Foram encontrados 890 registros para a palavra: Violencia

Bahia registra maior número de mortes violentas intencionais do país

O Brasil registrou 61.619 mortes violentas intencionais, como assassinatos, em 2016, maior volume absoluto já registrado no País. Somente na Bahia, foram 7.110 mortes classificadas nesta modalidade. Em todo o país, são 171 casos por dia e um crescimento de 3,8% em relação a 2015, chegando a uma taxa de 29,9 por 100 mil habitantes. Os dados divulgados nesta segunda-feira, 30, são do 11° anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"É como se o Brasil sofresse um ataque de bomba atômica por ano. São dados impressionantes, que reforçam a necessidade de mudanças urgentes na maneira como fazemos políticas de segurança pública no Brasil. Não é possível aceitar que a sociedade conviva com esse nível de violência letal", diz Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum...

Violência: Fórum assume que fonte de pesquisa não apresenta dados confiáveis

Em resposta à manifestação da SSP-BA em relação à metodologia utilizada na coleta de informações entre os estados, FBSP afirma que sistema hoje não apresenta dados confiáveis.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia não participou do preenchimento do questionário enviado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para alimentação do 11º Anuário de de Segurança Pública. A Bahia optou por não colaborar com a pesquisa, após receber documento do próprio Fórum, informando que "o Ministério da Justiça [...] não logrou êxito em coordenar esforços metodológicos de classificação de ocorrências e o referido sistema hoje não apresenta dados confiáveis [...]", conforme documento anexado (itens 6, 8, 11 e 12).

A SSP entende que é impossível, no Brasil, estabelecer rankings entre os estados se cada localidade adota uma metodologia diferente na contagem dos crimes. O próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo Anuário, reconhece o problema e ressalta que não é indicado a classificação das federações...

Com mais de 61 mil assassinatos, Brasil tem recorde de homicídios em 2016

O Brasil registrou 61,6 mil mortes violentas em 2016, de acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (30). O número, que contabiliza latrocínios, homicídios e lesões seguidas de morte, representa um crescimento de 3,8% em comparação com 2015, sendo o maior patamar da história do país. Em média, foram contabilizados 7 assassinatos por hora. Com o crescimento do número de mortes intencionais, a taxa de homicídios no Brasil por 100 mil habitantes ficou em 29,9.

O Rio de Janeiro é o estado com maior número de vítimas (6,2 mil) e registrou o segundo maior crescimento na quantidade de casos, 24,3% em relação a 2015. Foram registrados 37,6 homicídios para cada 100 mil habitantes no estado. A maior taxa de assassinatos foi, no entanto, verificada em Sergipe com 64 casos para cada grupo de 100 mil. Em números absolutos, o estado teve 1,4 mil mortes violentas em 2016, uma alta de 11,5% em relação ao ano anterior...

Pastoral da Mulher realizará Seminário Violência no Exercício da prostituição

A Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro, realizará nos dias 22 e 23 de novembro o Seminário “Violência no Exercício da Prostituição: Invisilibilidades e Contradições”, nocentro de Cultura João Gilberto, com o objetivo de promover a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres que exercem a prostituição na cidade.

O evento contará com palestras e mesa redonda, oportunizando espaços de debates e reflexões a cerca do tema. A Pastoral da Mulher desenvolve há 39 anos um trabalho social, com o objetivo de promover o empoderamento das mulheres que exercem a prostituição, fortalecendo a sua organização para a defesa de direitos individuais e coletivos. As inscrições poderão ser realizadas pelo blog da Pastoral...

Comandante de Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro morre durante troca de tiros durante assalto

O comandante do 3º BPM (Méier), coronel Luiz Gustavo Teixeira, morreu em um arrastão na manhã desta quinta-feira. O carro dele teria sido atingido por pelo menos 17 disparos Segundo a polícia, todos de pistola. Ele chegou a ser levado ao Hospital Municipal Salgado Filho, na Zona Norte do Rio, e passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um dos disparos atingiu o peito do coronel, lesionando a aorta. A traqueia e o pulmão esquerdo do oficial também foram atingidos.

De acordo com a Polícia Militar, o coronel Luiz Gustavo e o cabo da PM que dirigia o Gol branco, Nei Filho, estavam na Rua Hermengarda, no Méier, quando os carros foram parados por criminosos armados em um Audi preto. O comandante vinha de um evento no 23º BPM (Leblon) para uma operação em um carro oficial, mas sem identificação. Os bandidos notaram o coronel e o cabo disparou. Os criminosos revidaram e o oficial foi alvejado...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E CETO PRENDE HOMEM ACUSADO PORTE DROGAS

O 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim, prendeu no  Bairro Brisas do Monte, após denúncia de direção perigosa o condutor de um veículo. Segundo os policiais o acusado encontrava-se em visível estado de embriaguez alcoólica e muito agressivo.

No veículo havia outras 4 pessoas, inclusive uma criança. Os policiais ainda foram desacatados; cerca de 10 pessoas, entre amigos e parentes dos ocupantes, aproximaram-se provocando uma confusão generalizada. Uma passageira chegou a agredir fisicamente um dos policiais. O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. ..

Suspeitos de assalto a carro-forte são mortos durante troca de tiros com a polícia, no Sertão de PE

Dois homens morreram e dois foram presos durante troca de tiros com policiais da Força-tarefa Bancos, nesta quarta-feira (18), na região do Sítio Quixaba, a 15 km do município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Entre os presos, de acordo com a a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco (SDS), está o chefe da quadrilha. Outros dois suspeitos fugiram e estão sendo procurados. Durante a ação, foram apreendidas armas de grosso calibre.

De acordo com informações da Polícia Militar, seis suspeitos de assalto a carro-forte estavam em dois veículos quando o confronto aconteceu. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social de Pernambuco, detalhes sobre a ação policial serão apresentados na tarde desta quarta-feira, na Delegacia Seccional de Floresta, Sertão de Pernambuco.
 ..

Dois terços dos casos de feminicídio, a mulher assassinada é mãe. Na maioria das vezes ela deixa dois filhos

Em pelo menos dois terços dos casos de feminicídio, a mulher assassinada é mãe. Na maioria das vezes ela deixa dois filhos e em 34% dos casos, pelo menos três. Os dados são de um estudo da Universidade Federal do Ceará (UFC) que acompanha um grupo de 10 mil famílias vítimas de violência em nove Estados do Nordeste. O trabalho está sendo ampliado para mais quatro Estados: Rio Grande do Sul, Goiás, Pará e São Paulo.

"Os dados da pesquisa apontam o tamanho do problema que está escondido embaixo do tapete", afirma o professor José Raimundo Carvalho, da Pós-Graduação em Economia da UFC, que coordena a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Familiar contra a Mulher. ..

Rocinha: música que educa e torna uma pessoa do bem

A Orquestra de Câmara da Escola de Música da Rocinha, Comunidade do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em agosto de 2012 quando a escola começou a oferecer cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trompa e trombone, para jovens, inicialmente abrindo poucas vagas, mas já realizando ensaios visando às apresentações públicas.

Catorze desses jovens talentos de diferentes comunidades do Rio de Janeiro vão realizar um sonho: se apresentar em espaços consagrados para a música clássica, na Europa. O repórter Danilo Vieira, da Rede Globo acompanhou o último ensaio antes da viagem...

Segurança: Pernambuco teve 4.145 assassinatos em 2017

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, o balanço da criminalidade no mês de setembro. O número de homicídios permaneceu estável em relação ao mês anterior, com 411 casos - em agosto, haviam sido registrados 412. O acumulado dos primeiros nove meses do ano, entretanto, já chega a 4.145 assassinatos, o que é 31,5% maior que o total de 3.152 contabilizado no mesmo período de 2016.

Destaque para os roubos a ônibus, modalidade que teve a maior queda, segundo a secretaria: foram 75 casos em setembro, 52% a menos que em agosto. O Sindicato dos Rodoviários tem dados diferentes, que já indicam mais de três mil assaltos a ônibus em 2017. Para a SDS, foram 1.204. A pasta destacou que "esses são os dados oficiais, consolidados pela Gerência de Análise e Estatística Criminal (Gace) e obtidos por meio do cruzamento de informações policiais e ocorrências registradas obrigatoriamente pelas empresas". Eles "incluem BRTs e demais casos, mesmo não havendo subtração da renda dos veículos"...

Ônibus tomba na região da Chapada Diamantina e deixa 4 mortos na BA-421

Um ônibus tombou na BA-421, em trecho que fica na cidade de Piritiba, região da Chapada Diamantina, por volta das 9h desta quinta-feira (12). De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), quatro pessoas morreram no acidente, que ocorreu na altura do Km-17, próximo à fazenda Santa Luzia.

O ônibus partiu da cidade de Itaberaba e tinha como destino Jacobina, em uma viagem de cerca de 207 km. O veículo era de transporte particular e estava fretado. A polícia vai investigar as circunstâncias do acidente.
 ..

Pesquisa revela violência contra os povos indígenas

A violência contra os povos indígenas no Brasil levou à ocorrência de 118 assassinatos em 2016, segundo relatório lançado pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Ao todo, 106 indígenas se suicidaram no ano passado. Apenas nesse período, 735 crianças indígenas menores de 5 anos morreram por causas diversas, como em decorrência da desnutrição infantil.

O maior número de vítimas, 44, foi registrado em Roraima, entre o povo Yanomami, que, no ano passado, contabilizou 59 mortes. O Mato Grosso do Sul, onde vivem os Guarani-Kaiowá, registrou 18 mortes por agressões. No estado, é alto também o número de suicídios: 30. Na sequência, Ceará e Maranhão vivenciaram muitos casos de assassinatos, com 11 e sete mortes respectivamente. Os números são da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e foram obtidos pelo Cimi por meio de solicitações encaminhadas pela Lei de Acesso à Informação. As mortes em 2016 mostram a continuidade das agressões aos povos tradicionais. ..

Moradores de Jaguarari temem que atendimento do Banco explodido durante assalto demore a recomeçar

O Banco do Brasil de Jaguarari foi explodido na madrugada da segunda-feira (01). Os moradores ficaram em aflição devido o forte armamento e ação dos bandidos durante o assalto. Até o momento a Polícia não divulgou o montando de dinheiro levado ou se capturou os envolvidos no assalto.

Os moradores esperam que a recuperação da agência seja rápida e tem que ocorra o mesmo com o Banco do Brasil de Sobradinho, que continua fechado após a explosão do cofre central da agência no mês passado. Diante da situação, conform e noticiado pelos meios de comunicação, os clientes do banco que precisam de atendimentos viajam para Juazeiro, a cerca de 50 km de Sobradinho...

Projeto Prevenção acompanha 105 comportamentos de mutilação nas escolas de Petrolina

A Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina acompanha atualmente 105 ocorrências de adolescentes que apresentam comportamento autodestrutivo nas escolas públicas da cidade. Os casos atingem marca preocupante  e estão sendo monitorados pela unidade judiciária.

Em maio, a Vara da Infância e Juventude encaminhou a Orientação 001/2017 para profissionais de educação e de saúde sobre os procedimentos a serem adotados em situações que envolvam comportamentos autodestrutivos em crianças e adolescentes. A ação faz parte do Projeto Previne (Prevenção de Violência nas Escolas) e tem o objetivo de minimizar este tipo de demanda no ambiente escolar...

Pernambuco soma 138 ocorrências nas instituições financeiras este ano

Só este ano, Pernambuco registrou 138 ocorrências de investidas contra  instituições financeiras. Os assaltos, roubos, arrombamentos e explosões em bancos, casas lotéricas, agências dos Correios e carros-fortes aconteceram em 77 municípios. O balanço foi apresentado pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na sede da entidade, no bairro da Boa Vista, no Recife.

A pesquisa aponta cinco municípios de maior incidência: Recife, com 24 casos, Cabo de Santo Agostinho e Olinda, com cinco casos e Caruaru e Ipojuca, com quatro ocorrências. No recorte por macroregião, a Região Metropolitana do Recife (RMR) lidera o número de casos, com 47 ocorrências, o equivalente a 34,1%, sendo o Recife a cidade mais atacada...

Polícia apreende maconha e motocicleta com placa adulterada

Em Cansanção, na Rua da Tapera, em um ponto de drogas, policiais da 4ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam quatro homens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Com os mesmos havia uma espingarda artesanal, uma balança de precisão, 15 dolões de maconha, embalagens, caderno de contabilidade da venda da droga, a quantia de 50 reais e uma motocicleta adulterada, cujos dados da placa não conferem com as características do veículo registradas no Detran.Os acusados, juntamente com o material apreendido, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil e autuados. ..

Vereador Leal exalta a diminuição da violência em Juazeiro

O vereador Charles Leal do PDT ao usar da Tribuna da Câmara de Vereadores na tarde de terça-feira (26) e exaltou o trabalho das Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal pelo excelente trabalho que estão fazendo na prevenção contra a violência em nosso município. O vereador ressaltou que depois da audiência pública contra a violência em junho deste ano os índices de violência diminuíram consideravelmente de junho para cá, e por isso, segundo Leal é que esses três órgãos merecem nossa menção de aplausos. ..

População de Sobradinho só tem opção de atendimento bancário em Juazeiro

Clientes da única agência bancária de Sobradinho, precisam se deslocar por 50 quilômetros para conseguir fazer serviços bancários. O problema ocorre há quase dois meses, depois que o Banco do Brasil da cidade foi explodido. Segundo a reportagem da TV São Francisco, como a agência ainda não foi reconstruída, moradores têm de vir até Juazeiro, para realizar serviços bancários. 

No final julho passado, bandidos armados atacaram o banco, chegando a fazer um homem, de 43 anos, de refém. Cinco dos acusados acabaram morrendo em confronto com policiais. Enquanto o banco continua interditado, a única casa lotérica da cidade e um posto dos Correios realizam alguns serviços, mas clientes reclamam de estarem sempre lotados. Em nota, o Banco do Brasil informou que a agência de Sobradinho voltará a funcionar após a reforma, que não tem data para acabar devido ao estado que ficou após as explosões do final de julho. ..

Jovem é morta a tiros por não ter nada de valor para entregar ao assaltante em Santa Maria da Boa Vista

Valeria Pereira, 22 anos foi morta a tiros ontem quarta-feira (20), no bairro José Lustosa, em Santa Maria Da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. Ela foi vítima de latrocínio, quando existe intenção ou consumação do roubo seguido de morte. Segundo a Polícia Civil, ela e o namorado seguiam pela Avenida Recife, quando foram abordados por um homem armado. Ele os conduziu para um terreno baldio e anunciou o assalto. Como os dois disseram que não tinham nada de valor para entregar, o criminoso acabou atirando.

Ainda de acordo com a polícia, ela chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Municipal de Santa Maria da Boa Vista, mas chegou sem vida na unidade. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Petrolina e o enterro aconteceu na tarde de hoje. A polícia disse que já tem pistas do autor do crime e buscas estão sendo realizadas, mas o assaltante ainda não foi preso...

Guarda Municipal prende homem que agrediu o próprio pai em Petrolina

As equipes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Civil Municipal de Petrolina foram surpreendidas quando passavam pela feira do bairro José e Maria, zona norte da cidade. O efetivo foi abordado por um idoso que estava com o rosto e a camisa sujos de sangue. Ele contou que foi agredido pelo próprio filho. Imediatamente, os guardas municipais se dirigiram até a residência dele onde encontraram Célio Roberto da Silva Alves, de 37 anos, que revelou ter agredido o pai com dois socos depois que idoso reclamou por ver o filho chegando em casa embriagado. Célio, então, foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia de Polícia Civil do bairro Ouro Preto para ser apresentado para a autoridade policial, que ficou responsável por tomar as providências cabíveis neste caso. ..