Foram encontrados 835 registros para a palavra: agro

Agropecuária baiana pode ficar paralisada por falta de licenciamento ambiental, alerta deputado

O deputado estadual Eduardo Salles participou de audiência, nesta quarta-feira (7),  com o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, representando a Comissão de Agricultura da ALBA  (Assembleia Legislativa da Bahia), da qual é presidente, para discutir o pedido de suspensão da decisão judicial sobre licenciamento das atividades agrossilvipastoris  (que integram agricultura-pecuária-floresta). A PGE (Procuradoria Geral do Estado) deu entrada na petição junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), na última terça-feira (6). 

O parlamentar já havia conversado sobre o assunto com o procurador, logo após a sessão itinerante da Comissão de Agricultura na Bahia Farm Show, realizada no dia 30 de maio. Na ocasião, os produtores pontuaram que a decisão da Justiça Federal de suspender, retroativamente, os efeitos de parte do Decreto Estadual nº 15.682/14, que isentava as atividades agrossilvipastoris da necessidade de licenciamento ambiental, é um dos graves problemas que o setor vivencia atualmente. ..

Deputado Roberto Carlos garante empenho para a realização da Exposição Agropecuária e a pavimentação de ruas, em Senhor do Bonfim

O deputado Roberto Carlos (PDT), recebeu, nesta quinta-feira (07), o secretário de Agricultura, Fábio Cedraz, e o vereador Cleiton Vieira, do município de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, foram apresentadas as demandas relacionadas ao asfalto e a Exposição Agropecuária da cidade.

O parlamentar assegurou empenho nestas causas, bem como foi feito em todos os outros pleitos relacionados ao município. “Já estamos trabalhando juntos para levar mais asfalto e garantir uma exposição agropecuária de excelência para os bonfinenses”, reafirmou o compromisso, o deputado Roberto Carlos...

Galo lança campanha “São João sem agrotóxicos”

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) lançou uma campanha em sua página do Facebook dirigida para o consumo de alimentos agroecológicos no São João. Na campanha, o parlamentar também pede assinaturas para um abaixo assinado virtual em que se requer a aprovação do Projeto de Lei 21.916/2016 (http://migre.me/wKkJd), de sua autoria, que cria a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.

"São alarmantes os índices de resíduos de agrotóxicos em alimentos. Essa é uma questão de saúde pública e ambiental da maior gravidade. O São João é uma data importante de nossa cultura, uma celebração à vida. Acho importante trazer a reflexão sobre o nosso modelo de produção de alimentos neste momento que é também de afirmação do campo, de agradecimento pela fertilidade das plantações e a fartura de alimentos", afirmou Galo, que é engenheiro agrônomo e autor de uma série de projetos que visam combater o uso indiscriminado de agrotóxicos na produção de alimentos.  ..

Feiras Agroecológicas atraem população com alimentos saudáveis

Comprar alimentos frescos e sem conservantes tem sido a principal escolha na hora de fazer a feira do mês. A população está cada vez mais atenta à importância de se alimentar bem. Dos alimentos saudáveis que chegam à mesa do brasileiro, 77% têm origem da agricultura familiar, um dos principais pilares da economia baiana. Itens como frutas, legumes, hortaliças e seus derivados, sem agrotóxicos, podem ser achados facilmente nas Feiras Agroecológicas que são realizadas, com o apoio do Governo do Estado, em Salvador, na região metropolitana e algumas cidades do interior do estado. 

Na capital, uma das opções para os dias de sexta-feira é a Feira Agroecológica do Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). No local, próximo ao Instituto de Biologia, pessoas de diversas partes do estado escolhem com calma os alimentos que servirão de base para a alimentação da semana. Fazer compras na feira toda sexta já faz parte da rotina do casal Manoel Messias e Tássia Nascimento. A mudança nos hábitos alimentares do casal aconteceu após um grande susto, no final do ano passado. "Há oito meses infartei na rua. Não imaginava que pudesse acontecer comigo, mas aconteceu. Com orientação médica, resolvi mudar a minha alimentação. Hoje faço a feira aqui. Os alimentos são saudáveis e os preços regulam o do mercado, e, às vezes são até mais em conta", disse Messias, que é técnico em prótese. 

Além da feira instalada na Ufba desde o ano passado, o Governo do Estado executa ações de apoio à produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O suporte oferecido gera renda e fortalece a economia local. ..

Projeto que permite política continuada de Defesa Agropecuária ganha apoio de especialistas no Senado

Um projeto de lei que traz critérios específicos para o repasse de recursos da União para a defesa agropecuária recebeu elogios de especialistas nesta quarta-feira (10), em audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado. De autoria do senador Roberto Muniz (PP-BA), o PLS 379/2016 propõe percentuais fixos, a exemplo dos fundos de participação, para os repasses dos entes federados às ações de inspeção e controle da saúde dos animais e vegetais.

Muniz afirmou que as atividades relacionadas à defesa agropecuária são, em geral, de natureza contínua e precisam de segurança financeira. "Por meio de convênios, como a distribuição se dá hoje, muitas vezes a distribuição é injusta", explicou. O texto estabelece a partilha de 80% dos recursos destinados aos repasses federais, ficando os outros 20% destinados, a critério do Ministério da Agricultura, para possível compensação a entes federados ou para emergências sanitárias.

O projeto estabelece, ainda, uma série de critérios para a divisão dos recursos, como área plantada, extensão de fronteiras e número de imóveis rurais cadastrados; informações sobre os rebanhos e criações e sobre a população rural; valor da produção das lavouras, exportações e participação dos ocupados na agricultura familiar.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Pacifici Rangel, disse que o projeto tem a grande virtude da criação de métricas para os repasses, mas propôs maior flexibilidade no percentual de recursos que podem ser destinados a critério da União...

Cerimônia de abertura da XI Expovale é marcada pela presença de instituições agropecuárias e autoridades políticas da Bahia

A XI Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (EXPOVALE) foi aberta oficialmente nesta terça-feira (9), no estacionamento do Juá Garden Shopping, em Juazeiro e reuniu autoridades políticas, representantes de instituições ligadas ao setor e produtores de animais de todo o país. O evento que se estende até domingo (14), é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF).

Na ocasião a secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho convidou toda a população de Juazeiro para prestigiar o evento. "Esse ano a Expovale veio com uma cara nova, através de sua realização no Juá Garden Shopping. A exposição está proporcionando uma movimentação econômica relevante para Juazeiro, pois uniu um dos maiores eventos da caprinovinocultura do país em um dos maiores empreendimentos do município que oferece, além da comercialização de produtos, lazer e diversão. Estamos imensamente felizes com o empenho do poder público municipal, associações e instituições parceiras para a realização desse grande evento. Já é um sucesso", declarou Maraiza...

Encerra nesta quinta-feira prazo para inscrições para o I Encontro dos cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste

Interessados/as em participar do I Encontro dos Cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste tem até às 16h do dia 11 de maio (quinta-feira) para realizar a sua inscrição no evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site* da Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Dentro do evento acontece também aI Oficina para Construção de Plataforma Colaborativa de Pesquisa/experimentação e Pós-Graduação em Agroecologia do Nordeste.

Com o tema “Construindo e fortalecendo plataformas e articulações em Redes”, o encontro acontecerá de 15 a 18 de maio, no auditório Multieventos da Univasf, em Juazeiro/BA e tem como público-alvo instituições de pesquisa, ensino e extensão, organizações e movimentos sociais, Núcleos de Agroecologia das Universidades e Institutos Federais, estudantes, professores,agricultores/as, pesquisadores/as, Redes de educação contextualizada, Escolas Técnicas, etc...

Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe abre inscrições

Nos dias 26 e 27 de maio o Sebrae em Pernambuco realiza na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra), o 4º  Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe (ENAGRO) e o 13º Encontro Estadual de Apicultura. A programação conta com oficinas temáticas, palestras e mesas redondas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio do Sertão do Araripe. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] e pelos telefones: (87) 3873-1708/99921-1098.

Para a edição, estão programados ainda o segundo concurso de mel, e o terceiro concurso de queijos do Sertão do Araripe. Durante o evento também será realizada a 4ª Mostra de Caprinos de Araripina. Devem participar do Encontro caravanas de diversos municípios de Pernambuco e de outros Estados, como Alagoas, Piauí e Paraíba...

Instrução de Serviço da Câmara de Agronomia fortalece a vigilância fitossanitária da Bahia

Estabelecer critérios para a fiscalização de atividades referentes ao registro de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pela Emissão de Laudos, além de instituir a ART Múltipla de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e de Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). Essas são as premissas da instrução de serviço, nº 001/2016, da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-BA (Ceagro).

A instrução de serviço permite duas formas de emissão de ART: múltipla - para cada documento serão vinculados no máximo 50 laudos de CFO ou CFOC, emitidos por mês; e anual - quando a propriedade possuir um profissional habilitado responsável pela assistência técnica e manutenção da cultura, devidamente registrado, através da ART anual, as emissões dos respectivos CFO/CFOC já estarão contemplados, não necessitando ART múltipla, desde que a atividade seja discriminada na ART anual. A taxa de ART será calculada da mesma forma que o valor de Receituário Agronômico...

CÂMARA APROVA PROJETO QUE FOMENTA EVENTOS AGROPECUÁRIOS EM JUAZEIRO

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou durante sessão ordinária nesta quinta-feira (27) o Projeto de Lei 3.299/2017 que autoriza o Poder Público Municipal a fomentar eventos agropecuários e congêneres a serem realizados pelo Município de Juazeiro, de forma isolada ou parceria com a iniciativa privada, com infraestrutura e incentivos, inclusive, financeiro através de premiação em torneios de competição. ..

*Seu Berto, Fazenda Barão e Faculdade de Agronomia de Juazeiro-Bahia

Eu vi a Morte, a moça Caetana,
com o Manto negro, rubro e amarelo.
Vi o inocente olhar, puro e perverso,
e os dentes de Coral da desumana.
Eu vi o Estrago, o bote, o ardor cruel,
os peitos fascinantes e esquisitos.
Na mão direita, a Cobra cascavel,
e na esquerda a Coral, rubi maldito.
Na fronte, uma coroa e o Gavião.
Nas espáduas, as Asas deslumbrantes
que, rufiando nas pedras do Sertão,
pairavam sobre Urtigas causticantes,
caules de prata, espinhos estrelados
e os cachos do meu Sangue iluminado.

Os versos  acima são de Ariano Suassuna. Sempre que recebo a notícia de um amigo chamado para o "Grande Sertão da Eternidade", me vem ao pensamento.

Hoje recebi a notícia da morte/desencarne/descanso do meu amigo Bartolomeu Venâncio dos Santos, meu amigo "Seu Berto". Lembrei de nossas conversas, lições, também da cachaça, nosso cigarro, sorrisos e rádio de pilha lá na Fazenda Barão.

Divido minha saudade com a viúva Dona Janina, os filhos, César, Sônia, Fátima e Mazarelo. Seu Berto era sogro do sanfoneiro e cantor Flávio Baião.

"Seu Berto foi aluno da primeira turma de agronomia da Universidade Estadual da Bahia que se formou em 1965. Ao falar da história da Universidade o ex-aluno se emocionava ao lembrar com carinho os momentos vividos em sala de aula, a luta pelo reconhecimento da Instituição e dos colegas então falecidos.

“A Faculdade ela significa tudo para mim. Eu deixava de dormir em casa para estudar com meus amigos à noite. Na época  trabalhava e estudava. Vencemos. A educação nos libertou", contava Seu Berto.

Lembro da alegria dele dizendo que teve a oportunidade de visitar uma exposição de fotos antigas que aconteceu no prédio da Uneb, ao lado do primeiro ônibus da Universidade, conhecido como Belo Antônio pelas turmas de agronomia da década de 1960 e de 1970.

Lembrarei hoje quando os ponteiros anunciarem 18 horas o que diz a Escritura Sagrada: "Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer". A morte e a vida não são contrárias. São irmãs. A "reverência pela vida" exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja ir".

Boa Viagem meu amigo Seu Berto...Inté qualquer outra hora!

*Ney Vital-jornalista ..

DIRIGENTES DO STRJ COMEMORAM ACORDO COLETIVO DOS CANAVIEIROS COM A EMPRESA AGROVALE

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro Emerson José (Mitu) e o Diretor de Assalariados José Manoel (Zezinho) concederam entrevista ao programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (21) ocasião em que anunciaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 dos canavieiros com a empresa Agrovale.

Emerson José informou que a negociação coletiva com os canavieiros aconteceu nos dias 09 e 14 de março, com delegados sindicais e representantes do STRJ. Entre as principais reivindicações da categoria estava o reajuste salarial de 5,93%, com ganho real de 0,50% que foi assegurado pela empresa. “Ganho real é de grande importância, porque, grande parte da categoria de trabalhadores na Bahia e no Brasil, tem conseguido acordo abaixo da inflação ou no mínimo a inflação. Além disso, mantivemos direitos conquistados anteriormente” declarou Mitu...

Planalto minimiza grampo que flagrou ministro

O Palácio do Planalto tentou minimizar o grampo da Operação Carne Fraca que capturou uma conversa do atual ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB-PR), com o fiscal agropecuário Daniel Gonçalves Filho, superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná entre 2007 e 2016, apontado como chefe da ação criminosa para venda de carne imprópria.

Ontem, o ministro confirmou que ligou para o superintendente - a quem chamou de "chefe" - preocupado com o fechamento de um frigorífico no Paraná, onde fica sua base eleitoral. De acordo com a polícia, Serraglio, então deputado federal, ligou para Gonçalves Filho para perguntar sobre o possível fechamento do frigorífico Larissa, em Iporã (PR)...

Valmir volta a defender produção agroecológica e critica Temer por liberação de agrotóxicos

A medida do governo de Michel Temer (PMDB) para ampliar o estímulo ao mercado brasileiro de venenos, que já é o maior do mundo, foi repudiada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). Sexta-feira (3), o parlamentar baiano voltou a defender a produção agroecológica dos agricultores familiares e assentados de reforma agrária como ponto principal para evitar o consumo maior de agrotóxicos no país. "Especialistas em saúde e meio ambiente criticaram o número recorde de liberação, com a aprovação de 277 novos produtos, em sua maioria genéricos, pelo governo golpista no ano passado. Isso acontece porque o Ministério da Agricultura quer velocidade e segurança para a utilização de insumos 'mais adequados ao agronegócio', aumentando assim o número de venenos em nossos alimentos diários".

Para Valmir, os órgãos do governo federal reduziram a burocracia para acelerar a aprovação de novos produtos genéricos e a liberação do uso de química nas lavouras. "O Brasil já é o país que mais produz alimentos com agrotóxicos no mundo. Em média, o brasileiro consome 5,2 litros de agrotóxicos por ano. E para piorar, o governo golpista de Michel Temer autorizou mais registros de agrotóxicos. A solução para que isso não envenene nossas famílias é dar preferência a alimentos produzidos pela agricultura familiar. Além de estimular o pequeno agricultor, garantimos uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos. Mas do jeito que caminha este governo, somente com a volta de Lula vamos ter atenção maior para os produtos da agricultura familiar", explica Assunção...

Incêndio atinge prédio da Agência de Defesa Agropecuária em Jacobina

Um incêndio atingiu o prédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Jacobina, no norte da Bahia, na manhã desta terça-feira (14). De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma equipe de combate a incêndio florestal do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada e conseguiu debelar as chamas. Ninguém ficou ferido.

Segundo os bombeiros, o fogo destruiu móveis, documentos e alguns equipamentos que estavam no imóvel. Uma perícia realizada no local irá determinar as causas do incêndio...

EX-Alunos do Curso de Agronomia do DTCS (Famesf) realizarão 7º Encontro em Juazeiro

Solenidade de Formatura da primeira turma de agronomia da Famesf (1965)

O 7º Encontro de Ex-alunos da Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (Famesf) será realizado neste sábado (10), no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), bairro São Geraldo, em Juazeiro. Os eventos começam a partir das 8h e fazem parte da comemoração dos 56 anos de história da instituição...

Governador participa da abertura oficial da Fenagro 2016 neste domingo (27)

Tudo pronto para o início da 29ª edição da Feira Internacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro 2016), que começa neste sábado (26), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (Peas), mas será aberta oficialmente pelo governador do Estado, Rui Costa, e pelo secretário estadual da Agricultura, Vitor Bonfim, no domingo (27), a partir das 15h. A cerimônia acontece na tribuna de honra, com homenagens ao Novembro Negro e ao Dia Nacional do Samba, por meio de apresentações musicais de estudantes e amostras do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), o maior projeto de política cultural para a juventude estudantil da Bahia, realizado pela Secretaria da Educação do Estado. 

Após a cerimônia de abertura, também com a presença de outras autoridades, empresários do segmento e criadores de animais, o governador inaugura o novo Tatersal de Leilões do Parque de Exposições, que recebe o nome de Joãozito Andrade, em homenagem à memória de João Batista de Andrade, um dos principais selecionadores de Nelore do Brasil, e para alguns pesquisadores, até do mundo. 

O novo equipamento possui cerca de 840 metros quadrados, resultado de um investimento de R$ 183 mil de recursos oriundos de contrapartidas pelo uso do Parque de Exposição. A obra é uma requalificação da área já existente, incluindo uma cobertura de seis metros de altura. Nessa área, acontecem cerca de sete leilões por exposição agropecuária e sua nova estrutura reduz significativamente os custos para a viabilização desses eventos. O novo Tartersal vai assegurar a ocorrência de leilões fora das exposições agropecuárias, ampliando o uso do parque para o setor e possibilitando investimentos no local. ..

Nota esclarecimento do diretório acadêmico livre de agronomia -Uneb campus III

O Diretório Acadêmico Livre de Agronomia- D.A.L.A. é uma ENTIDADE, RECONHECIDA, LEGAL,VERDADEIRA, INDEPENDENTE, que a mais de 55 anos está em luta pelos direitos dos estudantes,não está vinculado a nenhuma organização RADICAL e EXTREMISTA nem a PARTIDOS seja de esquerda, direita ou centro.

O que interessa para D.A.L.A. é um ensino de superior de qualidade e não fazer politicagem...

Palestra sobre agroindústria da uva abre em Petrolina a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A importância econômica do setor de produção e processamento de uva na região, os vinhos e sucos que são elaborados aqui e que fazem sucesso nos mercados nacional e mundial e os estudos que mostram a contribuição dos produtos derivados desta fruta para com a saúde humana. Estes foram os principais conteúdos da palestra Agroindústria da Uva do Vale do São Francisco, ministrada pelo professor do IF Sertão, Marcos  dos Santos Lima na abertura da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento, que levou um público formado basicamente de estudantes e professores ao Teatro Dona Amélia na tarde desta terça-feira (18), começou com a apresentação do espetáculo ‘Batuques’ pela Cia. Balançarte. Depois o gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra deu as boas vindas e lembrou o principal objetivo da semana, que é coordenada em todo país pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Estamos aqui para aproximar a ciência e a tecnologia da população com o tema ‘Ciência alimentando o Brasil’, adiantou...

"Por que Temer não taxa agrotóxicos e grandes fortunas", indaga Galo, sobre PEC 241

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e autor de uma série de iniciativas que condenam o uso indiscriminado de agrotóxicos na Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) voltou a defender a taxação das grandes fortunas e de agrotóxicos no Brasil, hoje isentos de tributação pelo governo brasileiro. De acordo com Galo, que também é autor da Lei que Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, é preciso inverter a lógica de sempre penalizar os mais pobres, os trabalhadores e os setores médios da sociedade, como ocorre agora com a Proposta de Emenda Constitucional nº 241, do governo Michel Temer (PMDB).

"Os agrotóxicos, que causam impactos significativos no meio ambiente e na saúde humana, gerando, portanto, custos elevados para o Sistema Único de Saúde, são livres de tributação. Quanto o Brasil não perde com a redução de 60% do ICMS, com a isenção total do PIS e COFINS e do IPI incidentes sobre os agrotóxicos?", indaga. "Hoje custa mais caro licenciar um medicamento do que um agrotóxico, que causa, comprovadamente, danos à saúde humana. É um paradoxo", pontua Galo, que critica também a extinção da cobrança, no governo FHC, de 15% sobre lucro e dividendos recebidos por donos e acionistas de empresas. "Apenas com a retomada dessa medida, o Brasil arrecadaria R$ 43 bilhões por ano", ressalta o parlamentar, para quem a taxação de grandes fortunas é uma necessidade para se garantir justiça tributária no Brasil...