Foram encontrados 79 registros para a palavra: Ensino Médio

MPF/BA credencia instituições para convênio de estágio de ensino médio e superior em direito

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) está credenciando instituições de ensino médio e de ensino superior em direito para o programa de estágio do órgão. As instituições interessadas em firmar convênio com o MPF/BA deverão solicitar o credenciamento até o dia 23de fevereiro, por meio do e-mail [email protected]ou pelo telefone (71) 3617-2265.

Com a instalação da unidade do MPF no município de Alagoinhas prevista para o fim de fevereiro, o chamamento visa o credenciamento de instituições de ensino para preenchimento de vagas a serem ofertadas neste município, em processo seletivo que deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2018. Contudo, instituições de outros municípios podem aproveitar a oportunidade para se credenciar, garantindo a possibilidade de ingresso de estudantes no MPF nos processos seletivos a serem abertos dentro da vigência do convênio...

Projeto Orla Nossa promove aula de campo para alunos do ensino médio

Da teoria para a prática: os alunos de uma escola particular de Petrolina tiveram uma aula bem diferente nesta terça-feira (14). Cerca de 40 alunos, com idade entre 14 e 15 anos, puderam conhecer de perto o trabalho realizado no Rio São Francisco, pelo projeto "Orla Nossa" da Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Para os alunos do primeiro ano do ensino médio, a aula de educação ambiental foi dividida em dois dias: no primeiro, em sala, os estudantes tiveram uma aula teórica com os resultados já obtidos no processo de revitalização do rio e das margens. No segundo dia, os adolescentes foram a campo e conheceram de perto todo processo desenvolvido para ajudar o Velho Chico...

Justiça suspende regra sobre respeito aos direitos humanos em redação do Enem

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determinou a suspensão da regra prevista no edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que diz que quem desrespeitar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero. A prova de redação do Enem será aplicada a mais de 6 milhões de candidatos no dia 5 de novembro.

A decisão foi tomada em caráter de urgência a pedido da Associação Escola Sem Partido. No pedido feito ao TRF1, a entidade diz que a regra é uma “punição no expressar de opinião”. “Ninguém é obrigado a dizer o que não pensa para poder ter acesso às universidades”, argumentou a Associação Escola Sem Partido...

Reforma do Ensino Médio é discutida na Câmara de Vereadores na Semana da Juventude

Em Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Juazeiro, nesta quarta-feira (09), o professor Josemar Pinzoh discutiu com um grupo de estudantes do Colégio Modelo sobre a reforma do Ensino Médio, aprovada em fevereiro deste ano pelo Congresso, e que traz mais indagações do que certezas sobre o futuro da educação brasileira. O vereador Allan Jones presidiu a sessão, acompanhado pelo representante do prefeito Paulo Bomfim, o assessor Pedro Alcântara Filho, a assessora de políticas públicas da SEDUC, Mary Adriana e a presidente do Conselho da Juventude (COMJUV), Bruna Barbosa.
 
O professor Pinzoh, além de falar um pouco sobre a mudança aprovada, que prevê que 60% da grade curricular será composta por disciplinas obrigatórias e 40% optativas, e da carga horária que aumentará das atuais 800 horas anuais para 1.400 horas, ele destacou a conjuntura política que está por traz da implementação da Lei da Reforma do Ensino Médio. "Estes momentos de discussões sobre temáticas que interessam principalmente aos jovens, a exemplo dessa reforma, são de extrema importância. Eles precisam entender no contexto geral, como essas mudanças irão acarretar na sua vida estudantil e profissional. Os jovens estão vivendo um tempo com muita facilidade e rapidez na comunicação, com os recursos online, mas ao mesmo tempo falta discernimento para saber o que pesquisar, onde pesquisar. Nós precisamos discutir com a juventude ou ela vai ficar abandonada, e isso constitui uma dificuldade de entendimento, compressão e posicionamento crítico em relação a estes conteúdos", avaliou o professor, que ao final da palestra agradeceu o convite e parabenizou a superintendência da Juventude pela realização do evento.

A presidente do Grêmio Estudantil do colégio Modelo, Ana Térsia agradeceu e parabenizou ao professor pela palestra. "Momentos como este precisam acontecer mais vezes, tenho aprendido muito durante as atividades da Semana da Juventude, principalmente nas palestras e bate-papos. Os jovens precisam ler mais, discutir, compreender e se interessar pela política, só assim poderemos nos mobilizar e ir em busca de novos direitos", ressaltou a estudante.
 
O estudante atleta, Felipe Matos e a presidente do COMJUV, Bruna Barbosa foram homenageados durante a sessão. "Estou muito emocionada pela homenagem e quero dizer aos jovens aqui presentes, que o COMJUV está de portas abertas para ampliar essa discussão da Reforma do Ensino Médio, que quer colocar os jovens fora da universidade. Não tem problema que os jovens escolham o ensino técnico, mas isso tem que ser uma opção e não uma imposição", avaliou.
 
A assessora da SEDUC, Mary Adriana agradeceu e parabenizou o professor Pinzoh pela palestra, e convidou a plenária para participar da Gincana Interescolar, que terá a participação de cinco escolas municipais, no próximo sábado (12), a partir das 8h, na Praça da Juventude, encerrando as atividades da Semana da Juventude...

Novo ensino médio deve ser implementado a partir de 2019, diz ministro

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na quinta-feira (16) que o novo ensino médio estará implementado em todo o país a partir de 2019. “Há prazos para os estados se adequarem a essa realidade. A base [Base Nacional Comum Curricular] só estará concluída até o final de 2017. Não poderíamos exigir a implementação plena pelos estados em 2018. Então, isso será feito com mais profundidade só em 2019.”

A reforma do ensino médio foi sancionada nesta semana pelo presidente Michel Temer. Entre as principais mudanças estão a flexibilização curricular, a ampliação da carga horária e a formação técnica dentro da grade do ensino médio. O próximo passo é implantar a Base Nacional Comum Curricular que, atualmente, está sendo elaborada por um comitê presidido pelo Ministério da Educação (MEC)...

Senado aprova reforma do Ensino Médio e projeto vai à sanção

O Senado Federal aprovou, na noite desta quarta-feira (8) a medida provisória que reforma o Ensino Médio. Como o texto já havia passado pela Câmara, agora ele segue para sanção presidencial. O projeto flexibiliza a carga horária, permitindo que o estudante escolha parte das matérias que irá cursar durante o Ensino Médio. A proposta é a primeira reforma do governo Temer a ser aprovada no Congresso. De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o objetivo do governo é aprovar primeiramente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para somente depois começar a implementar a reforma, gradualmente, a partir de 2018. Mendonça acredita que a reforma deve ajudar a conter a evasão estudantil e estimular a ampliação do ensino em tempo integral. "Se falando de educação básica, certamente é a mudança estrutural mais relevante das últimas décadas.

A reforma cria ainda um estímulo e apoio ao programa de ampliação do modelo de escola em tempo integral", disse. A oposição, entretanto, questionou aspectos da reforma que, segundo ela, podem fragilizar o sistema de ensino. Os senadores do PT apresentaram dois destaques para modificar o texto: um para garantir que todas as áreas do conhecimento fossem ofertadas nas escolas, permitindo que, de fato, o aluno tenha acesso a todas as matérias; outro para impedir que profissionais com "notório saber" possam substituir professores. Nenhum dos destaques foi aprovado. "A medida provisória, no nosso entendimento, significa um golpe contra os destinos de milhões de jovens da educação deste País, porque ela não só não vem na direção de melhorar o ensino médio, de enfrentar os problemas de caráter estruturante que o ensino médio apresenta, mas vai contribuir para reforçar ainda mais as desigualdades regionais e sociais, já tão gritantes em nosso país", lamentou a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), militante das causas da educação. ..

COLÉGIO HILDETE LOMANTO OFERECE MAIS DE 300 VAGAS PARA ENSINO MÉDIO QUE É REALIZADO EM APENAS DOIS ANOS. AS MATRÍCULAS TERMINAM NESTA TERÇA-FEIRA, 31

O Colégio Estadual Hildete Lomanto que fica na Rua Oscar Ribeiro, no Centro de Juazeiro, está disponibilizando 360 vagas na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, destinadas a pessoas com idade a partir de 18 anos. O curso é totalmente presencial e completamente gratuito com aulas à noite, para também, beneficiar as pessoas que trabalham durante o dia e ainda não concluíram o ensino médio.

No Tempo Formativo III Eixo VI, os alunos cursam o 1º e o 2º anos do ensino médio de uma só vez durante um ano com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h as 22h. No Tempo Formativo III Eixo VII os alunos estudam durante um ano para concluir o 3º ano do ensino médio, também com aulas de segunda a sexta-feira no horário noturno...

Estudantes podem solicitar certificação do Ensino Médio com resultado do ENEM

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, e solicitaram a certificação do Ensino Médio no ato da inscrição, tendo requisitado recebimento através da Secretaria da Educação do Estado, já podem dirigir-se às unidades escolares autorizadas do Estado da Bahia. Entre os requisitos, o estudante deve ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM e 500 pontos na Redação.

Para obter o certificado, além do rendimento na avaliação, o candidato deve possuir 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem, mesmo sendo emancipado, e apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3X4 recentes, RG e CPF (cópias e originais), cópia do resultado do Enem e a senha para acesso ao sistema do resultado. Confira as unidades autorizadas para certificação no site da Secretaria da Educação. ..

Só 7,3% dos alunos atingem aprendizado adequado em matemática no ensino médio

O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou do ensino fundamental ao ensino médio, de acordo com dados divulgados hoje (18) pelo movimento Todos pela Educação. Persiste, no entanto, um gargalo em matemática, no terceiro ano do ensino médio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em 2013, quando essa parcela era 9,3%. O índice é ainda menor quando consideradas apenas as escolas públicas. Apenas 3,6% têm aprendizado adequado, o que significa que 96,4% não aprendem o esperado na escola. “É algo muito frustrante. A gente não está conseguindo avançar na gestão da política pública educacional”, diz a presidente executiva do movimento, Priscila Cruz.

“Matemática é uma disciplina cujo aprendizado é muito mais dependente da escola. Se não aprendeu na escola, não aprende na vida. Diferentemente de leitura e interpretação de texto, que é algo que os estudantes acabam praticando fora da escola”, acrescenta. O Brasil não tem, oficialmente, uma definição clara do que deve ser aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado. Pelos critérios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente um aumento no percentual de estudantes com aprendizado adequado, o país cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino fundamental. A meta para a matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado. ..

Sesi/PE encerra nesta sexta (06) as inscrições para 100 vagas gratuitas de Ensino Médio e Profissional no Sertão

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) encerra, nesta sexta-feira (06), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições devem ser feitas na escola do Sesi/PE, onde o candidato pretende estudar.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site aqui...

Sesi abre 100 vagas gratuitas para Ensino Médio e Profissional no Sertão de Pernambuco

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) lançou, nesta quinta-feira (15), as inscrições para o processo seletivo 2017 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada às pessoas de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico para facilitar o início da vida profissional. No Sertão, são 100 vagas em três cursos técnicos, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE), parceiro do programa. As inscrições vão até 23 de dezembro, quando param devido ao recesso de final de ano, sendo retomadas em 02 a 06 de janeiro.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá escolher entre técnico em Administração, em Petrolina, onde há 40 vagas, ou um dos cursos de Araripina, que são técnico em Eletromecânica e técnico em Segurança do Trabalho, ambos com 30 vagas. As inscrições devem ser realizadas no SESI da cidade onde a pessoa pretende estudar. Os endereços e o edital estão disponíveis no site ...

Univasf: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado neste fim de semana nos Campi Petrolina Centro e Senhor do Bonfim

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 será realizado sábado (5) e domingo (6) para candidatos de todo o país. A prova terá início a partir das 13h30 pelo horário de Brasília (12h30 horário local), mas os portões estarão abertos entre 12h e 13h pelo horário de Brasília (11h e 12h horário local). Na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), as provas do Enem serão aplicadas nos campi Petrolina Centro (PE) e Senhor do Bonfim (BA). Para ingressar em um dos 27 cursos de graduação da Univasf em 2017, os candidatos interessados devem fazer a prova desta edição do Enem. 

A prova do Enem é requisito para ter acesso à educação superior e profissional em Instituições de Ensino Superior (IFES), cujos processos seletivos ocorrem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a exemplo da Univasf. Outros programas do Ministério da Educação (MEC) somente podem ser pleiteados por candidatos que tenham feito o Enem, entre eles o Ciência sem Fronteiras (CsF). 

O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição do candidato, disponível na Página do Participante no site de Enem. Para fazer o exame, os participantes devem levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto válido. Não será permitido o uso de lápis, boné, relógio, celular e calculadora. A organização do Enem recomenda que os estudantes usem roupas leves e levem comida e água para o exame, que serão revistadas na entrada. 

No primeiro dia do Enem, os candidatos deverão responder questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia do exame, serão as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e elaboração de uma Redação. No segundo dia, também será feita a prova de Língua Estrangeira, segundo a opção feita pelo participante no momento da inscrição no Enem. 

Processo Seletivo para Univasf - A Univasf utiliza integralmente a nota do Enem por meio do Sisu como forma de seleção de estudantes para ingresso nos cursos de graduação presenciais ofertados pela instituição. O Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação Presenciais da Univasf (PS-ICG 2017) terá seu edital divulgado até o início de dezembro. ..

Após divulgar versão errada de MP, MEC afirma que artes, educação física, filosofia e sociologia seguem obrigatórias no Ensino Médio

Ao anunciar, nesta quinta-feira, as mudanças no Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou um texto apontando que algumas velhas conhecidas dos estudantes deixariam de ser tema obrigatório ao final da educação básica. Aulas de artes, educação física, filosofia e sociologia, pelo que constava no texto da medida provisória (MP) divulgado durante a tarde, não seriam mais parte compulsória do currículo do Ensino Médio, cabendo às escolas, redes de ensino e alunos definir quais delas fariam parte dos estudos. 

O texto, porém, estava equivocado. Na versão encaminhada para publicação no Diário Oficial — que deve vir a público na sexta para então ir à apreciação do Congresso Nacional —, o texto final aponta que não está decretado o fim de nenhuma disciplina, e as 13 que atualmente constam como obrigatórias para o Ensino Médio permanecerão obrigatórias...

Reforma aumenta carga horária do ensino médio e reduz conteúdo obrigatório

Ensino médio no Brasil vai passar por uma reforma: medida provisória assinada nesta quinta-feira (22) pelo presidente Michel Temer altera tanto o conteúdo quanto o formato. E vai até mesmo refletir na elaboração dos vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A primeira mudança importante determinada pela medida provisória é que o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional...

Sem bolsas para graduação, Ciência sem Fronteiras terá foco no ensino médio

O Programa Ciência sem Fronteiras passará por uma reformulação e não serão concedidas novas bolsas de intercâmbio para estudantes de cursos de graduação. A oferta de bolsas para pós-graduação será mantida e pode ser ampliada. O programa será retomado com foco no ensino de idiomas, no Brasil e exterior, para jovens de baixa renda que cursem o ensino médio em escolas públicas.

As informações foram divulgadas, em nota, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)...

REUNIÃO DISCUTE FUNCIONAMENTO DE ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM PINHÕES

Na última sexta-feira, 22/07, aconteceu reunião entre o Sargento Ênio Costa e a gestora do Núcleo Regional de Educação - NRE, professora Marinez Menezes, para discutir o funcionamento da Extensão da Escola Estadual Pedro Raimundo Rêgo, no distrito de Pinhões.

A referida escola está com quadro de professores insuficiente e essa problemática foi constatada pelo sargento Ênio Costa, em visita ao referido distrito, após vários alunos reclamarem sobre essa situação, principalmente os concluintes do ensino médio; quando o mesmo ficou sabendo que a escola estava sob ameaça de parar suas atividades...

Inscrições para o Enem serão abertas dia 9 de maio

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 serão abertas às 10h do dia 9 de maio e terminarão às 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. A taxa de inscrição será de R$ 68, valor maior que os R$ 63 cobrados no último exame. As datas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante

Uma das novidades deste ano é que o estudante poderá pagar a taxa de inscrição em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Até o ano passado, a inscrição era paga apenas nas agências do Banco do Brasil. A taxa pode ser quitada até o dia 25 de maio, às 21h59. Para aumentar a segurança e evitar fraudes, nesta edição de 2016 será colhida a impressão digital dos candidatos...

IFBA campus Juazeiro divulgará edital para seleção de alunos para o Curso Técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio

IFBA campus Juazeiro divulgará, em breve, edital para seleção de alunos para o Curso Técnico em Administração, na forma integrada ao Ensino Médio. Alunos que tenham concluído o Ensino Fundamental poderão concorrer a uma das 80 vagas, das quais 50% são exclusivas para alunos oriundos de Escolas Públicas.

A seleção, gratuita, se dará através da média entre as notas de português e matemática das três últimas séries do Ensino Fundamental. Orienta-se aos candidatos interessados que providenciem histórico escolar do Ensino Fundamental e aguardem a divulgação do calendário de inscrições...

Professores e alunos do povoado de Mundo Novo, em Curaçá, são contra a instalação das salas de aula do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica

O morador do povoado de Mundo Novo, município de Curaçá, Carlos Henrique, foi um dos convidados do Programa Geraldo José (TransRio FM 99,9) na tarde desta quinta-feira (04). O comunitário durante a entrevista pediu mais transparência ao Governo Estadual quanto a instalação do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica (EMITEC) em Mundo Novo.

Segundo Carlos Henrique, a secretaria de Educação do Estado da Bahia quer substituir a extensão, onde acontecem as aulas do Ensino Médio, em salas de aula do Ensino Médio de Intermediação Tecnológica, uma espécie de sala virtual de aprendizagem...