Foram encontrados 68 registros para a palavra: plantas

Sabedoria antiga das benzedeiras une plantas medicinais, orações e fé

Plantas medicinais, orações e fé. Foi o que o Globo Rural mostrou na reportagem sobre benzedeiras e benzedores, feita no Paraná. Na casa onde as plantas medicinais se espalham até pela calçada, vive a benzedeira Agda de Andrade Cavalheiro. E de planta ela entende bem. “De planta eu entendo de tudo”, conta.

Com tanto conhecimento, Agda é famosa na cidade de Rebouças, no Paraná. Recebe sempre a visita de gente atrás de cura. Uma hora procuram plantas medicinais outra hora é um benzimento. Com um raminho de arruda e o terço na mão, Agda vai benzendo quem a procura...

Horta comunitária do Posto de Saúde do NH4 conta com mais de 16 plantas medicinais

Todos os dias, a auxiliar de serviços gerais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do NH4/Barra Bonita, Núbia Dias, tem uma rotina diferenciada. É que além da limpeza do postinho, ela também está encarregada de cuidar da horta comunitária que fica na unidade. A iniciativa partiu da própria Equipe de Saúde da Família, que aproveitou o terreno disponível dentro da UBS. 

"De manhãzinha eu chego, limpo o posto e vou lá para horta irrigar as plantas, limpar os matinhos e coloco o adubo orgânico. Também tenho o cuidado de vir aos sábados, para que as plantas não fiquem desidratadas durante o fim de semana", conta Núbia Dias, que revela seu amor por plantas e o fato de já ter trabalhado como agricultora. ..

IF-Sertão: experimento mostra na prática efeitos das deficiências nutritivas em cultivos

Como saber o que a ausência de cada nutriente provoca em uma planta? Como identificar pelas características das folhas ou raízes as deficiências do vegetal? Aprender acompanhando na prática. Esse é o principal objetivo da experiência desenvolvida pelo professor doutor Cícero Antônio, junto a uma turma do curso de Agronomia do campus Petrolina Zona Rural do IF-Sertão-PE. 

Para além da teoria, o grupo da disciplina Química e Fertilidade colocou os ensinamentos na prática e desenvolveu um experimento através do cultivo do maracujá, pimentão, coentrão, tomate e couve, no qual é possível observar o que a deficiência de doze diferentes nutrientes provoca em cada vegetal...

Pesquisas da Univasf sobre plantas medicinais foram tema de palestras em universidades de Portugal

As pesquisas realizadas com plantas medicinais da Caatinga na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram o tema central de palestras proferidas pelo professor do Colegiado de Farmácia, Jackson Guedes, na Universidade do Porto e na Universidade de Coimbra, em Portugal. As palestras foram ministradas ao longo desta semana para plateias compostas por estudantes e professores de cursos de graduação e pós-graduação de Farmácia e de áreas afins.

Guedes, que também é pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, falou sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame) da instituição. Entre os assuntos destacados nas palestras estão o processo de seleção das plantas medicinais para pesquisa no laboratório e os resultados de estudos químicos e farmacológicos envolvendo plantas medicinais do bioma Caatinga...

Univasf realizará VI Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco

Um dos eventos mais importantes do Nordeste sobre esta temática, o Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco (Plamevasf) terá sua sexta edição realizada de 27 a 30 de setembro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento é aberto à participação de pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de toda comunidade usuária de plantas medicinais e de medicamentos fitoterápicos. As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o primeiro dia do simpósio.

O VI Plamevasf acontecerá no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), da Univasf, e deverá contar com aproximadamente 400 participantes. A expectativa dos organizadores é contribuir para o amadurecimento científico dos estudantes, além de divulgar e discutir os projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido (PGRNSA) da Univasf, por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais (Neplame), em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia).

As inscrições podem ser feitas presencialmente na secretaria do PGRNSA, com a comissão de estudantes do curso de Farmácia no Campus Sede ou pelo site do evento. O valor da taxa de inscrição vai de R$ 90,00 a R$ 260,00, variando entre graduandos, pós-graduandos e profissionais, sócios e não sócios da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. A partir do dia 31 de agosto, data limite para a submissão de resumos, os valores terão um acréscimo, conforme consta na página do evento...

Festival Gastronômico UmbuPancs: aulas shows prometem surpreender com pratos à base de plantas não convencionais

Você já provou "Ganache sertanejo com Crocante de Ouricuri e Cumaru"? E que tal uma linguiça de Maracaju com plantas comestíveis não-convencionais? Se você nunca saboreou esses pratos, mas ficou ansioso para experimentá-los, as aulas shows que acontecem nos dias 3 e 4 de abril serão sua oportunidade. Além dos dois cardápios, muitos outros devem ser apresentados no evento que faz parte da programação do 1º Festival Gastronômico UmbuPancs, em Petrolina, PE.

As aulas serão das 14h às 18h, no auditório do Senac Petrolina. Os pratos individuais, entre entradas, sobremesas e as porções principais, foram selecionados pelos chefs de cozinha reconhecidos nacionalmente: Paulo Machado, Moacir Sobral, Juce Melo, Geórgia Romero, Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (o Cumpade). Ao participar desta programação, o consumidor verá como cada chef prepara suas especialidades...

COMUNITÁRIA DENUNCIA O DESCASO DO GOVERNO ISAAC CARVALHO COM AS PLANTAS NO CENTRO DE JUAZEIRO

Sempre atenta aos problemas registrados na cidade de Juazeiro a comunitária Helena de Souza, moradora do Alto da Aliança, enviou fotos ao blog denunciando que as plantas localizadas nos jardins da Adolfo Viana, centro de Juazeiro, estão morrendo por falta de água. “Esse governo não tem compromisso com os humanos, imaginem com as plantas” protestou Helena. ..

Projeto Arborização Urbana será lançado hoje (23) em Juazeiro

O programa Geraldo José desta terça-feira (22) recebeu como convidado o gerente da COELBA, em Juazeiro, Jezer Pacheco, que na oportunidade deu mais detalhes sobre o projeto de Arborização Urbana que será lançado hoje (23), no bairro Cajueiro.

A ação é desenvolvida pela Coelba em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública, e ainda com o apoio da Agrovale e do Instituto Mari...