Foram encontrados 1402 registros para a palavra: RUI

DEM denuncia Rui à Justiça Eleitoral por captação ilegal de votos para Haddad

O diretório do Democratas na Bahia vai entrar com uma ação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) contra o governador Rui Costa por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos para o candidato Fernando Haddad (PT). A medida foi tomada após começar a circular no WhatsApp um áudio em que Rui sugeriria a prefeitos garantir transporte aos eleitores, para evitar abstenções, como forma de beneficiar Haddad. Neste sábado (20), a equipe de comunicação do governador negou que ele tenha violado a lei eleitoral e disse que a mensagem foi adulterada. O áudio ainda foi classificado como fake news. 

“Nesta segunda-feira (22), logo cedo, estaremos dando entrada em ação no TRE para impedir essa ilegalidade na Bahia”, afirmou o presidente estadual do DEM, deputado federal José Carlos Aleluia. Para Aleluia, a justificativa de que o áudio foi adulterado é “desculpa”. “O que ele quer dizer, quando convoca os prefeitos e fala em ‘reforçar a eleição do dia 28, garantir transporte para todos os eleitores, reduzir a abstenção'? Mais grave ainda é usar a desculpa de que o áudio teria sido 'adulterado'. Cadê a versão original então? O governador se tocou da besteira que fez e agora tenta abafar que praticou crime eleitoral"...

Eleições 2018: 2º turno em Juazeiro. Haddad aumenta a diferença ou Bolsonaro cresce? Alguém arrisca um palpite?

Os numeros relativos ao primeiro turno das eleições 2018 continuam disponíveis no Blog Geraldo José

O dia “D” da eleição no segundo turno vai se aproximando e em Juazeiro, como em todo o País, as atenções se voltam para a decisão presidencial, com Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando haddad (PT) disputando os votos dos brasileiros. No primeiro turno, em Juazeiro, Haddad teve 57,39% dos votos, contra 27,53% de Bolsonaro. Os demais candidatos, somados, não chegaram a 15% dos votos dos juazeirenses.

Neste segundo turno, em Juazeiro, alguém apostaria num crescimento ainda maior de Haddad? Bolsonaro cresce porque essa é uma tendência nacional, como apontam as pesquisas? Os eleitores de Ciro, do PDT, mesmo partido do deputado Roberto Carlos migram majoritariamente para Haddad? Estas são perguntas que só as urnas poderão revelar.

No primeiro turno Haddad foi majoritário, com pouco mais de 60 mil votos, seguido por Bolsonaro com 30 mil; Ciro Gomes teve pouco mais de 10 mil votos e os demais, somados, alcançaram aproximadamente 6 mil votos. Brancos e nulos giraram em torno de 8% e a abstenção ficou na casa dos 13%. Há quem aposte que o percentual de nulos, brancos e abstenções aumentem, pela ausencia de interesses locais na disputa, mas tem quem pense o contrário em virtude do acirramento da disputa nacional. ..

Inscrições para o V Integrar Para Construir foram prorrogadas até dia 23

Os servidores que perderam o prazo de inscrição para participar do “V Integrar Para Construir” ainda podem se inscrever. As inscrições foram prorrogadas até a próxima terça-feira (23) e devem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico. O evento, em celebração ao dia do servidor público, acontecerá no dia 26 de outubro, no Espaço de Convivência do Campus Juazeiro da Univasf.

Para efetivar a inscrição, o servidor deverá entregar uma contribuição no valor de R$ 25,00 e 2kg de alimentos não perecíveis ao órgão de Gestão de Pessoas de cada instituição até o dia 23. As camisas do evento serão entregues no início da próxima semana...

A palavra pode tudo. Ela pode destruir como ela pode construir, diz Conceição Evaristo, homenageada da Flica

A voz mansa de Conceição Evaristo ecoou pelos corações do público que lotou o Claustro do Convento do Carmo, em Cachoeira, na noite de ontem sábado (13). Uma noite especial, com fogos, cântico para Oxum e muitos aplausos. Tudo para reverenciar a máxima autoridade e potência da escritora mineira e imortal das letras.

“Na minha cabeça e no meu coração, e tenho certeza que na cabeça e coração de todos vocês, ela é a nossa imortal”, disse Lívia Natália, poeta e doutora em literatura, que fez as honras da Flica ao conduzir Conceição Evaristo em um bate-papo doce e cheio de esperança...

Artigo: Ruína ideológica torna 2018 parecido com 1989

Recomeçou o horário eleitoral, agora em ritmo de mata-mata, com tempo de propaganda igual para os dois presidenciáveis. Num ponto, a disputa atual lembra a sucessão de 1989. A exemplo do que fizeram Collor e Lula na primeira eleição direta depois da ditadura militar, Bolsonaro e Haddad insultam-se em rede nacional, ocultando dos eleitores as fragilidades de suas propostas para um país em crise.

Há sobre a mesa do próximo presidente da República uma turbulência fiscal, uma crise moral e um Congresso fragmentado. O resultado das urnas não fará desaparecer os problemas. O que pode desaparecer é a legitimidade de um presidente eleito que tenha vendido na campanha soluções simplistas para encrencas complicadas.

Há 29 anos, Collor achincalhava Lula, acusando-o de planejar “luta armada”, inspirado em “Hitler e Khomeini”. Lula afrontava Collor, tachando-o de filho de uma família que “mata trabalhador rural”. Hoje, Bolsonaro trata Haddad como doutrinado do Foro de São Paulo, que fará do Brasil uma Cuba ou uma Venezuela. E Haddad insinua que Bolsonaro mergulhará o país na barbárie. O Brasil não será comunista. Também não há sinal de guerra civil. Mas as ruínas ideológicas de 2018 revelam que aquele horizonte bonito que viria junto com a democracia continua sendo uma utopia irrealizável...

Nove veículos se envolvem em engavetamento na BA 130; seis carros pegam fogo e ficam destruídos

Nove veículos se envolveram em um engavetamento ontem sexta-feira (12), no km 630 da BA-130, na região de Itororó, no sul da Bahia.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que atendeu ao caso, informou que não houve registro de óbitos, nem número exato de feridos. Disse apenas que quando os policiais chegaram ao local do acidente encontraram apenas duas vítimas, de 30 e 53 anos, sendo socorridas pelo Samu...

Com Haddad em SP, Rui prega união do Brasil em torno da família e da geração de empregos

"Queremos um Brasil sem ódio e sem preconceitos. Um Brasil unido em torno da família e da geração de empregos". A frase é do governador Rui Costa, reeleito com o maior percentual da história da Bahia, após reunião com o candidato à presidência, Fernando Haddad, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (9). "A vitória de Haddad não é do PT. É a vitória de todas as regiões, dos pais e mães de família que desejam um Brasil que respeita o pensamento contrário e valorize a democracia", afirmou Rui no encontro, que teve como objetivo discutir os passos da campanha de Haddad neste segundo turno. Também participaram da reunião os governadores Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Flávio Dino (MA) e Fernando Pimentel (MG), além do ex-governador e senador eleito pela Bahia, Jaques Wagner. "Estamos fortalecendo a coligação da união pelo Brasil", garantiu Rui Costa. ..

Rui tem maior vitória política da Bahia e garante Haddad no segundo turno

A Bahia mostra sua força e não só elege os dois senadores da chapa majoritária – Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) – como aporta com uma votação expressiva, que contribuiu para garantir Fernando Haddad no segundo turno. Com uma performance esmagadora, reeditando a conquista de Jaques Wagner, que por duas vezes recebeu o poder do povo pra governar a Bahia, Rui Costa será governador da Bahia de 2019 a 2022. O candidato petista chamou atenção da mídia internacional e manteve a dianteira desde o início da campanha, com larga diferença do segundo colocado, o candidato democrata.

O contexto mostra que, mais uma vez, a esquerda baiana derrotou a força política hoje liderada pelo prefeito de Salvador e presidente nacional do partido DEM, ACM Neto. "Durante toda a campanha, mantivemos a postura harmoniosa e humilde, de apresentar propostas e ressaltar a necessidade de união, para retomar o crescimento do país, rebatendo o discurso fácil do ódio, escolhido por alguns adversários. Nosso objetivo é fazer mais pela Bahia, trazer crescimento, trabalho e emprego", assegura Rui Costa.

A partir de agora, Rui pretende se debruçar sobre a campanha nacional do segundo turno, para garantir a eleição de Fernando Haddad para a Presidência do Brasil. "Terça-feira estarei em São Paulo, com os governadores eleitos, para fazer uma reunião e definir estratégias da campanha. Muita notícia falsa foi pregada nesses últimos dias contra Fernando Haddad, mas no segundo turno será possível mostrar a capacidade de gerenciar o Brasil, de um candidato e do outro", antecipou o governador reeleito com 75,88%, às 20h33 de hoje (7/10)...

Rui Costa é reeleito para o governo da Bahia no primeiro turno

Rui Costa (PT) foi eleito para o seu segundo mandato como governador da Bahia no primeiro turno da eleição, realizado neste domingo (7). A vitória dele já era projetada nas pesquisas de intenção de voto divulgadas ao longo da campanha, que indicavam larga vantagem sobre Zé Ronaldo (DEM). Ao longo das parciais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o momento, o petista aparece sempre com mais de 70% dos votos válidos.

A vitória de Rui representa também o quarto mandato consecutivo do PT no governo da Bahia. A comemoração do partido está marcada para acontecer no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, na noite deste domingo. No local, ele deve concecer entrevista coletiva à imprensa. Em 2014, o petista também foi reeleito no primeiro turno, mas com 54,53% dos votos válidos. Há quatro anos, o segundo colocado também era do DEM. Paulo Souto teve 37,39% dos votos válidos...

Rui Costa tem 74,81% dos votos válidos com 23,41% das urnas apuradas

O candidato à reeleição no governo da Bahia, Rui Costa (PT), lidera com folga a disputa eleitoral. Com 23,41% das urnas apuradas, ele tem 74,81% dos votos válidos. Nesse cenário, ele ganha o pleito no primeiro turno. Zé Ronaldo é o concorrente mais próximo, com 22,75%. ..

Vamos pacificar o Brasil para retomar o crescimento, diz Rui logo após votação

"É hora de construir a unidade do país, pacificar o Brasil. O país precisa de paz para retomar o crescimento, retomar a credibilidade internacional perdida. E é isso que eu vou ajudar a construir com os outros governadores. A construção de um cenário de harmonia e paz, e que a gente consiga fazer as reformas que o Brasil precisa, aglutinando e pacificando o país." O compromisso anunciado reflete o ânimo do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, hoje (7), logo após votar no Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro da Liberdade.

O governador chegou pouco depois das 10 horas no local de votação, com a primeira-dama Aline Peixoto e as filhas Marina e Malu. Votou pouco antes do meio-dia, após aguardar na fila, como qualquer cidadão. Também na comitiva que acompanhou o candidato petista, os postulantes ao cargo de vice-governador, João Leão, e a senador, Angelo Coronel, além de líderes partidários da coligação e candidatos a deputado federal e estadual. Jaques Wagner, candidato petista a senador, votou na cidade de Andaraí, Chapada Diamantina, por volta das 11h. Volta ainda hoje para Salvador...

Em Salvador, Rui recebe bênçãos no Santuário de Irmã Dulce e pede paz

"Fiz questão de caminhar ao lado do povo nos quatro cantos da Bahia nessas sete semanas de campanha. Hoje, a caminhada no Bonfim teve uma emoção especial. Foi também o momento de agradecer a Deus pelo carinho que tenho recebido dos baianos. Também peço a Deus que o próximo domingo seja de paz na Bahia e no Brasil. Vamos colocar o país no mesmo ritmo de correria da Bahia, com desenvolvimento e inclusão, votando 13 também para Fernando Haddad presidente". Assim o governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, encerrou a caminhada na Cidade Baixa. Em meio à multidão que o acompanhou, Rui recebeu dos jovens demandas para os próximos quatro anos e fez questão de visitar o santuário de Irmã Dulce, onde recebeu a benção do frei Giovanni Messias.

Para os jovens, Rui garantiu que a proposta maior é fazer a marca de seu segundo mandato na área de educação, com foco na inclusão da juventude. Incluídas no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), construído com contribuições de mais de 40 mil baianos de todos os cantos da Bahia, ações que priorizam a formação e geração de oportunidades para inclusão dos jovens. Programas como o Primeiro Emprego, que beneficia egressos e estudantes da educação profissional e tecnológica, com melhores resultados, e já selecionou 6.350 jovens para postos em Salvador e municípios do interior. Também o Mais Futuro e o Partiu Estágio, respondendo ao binômio educação-trabalho...

Zé Ronaldo diz que PT está desnorteado com possível derrota no domingo. Rui chega à marca de 144 cidades e anuncia caminhada com Haddad em Feira

O candidato ao governo Zé Ronaldo (DEM) disse ter estranhado a agenda de encerramento de campanha de seu adversário Rui Costa, divulgada nesta sexta-feira, que informa a realização de uma carreata neste sábado, em Feira de Santana, com a presença do candidato à Presidência da República pelo PT, Fernando Haddad. “A iminente derrota no domingo está deixando o PT desnorteado. Pela lógica, eles deveriam encerrar a campanha em alguma cidade administrada pelo PT. Mas como precisam encontrar ruas e avenidas bem cuidadas, decidiram vir à Feira de Santana conhecer os resultados de uma boa administração”, avaliou Zé Ronaldo.

A agenda do candidato ao governo pelo DEM já previa encerramento de campanha em Feira de Santana. Segundo o advogado Ademir Ismerim, do escritório Ismerim & Associados, que atende à coligação Coragem para Mudar a Bahia, capitaneada por Zé Ronaldo, a preferência para realização de eventos é de quem o solicitou primeiro. “Mas, se os horários e o percurso forem diferentes, não tem nenhum problema”, esclareceu...

Nesta quinta, Rui lidera última grande caminhada em Salvador

A Cidade Baixa foi o local escolhido pelo candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa, para a realização da última grande caminhada da Coligação "Mais Trabalho por Toda  Bahia" em Salvador. O encontro de Rui e dos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), com o povo da capital está marcado para esta quinta-feira (4), às 15h, com percurso do Largo de Roma até o Bonfim. O ponto de encontro será na rótula do largo, sentido avenida Caminho de Areia. 

Em Salvador, Rui promoveu caminhadas na Liberdade, Cajazeiras, Uruguai, Subúrbio Ferroviário e Boca do Rio. No dia seguinte, será a vez de Rui concluir a maratona no interior do estado. O roteiro de sexta-feira (5) será Monte Santo, Euclides da Cunha, Tucano e Araci. ..

Postura propositiva e humildade marcam conduta de Rui em debate da Rede Bahia

Humildade, paz e trabalho. Os atributos que conduziram o governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, nas sete semanas de campanha, também estiveram presentes no discurso e comportamento de hoje à noite (2), durante o debate da Rede Bahia. Mesmo provocado de forma pesada por alguns dos opositores, Rui conseguiu manter a postura propositiva e serena.

Questionado sobre temáticas como segurança pública, educação, saúde e emprego, Rui utilizou o espaço de tempo das respostas para expor principalmente as propostas para os próximos quatro anos de gestão, incluídas no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), construído com contribuições de mais de 40 mil baianos de todos os cantos da Bahia. Propostas como as que priorizam a formação e geração de oportunidades para inclusão dos jovens, como o programa Primeiro Emprego, que tem beneficiado egressos e estudantes da educação profissional e tecnológica, com melhores resultados, o Mais Futuro e o Partiu Estágio que respondem ao binômio educação-trabalho...

Na RMS, Rui destaca construção do Hospital Metropolitano e de policlínicas

"Por onde estive ao longo dessa campanha, fiz questão de deixar uma mensagem de paz e esperança. Tenho absoluta certeza que o povo da Bahia vai ajudar o Brasil a ser feliz de novo, garantindo uma expressiva vitória a Fernando Haddad no dia 7 de outubro", afirmou o governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, neste domingo (30), a sete dias da votação. Em sua passagem pelas cidades de Lauro de Freitas, Candeias e Pojuca, Rui destacou que "os brasileiros não suportam mais esse clima de ódio na política. Tenho fé em Deus e no nosso povo, e acredito que o País reencontrará o caminho do crescimento", disse o petista. 

Uma multidão acompanhou os atos com o governador, que caminhou nas três cidades ao lado da primeira-dama Aline Peixoto, e dos candidatos a vice-governador, João Leão, e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), além de políticos da coligação e candidatos a deputado federal e estadual. Em Lauro, primeira cidade do dia, Rui destacou a construção do Hospital Metropolitano. "É nossa meta ampliar a regionalização da saúde e por isso estamos garantindo que essa obra siga em ritmo acelerado", afirmou...

Rui cancela agenda de campanha e vai para enterro da "tia-mãe"

O governador Rui Costa, candidato à reeleição pelo PT, cancelou a agenda de campanha neste sábado (29), em razão do falecimento de sua tia, Ciderolina Costa, considerada uma segunda mãe para ele. Por meio das redes sociais, Rui informou sobre a decisão. "Neste momento de pesar para minha família, decidi estar presente no sepultamento de minha tia Ciderolina Costa, que acontecerá às 14h deste sábado em Feira de Santana. Tia Cide, como era chamada, foi uma pessoa especial em minha vida, uma segunda mãe para mim e para meus irmãos. Não poderia deixar de prestar essa última homenagem", disse no Facebook. 

Com a decisão, Rui deixa de participar de dois compromissos públicos agendados. "Não participarei dos meus compromissos de campanha agendados para hoje, a exemplo do debate na Record TV Itapoan e da caminhada em Pojuca, ambos programados para a tarde deste sábado. Desejo aos demais candidatos um excelente debate, com apresentação de propostas para que a Bahia se torne cada vez melhor e mais forte. Aos meus companheiros de chapa e todo o povo de Pojuca e região, uma ótima caminhada", finalizou. ..

Na região de Irecê, Rui garante ampliar cardiologia e oncologia

"O sistema público precisa cuidar da saúde das pessoas, e não só da doença. A política de saúde pública deve ser de prevenção, com policlínicas regionais, atenção básica fortalecida e hospitais de referência nos grandes centros. As pessoas devem fazer seus exames e consultas com regularidade, descobrindo e tratando as doenças antes que se agravem." As palavras do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, nesta quinta (27), marcaram o encerramento de mais uma etapa da Correria pela Bahia, em jornada na região de Irecê, onde além da chamada 'Cidade do Feijão', visitou também Barra do Mendes, Ibipeba, Ibititá e Lapão, somando 125 municípios.

A regionalização dos serviços de saúde, com implantação de hospitais no interior do estado e das policlínicas regionais, beneficiando milhões de baianos, é meta de Rui desde que assumiu o governo em 2015. Entre os compromissos assumidos com o povo de Irecê e demais municípios da região, Rui assegurou a estruturação da oncologia, com implantação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com serviços de radioterapia e quimioterapia. Outras quatro unidades do tipo também serão implantadas no interior do estado...

Parte da mídia tenta me desconstruir, diz Bolsonaro após denúncias

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) usou as redes sociais nesta sexta-feira (28) para criticar o trabalho da imprensa."Estamos na reta final para as eleições. Mais uma vez parte da mídia de sempre lança seus últimos ataques na vã tentativa de me desconstruir. O sistema agoniza, vamos vencê-lo", disse o capitão reformado.

No início desta semana, o jornal Folha de S.Paulo revelou detalhes da disputa entre Bolsonaro e sua ex-mulher, Ana Cristina Siqueira Valle, pela guarda do filho do casal, Jair Renan. Em 2009, ela afirmou, segundo documentos obtidos no Itamaraty, ter fugido para a Noruega por sofrer ameaças de morte de Bolsonaro...

Confiante na vitória de Haddad, Rui exalta união do povo nordestino

“O povo nordestino está cansado desse clima de ódio no País. Somos um povo pacífico e trabalhador, e por isso estamos unidos para garantir a eleição de Haddad. Queremos um presidente que traga paz, que garanta emprego e dignidade para o povo do Nordeste”. A frase é do governador Rui Costa, candidato à reeleição na Bahia, após encontro com o presidenciável em Juazeiro, neste domingo (23). 

“O Nordeste é Haddad, estamos juntos em nome de Lula. Temos a convicção que vamos superar essa crise e fazer o Brasil feliz de novo”, acrescentou Rui ao lado de Haddad e dos governadores Wellington Dias (Piauí) e Paulo Câmara (Pernambuco), também candidatos à reeleição. Às margens do Rio São Francisco, após caminhada entre Juazeiro e Petrolina, os quatro posaram para a foto que simboliza esse momento de união. “O Velho Chico é testemunha desse momento histórico para o País. A energia do nosso povo no ato de hoje nos dá ainda mais força para trabalhar, nos enche de confiança na vitória do 13”, concluiu o governador baiano...