RedeGN - Chuva em Juazeiro e Petrolina chama a atenção dos moradores nesta segunda-feira (5)

Chuva em Juazeiro e Petrolina chama a atenção dos moradores nesta segunda-feira (5)

Em Juazeiro, Petrolina a média de chuvas é baixa e a região está exposta a mais de 3.100 horas de sol.  É por isto que a reportagem da REDEGN registra nesta segunda-feira, 5, imagens na beira do Rio São Francisco, sendo "abençoado com chuva". As fotos são do jornalista Ney Vital.

Acostumados com muito sol, pessoas que passavam na orla "chamavam a atenção para a paisagem chuvosa, pouco comum". O pescador conhecido por Robertão, no bairro Angary, "agradeceu além da chuva, a vazão do Velho Chico que aumentou e é vísivel que o volume da água subiu."

No setor de meteorologia a ciência diz que o mês de Abril dá início ao período de maiores chances de chuva na região litorânea e também é o período de início da estação seca do Sertão Pernambucano e baiano. A APAC ( Agência Pernambucana de Águas e Clima) e o Instituto Clima Tempo, prevê que até o próximo sábado (10), a temperatura deve variar entre a mínima de 24ºC e a máxima de 35ºC.

É durante o período abril a julho que se dá os maiores acumulados de chuva. Os sistemas meteorológicos que ocorrem nessa época são provindos do oceano e se destacam por causar chuvas mais homogêneas, acompanhadas de temperaturas mais amenas e aumento na umidade do relativa do ar.

"O mundo tá tudo mudado. Tenho mais de 50 anos e sinceramente não tenho lembranças de um dia de chuva no mês de abril. Mas confesso que a paisagem tá muito bonita assim. Chuva é sempre bem vinda em Juazeiro", diz a dona de casa Maria Raimunda dos Santos.

A reportagem da REDEGN não conseguiu contato com o laboratório de meteorologia da Univasf para explicar a presença da chuva em alguns pontos de Juazeiro e Petrolina no dia de hoje, 5 de abril


 

Redação redeGN Fotos Ney Vital