Foram encontrados 1214 registros para a palavra: uva

Chuva em Juazeiro e Petrolina chama a atenção dos moradores nesta segunda-feira (5)

Em Juazeiro, Petrolina a média de chuvas é baixa e a região está exposta a mais de 3.100 horas de sol.  É por isto que a reportagem da REDEGN registra nesta segunda-feira, 5, imagens na beira do Rio São Francisco, sendo "abençoado com chuva". As fotos são do jornalista Ney Vital.

Acostumados com muito sol, pessoas que passavam na orla "chamavam a atenção para a paisagem chuvosa, pouco comum". O pescador conhecido por Robertão, no bairro Angary, "agradeceu além da chuva, a vazão do Velho Chico que aumentou e é vísivel que o volume da água subiu."..

Dia de São José: a esperança de chuva para os agricultores sertanejos

"...Apela pra Março que é o mês preferido do santo querido senhor São José (Meu Deus, meu Deus). Mas nada de chuva tá tudo sem jeito lhe foge do peito o resto da fé"...O cantor e compositor Luiz Gonzaga, das inúmeras  músicas interpretadas sempre dizia que a emoção sempre "batia mais forte quando ele citava a A Triste Partida, versos de Patativa do Assaré, implorando chuva e a última esperança no dia de São José e na falta da chuva, a ida do sertanejo para outras terras".

O período mais esperado do ano para os agricultores são os meses de chuva é março. O dia de São José, celebrado nesta sexta-feira (19), começou na madrugada em Juazeiro Bahia. Verdade seja dita, uns pingos de chuva, mas que representa a grandeza da fé e esperança de milhares de sertanejos...

Prefeitura realiza limpeza de vias para facilitar escoamento de água das chuvas

Chuva é sempre benção no Sertão, mas quando o volume de água é grande em um curto espaço de tempo, pode causar transtornos à população. Em menos de 24 horas já choveu entre 41 e 79 mm em Petrolina. A prefeitura está com as equipes de Serviços Públicos e Defesa Civil em campo desde as primeiras horas desta quinta-feira (18). 

Com máquinas retirando sedimentos e equipes fazendo limpeza manual em toda cidade, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) está atuando na desobstrução de canais, como também na retirada de resíduos dos drenos. ..

Alagamentos mostram falta de infraestrutura nas ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina

Basta chover em Juazeiro e Petrolina para que a população que vive na periféria sofrer os maiores danos da falta de infraestrutura. A ausência de obras de drenagem contribue para os alagamentos das ruas e avenidas de Juazeiro e Petrolina. Todo ano a historia é repetida. Os moradores das periférias são os que mais sofrem.

Em contato com a reportagem da RedeGN, o coordenador geral do Conselho Popular de Petrolina (CPP), Rosalvo Antônio, avalia que sem o devido planejamento, a urbanização não for acompanhada de obras estruturais compatíveis com as características naturais e com a velocidade das transformações socioeconômicas  o sofrimento das comunidades infelizmente vai continuar nas próximas chuvas e isto é um desafio para a nossa sociedade, em especial para as pessoas de baixa renda...

Com as chuvas problemas de infraestrutura explodem nos bairros Quidé e Monte Castelo

Infraestrutura de Juazeiro não está preparada para alguns milímetros de chuva imaginem cinco dias ininterruptos de precipitação e em alguns momentos com grande intensidade.

A prefeitura de Juazeiro com nova gestão tem informado que os seus funcionários estão trabalhando para desobstruir galerias e pontos de alagamentos em alguns locais da cidade, mas ao que parece não tem sido suficiente para atender as demandas...

Prefeitura de Petrolina alerta para cuidados redobrados com a dengue após as chuvas

As chuvas recentes que estão ocorrendo no município de Petrolina trazem alívio e esperança para população depois do forte calor das últimas semanas. Contudo, esse é o ambiente propício para a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Para evitar essa situação, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do mosquito transmissor das doenças. A população pode realizar ações preventivas de eliminação de focos, como manter recipientes fechados com tampas, garrafas armazenadas de cabeça para baixo, pneus e caixas d'água mantidos sempre cobertos, evitar o acúmulo de lixo e trocar a água dos vasos de planta...

Prefeitura segue trabalho de desobstrução e limpeza de áreas afetadas pela chuva em Petrolina 

O calorão dos últimos dias tanto prometeu que o costumeiro temporal de verão caiu no sertão petrolinense. Desde às 4h, desta quinta-feira (18), chove na "Terra dos Impossíveis". As equipes da Prefeitura de Petrolina realizam o monitoramento das áreas mais vulneráveis desde as primeiras horas do dia. 

Os principais pontos afetados pela água foram os bairros São Gonçalo, Dom Avelar, Henrique Leite, Vila Eulália, Jatobá,  Loteamento Geovana, São Joaquim e São Jorge. Em todos esses locais, a prefeitura já encaminhou frentes emergenciais de trabalho. ..

Defesa Civil de Juazeiro registra ocorrências causadas pelas chuvas e equipes da prefeitura trabalham na limpeza das ruas

Funcionários da Prefeitura de Juazeiro trabalham, desde a madrugada, para desobstruir galerias e pontos de alagamentos em alguns locais da cidade. A orientação é da prefeita Suzana Ramos e o objetivo é minimizar os transtornos provocados pelo temporal que iniciou por volta das 3h.

A ação faz parte do 'Plano Verão', criado no mês de janeiro, com representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Educação, Governo e Serviços Públicos, além da Defesa Civil e do SAAE...

Previsão de chuva em Juazeiro (BA) nesta quinta-feira (18)

Como nos outros dias desta semana Juazeiro (BA) amanheceu com chuva tranqüila nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro. Segundo o Instituto Climatempo a previsão é de chuva rápida durante o dia e à noite.

A temperatura mínima é de 23º e a máxima de 32º. A estimativa de chuva é de 15mm. Amanhã será parecido com hoje, algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens...

Mandacaru florando é o sinal que a chuva vem no sertão

De acordo com a definição do Dicionário Caldas Aulete, mandacaru significa “cacto (Cereus jamacaru) nativo do Brasil, de porte arbóreo, ramificado, com flores grandes que se abrem à noite, típico da caatinga, onde serve de alimento ao gado, e também cultivado como ornamental e por propriedades terapêuticas”.

Na Fazenda Humaytá, localizada em Curaçá, Bahia, o cantor e compositor Luiz do Humaytá, pega o violão e define que o mandacaru florando é poesia dos sertões...

Prefeitura suspende operação emergencial Tapa-buracos devido às chuvas em zona rural de Petrolina

O Sertão do São Francisco tem recebido da Agência Estadual de Águas e Clima de Pernambuco (Apac) alertas de chuvas moderadas a fortes.  Devido às últimas precipitações que caíram desde o dia 10 deste mês, a prefeitura informa que precisou suspender os serviços de patrolamento nas regiões de Sítio Santo Antônio (Rajada) e Cristália.

Em Petrolina, na madrugada desta quarta-feira (17), os pluviômetros marcaram mais de 80 mm em localidades como Cristália e Baixa Alegre...

APAC emite alerta para chuvas moderadas a fortes no Sertão pernambucano

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) emitiu um alerta sobre o risco de chuvas moderadas a fortes nas regiões do Sertão e do Sertão do São Francisco. O aviso tem validade até às 23h desta terça (16) e a recomendação é que a população siga as recomendações da Defesa Civil. 

A madrugada desta segunda já foi de chuva forte em algumas áreas do Estado...

Previsão climática da Apac indica chuvas abaixo da média até o mês de abril

A Apac divulgou os dados da previsão climática sazonal para o período de fevereiro-março-abril/2021 baseada nos resultados de modelos numéricos, bem como nas análises dos campos globais da atmosfera e dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical apresentados no XXIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, realizada nos dias 19 e 20 de janeiro de 2021 por meio de videoconferência com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia dos 09 estados do Nordeste, órgãos de meteorologia nacionais, INMET e CPTEC e internacionais, ECMWF e KIT.

Em Pernambuco, a previsão climática para os meses de fevereiro, março e abril indica maior probabilidade de acumulados de precipitação abaixo da média climática em todo o estado...

Apac emite alerta de chuvas intensas nas cidades do Sertão de Pernambuco

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, nesta terça-feira (09), um alerta de chuva com intensidade moderada a forte no Sertão de Pernambuco. O aviso é válido até quarta-feira (10) em várias cidades da região.

De acordo com a Apac, a influência do fenômeno chamada de "Cavado" em altos níveis da atmosfera, está levando umidade para o Sertão, provocando chuvas em áreas isoladas de intensidade moderada e pontualmente forte ao longo do dia...

Agência Pernambucana de Águas e Climas aponta volume de chuvas abaixo da média para o primeiro trimestre de 2021

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) anunciou, nesta sexta-feira (22), uma reformulação no calendário de abastecimento de água no Estado. A implementação e até mesmo a ampliação do rodízio em alguns municípios, que passa a vigorar de forma gradual a partir da próxima segunda-feira (25), é consequência de um período chuvoso abaixo do esperado na faixa leste, onde está localizada a Região Metropolitana do Recife (RMR).

De acordo com a diretora de regulação e monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), Cristiane Rosal, a previsão para o primeiro trimestre de 2021, que aponta um volume de chuvas abaixo da média em todo o Estado, mas principalmente na RMR e na Mata Sul, também influenciou na decisão de mudança do calendário. "As previsões feitas para o primeiro trimestre de 2021 apontam que a precipitação será abaixo da média em todo o estado de Pernambuco", disse Cristiane. ..

Poucos minutos de chuva e rua fica alagada no bairro Santo Antônio em Juazeiro (BA)

O leitor André Braga já reclamou desta situação inúmeras vezes aqui na RedeGN. Entra prefeito, sai prefeito e o problema continua.  Veja a reclamação nesta quinta-feira (21) após rápida chuva em Juazeiro (BA):

“Poucos milímetros de chuva e a situação se repete. A Rua Toufic Nicola Khoury (bairro Santo Antônio) sofre com o descaso dos órgãos competentes que são conhecedores desse problema que se arrasta há anos...

Protocolos não preveem uso obrigatório de luvas para aplicação de vacinas

O início da vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco, na última segunda-feira (20), levantou debate sobre o uso de luvas no ato da imunização. Imagens dos aplicadores sem o material de proteção geraram a discussão. 

De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde, publicado em 2014, o uso da luva para a vacinação não é obrigatório, salvo em casos específicos, como quando o vacinador ou o paciente apresentam lesões de pele...

Emoção: "Que o nome de Deus seja Louvado", diz primeira mulher a ser vacinada em Juazeiro, Bahia

Após oficialmente dar a largada na campanha de vacinação contra a Covid-19, Juazeiro, Bahia, entrou, nesta terça-feira (19), no plano de imunização, inicialmente voltado aos grupos prioritários. 

O evento que aconteceu na tarde desta terça-feira (19), foi marcado pela emoção e esperança. A primeira mulher a ser vacinada foi Luzinete Isaura dos Santos, 47 Anos, técnica de enfermagem. Ela foi bastante aplaudida logo após ser vacinada. "Que o nome de Deus seja Louvado", disse...

CELPE DOBRA EFETIVO EM PETROLINA E REGIÃO POR CAUSA DAS CHUVAS

Com a finalidade de atender com maior brevidade as ocorrências registradas devido às chuvas que afetam a região de Petrolina durante o mês de janeiro, a Celpe aumentou em 100% o número de equipes em campo atuando em toda a região.

Os técnicos da concessionária seguirão em esquema de reforço nas ruas até que todas as solicitações emergenciais registradas pelos clientes sejam atendidas...

Chuvas trazem ânimo para população da zona rural de Petrolina

Neste início de ano, as chuvas trazem boas novas aos agricultores do Sertão pernambucano. Em Petrolina, as últimas precipitações já começam a animar o homem e a mulher do campo que haviam tido prejuízos em suas plantações no final do ano passado em decorrência ao longo período de estiagem.

O momento agora é de alegria já que muitos barreiros são reabastecidos, ajudando na criação de animais e irrigação de pequenas lavouras. Na madrugada desta quarta-feira (13), os pluviômetros marcaram um volume de chuvas entre 30 a 61mm em toda a cidade, inclusive, na zona rural...