objetivo a seleção e o apoio a projetos territoriais de redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica, voltados à intensificação das práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica. Os projetos enviados devem ter foco na estruturação de unidades de referência.

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e a Secretaria-Geral da Presidência da República são as encarregadas de articular o programa junto aos demais órgãos governamentais envolvidos: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)...

Produção de alimentos orgânicos foi tema de discussão no IF-Sertão

Toda produção orgânica precisa ter um certificado que garanta que ela foi realmente produzida sem o uso de agrotóxicos ou adubos sintéticos. Uma segurança para os consumidores e que vem sendo perseguida por agricultores familiares de Petrolina, no interior de Pernambuco. 

Entender como funciona o selo, as regulamentações governamentais e o mercado consumidor é o objetivo dos produtores de orgânicos da cidade, participaram de uma palestra no Instituto Federal (IF Sertão PE), no bairro Jardim São Paulo, para receberem orientações técnicas sobre a produção orgânica local, estadual e nacional, de auditores do Ministério da Agricultura (Mapa) e professores do instituto. A palestra partiu de reivindicação feita pelo Sindicato dos Agricultores Familiares de Petrolina (Sintraf)...