Foram encontrados 76649 registros para a palavra: V

Prefeitura de Petrolina traçará perfil do turista no carnaval da cidade

Além da distribuição de mapas da cidade pelos estabelecimentos turísticos, a Secretaria aplicará pesquisa de fluxo direcionada aos turistas. Será questionado o destino de origem, dias de estadia, meio de transporte utilizado e os pontos turísticos visitados e quais mais chamaram a atenção do visitante.

Em conjunto com algumas empresas privadas do ramo turístico, a secretaria de Turismo teve acesso ao perfil de alguns turistas que sempre escolhem Petrolina como destino de viajem na época do carnaval. Tânia Nogueira, diretora da agência Flor de Cactus Turismo, apresenta 10 roteiros solicitados e que apresentam trajetos integrados e regionalizados do Vale do São Francisco. Os percursos mostram o contraste da cultura irrigada entre a caatinga – bioma predominante do Nordeste – e o enoturismo que é mais requerido no carnaval...

CULTURA AFRO INVADE OS TRÊS CIRCUITOS DO CARNAVAL NESTA SEGUNDA (8)

Já é tradicional, na segunda-feira de Carnaval, o destaque da presença das entidades beneficiadas pelo programa Ouro Negro nos três circuitos do Carnaval de Salvador. As entidades de matriz africana levam para o Centro Histórico, Campo Grande e Barra os toques e danças oriundos da cultura afro. No circuito Batatinha, a partir das 16h, os arrastões de samba levarão música e animação para as ruas do Centro Histórico. O bloco Mangue é o primeiro a sair e este ano homenageará os 50 anos de música do compositor Nelson Rufino. Outros blocos que desfilarão são o Não Deixe o Samba Acabar, Carnapêlo e o tradicional Filhos de Korin Efan.

Perto dali, no Campo Grande, o Blocão da Liberdade, Mundo Negro e Jaké levarão para o Carnaval os resultados dos trabalhos comunitários realizados durante todo ano em seus bairros. Por lá também passarão os blocos que desfilam no contra fluxo: Filhos de Ogun de Ronda, Filhos de Omolú, Aspiral do Reggae e Ókambi. Porém, é no cenário turístico da Barra que o Ouro Negro se destaca no penúltimo dia de festa. Por lá passarão os Filhos de Gandhy, as Filhas de Gandhy – lideradas pela cantora Savannah Lima – e os tambores do Muzenza e Malê Debalê...

Univasf promove palestra sobre "Mercado de futuros para a fruticultura exportadora"

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica temas e trabalhos desenvolvidos por professores e por profissionais, o Colegiado de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará início, na próxima quinta-feira (11), ao projeto Tempos de Produção. A primeira palestra será ministrada pelo professor Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira sobre o tema "Mercado de Futuros para a Fruticultura Exportadora: Oportunidades e Desafios para o Vale do São Francisco" e acontecerá no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), a partir das 8h.

O evento é aberto à participação de toda a comunidade. O projeto Tempos de Produção deverá promover uma palestra por mês durante todo o ano de 2016. Segundo o coordenador do projeto, professor Paulo José Pereira, serão abordadas diversas áreas de atuação do Engenheiro de Produção. “O Tempos de Produção mostrará o que estamos produzindo e quais os temas que os alunos podem trabalhar quando se formar”, destaca...

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO DO BAIRRO ITABERABA TEM NOVA DIRETORIA

O presidente da Federação das Associações Francisco Odécio (Chico Bito) deu posse à nova diretoria da Associação de Desenvolvimento Comunitário do bairro Itaberaba.

A nova diretoria empossada tem a seguinte composição:..

CARNAVAL

A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto, Rio de Janeiro e, agora São Paulo, se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas.

Depois o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba. Bahia e Pernambuco fazem um carnaval diferente e, com certeza, são os carnavais melhores e mais bonitos do mundo...

Rui Costa quer mais trios sem cordas no Carnaval de 2017

 
Para prestigiar a apresentação de artistas como Saulo Fernandes, Ivete Sangalo, entre outros, que desfilam neste domingo (7) no Campo Grande, o governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Aline Peixoto, e de duas filhas, chegou, no início da tarde, ao Camarote do Governo do Estado. Na oportunidade, ele fez uma avaliação do Carnaval Pipoca.
 
De acordo com Rui, a meta do Poder Executivo para a folia de 2017 é firmar ainda mais parcerias com a iniciativa privada para proporcionar aos artistas o desfile sem cordas. “Queremos mostrar [às empresas] que, além da brincadeira de Carnaval, isso aqui é um bom negócio para apresentar suas marcas”. Ainda conforme Rui, há a intenção de “multiplicar os espaços onde o folião não precise estar dentro de uma corda para poder brincar. Combinado com os portais de segurança, percebemos que houve uma melhora expressiva nos indicadores”.

Aprovação dos foliões

Saulo Fernandes foi um dos grandes nomes da Axé Music que este ano recebeu apoio do Governo do Estado para desfilar sem cordas. Moradora do Nordeste de Amaralina, Joseane Oliveira aprovou a iniciativa do governo baiano. Ela, a mãe, o marido e o filho de seis anos foram para a Avenida vestidos com camisas com a frase "Pipoca de Saulo", confeccionadas especialmente para a folia deste ano. "Amamos Saulo. Ele é maravilhoso. Olha a multidão que ele está arrastando. O Carnaval está bastante tranquilo. Pipoca à vontade pra todo mundo. Então, está ótimo!".
 
Filhos de Gandhy

Depois de conferir a saída dos blocos afro Olodum (sexta-feira) e Ilê Aiyê (sábado), o governador Rui Costa foi, neste domingo, prestigiar a saída do Afoxé Filhos de Gandhy. “Hoje, vou lá no Gandhy. Assumi esse compromisso. O Ilê, o Olodum e o Gandhy são três expressões, três marcas que expressam a cultura, a arte do povo negro da Bahia” disse o governador.
..

Petrolina: Prefeitura executa serviços de urbanização do Cacheado

A secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, acompanhou nesta última semana os serviços de urbanização que estão sendo realizados pela prefeitura através da Seinfram no bairro Cacheado,  local onde antes existia uma invasão sem condições básicas de moradia.

O projeto de urbanização contempla a construção de um trecho do canal, drenagem, energia elétrica e a pavimentação das ruas principais. Além da construção de uma AME -  unidade de saúde de Atendimento Multiprofissional Especializado e de uma praça. Em uma parceria fechada com o Governo Federal, a Caixa Econômica, o Programa Minha Casa, Minha Vida,  Ministério das Cidades e a Secretaria de Habitação de Petrolina, o que antes era apenas um sonho, agora está se tornando realidade...

Saulo rejeita cantar o hit "Metralhadora" no Carnaval

A música "Paredão Metralhadora" está na boca do povo e de quase todos os artistas, mas não entrará no repertório de Saulo durante o Carnaval. O artista disse que não cantará a música. "Eu não, não por nada não, mas acho que ficaria sem graça tocar, todo mundo já toca, então a galera que vem aqui já sabe, deixa Saulo lá quietinho, ele é barbudo, ele é pai de família", argumentou, enquanto aguardava a saída do seu trio na Barra.

Questionado sobre o seu hit preferido da folia ele diz que torce para Ed City e Igor Kannário. "Torço para esses caras porque eu acho que a música da Bahia é cantada verdadeiramente por eles. 'Pai, aqui não vê bicho com nada', 'E aí, é nós', acho que eles representam e representar é tudo", defende o artista que desfilou mais uma vez sem cordas...

Primeira noite do carnaval em Petrolina agita foliões

Assim como nas edições anteriores, a primeira noite de Carnaval em Petrolina (06/02) reuniu uma multidão que veio brincar e curtir os shows musicais da festa. Organizado pela Prefeitura Municipal, com o apoio do governo do Estado, o carnaval 2016 trouxe na noite de abertura artistas que embalaram a folia do público no palco principal, localizado ao final da Avenida Joaquim Nabuco próximo à Orla da cidade.

O primeiro a subir no palco foi o cantor Alan Cléber. Acompanhado da sua banda, o artista colocou muita gente pra suar, ao trazer no repertório uma extensa lista de músicas de Axé, seu principal estilo musical. Em seguida a banda Axé Camaleão, que se apresentou pela primeira vez em Petrolina, conquistou os foliões com repertório bastante animado. Por último, fechando a programação do palco principal, quem subiu ao palco foi a Orquestra Fernando Júnior, que sempre anima o Carnaval de Petrolina com sucessos carnavalescos de gêneros diversos.  ..

Barragem se rompe no Vale do Paraíba e deixa São José dos Campos sem água

O rompimento de uma barragem de resíduos da mineradora Rolando Comércio de Areia no rio Paraíba do Sul, em Jacareí (SP), afetou aproximadamente 75% do abastecimento de água em São José dos Campos (SP). O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), enquanto a empresa mineradora fazia a extração de areia no rio Paraíba do Sul. Os rejeitos estavam sendo depositados irregularmente em uma lagoa de outra mineradora que está com as atividades paradas enquanto aguarda autorização ambiental. A Sabesp, responsável pelo tratamento de água em diversas cidades do Vale do Paraíba, chegou a suspender o abastecimento na cidade de São José dos Campos ainda na noite de sexta-feira, atingindo 70% da população – cerca de 500 mil pessoas.

Os demais domicílios receberam água de poços. Na sexta-feira à tarde, a empresa informou que já havia retomado o tratamento da água retirada do Paraíba do Sul. A previsão era de que o reabastecimento dos domicílios seria gradual e estaria normalizado até a manhã deste sábado (6). Para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé, a empresa emitiu alerta, na tarde de sexta-feira, de que o abastecimento também poderia ser prejudicado. Havia risco da mancha com rejeitos atingir essas cidades ainda na tarde deste sábado...

Prefeitura de Juazeiro segue com os trabalhos de recapeamento asfáltico nas Avenidas da cidade

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) segue com as ações de recapeamento asfáltico nas Avenidas da cidade.  Sexta-feira (5), equipes e máquinas atuaram na Raul Alves, no trecho entre a Maternidade Municipal e a Praça Dom Tomaz no bairro Santo Antônio. Outras Avenidas também receberão os serviços, a exemplo da Gaspar de Lemos e Ayrton Senna, além de um trecho da BR-235 (do Posto Estação até o SAMU).

Todo o recapeamento asfáltico será executado com recursos municipais. O prefeito Isaac Carvalho esteve na Raul Alves acompanhando de perto os serviços e falou da importância das obras. "Aqui na Raul Alves estamos dando continuidade ao recapeamento que iniciamos ano passado junto com o Governo do Estado, através da CONDER. E agora, com recursos próprios, estamos dando sequência a um trabalho que vai melhorar a infraestrutura urbana da cidade, garantindo mais mobilidade para a população", disse Isaac...

Juazeirense aproveita carnaval para treinar visando próxima rodada do baiano

O Carnaval da Juazeirense é em campo focado na prepraração para enfrentar o Fluminense de Feira, quarta-feira de cinzas, em Riachão do Jacuípe. Na sexta-feira, a equipe treinou em Petrolina com a possibilidade de contar com camisa nove, Nino Guerreiro, poupado de atividades do início da semana por conta de uma virose. ..

Novo delator da Lava Jato confirmou pagamento de propina a Mário Negromonte, diz jornal

Um novo delator da Operação Lava Jato teria confirmado o pagamento de cerca de R$ 18 milhões em propina ao ex-ministro Mário Negromonte e ao ex-deputado José Janene (PP), morto em 2010. De acordo com a Folha de S. Paulo, Frank Geyer Abubakir é ex-presidente e acionista da petroquímica Unipar Carboclorol e informou que o repasse ocorreu após a criação da petroquímica Quattor, fruto de sociedade entre a Unipar e a Petrobras. Abubakir teria contado ao Ministério Público Federal (MPF), em depoimento dado em novembro, que procurou Negromonte e Janene para tentar "manter a Unipar no Mercado". Janene teria pedido R$ 18 milhões pelo "suposto fato de o PP e de ele próprio terem dado apoio político à empresa Unipar". Apesar de não concordar com o valor, o empresário teria sido alvo de chantagem do então deputado.

Ainda de acordo com o delator, Janene continuou a extorqui-lo mesmo após o pagamento. Abubakir admitiu que, temeroso, fez novos repasses ao ex-deputado. O episódio confirma os depoimentos do doleiro Alberto Youssef e do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Os advogados de defesa de Negromonte, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), negaram o recebimento de propina e informaram que o ex-ministro "não recebeu qualquer valor para intermediar a criação da Quattor". Procurado nesta sexta (5), Negromonte informou que não poderia comentar porque não teve acesso à delação premiada de Frank Abubakir. A Unipar Carbocloro informou que não vai comentar...

ESPAÇO DO LEITOR: SALVE-SE QUEM PUDER

Inconformado, revoltado, injuriado, indignado e muito tristonho. Assim achava-se Deus, o Criador onipotente e onipresente de todas as coisas, segundo o livro da Bíblia. Da matéria bruta perpassando pela matéria enraizada, matéria animada, até no que mais sonhou e apostou ser a sua obra prima perfeita: A matéria humana, demasiadamente humana. Pensando, matutando, refletindo, raciocinando, meditando, confiando nesse coletivo sinonimal que o acompanha desde longínquos tempos. Estava às voltas, repetidamente, com incomensuráveis perguntas a si mesmo e aos seus borbotões: Como tudo e mais que tudo chegou a esse ponto se o mais que tudo foi criado com tanta beleza, carinho, credo, esperança, amor? Como o mais que belo ser tornado mais que feio? O amor ser tornado ódio? A paz ser tornada guerra? A esperança ser tornada desespero? O homem de origem ser tornado o homem de sem origem, o de hoje? Olhando bem do firmamento para a terra, lá embaixo infestou-se em erros atemorizantes, tenebrosos, a parecer sem recuos. Por que os homens nem mesmo mais sonham salvarem a si próprios e ao seu mundo?  Fi-los fortes, saudáveis, inteligentes. Dei-os   o livre-arbítrio, a liberdade, a força de vontade, o entusiasmo, o bom humor, a coragem, o sexo.  Provi-os de tudo para todos os obstáculos, dos transponíveis aos intransponíveis, dos eternos aos efêmeros.

E Deus lamentava lacrimejando. Sim, Deus é sensível e chora. Por que não? Tem parte humana. Algo teria que ser feito com a máxima rapidez e urgência urgentíssima. O homem de hoje estar perdido, perdidinho da silva. O Criador anotou na cadernetinha alguns dos por quês: Pessimismo, raivas, ódio, desprezos, arrogância, ganâncias, gula, adultérios, desamor, guerras, doença, pedofilias, estupro, tráficos, desigualdade, vícios, falsidade, mentiras, assassinato, seitas, preconceito, discriminações, desmatamento, poluições, bomba, armas, falta de fé. Como meu Deus, dizia Deus a si mesmo, o homem chegou ao homem de hoje se tem uma natureza boa por ser concebido alma limpa e anjo ingênuo?..

Aqueduto do Eixo Norte da Transposição rompe e causa vazamento

A estrutura de concreto do aqueduto do Mari, o terceiro do Eixo Norte da transposição entre os reservatórios do Tucutu e de Terra Nova, não resistiu à força das últimas chuvas e rompeu causando vazamento da água que corre pelo canal. Segundo as primeiras informações o vazamento se deu por conta de rachaduras nas placas de concreto, o que pode ser visto como problema pontual e que pode não comprometer a obra.

Ainda de acordo com as informações, técnicos da construtora Mendes Junior, empresa responsável pela execução da obra e do ministério da integração nacional, já se encontram no local fazendo avaliações dos danos causados e trabalhando a recuperação da estrutura do aqueduto. (Blog do Didi Galvão)..

“Estou maravilhado, não há lugar igual”, fala cadeirante sobre acessibilidade e conforto no Camarote Skol Beats Spirit

 
Filho de baiano, o advogado brasiliense Marcelo Nunes, de 46 anos, está curtindo o carnaval de Salvador no Camarote Skol Beats Spirit. Militante da luta contra o preconceito, um dos motivos que o levou a escolher o camarote foi a acessibilidade. “Venho para o carnaval de Salvador há 17 anos e nunca encontrei um camarote tão acessível e confortável para cadeirantes”, conta o portador de deficiência física que, apesar das dificuldades que normalmente encontra para chegar ao carnaval, nunca deixou de curtir. 
 
Foi no seu primeiro carnaval em Salvador, há 17 anos, que Marcelo conheceu a sua esposa, a servidora pública Suzana Nunes (54). “Me apaixonei pelo carnaval e por minha mulher e acabei vindo morar em Salvador. Estou maravilhado, não há lugar igual ao Camarote Skol Beats Spirit”, completa o advogado, que é também jogador de basquete e rugby para portadores de deficiência física. Além das rampas de acesso, o espaço tem mais de 4 mil metros quadrados, com mirante amplo.
..

PALHOÇÃO DA PEDRA DO LORD MANTÉM TRADIÇÃO COM O MELHOR CARNAVAL OFICIAL DE JUAZEIRO

Juazeiro já teve o seu carnaval antecipado no final de janeiro, mas quem gosta da Festa de Momo aproveitou na tarde deste sábado (06) para vivenciar mais uma programação festiva no Palhoção da Pedra do Lord, organizada pela SERABSA (Sociedade Recreativa do Bairro Santo Antônio) e animada por Neto e Mundinho, Orquestra do Serabsa e Banda Mirage...

CARRO É LOCALIZADO COM UM CORPO SEM OS SINAIS VITAIS NO BAIRRO TABULEIRO

Guarnições da 75ª CIPM – Companhia Independente de Policiamento Comunitário estão em deslocamento nesse momento porque às 07:50h foi localizado um carro Fiat Uno Vermelho com o corpo de um homem sem os sinais vitais em seu interior.

O veículo pertence ao Sargento da Polícia Militar de Pernambuco Ederlino Rufino de Carvalho, conhecido como Sargento Rufino, e está com os vidros travados e foi localizado na Rua 14 do bairro Tabuleiro. As últimas informação dão conta de que o Sargento teria respondido a uma tentativa de assalto na zona rural de Juazeiro, distrito de Maniçoba. Uma pessoa que acompanhava o policial teria sido ferida e o Sargento Rufino foi levado como refém. ..

EVENTO DESTACARÁ OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS EM JUAZEIRO

Oportunidades de Investimento no Município de Juazeiro", no Vale do São Francisco, norte do estado, é o tema da palestra que o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Carlos Neiva, irá realizar na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), Comércio, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, no próximo dia 18.02, às 18h, com o objetivo de atrair novos investimentos para a região norte, diminuindo a assimetria do desenvolvimento da Bahia.
 
"A Associação Comercial elegeu entre as suas pautas para 2016 o apoio a ações que tenham por objetivo promover a interiorização do desenvolvimento baiano. E Juazeiro, município polo da região que mais gerou empregos formais na Bahia em 2015, é o tema desse nosso primeira debate", explica Carlos Cohim, vice-presidente da ACB.  
 
O sub-médio São Francisco é hoje um dos principais polos do agronegócio do Brasil, se destacando na produção de frutas, sendo responsável por mais de 95% da exportação de uva de mesa do Brasil. Esta atividade está sendo beneficiada com a apreciação do dólar, dinamizando ainda mais a economia regional.
 
"A economia baiana é caracterizada pela elevada concentração geográfica, sendo que a RMS, junto com Feira e Alagoinhas, responde por mais de 60% do Valor Adicionado Bruto (VAB) industrial baiano. A interiorização do nosso desenvolvimento é fundamental para reduzir as nossas desigualdades econômicas e sociais", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jorge Hereda. ..

Médicos da UPAE e HDM dão dicas para curtir o carnaval com saúde

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan, de Petrolina (PE), ambos gerenciados pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), alertam à população sobre os cuidados que deverão ter com a saúde durante o Carnaval. 

Para a médica da UPAE, Natália Mariano, é muito importante que durante este período, o folião possa manter uma alimentação balanceada, fazendo regularmente as refeições diárias necessárias para o organismo. “São indicados alimentos como frutas e verduras, comidas leves. Devem evitar lanches rápidos, como o fast-foods e tomar cuidados com alimentos que ficam expostos em barracas, pois podem estar mal conservados, causando infecções", ressalta. ..