Foram encontrados 107 registros para a palavra: Poesia

Dia da Poesia: "La mer et elle"

..

14 de março é de Ceceu, é de Galvão, de Expeditinho, é de Manuca!

Só nestes "tristes trópicos", aparecem: um senador como Álvaro Dias, um congresso de retrocessos, uma presidente Dilma, para colocar os poetas e o dia da poesia em conflitos? 14 era o dia Nacional da poesia, há tempos comemorado e não oficializado.Data em que nasceu na Bahia o gênio de Ceceu Castro Alves. Hoje é o dia 31 de Outubro, data de nascimento de outro gênio moderno:Drummond de Andrade.. mas ninguém festeja nada nesta "horda".

Lá vinha os "Parangolés" da "tropicália", Hélio Oiticica despontando na rua da 28 em carroças coloridas, adentrando a rua da Apolo.. Aprígio Duarte impávido era testemunha. Era o carnaval poético de Manuquinha que saia de um bairro distante e parava o centro da cidade...

Secretaria de Cultura promove Dia da Poesia em Juazeiro

Em homenagem ao Dia da Poesia, comemorado tradicionalmente em Juazeiro, no 14 de março, a  secretaria de Cultura, Turismo e Esporte vai realizar nesta quinta-feira, um recital poético,  a partir das 18h30, na área livre do Museu do São Francisco.

O secretário Sérgio Fernandes ressaltou a importância do Dia e aproveitou para convidar poetas, artistas e população para prestigiar o evento. “Temos a tradição de celebrar esta data. Juazeiro é uma cidade de poetas e escritores, com reconhecimento nacional. Não poderíamos deixar de promover este momento. Por isto, convidamos a todos e todas que venham participar e recitar poesia”, declarou o gestor da pasta da Cultura...

Poesia no Jardim de Ana reflete a relação da poesia com a fotografia

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia (21/3), o Sesc Petrolina retoma a programação do projeto Poesia no Jardim de Ana, nesta sexta-feira (15/3), a partir das 19h, no Jardim da Galeria de Artes Ana das Carrancas. Com o tema “A FotoGrafia além das Câmeras”, esta edição do projeto propõe uma reflexão sobre a relação da poesia com a fotografia.

A conversa e apresentação musical será com o poeta, escritor, compositor, fotógrafo e filmaker, Rafael Benevides, que vai falar sobre o trabalho que desenvolve. A mediação da conversa será feita pela professora Edneide Torres, que é especialista em Dança Educacional e Artes Cênicas, graduada em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação Artes Plásticas. Os músicos Ivan Greg e Silvino Júnior também participam da programação musical...

Patativa do Assaré 110 anos. Uma poesia que denunciou as injustiças sociais

Antônio Gonçalves da Silva nasceu a 5 de março de 1909 na Serra de Santana, pequena propriedade rural do município de Assaré, sul do Ceará. 

As penas plúmbeas, as asas e cauda pretas da patativa, pássaro de canto enternecedor que habita as caatingas e matas do Nordeste brasileiro, batizaram o poeta, que passou a ser conhecido em todo o Brasil como Patativa do Assaré. ..

Com rimas e sonhos, poesia ainda muda cotidiano e define vidas em São José do Egito, Pernambuco

Há dezenas (talvez centenas) de anos, uma viola foi enterrada no leito do Rio Pajeú. Desde então, quem bebeu de sua água, virou poeta. A lenda sertaneja pode até não ser verdade, mas foi a forma que o povo encontrou para explicar porque existe tanto talento para a poesia em um só lugar.

“Bom dia, poeta”, diz um. “Bom dia, poeta”, responde o outro. Vendedor, professor, farmacêutico… Seja no improviso ou munido de violas, há uma população inteira de cantadores poetas em São José do Egito, a 404 km do Recife. Considerada berço imortal da poesia, a cidade preserva, há gerações, a tradicional cultura que floresceu às margens do rio...

ARTISTA VISUAL CRIA PROJETO DE LITERATURA E POESIA EM ÁUDIO VISUAL NA RUA PARA FORTALECIMENTO E DIVULGAÇÃO DE DIVERSOS ARTISTAS .

O projeto tem como principal função despertar e motivar jovens, crianças e adultos a escreverem e recitarem suas poesias autorais, aumentando o interesse para que outros jovens possam conhecer mais sobre literatura de uma forma prazerosa e interativa, inserindo-os através das principais ferramentas visuais da atualidade o Facebook e o Youtube, é de grande importância ressaltar que a série de vídeos será ilimitada e totalmente moldada pelos artistas.

O projeto desenvolvido pelo Artista Visual, Ronald Borges Júnior, busca acima de tudo a segmentação e a democratização da arte na cidade...

JUAZEIRO SEDIA FESTIVAL DE REPENTISTAS DO SERTÃO VIOLA E POESIA NESTE SÁBADO (29)

Os repentistas Valdir Lemos e Antônio Vieira estiveram no Programa Geraldo José (Transrio FM) na tarde desta quinta-feira (27) convidando a população de Juazeiro e Petrolina a prestigiar neste sábado, dia 29, o 1° Festival de Repentistas do Sertão Viola e Poesia, que acontecerá a partir das 19 horas, no Arco da Ponte, em Juazeiro. O projeto foi contemplado no Programa Edital Usina Cultural da Prefeitura Municipal, e Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes Juazeiro-BA. 

“Será uma competição espetacular com a participação de cinco duplas de repentistas, além de poesias e declamadores. Os melhores da região e do Nordeste estarão presentes neste evento que tem o principal objetivo de divulgar a literatura de cordel” expressou Valdir Lemos, um dos coordenadores do festival...

Festival de Repentistas do Sertão Viola e Poesia acontecerá no sábado (29) em Juazeiro

O 1° Festival de Repentistas do Sertão Viola e Poesia, acontecerá no sábado (29). O evento terá início às 19hs no Arco da Ponte, em Juazeiro. O projeto foi Contemplado no Programa Edital Usina Cultural da Prefeitura Municipal, e Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes Juazeiro-BA.   ..

POESIA DE MANUCA ALMEIDA A SERVIÇO DA VIDA NO MAIOR HOSPITAL PÚBLICO DE CÂNCER DO BRASIL

Neste sábado, dia 28, o Hospital de Amor de Barretos - SP está promovendo nesse momento um grande encontro de coordenadores dos estados do Rio de Janeiro/São Paulo e Minas Gerais. Esses coordenadores são os responsáveis pelos leilões e eventos que angariam fundos para o Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos que recebe diariamente mais de 4 mil pacientes vindo de todo o Brasil e atende da forma mais humanizada possível e sendo tudo inteiramente grátis.  Para o encontro os organizadores foram uniformizados com camisas com a frase do poeta e compositor Manuca Almeida: “Só o amor é maior que o amor que já existe”. Uma frase que tem tudo a ver com o nome atual do hospital. As camisas estão sendo também comercializadas entre os participantes e em breve serão lançadas para todo o Brasil com vendas em prol do hospital. Em 2017, enquanto o poeta estava em tratamento em Barretos, foi recebido com sua esposa Lu Almeida pelo diretor Henrique Prata que mostrou grande admiração pelo trabalho poético de Manuca. “Fico muito feliz em saber  que o amor que Manuca plantou aqui na terra está dando frutos e ajudando a  salvar  vidas, disse Lu Almeida. ..

Poesia no Jardim de Ana debate Visibilidade da Poética Negra

O Sesc Petrolina realiza nesta sexta-feira (13/4), a partir das 19h, o projeto Poesia no Jardim de Ana. Nesta edição, será discutida a Visibilidade da Poética Negra, com um diversificado repertório que inclui a poesia de Elisa Lucinda, Conceição Evaristo, Maria Carolina de Jesus, Solano Trindade, Mia Couto.

A professora da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, mestra em Educação e Contemporaneidade, Céres Santos (Juazeiro-BA), é a convidada para falar sobre o tema “Da margem ao centro: a visibilidade da poética negra”. O sarau contará ainda com a apresentação musical do cantor Rubi (São Paulo) e mediação de Cristiane  Crispim...

Semana Cultural da CuraçArte realiza Oficinas, Sarau de música e poesia e Espetáculo Teatral

Entre os dias 05 à 08/04 a programação cultural da CuraçArte 2018 realizou oficinas, espetáculos e sarau de música e poesia reunindo artistas locais e de outros municípios. No dia 05, no Teatro Raul Coelho, uma mesa redonda com autoridades, lideres de grupos e a comunidade discutiu os desafios enfrentados na área cultural ao longo dos anos, sugerindo em debate aberto, alternativas para o fortalecimento dos grupos e das manifestações que produzem arte e cultura na cidade.

Na Sexta feira, dia 06, pela manhã foi realizado oficinas de Capoeira de Angola, Vivência de Arteterapia, Dança Circulares e Populares sendo ministradas por artistas das Cidades de Recife e Salvador. Houve ainda, na Câmara de Vereadores uma Palestra sobre direitos humanos na atual conjuntura politica do país...

JUAZEIRO GANHA EVENTO ANUAL EM COMEMORAÇÃO À SEMANA DA POESIA

Será realizado nesta sexta feira, dia 16/03, a partir das 17 horas, no Centro de Cultura João Gilberto, a primeira edição do evento intitulado “Poetizando” 2018, que é resultado de uma parceria construída entre a Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Ação Comunitária, ONG de Juazeiro, conhecida como @ldeia maringá, o Instituto Múltiplo de Cidadania (IMC), o Conselho Municipal de Cultura (CMC), a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes – SECULTE, e o Centro de Cultura João Gilberto.

O evento contará com muita música no estilo voz e violão e recitais livres de poesias. Paralelo a isso, estará acontecendo também, o espaço literário, onde serão feitas vendas, trocas, exposições e lançamento de livros. De acordo com Gabriela Silva, gestora do IMC, “essa será uma grande oportunidade para as pessoas de Juazeiro comemorarem a semana da poesia, com uma programação eclética e que dará oportunidade de apresentação e visibilidade aos artistas da cidade.”..

Otoniel Gondim presta homenagem ao Dia da Poesia

As palavras estão difíceis
Correram aos esconderijos
Procuro-as por todos os cantos
Nada delas
Busco-as nos subterfúgios das leituras
Nada delas
Em que buraco se meteram
Tão bem escondidinhas de mim?
Tá difícil.  Só vestígios. Só pegadas
Meus infinitos neurônios
Em polvorosas, agoniados
Deixaram-me órfão? Viúvo? 
Quanto mais caço menos as encontro

Oh, Palavras! Não abandonem seu velho amigo
Eterno amante platônico
Não brinquem, amigas, com sentimento sério
Como explicarei a todos
Que já não as tenho? Não as domino?
Que um fervente namoro findou?
Nem imagino por quais motivos se escafederam
Pior que nunca desisto de vocês
São meus alimentos, minha lucisolidez
Meus mundos: Passado, presente, futuro
Minhas cúmplices de xingamentos, elogios, mentiras, verdades
Em poemas poemeus
Rárárá que prometo:
Onde quer que estejam as encontrarei
Pelos meus sonhos, desejos, amores, dores
“AÍ, AS QUERIDAS VÃO SENTIR O CASTIGO
DE COMO AS FAREI, NOVAMENTE, SOFREREM!!!”..

DIA DA POESIA

..

POESIA: Em casa por José Nilton Moreira

"Se mais uma sílaba tivesse

Encompridava essa prosa

Pra te dizer nega véia..

Poesia no Jardim de Ana homenageia criador da literatura de Cordel no Brasil

Sarau vai reverenciar a obra do Príncipe dos Poetas, Leandro Gomes de Barros

O Sesc Petrolina realiza nesta sexta-feira (9/3), a partir das 19h, o projeto Poesia no Jardim de Ana. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Poesia (21/3), o homenageado será o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, considerado o criador da literatura de cordel no Brasil. A programação conta com a participação da poetisa Graciele Castro, que vai falar sobre a obra Leandro Gomes, que foi apelidado por Carlos Drummond como o “Príncipe dos Poetas”. A mediação da conversa será feita por Ricardo Oliveira. Os músicos Ivan Greg e Nádjon Oliveira também participam do sarau, com um repertório alinhado as raízes da literatura de cordel...

Março é o mês da poesia

Vitimismo barato

Plantei
uma flor que toda manhã nascia,
eu amava
regava
e sorrindo lhe desejava,
o melhor de cada dia...

Poesia da cantoria de viola perde Louro Branco

Morreu na manhã desta quinta-feira, 18, em Santa Cruz do Capibaribe-Pernambuco, o poeta violeiro Francisco Maia de Queiroz, conhecido como Louro Branco. Ele tinha 75 anos e morreu em decorrência de problemas cardíacos. Estava na UTI desde o fim de dezembro de 2017. “A cantoria está de luto. Recebo agora mesmo a notícia do falecimento do poeta Louro Branco. É o último grande repentista que se vai”, postou o repentista Geraldo Amâncio nas redes sociais, e disse também que “a cantoria perde a graça, o humor, o raciocínio a jato e a inteligência maior do improviso.  Louro Branco incontestavelmente foi o maior repentista dos últimos anos”.

Francisco Maia de Queiroz, o popular Louro Branco, Poeta, repentista e compositor, nasceu dia 02 de Setembro de 1943 na Vila Feiticeiro no município de Jaguaribe – CE. Foi pescador, agricultor e vendedor ambulante. Começou a cantar aos 12 anos de idade, morou nas seguintes cidades: Jaguaribe – CE, Jaguaretama –CE, Coronel João Pessoa – RN, Limoeiro do Norte – CE, Mossoró – RN, Iguatú – CE, Caicó – RN, e atualmente em Santa Cruz do Capibaribe onde morava desde 1991...

Com rimas e sonhos, poesia ainda muda cotidiano e define vidas em São José do Egito

Há dezenas (talvez centenas) de anos, uma viola foi enterrada no leito do Rio Pajeú. Desde então, quem bebeu de sua água, virou poeta. A lenda sertaneja pode até não ser verdade, mas foi a forma que o povo encontrou para explicar porque existe tanto talento para a poesia em um só lugar. “Bom dia, poeta”, diz um. “Bom dia, poeta”, responde o outro. Vendedor, professor, farmacêutico… Seja no improviso ou munido de violas, há uma população inteira de cantadores poetas em São José do Egito, a 404 km do Recife. Considerada berço imortal da poesia, a cidade preserva, há gerações, a tradicional cultura que floresceu às margens do rio.

A relação da cidade com as palavras começou na colonização do Brasil pelos portugueses: “Os portugueses trouxeram a sonoridade do baião de viola e as influências dos mouros, muçulmanos que invadiram a Península Ibérica. Digamos que os cantadores são uma evolução dos trovadores”, afirma Fábio Renato Lima, professor de história na cidade e coordenador da banda Vozes e Versos. Talvez por isso o vocativo esteja presente em qualquer cumprimento na cidade. É uma populaçaõ de “poetas”...